Saúde no Brasil: o desafio de empreender na área - Jornal Cruzeiro do Vale

Saúde no Brasil: o desafio de empreender na área

02/12/2014 11:25

unca se falou tanto em saturação no mercado de saúde. Todos os anos, muitos profissionais são lançados ao mercado, mas acabam não tendo opções de investir e empreender dentro da profissão. Recentemente, o Ministério da Educação divulgou uma pesquisa que aponta redução de 13% dos profissionais de saúde no Brasil, quadro que se repete pelo segundo ano seguido. Caso essa tendência permaneça, ficaremos cada vez mais distantes de um país com sistema de saúde compatível ao nível que almejamos ter.

Sem dúvida, os programas sociais implantados pelos governos, nos últimos anos, tem facilitado a entrada de muitos alunos em cursos de nível superior, que outrora eram inatingíveis para esse público. Porém, se manter na profissão escolhida, depois de formado, tem sido um desafio gigantesco para muitos profissionais de saúde.

Parte dessa dificuldade se deve à falta de qualificação dos estudantes para um assunto delicado: a formação específica e orientada para o mercado. Historicamente, as disciplinas de economia profissional e afins têm ensinado algo muito próximo da realidade dos anos 80 e 90 para os seus alunos. Modelos de negócio, que foram muito válidos e verdadeiros no século passado, tem sido replicados por gerações dentro de diversas faculdades de ensino superior em saúde, sem provocar interesse e os devidos questionamentos corretos dos alunos para um assunto tão importante em sua carreira. 

Além de necessitarem de um preparo técnico, no que tange a administração e gestão do negócio saúde, esses profissionais precisam conhecer as opções disponíveis no mercado e suas respectivas estruturas. Por exemplo, o que é necessário para investir no próprio negócio, além de executar a prestação do serviço final? Há modelos de negócios já prontos no mercado, que complementem essa deficiência? As graduações não preparam o aluno para esse aspecto e, ao chegar nesta etapa da vida profissional, se vê perdido, não sabendo como e onde investir.

Novos modelos de negócios estão surgindo e as franquias, muitas vezes, se mostram como opções viáveis para os profissionais, hábeis tecnicamente, mas pouco preparados para manejar o monstro chamado ?mercado?. Em linhas gerais, os profissionais de saúde precisam reconhecer que, assim como o conhecimento e os estudos para atuar na área da saúde são vitais para a população que dela depende, a educação em gestão também é vital para consultórios e clínicas. 

Investir em ambos os conhecimentos é primordial para conseguir oferecer serviços de excelência, que envolvem não só a realização da consulta e exames, mas todos os aspectos gerenciais de uma empresa, passando pela qualificação do atendimento, gestão comercial, logística, serviços agregados, pós-venda e uma série de outras ferramentas capazes de tornar toda a operação bem sucedida. 

Pacientes serão sempre pacientes, mas qualquer paciência tem um limite. A saúde, no Brasil, necessita de cuidados profissionais. Aqueles que souberem reconhecer as novas necessidades do mercado e se dispuserem a aprender, além das fronteiras acadêmicas, conseguirão traçar novos rumos, propiciando saltos gigantescos nessa área tão importante e, ao mesmo tempo, tão carente da humanidade.

Por Hugo Rosin, diretor-executivo da DVI Radiologia

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.