Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

Semana Santa: caminho que nos conduz a glória da Ressurreição

Por Padre Ricardo Rodolfo Silva, missionário da Comunidade Canção Nova e Vice-reitor do Santuário Pai das Misericórdias

 

Para todo cristão católico, a Semana Santa é a semana das semanas, chamada pelos antigos de “Semana Maior” e por isso, considerada a mais importante do Ano Litúrgico, pois leva o povo de Deus a contemplar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

O católico deve buscar celebrá-la com muita piedade, devoção, respeito e meditando todos os passos que Cristo deu até a sua oferta total na cruz, mistério do grande Amor de Deus por nós.

O Tríduo Pascal e suas funções litúrgicas devem ser observadas por todos os fiéis com devoção e ação de graças a Deus. A Semana Santa não deve ser um momento de lazer, como viajar para a praia ou campo. É preciso viver este tempo com espírito de oração e muita sobriedade.

É bom lembrar da importância de fazermos um bom exame de consciência, procurarmos realizar uma boa confissão para participar dos santos mistérios.

Todo cristão é convidado nesta “Semana Maior” a acompanhar Cristo ao Calvário. A Igreja faz um grande apelo a todos fiéis para que “acordem”, que sejamos soldados de Cristo e que devemos caminhar rumo à sua Paixão, Morte e Ressurreição. Esta deve ser a disposição de quem deseja celebrar bem a Semana Santa.

Na Quinta-feira é celebrada a Ceia do Senhor, momento importante de Jesus com seus discípulos, a Última Ceia. Aqui Jesus institui o Sacerdócio católico, a Eucaristia, e nos ensina o gesto de humildade e amor para com o nosso próximo, o “Lava pés”.

A Paixão e Morte de Nosso Senhor é celebrada na Sexta-Feira Santa. É um momento de silêncio profundo, jejum e oração, porém não deve ser vivido em clima de luto, mas de respeito frente à morte de Nosso Senhor, que trouxe salvação para toda a humanidade.

A Igreja ensina que o Sábado Santo é o dia do grande silêncio, do repouso do Senhor e da solidão dolorosa de Maria, mas na certeza que a morte será vencida e as portas do Paraíso serão abertas. O Autor da vida se levanta triunfante da morte e encerra-se o combate da luz com as trevas, entre Cristo e Satanás. Da obscuridade das trevas brilha o sol da ressurreição!

Por fim, participando com devoção dessas celebrações, estaremos participando bem da Semana Santa. Permaneçamos de coração aberto às inspirações divinas. Boa Semana Santa a todos!

 

Edição 2146

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.