Reação à Altura - Jornal Cruzeiro do Vale

Reação à Altura

26/11/2010 08:35

Um país democrático tem como seu principal meio de sustentação os poderes, executivo, legislativo e judiciário. São poderes harmônicos mas independentes e do seu seu pleno funcionamento muito depende o sucesso das ações administrativas do país, do estado ou do município.

O judiciário é conhecido como o poder mediador dos conflitos entre o executivo e o legislativo, além de ser o guardião do princípio das liberdades dos cidadãos. Só que, sem a estrutura necessária, a máquina judiciária emperra, tornando-se morosa e impraticável, deixando de atender aqueles que precisam do amparo da justiça.

E justiça lerda, tardia, muitas vezes se confunde com a própria injustiça. É o que está acontecendo com a comarca de Gaspar,  que no dia 31 de julho último completou 40 anos de instalação. Sem contar com o devido apoio do Tribunal de Justiça, o fórum de Gaspar que desde 1992 funciona em prédio próprio, acumulou nessas quatro décadas de funcionamento uma série de graves problemas, estando entre eles 37 mil processos a serem julgados.

Os prejuízos são incalculáveis, notadamente para o comércio e a indústria e todos aqueles que recorreram a justiça para resolver suas pendências. O fórum conta com três varas e a quarta já criada oficialmente há 8 anos ate hoje não foi instalada. A construção do novo prédio do fórum também não foi iniciada embora prometida.

A falta de estrutura é observada em todos os setores do prédio da justiça de Gaspar, que sofre apagões de até 2 horas em dias de trovoada. E está com sua rede elétrica comprometida e com um número reduzido de funcionários. Todos esses problemas foram levantados por emissários do Tribunal de Justiça que vieram a Gaspar, por solicitação do deputado Renato Hinnig. Como até agora não foi adotada qualquer providência e a situação se agrava a cada dia que passa, as lideranças da cidade resolveram reagir.

Na noite do ultimo dia 17, em concorrida e movimentada reunião na sede da ACIG, representantes da Prefeitura, Câmara, OAB, ACIG, CDL, AMPE, Lions, Rotary, juntamente conosco e o ex-prefeito Oswaldo Schneider, depois de discutirem amplamente a situação, formaram uma comissão para cuidar do assunto. Essa comissão prepara-se para visitar o juiz presidente do Fórum, Dr Cássio e também para ir a Florianópolis participar de uma audiência  com o presidente do Tribunal de Justiça, solicitada pelo deputado Renato Hinnig. Finalmente uma reação à altura das lideranças gasparenses diante dos problemas de nossa comarca.

Alvaro Correia - Ex-parlamentar

 

edição 1250

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.