O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

03/04/2009 08:25

Conseg
Gostaria de utilizar este espaço para agradecer pela divulgação da posse da Diretoria do Conseg do bairro Bela Vista.
Ignes Sevegnani
Secretária do Conseg | Gaspar


CAR
Queremos agradecer profundamente o atendimento da equipe do Centro de Acolhimento de Risco - CAR, que atende a população gasparense 24 horas por dia junto ao Posto de Saúde Central.
No dia 25 de março tive um infarto e fui atendido, examinado e medicado pelo Doutor Fernando Krobel e pela equipe de enfermagem daquela unidade.
O doutor Fernando ainda acompanhou-me com a ambulância até o Hospital de Blumenau e graças ao atendimento desta valorosa equipe hoje posso conviver com a minha família. Que Deus os recompense.
Antônio Camargo da Silva
(Toninho do Pastel) | Gaspar


Jovens
A juventude representa a melhor e a mais importante riqueza do nosso país. Cabe aos gestores públicos criar políticas e condições que se adaptem às novas exigências para garantir aos jovens brasileiros as oportunidades para serem cidadãos conscientes, independentes, realizarem-se e serem capazes de contribuir para as gerações futuras na construção de uma sociedade mais justa e responsável.
No campo das políticas públicas, a preocupação com os jovens é recente. O Brasil tem tido dificuldades em responder ao aumento das demandas de educação e trabalho juvenil. A carência de perspectivas e a dificuldade de inclusão do jovem na sociedade contemporânea tem tornado a juventude cada vez mais descrente.
O tema que mais preocupa o jovem é o desemprego conjuntural e estrutural, pois o atinge de maneira incisiva. O desemprego juvenil tem sido uma forma de exclusão social que tem demonstrado dimensões alarmantes.
Os jovens enfrentam, além do reduzido número de oportunidades no mercado de trabalho, a falta de experiência e a baixa qualificação profissional. A exclusão decorre de um conjunto de razões, dentre as quais se destacam a inadequação do ensino (currículo escolar fantasioso) oferecido aos jovens diante das novas exigências do mundo globalizado e o elevado percentual de desemprego e subemprego. É inacreditável a quantidade de jovens recém-formados, que se vêem absolutamente impossibilitados de desempenharem a profissão para a qual se prepararam.
Há um grande pessimismo entre os jovens quanto ao seu futuro, inclusive substituindo seus projetos de vida por estratégias de sobrevivência. Os jovens são portadores de inovação, mas é preciso reconhecer que enfrentam um caminho difícil e que devem ser integrados à sociedade. Comunicar-se com a juventude é um desafio da política atual.
A juventude deve ser inserida no processo, não somente como o beneficiário de uma política, mas, principalmente, como protagonista desta, sabendo valorizar seus sonhos e utopias, suas idéias e realizações. Para reverter o atual quadro da juventude brasileira, faz-se necessário e urgente quebrar os paradigmas, unificando e somando os esforços na parceria da iniciativa pública, privada e organizações civis.
O fundamental é que todos tenham plena conscientização da necessidade de uma agenda mínima de políticas para a juventude, estabelecendo objetivos, diretrizes e estratégias destinadas a fomentar e coordenar as atividades em favor do jovem, de modo que façam parte de uma dinâmica de desenvolvimento. A juventude tem um caminho e uma missão a seguir. Tem competência para transformar este país, através de projetos e idéias. Tem a responsabilidade de resgatar a história, exercer influência no presente e transformar o futuro. ?Não existe o impossível ? existe, sim, a nossa capacidade de ampliar o possível?
Marioly Oze Mendes
Balneário Camboriu


Tupi
O momento é de união de todos os tupienses. A derrota do último domingo não pode se repetir porque grandes vexames macilam a imagem do Índio gasparense. Bom senso e competência são imprescindíveis neste difícil momento. Reforçar o plantel deve ser uma medida imediata.
Boa sorte aqueles que comandam o Clube Atlético Tupi.
Carlos Eurico Fontes - Zuza
Gaspar


Escola
Gostaríamos de informar aos moradores da localidade do Alto Baú e Baú Seco que serão retomadas as atividades na Escola Pedro Teixeira de Melo, localziada no Alto Baú, apartir da próxima segunda-feira, dia 06 de abril de 2009. Retomaremos as turmas de Pré-Escola à 4ª Série do Ensino Fundamental.
Luiz fernando Kuth | Ilhota

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.