Lista telefônica

Ciclos de Inteligência - Jornal Cruzeiro do Vale

Ciclos de Inteligência

06/10/2017 09:14
Por Carlos Pinto, advogado parceiro do escritório Amaral, Yazbek Advogados.

De forma repetitivamente disruptiva o mundo vive ciclos que continuarão a se aperfeiçoar na medida que eles circulam e avançam na história. Uns mais curtos, outros mais longos, mas o que não podemos negar, é que eles vêm e vão. E não precisamos ir muito longe para lembrarmos a revolução que a Globalização e seus efeitos traziam, e hoje se fala no Brexit e as pessoas, que deste discurso se utilizam, ocupam lugares de líderes. Parece mentira, mas isso tudo é um garoto de 20-21 anos de idade. Pasmem!

Por esse e outros motivos que estamos em constantes mudanças evolutivas, algumas mais rápidas que outras, mas, nós evoluímos. É preciso evoluir, pois em caso contrário nada terá valido a pena. Lembre-se que um dia batíamos pedras umas às outras para fazermos fogo e hoje lançamos foguetes ao espaço sideral. Isso tudo é muito louco, não é mesmo? Eu também acho! Mas é assim que tudo funciona e não devemos ser resistentes.

Mais louco ainda, é perceber que estes ciclos servem para que aprendamos com as dificuldades vencidas e enxerguemos as oportunidades que cruzam os nossos caminhos, como as que hoje estão à disposição de nossas mentes pensantes e servem de instrumento para que alcancemos os nossos objetivos, tomando decisões cada vez mais assertivas. Essa é a grande sacada do negócio. Perceber as oportunidades que estão ao nosso alcance, para que sobressaiamos à frente daqueles que insistem patinar em estradas passadas e serão apenas um reflexo no seu retrovisor.

Estudar o trajeto, os competidores, suas habilidades, seus treinos, para que em cima das suas fraquezas, você possa dispender toda a sua força. Esse é o segredo de todo bom atleta vencedor. Entender o adversário e fatores que influenciam durante a corrida é crucial. Não pense que estou querendo te incentivar a correr pelas ruas, o que não seria uma má ideia, diga-se de passagem. O meu objetivo aqui é despertar sua concepção de que, assim como nos esportes, esta estratégia se repete no mundo dos negócios. Entendeu agora como elas servirão e o ajudarão a garantir o pódio? Tá, tudo bem! Mas daí você deve estar se perguntando: onde buscar estas informações? Como saber quem são competidores? E as suas habilidades? É por esta e outras razões que Inteligência Competitiva está em alta e se tornando um instrumento de treino obrigatório nas empresas, que já perceberam a importância de entender a conjuntura do cenário atual e adquirir informações de mercado que ajudem na sua tomada de decisão e que o levará a vitória.
É agora que você percebe que quem não dela se utilizar, ficará obsoleto para o fim que se destina, assim como a pedra que, por pouquíssimos continua sendo usada para fazer fogo. Nós podemos te ajudar nesta competição e te fornecer todas informações e estratégias que poderão ser utilizadas pela sua empresa como diferencial competitivo e te garantir um lugar de destaque frente aos teus concorrentes.

E aí, você prefere ficar batendo uma pedra na outra ou usar um isqueiro para acender a chama do sucesso do seu negócio?

 

Edição 1821

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.