O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

04/12/2009 09:36


Sem atendimento
Sou técnico em Segurança do Trabalho, e em uma das disciplinas do curso ensinaram-nos que o SUS, criado pela Constituição Federal de 1988, é um direito de todos e garante a universalidade, integralidade e equidade dos serviços. Mas me pergunto: será?
Começo a duvidar. Pois neste domingo, 29, por volta das 23 horas eu estava no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, e enquanto aguardava atendimento ao meu vizinho percebia chegada da equipe dos Bombeiros de Gaspar (os quais merecem meus parabéns pelo trabalho executado). Os bombeiros solicitaram à equipe médica de plantão o atendimento a uma vítima (cujo nome, motivo e outros são por mim desconhecidos). Sem sucesso, os bombeiros foram encaminhados a outro hospital, porém, em alguns minutos, retornaram ao Hospital Santo Antônio, desta vez acompanhados de familiares da vítima, que estavam em outro veículo. Houve desavenças entre bombeiros, familiares da referida vítima e equipe médica, mas mesmo assim não foram atendidos.
Para documentar fotografei e fiquei pensando no tempo perdido. Gostaria de saber como está a vítima? Por quê não quiseram atende-la? Por ser de Gaspar?
Valdir Ferreira de Lima | Gaspar
 
 
Hospital
Estou orgulhosa de Gaspar, pois teremos o nosso hospital de volta à ativa. Um grande abraço a todos aqueles que estão envolvidos nesta grande vitória. E ao nosso povo gasparense, vamos colaborar para que o nosso hospital siga em frente, aliás depende de todos o bom funcionamento do mesmo. Parabéns Gaspar!
Jussara Santos | Gaspar
  

Júri Simulado
Meus votos de parabéns a toda equipe que trabalhou no projeto Júri Simulado da Escola Norma Mônica Sabel, aos alunos (175 deles empenhados, qualquer um que está na educação sabe o quanto isso é magnífico), à direção da escola, por apoiar trabalhos tão grandiosos e que visam à qualidade do ensino como este, e especialmente aos professores, por se doarem por quase um ano de esforço, e pela grandeza de trabalharem em equipe, somando os conhecimentos humanos interdisciplinarmente, sem demagogia teórica, mas com prática.
Parabéns em especial à professora Shirlei Fabiana Silva, por demonstrar que a Informática na Educação pode ter outra cara, e apesar das dificuldades, quando bem aproveitada pode fazer toda a diferença, o impacto dos conhecimentos abordados e de uma pedagogia bem aplicada transforma a realidade.
Este foi sem dúvida um caso onde os mestres, os alunos e toda a comunidade escolar, devem se orgulhar e que merecem reconhecimento por parte da população gasparense.
Victor Caglioni | Gaspar  

Tragédia II
Na última edição do Cruzeiro do Vale muito se falou sobre reconstrução um ano após a tragédia mas não vejo nada acontecendo ao pessoal dos abrigos, e muito menos falar de levantar blocos nos condomínios que um dia irão receber os desabrigados. Tudo parou. Cadê o pessoal para a reconstrução? Faltou blocos e cimentos será? Quando começou as obras foi o maior foco da imprensa, quando parou também, e agora nada se fala. A reconstrução que eu vejo hoje mesmo é das Testemunhas de Jeová, que está ativa em Gaspar. Quando passo na Jorge Lacerda vejo muitas pessoas se mexendo com o que fazer. Um dia passei e vi uma carga de tijolos, quando passei dias depois, já havia casas montadas e logo em seguida todas cobertas com telhas. Talvez lá atrase chegar o material, mas as formigas humanas estão ativas, isso eu vi, imprensa nenhuma me falou. Obrigado pelo espaço.  
Jair Miguel Mees | Gaspar
 

Agradecimento
A  Ordem Franciscana Secular, por meio deste conceituado jornal, vem agradecer ao Frei Geraldo Freiberger e ao Frei Florival Mariano Toledo pela brilhante atuação em nossa comunidade católica gasparense, nos últimos três anos.
Ao Frei Geraldo agradecemos pelo seu trabalho generoso e luta continua para conscientizar a todos da importância e da honestidade do dízimo, que é, antes de tudo, uma doação. Falamos em dízimo, mas na verdade a Igreja solicita apenas 1% (um por cento) do ganho de cada um e de cada uma. Segundo Frei Geraldo, a igreja e suas dependências, bem como funcionários e pastorais devem ser mantidas com o dinheiro do centésimo (=1%) e não com dinheiro de rifas. Nos últimos três anos ele administrou a paróquia com o dinheiro adquirido nas festas de São Pedro e com o centésimo - doação. Ele mostrou que é possível libertar-se das rifas.
Além disso, destacamos outros trabalhos que desenvolveu para a melhoria e conservação da igreja e nas dependências do Salão Cristo Rei, bem como o seu apoio irrestrito a todas pastorais.
Ao Frei Florival agradecemos pela sua dedicação à frente da animação e formação litúrgica, pela sua dedicação aos grupos de reflexão, à pastoral da juventude e a vários outros trabalhos, aos quais dedicou-se com muito garra.
Foi realmente um exemplo de dedicação e empenho. Lamentamos a saída destes dois sacerdotes da Paróquia São Pedro, mas sabemos que eles devem acatar as ordens dos seus superiores. Registramos aqui o nosso reconhecimento pela sua correta atuação, bem como o nosso profundo agradecimento.
Que tenham sucesso nas paróquias para onde foram transferidos e que levem  a todos a "PAZ E O BEM".
Ao Frei Germano Gesser, que fica conosco, desejamos trabalho profícuo, pois tem conhecimento do povo gasparense, experiência e competência para cuidar de nossa paróquia. Que Deus o ilumine e bom trabalho!
Fraternidade Franciscana | Gaspar

Esportes
Eu, como piloto há cinco anos da Copa Kart Chicletinho, pude testemunhar nos últimos meses os comentários que geraram através das notícias por vocês publicadas, sendo está uma prova de como é importante esta parceria. Obrigado a todos.
Jonas Jennrich | Gaspar 

Comentários

Victor Caglioni
04/12/2009 13:12
Só para deixar esclarecido aos leitores virtuais do Cruzeiro, a carta referente ao Juri Simulado foi escrita por mim e acredito que a referente a tragédia tenha sido do Jair Miguel Mees, o jornal já se prontificou em coloca errata. Abraço a todos.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.