O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

14/12/2010 09:00

Educação

Sobre a abordagem de índices de educação no Brasil. Gostaria de dizer que me parece que sempre há espaço na mídia para qualquer tipo de crítica ou notícia que desmereça os feitos do governo Lula. Me parece que temos avançado bastante nos últimos anos, e só não observa isso quem não quer.

Os desafios são muitos, e talvez nossos países vizinhos já tenham alguma dianteira em relação a educação, mas creio que é preciso confiarmos mais em nosso país e em nossa capacidade.

Porquê não podemos pensar num país melhor e que atenda os desafios e inclusive superar nossos vizinhos. Infelizmente setores ligados a direita política desse país parecem querer esconder a todo custo que estamos melhorando.
Rubens da Costa Pereira | Professor Blumenau


Educação II

Caro professor Rubens de Blumenau. Acredito que é preciso esclarecer alguns pontos. Desculpe-me pela extensão da argumentação.
1º Quando se faz menção aos países vizinhos, não é em função de não acreditar nas potencialidades do Brasil, tive como base relatório divulgado pela Unesco, talvez seja importante destacar que este relatório, (da mesma forma minha abordagem), não nega que em muitos aspectos o Brasil tem obtidos melhores índices em algumas áreas da educação. Nem o estudo da Unesco, tampouco minha pessoa, apresentamos a ideia de não acreditar no potencial do Brasil e nossos estudantes. Daí divulgar dados que dão a entender um avanço sobre-real, é outra coisa.

2º Ao mencionar a comparação, coloca-se em questão a distancia entre a universidade, as práticas escolares e as políticas públicas. O que queremos dizer com isso, é que embora tenhamos ótimas instituições de ensino superior, elas tem tido um papel bem menor que em nossos vizinhos. Um exemplo presenciado por mim é o avançado estado do Programa de Um computador por aluno, implantado nas escolas uruguaias e argentinas (isso inclui escolas em favelas da grande Buenos Aires (áreas carentes de Montevidéu) e no interior desses países, o programa argentino ainda não é universal, mas já possui mais máquinas que o brasileiro, 3 milhões somente em 2010).

Esse projeto teve início, na América Latina, no Brasil, temos todo esse mérito, no entanto nossos vizinhos estão implantando-o de forma distinta, é verdade, mas com maior agilidade.

3º Quando se coloca a questão política, se trata de algo muito maior que o esquema equivocado de direita e esquerda, se fala em projeto de educação, que deveria sobrepor a disputas de poder. Particularmente acredito que se nós brasileiros analisarmos, de forma crítica e sem partidarismo, poderemos perceber que essa coisa toda de partido e tudo mais, faz parte das estratégias para os políticos chegarem ao poder, quando se trata de aumentar seus benefícios e disputas por secretarias, ministérios etc... a maioria do que se chama de direita e esquerda agem de forma idêntica.

Sobre educação, por exemplo, qualquer um pode assistir pela TV Senado ou pelo site da mesma, entrevistas no programa Argumento, do senador Delcídio Amaral (PT-MS) que emana uma ?educação? nos mesmos moldes que o senador ACM Neto (DEM-BH) e, no entanto ?representam? supostamente setores bem diferenciados da sociedade. E ai? Acredito que nós todos ganharíamos muito mais se avaliássemos nossos representantes pelo que propõem de bom e eficaz para nossa vida pública

4º Sobre o espaço dado pela mídia questionado por você, é perfeitamente possível achar todos os dados da pesquisa ?positiva? da OCDE na mídia não governamental, á nível de Brasil e aqui em Gaspar.

Nesse mesmo jornal foi dado destaque a reforma da escola Dolores L.S Krauss, que era almejada há anos pela comunidade e que a Semed de Gaspar, cidade administrada pelo Partido dos Trabalhadores, num ato que deve ser elogiável e merece todo apoio, vai realizar.

Ou seja, a população quer saber das coisas boas que vão ser produzidas pelos representantes (deveria exigir mais também) e não das tramóias pelo poder, nisso não vejo diferença alguma entre partidos. É preciso ser mais abrangente ao avaliar, temos excelentes e maus exemplos trabalhando para, e em todos os partidos do Brasil, (PMDB, DEM, PT, PSDB, PV, PCdoB etc...) devemos nos concentrar nos bons, apenas isso, e dar mais espaços a estes e menos aos que nada contribuem.

Victor Caglioni | Gaspar


Nova empresa


Durante muitos anos tive a honra e o prazer de conviver com o time que agora criou a Ágil Consultoria. Dr. Sérgio Waldrich, Izolda, Carmem, Sergio da Costa, Ernesto e Roseli, além de ótimas pessoas, são extremamente competentes.
Parabéns pela iniciativa. Votos de sucesso.
José Antônio da Silva | Gaspar


Nova empresa II

Gostaria de dizer obrigada a todos que integram a nova empresa Ágil Assessoria, pois realmente o conhecimento de vocês fez e continuará fazendo diferença no desenvolvimento do Vale do Itajaí, de Santa Catarina, do Mercosul e do Brasil.
Marise Teresinha Heinig | Gaspar


Exemplo


O Braço do Baú perdeu essa semana uma pessoa muito querida, seu Danielzinho. Sempre alegre, às vezes menino, às vezes um jovem, sempre brincando com todas as idades, animava todos com palavras de elogios. Não foi diferente na sua família.
Deu para perceber na despedida que filhos, noras e netos amavam muito esse pai e avô. Sempre foi muito preservado, respeitando a natureza criou um ambiente maravilhoso. Desejo que os filhos posam preservar e seguir esse belo exemplo
Cecilia Werner | Ilhota


Comunicado

O Colégio Madre Francisca Lampel solicita aos pais dos alunos a devolução do carnê do ano de 2011. O pedido é urgente e precisa ser atendido até a próxima sexta-feira, 17.
Os carnês devem ser entregues na secretaria do Colégio para correção de um erro ocasionado pela mudança no sistema. Desde já agradecemos a atenção e colaboração de todos.
Irmã Regina | Colégio Madre Francisca Lampel

edição 1255

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.