Quando falar ?não? para seu chefe (ou cliente) - Jornal Cruzeiro do Vale

Quando falar ?não? para seu chefe (ou cliente)

22/04/2014 11:30

Você dedica um tempo incrível para estruturar um trabalho: pesquisa, discute, estuda, debruça horas sobre o projeto e, com um grande sentimento de dever cumprido, olha para o material finalizado, cheio de orgulho. Ao apresentá-lo para seu chefe (ou cliente) que, após um olhar rápido, impreciso, sem o completo embasamento necessário, desqualifica o projeto e pede, levando em conta a sua visão equivocada, para que seja reformulado. Com o coração acelerado, a garganta seca, a cabeça fervendo, você está diante de três diferentes cenários: 1) Dizer ?sim? e admitir que estava errado; 2) Dizer ?sim? e descobrir que estava certo?; 3) Dizer ?não? e assumir os riscos.

Cenário exposto, corda no pescoço, o questionamento é inevitável: qual decisão tomar? Neste momento, somente essas duas palavras resolvem a situação: sim ou não. O ?sim? se apresenta mais fácil, menos arriscado, com menor responsabilidade, menos dor de cabeça, menos discussões, bastando um simples: ?Sim, vou mudar o projeto!?. Mas não se engane, não é tão simples assim. Antes de dizer um ?sim?, você precisa se perguntar: mudar o projeto realmente é a melhor opção? A visão apresentada é coerente? Se a ideia for melhor, mesmo que diferente da sua, o melhor a fazer é deixar o ego de lado e aceitar. Afinal, a teimosia só é válida quando o resultado dela é positivo. Agora, se a opinião alheia for equivocada, conforme exemplo acima, dizer um ?sim? também é prejudicial, pois, diante do resultado negativo, não adianta dizer: ?Eu avisei!?, pois você ouvirá: ?Foi você que não me convenceu. Aprenda a vender melhor as suas ideias!?.

É por isso que você precisa ter a coragem de dizer ?não!?. Um ?não? repleto de embasamento é bonito de ver. Demonstra confiança e te enriquece de credibilidade. Se você está certo do que está fazendo, diga ?não?, mas complemente com uma frase mágica: ?Confie em mim!?. Poucos profissionais têm essa coragem de trazer a responsabilidade para si e por um motivo muito simples: falta de embasamento!

A cada dia vejo ideias apresentadas de maneira superficial, sem envolvimento, sem aquele mergulho essencial para ver o que está além de uma simples ação proposta. Toda ação gera consequências e quem tem a capacidade de avaliar o impacto a curto, médio e longo prazo naturalmente ouve mais ?sim? do que ?não? sobre seus projetos.

Essa é a competência tão desejada pelas organizações: pensar global e agir local. Olhar todo o cenário e executá-lo com maestria e eficácia. E essa competência, quando somada à coragem, torna um profissional imbatível.

Portanto, diga ?não? quando tiver que dizer ?não?. É uma questão de preparo e coragem!

Alexandre Prates -  Especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional

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