Hans Weiss morre em Bühlertann - Jornal Cruzeiro do Vale

Hans Weiss morre em Bühlertann

03/02/2012 18:45

A Família Nagel de Gaspar informa com tristeza aos parentes, amigos e a todos os gasparenses o falecimento do Prefeito Hans Weiss de Bühlertann, Alemanha.
Um acidente vascular cerebral, AVC,  fulminante ceifou sua vida, deixando a todos atônitos e consternados. Sua morte aconteceu às 9h, horário local (seis horas da manhã, horário de Brasília), aos 63 anos de idade, no dia 31/01/2012. Deixou viúva a Sra. Brigitte Weiss e a filha Heidi, 27 anos.
A família Nagel recebeu a estonteante notícia somente por volta de 20h, sendo informada pela própria viúva, por telefone, entre soluços e muito choro.
Seu velório ocorreu em Bühlertann, durante dois dias, devendo acorrer a este ato fúnebre muitos amigos e conhecidos da sua cidade e de muitas cidades vizinhas, onde também era conhecido e muito querido por sua amizade e alegria. Depois, atendendo a seu pedido, o corpo será cremado na cidade vizinha Schwaebisch Hall. Na missa de sétimo dia, aos 07/02/2012 (terça-feira), a viúva receberá as cinzas.                                                                                                 
Hans Weiss foi prefeito de Bühlertann durante 32 anos, em quatro mandatos de 8 anos. Em sua última eleição, em outubro de 2002, foi candidato único e recebeu 99% dos votos. Aos 19 de abril de 2011 sucedeu-o Michael Dammbach (31 anos), eleito em outubro de 2010.
A cidade de Bühlertann, embora muito antiga (data de 1.228), ainda hoje é uma cidade pequena, contando 3.350 habitantes, mas importante para a Família Nagel de Gaspar, porque é o berço natal do seu patriarca Floriano Nagel e lá viveu até dezembro de 1932, quando deixou sua pátria aos 31 anos de idade. Aqui em Gaspar casou-se com Lídia Maria Spengler.
 Na catastrófica enchente de 1983 quase todas as Famílias Nagel foram atingidas e muito prejudicadas. Nessa ocasião, os parentes de Bühlertann, sensibilizados e liderados pelo então vigário da cidade Pe. Roman Belz, pelo prefeito Hans Weiss, pelos primos Franz Nagel e Bernd Schmitt e pelo professor Klaus Brümmer, deflagraram uma campanha de solidariedade em favor das famílias brasileiras coirmãs, reerguendo-as e reanimando-as com sua bela ajuda financeira e sincera amizade.
Em julho de 1987, liderando uma comitiva de dez pessoas, Hans Weiss conheceu Gaspar e encantou-se por ela, pelo seu povo hospitaleiro, alegre, receptivo e muito atencioso; bem como apreciou a exuberante natureza, as flores e as lindas paisagens.  ?Como é possível esse verde tão vivo das árvores cheias de folhas, verdejantes paragens, flores multicoloridas e até pássaros cantando, em pleno inverno?, exclamava admirado. ?Lá, no nosso inverno, a paisagem é branca e a natureza como que morre?, dizia. Visitou as Famílias Nagel gasparenses  por seis vezes e a todos considerava como cidadãos de Bühlertann.
Quis muito ajudar Gaspar. Tanto é que em dezembro 1997 enviou uma ambulância ? UTI móvel ? para o Hospital de Gaspar, fruto de uma campanha também liderada por ele e pelo Pe. Roman Belz, em Bühlertann e a entregou pessoal e oficialmente em fevereiro de 1998.
Em julho do mesmo ano, a convite do prefeito Nadinho, em comemoração ao centenário do Coro Misto Santa Cecília de Gaspar, Hans Weiss veio com a Banda de Bühlertann, com 45 componentes, fazendo belas apresentações aqui em Gaspar: Centro, Belchior Alto e Lagoa; em Ibirama, Florianópolis, São Pedro de Alcântara e Bal. Camboriu e, seguindo viagem, também em São Paulo.
Hans Weiss e o amigo Klaus programaram uma visita para Gaspar, que aconteceria em novembro de 2011. Um mês antes, porém Klaus veio a falecer, repentinamente. A viagem ficou programada para julho do presente ano, junto com a esposa Brigitte e agora Hans falece, também inesperadamente.
As Famílias Nagel de Gaspar lamentam profundamente, na presente data, a perda do amigo Hans Weiss, bem como a perda do amigo professor Klaus Brümmer (outubro/2011), do primo Bernd Schmitt (julho/2011), do primo Franz Nagel (julho/2010) e do Pe. Roman Belz (07/09/2001). Sem menosprezar a ninguém, mas foram justamente essas as pessoas mais caras e mais significativas para os Nagel gasparenses, com quem mantinham mais contato por carta, e-mail e telefone e que mais vinham para cá para visitá-los. Todos que os visitaram lá, jamais se esquecerão da calorosa recepção que proporcionaram e dos dias felizes lá vividos em sua companhia e com os demais parentes e amigos.
A vida se vai e se passa como num conta gotas, pingando em cada instante e ninguém a segura, nem para si. Permanece a lembrança, a saudade, a alegria e o amor semeado em forma de bons atos.
Hans Weiss, vai em paz.  Descansa em paz, pois muito trabalhaste para o teu povo de Bühlertann e também pelas Famílias Nagel de Gaspar, a quem dedicaste e amparaste com  generosa e abundante amizade. A ti registramos o mais profundo e mais respeitoso agradecimento. Por tudo que nos proporcionaste: Nosso muito obrigado.
CONVITE: Solidárias, as Famílias Nagel de Gaspar convidam a todos os amigos e parentes para participar da missa de sétimo dia em honra do grande amigo Hans Weiss, que será celebrada no dia 07/02/2012, na Igreja Matriz de Gaspar, às 19h.

Henrique G. Nagel | Gaspar

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.