Os \'Cinco S\' da inteligência emocional - Jornal Cruzeiro do Vale

Os 'Cinco S' da inteligência emocional

16/07/2013 03:57

Cíntia Lopes e Denise Ayres

Palestrante e professora universitária

 

O que é ser um bom profissional? O que as empresas valorizam nos colaboradores? O currículo é importante para você conseguir o emprego, mas para se manter no mercado, a capacidade técnica não é suficiente. Cada vez mais, as empresas querem profissionais que tenham inteligência emocional. 

Nove em cada dez trabalhadores perdem o emprego por não saber lidar com suas próprias emoções e com as dos colegas. O que conta é manter o equilíbrio diante de situações tensas e saber trabalhar em equipe. Vamos ver os chamados ?Cinco S? da inteligência emocional.

Se ligue em suas emoções. Reconhecer como você se sente diante de situações de conflito ajuda a desenvolver habilidades para lidar com os desafios. Observe suas capacidades e limites e não fique refém de sentimentos ocultos, evitando padrões de repetição. Em algum tempo, o problema que parece assustador hoje, não será importante.

Segure o gatilho. Ao invés de explodir e colocar tudo a perder, aprenda a controlar suas emoções. O tipo ?esquentado? tem dificuldade para trabalhar em grupo e fica contrariado quando o argumento do outro prevalece. O mundo corporativo exige profissionais que tenham autocontrole e saibam canalizar suas emoções de forma produtiva.

Se inspire. A automotivação é o motor próprio que mantém você focado em suas metas, mesmo diante de grandes desafios. A pessoa motivada produz mais e melhor e busca soluções criativas para resolver problemas. É uma habilidade essencial para o líder que precisa inspirar sua equipe, atingir resultados e extrair o melhor de cada um.

Seja amigo. Outro componente da inteligência emocional é a habilidade social. Saber lidar com a diferença, respeitar opiniões e desenvolver relacionamentos sadios é um dos pilares de uma vida bem sucedida. Criar vínculos sociais impulsiona você a ampliar a sua percepção de mundo e contribuir com as pessoas.

Sinta o outro. Muitos conflitos podem ser evitados se você desenvolver a empatia. Ser capaz de se colocar no lugar do outro e compreender suas emoções e comportamentos, vai demonstrar o quanto você se importa com ele. Os preconceitos e rejeições nascem do individualismo que impede as pessoas de considerarem o ponto de vista do outro. Ao invés de julgar, procure desenvolver a empatia.

Os ?Cinco S? são os componentes que ajudam você a desenvolver a inteligência emocional. Procure refletir sobre o seu comportamento e fazer a autocrítica. Aprender com as experiências e erros do passado também são uma boa oportunidade para melhorar. Por fim, o convívio social é importante para que você possa aprender a lidar com as diferenças e extrair o melhor de cada pessoa.

 

 

Edição 1506

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