O legado social de Luiz Henrique da Silveira - Jornal Cruzeiro do Vale

O legado social de Luiz Henrique da Silveira

12/05/2015 11:40

Muito mais do que o maior nome da política do sul do Brasil nos últimos tempos, mas sim, uma figura pública que lutou em favor da democracia, e contribuiu, com feitos inéditos, para a história política do Estado de Santa Catarina e do país. 

Democracia foi a palavra de ordem na vida de Luiz Henrique, e talvez seja esse o sentido maior do seu nome, e que ficará para a história das próximas gerações: o respeito pelo conceito de democracia e a expansão dela.

Mais do que isso, Luiz Henrique nunca se curvou. Apesar de nunca ter trocado de partido, o PMDB, ele conseguia dialogar com todas as outras grandes agremiações brasileiras, era respeitado como conselheiro político, criou a tríplice aliança, algo totalmente ousado para a época, garantindo não apenas a sua reeleição, mas sim, um momento de estabilização eleitoral e política para os catarinenses.

Nunca perdeu uma eleição na vida, desde a de vereador, em Joinville. E foi de lá que veio o seu símbolo de bom administrador, sabendo equilibrar obras físicas e materiais (a grande arena) com obras culturais e sociais (como a Escola Balé Bolshoi).

Poucos sabem, mas em suas últimas viagens internacionais, o nosso atual Senador e ex-governador por dois mandatos consecutivos,  pesquisava sobre bibliotecas inovadoras, para trazer mais tecnologia e novidades para as atuais bibliotecas de Santa Catarina.

Visionário, dono de discursos ímpares, ele conseguia colocar Santa Catarina no topo do ranking dos principais assuntos em todo o mundo: ajudou-nos a consolidar este Estado em uma grife internacional, potência econômica e ícone turístico.

A democratização das redes de Governo foi sua principal bandeira na vida pública e política, influenciando muitos a também defenderem que uma Administração precisa estar cada vez mais próxima do cidadão.

Sempre na frente do tempo, era um dos senadores mais influentes e respeitados, por possui coragem para dialogar sobre quaisquer temas. Porque jamais temeu a força do tempo. Teve força e coragem para fazer evoluir a boa política.

 

Roberto Prudêncio Pedro Neto | Avogado e prefeito interino de Brusque

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.