O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

24/02/2012 14:06

Homenagem
Foi muito comovente e bonita a homenagem prestada pelos amigos caminhoneiros ao motorista Jean Carlos Andrezesewski. Muito merecida, afinal ele era uma ótima pessoa. Certamente deixará saudades e boas lembranças, principalmente de sua infância sapeca de muitas travessuras e gargalhadas. É disto que devemos lembrar, os bons e divertidos momentos. ?Bracinho?  com certeza você está em um bom lugar, lá em cima junto das estrelas e orando por toda sua família. Quanto à família, sei que esse vazio não se completará, mas torço para que essa dor passe com o tempo e que as boas lembranças deste menino tornem mais ameno este sofrimento. Quero que saibam que estão cercados por pessoas que o amam e que com certeza estão dando muita força nesse momento.  Meus profundos sentimentos.
Vanilson Müller | Gaspar

Calçadas
Gostaria de saber das autoridades do município de Gaspar se não seria possível que a prefeitura reformasse todas as calçadas que estão quebradas ou fizesse as que estão faltando, colocando referências para deficientes visuais e cadeirantes dentro do perímetro urbano. Quem sabe cobrar no mesmo formato do IPTU em parcelas, assim teríamos uma calçada padrão, uma cidade mais arrumada, porque se depender de certas pessoas Gaspar cria mato e não melhora. Não sei por que a prefeitura sempre começa a ?arrumar a casa? de fora para dentro.
Arlindo Alaurio Pereira | Gaspar

A casa pode cair
Pelo que podemos observar, Gaspar e Ilhota estão feito o ?Pereirinha?. Faz buraco aqui, cava ali, fura acolá, e nada desse tesouro aparecer. Cuidado Pereirinha, porque a casa pode cair. Ou alguém mais esperto pode levar embora o tal tesouro.
Que saudade tenho do tempo em que ia de carroça ao centro. Isso, é claro, há uns 40, 50, 60 anos. Não tinha a tecnologia de hoje. Não tinha computadores, internet e muitas máquinas. Mas estradas foram feitas e pontes construídas. E de lá para cá, quais grandes obras foram realizadas para que nossas queridas cidades pudessem sentir na pele a transformação tão desejada?
A população aumentou e muito, e junto com ela a frota de carros com seus grandes problemas. O trem e a liturina que tinha acabaram. O transporte pelo rio que existia, ficou na saudade. E nossa querida e única ponte já está entrando na terceira idade. E aí dói tudo. Tem artrose, artrite e não sei quantas doenças mais. E a ponte nova, que é bom e urgente, nada. Nem em Ilhota nem em Gaspar. Falta de tecnologia não é. Falta de engenheiros competentes também não. Dinheiro eu acredito fielmente que não seja o problema, pois pagamos altos impostos.
Então, o que está faltando?  Honestidade? Planejamento? Transparência? Ou tudo isso junto de muito trabalho?
Meus queridos, nós não estamos querendo uma ponte que nos leve à lua. Apenas queremos uma que nos leve à outra margem do nosso querido rio.  Acordem. Chega de nos ludibriar.
Rosália Corsani | Ilhota

Ajuda
Gostaria de solicitar a ajuda de todos que puderem, pois minha mãe precisa realizar uma cirurgia, porque está com um tumor no estômago. O valor da cirurgia não está ao nosso alcance. Se esperarmos pelo INSS o tumor pode se alastrar, ela tem muita vontade de viver e de fazer esta cirurgia, mas a maior dificuldade é o valor, que por ser muito alto não temos condições. Qualquer informação entrar em contato pelos fones: (47)9988-4845 ou 3332-7990. Agradeço desde já a atenção de todos.
Rosângela Maximiano | Gaspar


Acessibilidade I
Primeiro gostaria de agradecer ao Gilberto Schmitt, à repórter Indianara Schmitt e fotógrafo Ranieri Souza pela reportagem publicada nesta última terça-feira, 21. Obrigada pela atenção e divulgar sobre a falta de acessibilidade existente em nossa Gaspar. Obrigada também pelos comentários. As calçadas são realmente um labirinto tanto para pessoas com deficiência ou sem, com o piso tátil as coisas devem melhorar, assim espero, isso quando não existem placas, orelhões e demais obstáculos exatamente por cima do piso! Mas...
Eduarda Zimmermann | Balneário Camboriu

Acesibilidade II
O duro nessa história é saber que mesmo alertada, por quem tem necessidade de utilizar o piso tátil e a guia, a secretária de Planejamento, Patrícia Scheidt, acha que está tudo certo e não ouve quem realmente sabe do assunto, no caso, os deficientes visuais.
Paulo Henrique Hostert | Gaspar


História do sabonete
Sabe-se que na antiguidade o banho era algo desconhecido.  Usava-se para asseio corporal, certas plantas que substituíam o sabão, que era desconhecido.
Somente no século XII, foi que o sabão surgiu na Inglaterra e depois espalhou-se pela Europa. Vários historiadores afirmam e acreditam, que foi a Rainha Isabel, a primeira mulher a usar sabonete. Eram bem perfumados e especialmente fabricados para a nobre Rainha. Foi no reinado dessa nobre soberana, que se estabeleceu o costume de tomar banho, com mais freqüência... O costume se generalizou e toda a elite da época, passou a se banhar, com o dito cujo sabonete... Uma vez por ano. Quando este cronista esteve na Europa, tinha dificuldades para banhar-se, isto nos idos dos anos 70 e 80... Sabe-se que a maioria dos europeus tem o hábito de só lavarem-se com panos; no verão o cheiro era horrível.
¨Que saudades sentia, quando me lembrava dos banhos diários que tomava no Brasil¨. Depois aluguei um apartamento, que tinha uma espécie de chuveiro, e os banhos se tornaram diários...
Joni C.Kormann | Gaspar

Edição 1364

Comentários

luciana deschamps
28/02/2012 11:21
, estao querendo cobra 600 reais de IPTU de um morador do bairro belchior,sendo que a casa nem foi construida esta só no projeto e a metragem do terreno nao da nem a metade do que mandaram.para Gaspar isso é realmente uma vergonha,
Soares
25/02/2012 23:11
Parabéns a policia militar de gaspar foi muito agil na detenção do embriagado da figueira sabado a noite dia 25.02.2012

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.