O Leitor Opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O Leitor Opina

13/09/2011 09:00

BR-470 I
Esse trevo da 470 é uma vergonha para as autoridades do município de Gaspar, que não conseguem nem uma maneira de diminuir a velocidade de quem trafega na BR470. E não adianta dar a desculpa de que é rodovia federal, por que precisamos, no mínimo, de uma manifestação por essas autoridades sem autoridade.  
Sidnei Soares | Ilhota


BR-470 II
Não esqueçam  nas próximas eleições de votar em Dilma Rossef e Luis Inácio Lula da Silva que escolhem ministros corruptos.  Não esqueçam de votar e dar mais prêmios para Ideli Salvatti que defende com unhas e dentes o superintendente do DNIT, João José dos Santos. Também não esqueçam de votar no deputado federal Décio Neri de Lima e na deputada estadual Ana Paula Lima. Reelejam também o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua vice Mariluci Deschamps Rosa. Mas não esqueçam também que continuarão enterrando os mortos, talvez seus familiares, deste maldito trevo de Gaspar. Quanto tempo estas pessoas estão no poder e não tomaram nenhuma providência? Quantos morreram e agora com passos de tartaruga dizem que vão tomar providências? Já escrevi anteriormente neste jornal e repito para que não esqueçam. ?Quando os brasileiros perderem a liberdade, vão lembrar que não deveriam ter votado no PT?.  
Roberto Sombrio | Gaspar


BR-470 III
Meus votos de profundo pesar aos familiares e amigos das vítimas do acidente ocorrido na manhã do último sábado, 3, no trevo da BR 470. Faço coro entre esses amigos que não aceitam mais a violência no trânsito de Santa Catarina. Opinar sobre a culpabilidade dos envolvidos acho um tanto temeroso; qualquer ser humano está sujeito a se envolver numa situação destas. O que mais me revolta é ver esses adolescentes, criados com tanto carinho, ansiosos para conhecer o que todo jovem nesta idade prefere, o Beto Carreiro, quem sabe tomar um banho de mar; as esperanças da família é que eles se tornem pessoas dignas para mudar este país da mentira, da ganância e roubalheira, nada disto vai se concretizar, a estrada da vida para eles acabou, vítimas de uma ¨roleta russa¨ chamada BR 470. Não falo mais daqueles que só fazem discurso, não vale a pena. Amo demais estas pessoas que vêm do interior, foi da onde eu também vim, todos têm o direito de vir e ir, mas diante de tantas fatos desagradáveis lhes faço um apelo: cuidem muito antes de optar pelo nosso litoral, se você conseguir chegar perfeito, porém ainda corre o risco de ser roubado e violentado. Perdoe-me Senhor pelo meu desabafo!
Odir Barni | Balneário Camboriu 

BR-470 IV
O trânsito de Santa Catarina tem sido uma maldade muito grande, pior que ninguém acorda para solucionar o problema. O maior índice de mortalidade no país. Semanalmente morrem 8, 10, 15 pessoas, e vira mês, ano e ninguém se importa. Aí ficamos apavorados quando acontece um acidente maior no país ao ponto de termos comoção e tal... Em nosso estado vidas seguem sendo ceifadas como se fosse uma normalidade e ninguém faz nada. Cadê o Poder Público do Estado e aí vai dos vereadores, prefeitos, deputados, senadores , governadores, nunca pensam em solucionar o problema.   
Silvio Mocelin | Pinhauzinho 


Política
De longe, observo as movimentações nos bastidores da política. Me anima perceber que teremos um cenário novo para as próximas eleições em Gaspar. Bem diferente daquele embate concentrado entre PMDB, PT e PSDB, que imperou nos últimos anos. E não é simplesmente a criação do PSD o motivo de tamanha animação. O que mexe mesmo é ver nomes novos, jovens ou não, com vontade de fazer uma cidade diferente. Nas redes sociais, blogs e matérias veiculadas na internet, as notícias vindas de Gaspar estão sempre acompanhadas do caos, desgraça, pessimismo. Está mais do que na hora de impor um discurso novo, caras e ideias novas. Gaspar precisa de mais gente que pensa em estratégia e para frente. As pessoas estão muito condicionadas às mesmas ações de sempre, em especial a olhar para o problema. É preciso dar foco à solução, à criatividade.  
Gustavo Arruda | Aracaju


Polícia
Sábado, dia 03, às 20 horas, um engraçadinho estava fazendo barulho e cantando pneus na Rua 7 de Setembro e por isso fiz contato com a Polícia Militar para pedir uma ronda e após inúmeras tentativas fui atendida pela PM de Blumenau que não foi rápida, não foi ágil e ainda se irritou quando pedi ronda na Rua 7 de Setembro, próximo ao Zoni, exigindo identificação exata do automóvel, coisa que jamais ousaria me aproximar para verificar. Incrível, mas esta é a segunda vez em pouco tempo que tento contatar a PM de Gaspar sem sucesso. A atendente de Blumenau, nada simpática, queria passar um telefone de Gaspar para que eu ligasse, e ficou reclamando que ela era de Blumenau e não sabia que mercado era este na Rua Sete.  Em outra ocasião, fiquei por mais de 30 minutos tentando contatar a PM sem sucesso, tanto no telefone 190 quanto no 3332-2133. Ninguém atendeu e um motorista sacana saiu impune, fazendo gracinhas nas ruas centrais da cidade. É por esta e por outras, que temos tantos motoristas palhaços, que ceifam vidas como o que neste mesmo dia matou 4 pessoas na saída da BR 470. Falta punição já que não há consciência. A ferramenta que temos no município para a punição é a PM, mas como encontrá-la e acessá-la? Quando ligamos, somos interrogados como se fossemos bandidos, enquanto os mesmos fogem. A população tenta colaborar sem sucesso. Cadê nossa segurança?  Mais tarde ficamos sabendo que além das gracinhas com o carro, o motorista armado ameaçou pessoas.
Maristela Soares | Gaspar

