Aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina - Jornal Cruzeiro do Vale

Aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina

06/05/2011 08:20

Gostaria de destacar esta semana para homenagear e contar um pouco da história da minha gloriosa instituição, o qual com muito orgulho visto esta farda há mais de 23 anos. No dia 05 de maio a Polícia Militar catarinense completa 176 anos de bons serviços prestados a sociedade catarinense e gostaria de compartilhar com os amigos leitores um pouco dessa história de glórias, lutas e sacrifícios em prol de um mundo melhor na digna missão de servir à sociedade catarinense e propugnar o bem comum.


A nossa história começa no ano de 1835, mais precisamente no dia 05 de maio onde foi criado o embrião da Polícia Militar com o primeiro grupo de policiais, naquela época denominada de Força Policial, seu criador foi Feliciano Nunes Pires, na época Presidente da Província de Santa Catarina. Em 1916 recebe a denominação de Força Pública, e, aparece pela primeira vez na Constituição Federal de 1934, como reserva auxiliar do Exército Brasileiro e com missão constitucional na área de Segurança Pública.

Na Constituição Federal de 1946 foi alterado o nome de Força Pública para a atual designação Polícia Militar. Na Constituição Federal de 1988 está previsto no seu artigo 144, parágrafo 5º a missão da PM: ?Às Policias Militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública...?. Ainda está previsto no Decreto Lei Federal Nº 667, de 02 de Junho de 1969 e da Constituição Estadual as seguintes atribuições a Polícia Militar:

Exercer a Polícia ostensiva relacionada com: a preservação da ordem e da segurança pública; o radiopatrulhamento terrestre, aéreo, lacustre e fluvial; o patrulhamento rodoviário; a guarda e fiscalização do trânsito urbano; a guarda e fiscalização das florestas e mananciais; a polícia judiciária militar; a proteção do meio ambiente e atuação intensa no campo da defesa civil, entre outras missões constitucionais.
A Polícia Militar sempre demonstrou sua vocação para que os problemas de ordem pública marcassem transformações internas da organização, desenvolvendo cada vez mais estratégias, táticas e técnicas que fazem hoje de nossa Instituição um exemplo a ser seguidos em todo o país, visão esta que podemos creditar à dedicação, comprometimento e coragem de nossos policiais militares. O bem estar de uma sociedade depende muito da qualidade de sua Policia, assim como do apego dos policiais aos valores que a fundamentam.

São 176 anos de bons serviços prestados ao povo catarinense, histórico este que nos outorgam, a cada dia que passa uma maior responsabilidade na continuidade do trabalho realizado por nossos antecessores, exemplos de coragem e destemor, na árdua missão de garantir a segurança pública do nosso Estado, mesmo com todas as adversidades que o sistema nos impõe. Somos homens e não máquinas, por isso nós erramos, acertamos e tentamos de novo na certeza de fazer o melhor para a sociedade, para você.

Parabéns à Polícia Militar Catarinense, parabéns a você policial militar que faz a continuidade dessa história, dessa honrada Corporação que deve ser colocada à frente de qualquer obstáculo, de forma a sair sempre vitoriosa e fortalecida em sua nobre trajetória, se fazendo presente, diuturnamente, na vida do povo catarinense. Por isso presto minha continência a minha, a nossa briosa Corporação Polícia Militar.

?POLÍCIA MILITAR - SEGURANÇA: POR PESSOAS DO BEM PARA O BEM DAS PESSOAS.?

Major Moacir Gomes Ribeiro Comandante da Polícia Militar de Gaspar

edição 1289

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.