O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

10/12/2013 10:39

Desabafo de uma brasileira
Eu sou uma trabalhadora brasileira, tenho 62 anos, pago todos os meus impostos, criei cinco filhos entre biológicos e adotivos e só Deus sabe o tamanho do esforço que tenho empenhado ao longo desses anos para sobreviver com o mínimo de dignidade que sei que eu e minha família merecemos.

Eu acredito no Brasil e acredito que todos neste país têm que ter acesso a alimentação, moradia, saúde, educação e segurança. As pessoas devem usufruir dos recursos legais, econômicos, sociais e ambientais que o nosso país oferece, tudo por conta da pesada carga de impostos que pagamos.

Meu maior problema no momento é a questão da moradia. Meu maior sonho é sair do aluguel, pois grande parte do salário ?mirrado? de servente de merendeira que ganho vai para esta despesa, sem contar que é muito tenso viver numa situação em que, a qualquer momento, o dono da casa pode pedir para você desocupar o imóvel dele. Aliás, estou passando por esta situação no momento: novamente terei que ir atrás de outra casa para alugar pois a minha foi vendida pelo dono.

Recentemente fui tentar encaminhar meus documentos para acessar o ?Minha Casa, Mina Vida?, projeto do governo federal que facilita o financiamento de um imóvel próprio. Mas qual não foi a minha decepção ao descobrir que não tenho o direito de participar deste projeto porque o meu salário é muito ?alto?, imaginem só que piada!

Com o meu ?alto salário? de servente de merendeira, tenho que dar o sustento para cinco pessoas que dependem de mim. Será que o meu ?alto salário? dá mesmo conta de bancar isso tudo? Claro que não.

Mas o absurdo maior, para mim, foi encontrar pessoas que eu sei que ganham bem mais do que eu, que prontamente conseguiram um financiamento neste plano. Para mim, isso tudo é revoltante! Parece que a burocracia favorece uma parcela bem pequena de brasileiros. Na teoria (no papel) é uma coisa, mas na prática a gente sabe que muita coisa não é bem assim! Parece que alguns planos sociais do governo são destinados somente para quem não precisa deles.

Essas injustiças precisam de um ?basta?! Chega de trabalhar, trabalhar, trabalhar, a despeito da dor nas costas para chegar ao final do mês com os tostões contados para dar conta de pagar o aluguel, dar conta da alimentação, das outras contas e de manter uma família com um salário minúsculo! Como é que a pessoa vai ter qualidade de vida desse jeito? Acorda, Brasil. Tem muita injustiça por aí!
Darci Maria Antonio Maria | Gaspar


Copa Kart Chicletinho
Gostaria de parabenizar todos os integrantes da Copa Kart Chicletinho pela excelente prova realizada no final de semana passado. Parabéns em especial ao piloto Pingo, pela conquista do título, uma prova de que a persistência vale a pena em todos os segmentos.

 Alex Pereira | Gaspar 

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.