Ilhota
Vergonhoso. É isso que está sendo morar em Ilhota. Temos que passar por estas estradas esburacadas todos os dias, e o que é mais engraçado nisto tudo, é que o vice-prefeito, Toninho Schmitz, passa pelas mesmas estradas que nós moradores e não faz nada para melhorar. Espero um dia poder dizer que tenho orgulho de morar em Ilhota, principalmente no Baú.
Janaina Gonçalves | Ilhota   


Lagoa
No dia 11 de agosto um morador do bairro cedeu um caminhão para ser usado como barreira na Rua Geral Poço Grande com o objetivo de impedir a passagem de outros veículos pois, a referida rua não apresentava condições para o tráfego seguro pelo fato de encontrar-se completamente enlameada. Dias antes um ônibus urbano perdeu o controle e ficou atolado na rua. Ao bloquear a passagem, a comunidade esperava evitar acidentes e também chamar a atenção da Prefeitura de Gaspar para o problema. Infelizmente o proprietário do caminhão, que prestava um serviço de utilidade pública, foi multado pela Diretoria de Trânsito de Gaspar, a Ditran.
A estrada encontrava-se em péssimas condições pois tempos antes havia recebido uma camada de um material de péssima qualidade, que com a primeira chuva virou em um lamaçal. Intransitável, a estrada parecia mais uma pista de off-road que uma estrada que liga dois municípios e recebe diariamente um grande fluxo de veículos. Caminhões e ônibus facilmente escorregavam de um lado a outro da rua, carros deslizavam sem controle.
O risco de um acidente grave era iminente. Questionado sobre o grave problema da principal via do bairro, o Secretário de Obras, Soly Waltrick, não deu atenção e ao invés de enviar uma equipe para resolver o problema enviou agentes da Ditran para intimidar os moradores que lutavam por uma estrada mais segura. E foram os próprios agentes da Ditran que reconheceram o problema e imediatamente fecharam a rua por causa do excesso de lama.
O bairro Lagoa tem apenas dois acessos, a rua Geral Poço Grande, que há muito tempo esteve em péssimas condições e um acesso pela BR-470 que fica alagado facilmente, pois a estrada encontra-se em uma baixada entre plantações de arroz. Os moradores do bairro sofrem com o descaso do Poder Público. Basta uma chuva para voltar o transtorno da estrada esburacada e enlameada. Onde está o respeito para com as pessoas que precisam usar a via todos os dias para ir ao trabalho ou receber o trabalho em casa, como é o caso dos faccionistas? Porque o bairro Lagoa não recebe nenhuma obra? Basta procurar nos jornais ou nas fotos espalhadas pela cidade.
A máquina de propaganda da prefeitura é mais eficiente que o setor que realiza as obras. Porque nosso bairro fica no esquecimento, sofrendo com poeira e lama o ano todo. Sofrendo com a falta de esgoto e de melhor infra-estrutura. Será que o bairro Lagoa ainda está no mapa de Gaspar? O sentimento aqui é de indignação. Quando arregaçamos as mangas para trabalhar pela comunidade, corrigindo uma falha da própria prefeitura, recebemos uma multa. A notícia da multa pegou todos de surpresa, foi como um tapa na cara de toda a comunidade. Uma ofensa desnecessária. É uma pena que no lugar de um diálogo democrático a comunidade seja obrigada a partir para a pressão, ao ponto de fechar a rua.    
Associação de Moradores do Bairro
Poço Grande e Lagoa 


Hospital
Gostaria de fazer uma colocação a respeito do comentário do Sr. Henrique Theiss, sobre a capela do Hospital de Gaspar. Gostaria de lembrá-lo que o Brasil é um país laico,você sabe o  que é laicismo? Laicismo é uma doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado em matéria religiosa. Os valores primaciais do laicismo são a liberdade de consciência, a igualdade entre cidadãos em matéria religiosa; e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado. Sendo o hospital um órgão público, deve sim, respeitar todas as religiões; não só a religião de seu fundador.
A saúde está garantida em nossa Constituição, e não somente para os católicos, e sim para todos os cidadãos brasileiros. Respeito à fé que você professa, e também a sua preocupação com a tal capela; mas digo também que Deus não está limitado dentro de quatro paredes; ele não liga para espaço, pois ele poderia escolher qualquer lugar do universo para morar, no entanto ele escolheu o seu coração! O que importa Sr. Henrique é o fundamento de sua fé, e não o espaço físico que ela ocupa!  
Viviane Strapasson | Gaspar

BR-470
Nossos sentimentos, nossa solidariedade às famílias enlutadas do Oeste Catarinense. O descaso do governo federal é muito grande. Deve ser, entre muitos trevos de acesso à uma cidade, o mais perigoso do Brasil. O pior é saber que não foi a primeira tragédia, nem será a última, a menos que haja uma mobilização muito grande do povo de Gaspar e de todo o estado, pois depender do corrupto DNIT e das obras de duplicação desta rodovia federal, muitas vidas serão ainda ceifadas. 
Maristela Soares | Gaspar

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.