Lista telefônica

O leitor opina... - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina...

16/12/2016 08:53

Curso PNAIC
Professores, pais e alunos da Escola Norma Monica Sabel agradecem o convite feito pelas coordenadoras do curso PNAIC [Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa] para participar das exposições de trabalhos e declamações de poesias. Foi um momento agradável e cultural.
Profª Celina Sansão Spengler, via carta

Homenagem
Meu amor, hoje perguntava à Deus por que foste tão cedo. Não consigo entender esta separação, mas se Deus quis assim... Você era um bom marido e companheiro, eramos muito felizes. Agora, você se tornou um anjo. Te amo até a eternidade. No dia 16 de dezembro você estaria completando 65 anos, mas não consigo mais te abraçar. Saudades eternas da sua esposa Lurdinha e filha Izabel Cristina. Fique com Deus.
Lurdinha Maia, via carta

IFSC
Ao contrário do que foi divulgado pelo colunista Herculano Domício, na edição 1780 deste jornal, o trabalho a que ele se refere é sobre as fases do desenvolvimento embrionário, um tema que é conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento que norteia o Ensino Médio.

Quanto ao exame do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2015, principal avaliação internacional sobre educação básica, a que o colunista se refere é importante salientar que a rede federal de ensino brasileira teve médias superiores às de países considerados referência em educação, como Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos.

Os estudantes da rede federal destacaram-se principalmente na leitura, com 528 pontos, bem acima dos 407 pontos de média do Brasil – que soma as notas obtidas pelos estudantes das redes federal, estadual, municipal e particular. A primeira colocada nesse quesito, Cingapura, teve média de 535 pontos, enquanto os segundos colocados, Canadá e Vietnã, tiveram média de 527.

Somos também referência no ensino de Matemática. O Câmpus Gaspar do IFSC teve dois alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (Obmep) de 2016 e outros seis receberam menção honrosa e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, o Câmpus Gaspar foi a quinta melhor escola pública do estado. Em relação à prova do Enem 2015, a nota do câmpus Gaspar ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação. O IFSC já solicitou esclarecimentos do MEC para saber porque as notas de alguns câmpus não foram divulgadas.
Instituto Federal de Santa Catarina - campus Gaspar

 

Edição 1781

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.