O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

02/04/2010 06:59

 

Descaso

Vejo com muita preocupação as lamentações do povo com nossos governantes. O caso de Gaspar não é o único. O país está cheio de controvérsias. Padre Antônio Vieira, teólogo, filósofo e moralista, em seu famoso sermão ¨O Bom Ladrão¨, pronunciado na Igreja da Misericórdia - Lisboa, em 1655, ao fazer considerações sobre o governo da época, chamava a atenção para a corrupção dos delegados, nomeados pelo Rei; entendia ele que o Rei era conivente com a corrupção.

Hoje, após muitos séculos, temos a oportunidade de elegermos nossos representantes, somos os Reis; nomeamos nossos representantes e acabamos cometendo um crime culposo quando a escolha é mal feita. Nossa pena é ter que assistir com nossos filhos diante da TV cenas nada agradáveis: imoralidade, violência e corrupção entre outras falcatruas mais. Pena que os tempos passaram e nada de novo surgiu. Fica apenas uma pergunta: quem é culpado? O político eleito ou nós (os Reis) que os elegemos? Temos eleição ainda este ano!

Odir Barni | Gaspar

 

 

Algumas Perguntas

Até quando as autoridades de Gaspar vão aceitar esse acesso ridículo para a BR-470, e que provoca tantos acidentes? O que a igreja católica está fazendo para acabar com a Farra do Boi? Será que o prefeito Celso Zuchi ficou chateado pelo impedimento de contratar 17 novos assessores, porque queria descansar e agora vai ter que continuar trabalhando? Se um adolescente não pode ser condenado por um assassinato, por que pode votar nos políticos que estão aí? Será que o cepo que o prefeito Celso Zuchi colocou para segurar a Ponte Hercílio Deeke é de madeira do DEM, já que para segurar tanto peso tem que ter a força do demo? Qual a razão de Lula só liberar verbas suficientes para construir uma casa de 36m² aos desabrigados da catástrofe de novembro, se as reservas do Brasil em dólares são 5 vezes maiores que a dívida externa do país? Na foto do Jornal Cruzeiro do Vale quando Celso Zuchi, Ideli Salvatti e Mariluci Deschamps Rosa aparecem rindo e cortando o bolo estariam rindo dos que votaram neles e estão sendo enganados? Na campanha de 2008, Celso Zuchi era o único que não apresentou plano de governo, qual é então o motivo de tanta reclamação se sabiam que ele nada iria fazer? Os operadores das patrolas sabem trabalhar com as máquinas? São treinados? Então por que quando recuperam as estradas de terra em Gaspar fecham as valas laterais e tapam as bocas dos bueiros? Quando a Ponte Hercílio Deeke cair, será fundada a cidade da Margem Esquerda? E quem vai fundar? (Celso Zuchi não pode porque ele é prefeito de Gaspar).

Roberto Sombrio| Gaspar

 

 

Foto Clube

Parabéns ao Foto Clube de Gaspar pela iniciativa em divulgar através de cartão postal imagens de Gaspar. O material é de boa qualidade e as fotos tiradas com profissionalismo. Vale a pena comprar o postal e melhor ainda, fazer sua postagem a um amigo ou familiar que não reside na cidade, para divulgar o município e mostrar as belas imagens que temos em nossa cidade.

Edson Caressato | Gaspar

 

 

Foto Clube I

Parabéns ao Foto Clube de Gaspar pelo belo trabalho dos cartões postais com fotos de nossa cidade. Nossa Gaspar é linda demais.

Gilcemara Cristina Pereira Reinert | Gaspar

 

 

Empresa Verde dá lucro

Quando o termo responsabilidade social surgiu no vocabulário do mundo dos negócios, muita gente duvidou: seria mais um desses 'modismos gerenciais' que vêm e vão? Quanto tempo, valores, princípios, envolvimento comunitário, a opção pelo tripé da sustentabilidade ambiental, econômica e social resistiria às pressões do mercado e dos orçamentos das empresas? Bem, ao que parece, os céticos estavam enganados".

As empresas, pelo poder econômico que possuem e pela quantidade de pessoas que influenciam (funcionários, fornecedores, consumidores, clientes), devem ser um parceiro fundamental (do poder público, das organizações, do terceiro setor) para a construção de uma sociedade mais justa (bem-estar socioambiental).

A responsabilidade socioambiental empresarial é um tema bastante complexo, porém fundamental atualmente e está conquistando uma maior importância no cenário mundial onde cada vez mais as empresas movimentam maiores recursos (humano material e financeiro), estando sujeita a inúmeras probabilidades de "ações positivas" ou a várias possibilidades de "ações cosméticas" (filantrópicas ou mal-intencionadas) idealizadas com a simples finalidade de "blindar" ou "maquiar" a imagem da empresa.

Ultimamente, as empresas estão tendo de assumir uma função de interesse e utilidade pública, sendo "forçada" a lidar com questões socioambientais e, em face disto, constata-se a urgência na formação de mais (muito mais) empresários com uma visão holística (cada vez mais ampla) e a promoção de ações visando a "agenda da sustentabilidade", porém verifica-se que vários empresários debatem e implementam ações transformadoras para a sociedade, com impacto sobre seu próprio negócio e sobre a comunidade onde atuam, onde todos ganham e a construção de uma sociedade sustentável se torna mais próxima e factível a nossa realidade.

O que as empresas querem, podem e estão efetivamente fazendo? Para os empresários (focados em aumentar a receita, o ganho e a produção e crescer no mercado) a busca da sustentabilidade socioambiental é um extraordinário negócio (ações das empresas sustentáveis se valorizam mais, por se estabelecerem com "menores riscos, melhor governança e mais transparência").

Reflita. "Quanto mais uma empresa for 'boazinha' com o meio ambiente mais facilidade terá o gestor de realizar sua missão empresarial, focada no lucro, na produtividade, no retorno de capital e na redução de despesas".

Você e sua empresa estão comprometidos em operar num ambiente de "economia circular", onde predomina a extração eficiente de recursos, a produção de mais com menor consumo de água e energia, a reciclagem de resíduos e o consumo ético (assumir a responsabilidade por seus produtos e serviços no pós-consumo)?

Marioly Oze Mendes

Comentários

Cezar Roberto da Costa
04/04/2010 21:32
Gaspar está com PT. Nosso presidente é do PT. Nossa senadorado é do PT. Nosso governador foi eleito com a ajuda do PT. Nosso prefeito é do PT. Gaspar está com PT, PERCA TOTAL. Não queriam o Zuchi, agora aguenta.
LUIZ ORLANDO POLI - SOCIOLOGO
04/04/2010 11:27
COMO GASPARENSE, MORANDO EM FLORIANÓPOLIS, ACOMPANHO AS NOTICIAS DE MINHA TERRA NATAL. AO ABRIR O DC, NA COLUNA O JORNALSTA CACAU MENEZES, ME SURPREENDI COM A NOTICIA DE QUE A BUNGE ALIMENTOS PODE ESTAR SE TRANSFERINDO PARA SÃO PAULO. OBVIAMENTE SE ESSA NOTICIA SE CONCRETIZAR DEVERÁ AFETAR SUSTANCIALMENTE A RECEITA DO MUNICIPIO ACARRETANDO EM DESEMPREGO E EMPOBRECIMENTO DA CIDADE. É PRECISO QUE AS AUTORIDADES DITAS COMPETENTES REAJAM E EVITEM A SAÍDA DESSA GRANDE EMPRESA
QUE HÁ ANOS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA CIDADE ! GASPAR NÃO MERECE ESSA PERDA !

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.