Detrans apontam aumento de mulheres motociclistas no país - Jornal Cruzeiro do Vale

Detrans apontam aumento de mulheres motociclistas no país

24/01/2010

fotog1MD.jpgAs mulheres estão deixando a garupa das motocicletas para assumir os guidões sobre duas rodas, segundo dados sobre habilitações de nove Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). O crescimento varia de 20% a 35,7%, e apenas em Mato Grosso houve queda de 22,4%. De acordo com a Associação Brasileira de Educadores do Trânsito (Abetran), é cada vez mais comum encontrar uma motociclista pelas ruas do país, seja por diversão ou por trabalho.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), existem cinco tipos de categorias de habilitação que permitem aos motoristas dirigir motocicletas e também outros veículos. A mais comum no país é a de categoria AB, que habilita os motoristas para a condução de carros de passeio e motocicletas.

A modelo Caroline Ueno, 22 anos, é uma das mulheres do país que dirigem apenas motocicletas (CNH categoria A). Ela é de São Paulo e se mudou para Salvador antes do último réveillon. "Acho o trânsito baiano mais complicado que o de São Paulo. Aqui tenho mais medo de andar de moto do que nas ruas paulistanas."

Ela afirma que nunca sofreu acidente enquanto estava no comando da motocicleta. "Mas já sofri dois acidentes, quando estava na garupa de um homem. Realmente, acho que as mulheres no trânsito são muito mais cautelosas do que os homens. Ainda há muito machismo pelas ruas. É muito difícil encontrar algum motorista homem, seja de carro ou de moto, que respeite as mulheres no asfalto", disse Caroline.

Pelos estados

No Rio de Janeiro, 15.533 mulheres receberam Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) para dirigir motocicletas em todas as categorias (ou seja, A, AB, AC, AD e AE), de um total de 191.756 documentos emitidos em 2009. No ano anterior, 11.670 mulheres foram habilitadas, de um total de 164.927 documentos. O crescimento foi de 33,1%.

Em São Paulo, 43.852 mulheres receberam habilitação categorias A e AB, que permitem a condução de motocicletas e carros de passeio em 2009 (as habilitações das demais categorias não foram contabilizadas). No ano, foram cadastradas 5,5 milhões de CNHs de todas as categorias. Em 2008, o Detran registrou 36.417 permissões para mulheres dirigirem motos ou carros, de um total de 5,3 milhões de documentos cadastrados. O crescimento foi de 20,4%.

No Paraná, 289.599 mulheres foram habilitadas para dirigir motocicletas em todas as categorias em 2009, de um total de 4,1 milhões de CNHs emitidas. Em 2008, o Detran registrou 219.527 habilitações para as mulheres, de um total de 3,8 milhões de documentos. O crescimento foi de 31,9%.

Em Mato Grosso do Sul, o Detran emitiu 110 mil habilitações para motociclistas femininas em todas as categorias em 2009, contra 90,7 mil registros em 2008. No estado, o aumento do número de mulheres sobre duas rodas foi de 21,1%. A participação delas no trânsito sul-mato-grossense passou de 14%, em 2008, para 25% no ano passado.

Matéria: g1.com.br

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.