O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

19/05/2009 09:18

Parabéns
Gostaria de parabenizar a equipe da Fundação Bunge pelo magnífico projeto - Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí. O projeto, que surgiu por iniciativa da Fundação Bunge com o principal objetivo de compreender as questões relacionadas às fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina em 2008, e que está dividido em três fases, nos conforta, pois vemos que a 1ª fase contempla a recuperação e o desenvolvimento urbano sustentável da localidade Sertão Verde/construção da "Angélica Costa".
Em fevereiro de 2005 (na época estava diretora da Rede Municipal de Educação) recebemos a visita da equipe pedagógica da Fundação Bunge com a novidade de que a Escola de Educação Básica Professora Angélica Costa havia sido a escola escolhida do município de Gaspar para que o "Programa de voluntariado dos funcionários das empresas Bunge no Brasil" fosse desenvolvido. Iniciado em 2005, o projeto oferece aulas de iniciação musical que abordam da cultura erudita até a cultura popular brasileira. A educação ambiental também tem espaço com a construção de instrumentos a partir de material reciclável. O projeto contava também com o "Espaço Cultural Sertão Verde" (destruído na tragédia de novembro), que era também para integrar a comunidade em atividades educacionais e culturais. A introdução destas atividades tem reflexos positivos como, por exemplo, aumento da disciplina, atenção, concentração, melhora do ritmo, da coordenação motora e da desenvoltura, melhora da auto-estima e ampliação do universo cultural dos alunos.
Por todas estas ações a Fundação Bunge e a Bunge nos orgulham. Saber que o Brasil tem 5.563 municípios e que Gaspar foi escolhido para sediar a matriz desta empresa é um privilégio.
Marise Teresinha Heinig | Gaspar

Parabéns II
Queria utilizar este espaço para parabenizar a Bunge pelo projeto anunciado na semana passada e que vai reconstruir a escola Angélica Costa, destruída na tragédia de novembro. Pessoas e entidades deste nível é que deveriam administrar doacões; para não ver sumir tudo o que é doado.
Bernardo Covalski | Gaspar

Parabéns III
Gostaria de parabenizar toda a equipe da Bunge pelo projeto anunciado na semana passada. Há muito tempo eles tem assessorado a escola Angélica de Souza Costa, no Sertão Verde. Fico muito contente em ver esta iniciativa, pois a comunidade já teve muitas perdas e está na hora de ganhar algo de bom, pois a educação tem que ser prioridade, pois o descaso é grande em relação ao Sertão Verde. Novamente repito, quem sai ganhando é a comunidade e a educação. Parabéns pela iniciativa, pois se dependesse apenas do governo este projeto iria levar muito mas muito tempo mesmo.
Jussara Morastoni | Blumenau
 
Sustentabilidade
A Cidade Coração do Vale pulsa mais forte. Foi visível e contagiante a alegria entre as pessoas presentes no Espaço Bunge Natureza na última quinta-feira. Na oportunidade, o compromisso firmado entre poder público e iniciativa privada para vários projetos de interesse social, importante parceria entre Bunge e Prefeitura na reconstrução da escola Angélica de Souza Costa e urbanização do Sertão Verde, arrasado na catástrofe de novembro último.
Na fala emocionada do senhor Sérgio Waldrich, presidente da Bunge Alimentos e filho de gasparense que por si só já é motivo de orgulho para nós, destaca a necessidade de mobilização e superação para projetar o futuro. Solidário, coloca a disposição a extraordinária estrutura da Fundação Bunge e dá início um novo contexto de escola com bases arquitetônicas ecoeficientes e sustentáveis. O planejamento já começou. Tem calendário e etapas já definidas que envolvem vários seguimentos da sociedade organizada e nem poderia ser diferente, pois toda comunidade será beneficiada.
Impressionou a sinergia daquele encontro. Autoridades, empresários, imprensa, ambientalistas e comunidade unindo forças no sentido de se preparar um futuro melhor para a sofrida comunidade do Sertão Verde e conjuntamente para toda Gaspar. É sem dúvida um novo tempo para Gaspar. Escola é lugar do saber. Construí-la é fazer inclusão social e com desenvolvimento sustentável é ainda mais extraordinário!
Antônio Carlos Dalsochio | Gaspar

Crise
Você já parou para pensar que a crise pode ser uma das melhores coisas que pode acontecer na nossa vida? Nada muda se apresentamos sempre as mesmas atitudes e comportamentos de forma rotineira, não é verdade? É a crise, muitas vezes, que nos tira do conforto do passado já conquistado e nos faz pensar, agir, desafiar, enfrentar o desconhecido e modificar crenças e paradigmas já estabelecidos. É preciso aproveitar esse momento de grande desafio para alcançar os objetivos traçados e planejar novas metas. Eliminar, de uma vez por todas, o comodismo e a falta de foco que tanto nos limitam. É nesse momento em que empresas e pessoas estão quase paralisadas pelo medo que devemos fazer acontecer! É na crise que nascem as invenções, os planos arrojados e as grandes estratégias. "Quem supera a crise, supera a si mesmo, sem ficar superado".
Esse é o momento certo para participar de cursos que nos ajudam a comunicar melhor, a ser um líder mais comprometido, a promover um atendimento ainda mais extraordinário aos nossos clientes; de participar de palestras estimulantes e de buscar leituras fortalecedoras. Como disse esse grande líder da paz, Mahatma Gandhi: "Seja VOCÊ a mudança que quer ver no mundo"! Desafie mais a si mesmo, invista em você e transforme essa crise na melhor oportunidade da sua vida! Hoje é o dia, Agora é o momento!  Lembre-se das palavras do 1º. Ministro inglês Winston Churchil: "Never, never , nerver give up: ou seja Nunca, nunca, nunca, de coisa alguma, grande ou pequena, nunca desistam!
Cintia Lopes | Blumenau

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.