2015: o ano que ainda não começou - Jornal Cruzeiro do Vale

2015: o ano que ainda não começou

17/02/2015 07:34

Por Cíntia Lopes e Denise Ayres  | Palestrantes

Estamos em fevereiro, mas o fato é que o ano ainda não começou. Muitas pessoas estão de férias, e as que voltaram a trabalhar, não veem a hora de o Carnaval chegar. Percebemos logo no início do ano, gente comemorando os feriados prolongados e os que podem ser enforcados. Você já olhou o calendário? Até o dia do trabalho cai na sexta! 

Tudo isso seria maravilhoso se o Brasil não estivesse na lanterna da produtividade, ocupando a 54ª posição entre 60 países pesquisados. Dizem que o brasileiro é um povo criativo; verdade. Somos mestres em gambiarras, em dar um jeitinho e, como falam por aí: ?em se virar nos 30?. Quando o assunto é inovação, ficamos em penúltimo lugar no ranking, segundo relatório da ONU.

O atraso tem a ver com a burocracia. Somos um país emperrado. Você sabia que a concessão de patente pode durar até 14 anos? E para abrir uma empresa?  Paciência! São 129 dias de espera enquanto nos países do primeiro mundo a média é de 20 dias. E o tempo gasto em questões tributárias? São 2600 horas contra 347 horas nesses países.

A baixa produtividade se relaciona também com o nível de qualificação. Cada vez mais brasileiros têm acesso aos cursos superiores, mas que profissional estamos formando? Segundo dados do Instituto Paulo Montenegro, ligado ao IBOPE, 38% dos universitários são analfabetos funcionais. Isso mesmo! São incapazes de interpretar e associar informações.

E o que falar dos impostos? O brasileiro vai trabalhar até o dia 31 de maio só para pagar tributos ao governo. O pior é saber que tanto dinheiro entra pelo ralo da corrupção e da burocracia que afundam o país. O salário médio do brasileiro é baixo, no entanto, ele custa quase 3 vezes mais à empresa. Como se tornar competitivo com tanto custo?

E para completar, a falta de motivação faz com que os brasileiros comemorem os feriados, odeiem a segunda-feira e praguejem contra o trabalho. E o Carnaval está aí pra gente esquecer disso tudo, pular, beber e dançar. E depois ainda vem a semana santa! Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô! Mas que calor ô ô ô ô ô ô!

Edição 1662

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.