O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

06/07/2010 09:12

Segurança nas estradas

Para evitar acidentes como aquele ocorrido no dia 27 de junho, domingo, no trevo de acesso a Brusque, em frente a empresa Parolli, gostaria de sugerir ao competente órgão responsável pelo trânsito uma alternativa: Transferência da lombada eletrônica localizada em frente ao Corpo de Bombeiros para o referido trevo no sentido Brusque/Gaspar.
Na minha opinião, a construção da rotatória a alguns metros (em frente ao Supermercado Zoni), controlou a velocidade e deu fluência necessária aos veículos naquela região, neutralizando, tornando ociosa e desnecessária a referida lombada.
Penso ainda, que o momento certo seja este, salvo a burocracia, já que estão sendo executados serviços de fresagem e reposição da pavimentação asfáltica naquela região, com apoio da guarda municipal para sinalização e segurança de empreiteiras com seus funcionários devidamente qualificados e equipamentos com tecnologia de ponta e com a compreensão da comunidade e dos usuários da via.
Excelentes obras, parabéns a todos os responsáveis pela execução. Comprovei tudo isso, quando estive em visita técnica no local dia 29 de junho, terça-feira.
Valdir Ferreira de Lima | Gaspar



Bairro sustentável

Belo projeto este do Bairro sustentável. Mais uma vez a iniciativa privada fazendo o papel do Poder Público. Parabéns para a Fundação Bunge!
Paulo Henrique Hostert | Gaspar 



Projeto Sorriso

Parabéns ao Jornal Cruzeiro que divulgou o relato da visita da companheira Dra. Bolinha. Também sou voluntária do Projeto Sorriso e sei o quanto é importante este trabalho em nossos hospitais. Para os pacientes são momentos mágicos e para nós algo que serão guardados em nossas mentes, pois cada paciente tem uma reação diferente, mas sempre nos dão o seu sorriso de retorno. Muitas vezes entre lágrimas, pois todos estamos aqui de passagem e é muito bom deixar por onde passamos algo bom nem que for apenas um sorriso.
Luzia Jacinta Fistarol Soares | Blumenau



Olhando a Maré

Como é bom saber que existem pessoas como o colunista Herculano Domício, que se preocupa e abre os olhos da comunidade gasparense. Faz um ano que deixei minha cidade em busca de novos horizontes, porém vejo que pouca coisa mudou desde então. As pessoas ainda se preocupam com a vida dos outros e esquecem os assuntos que realmente interessam para melhorar a nossa tão querida e hospitaleira Gaspar.
Alexandre da Silva | Farroupilha-RS



Moção

A vereadora mirim que o presente subscreve, amparada no artigo 48 do Regimento Interno Mirim e no artigo 102, parágrafo único, do Regimento Interno da Câmara Municipal, vem respeitosamente apresentar Moção, visando parabenizar toda a equipe do Jornal Cruzeiro do Vale pelos vinte anos de imprensa escrita, comemorado no dia 1º de junho.
Há 20 anos o Jornal Cruzeiro do Vale atua com seriedade e credibilidade, levando ao povo informações sobre política, economia, esportes e demais acontecimentos sobre Gaspar e toda a região. A data foi comemorada com um belo espetáculo de organização e confraternização, reunindo os amigos durante o Stammtisch. O evento proporcionou um encontro agradável, oferecendo lazer e alegria para todas as idades.
Luara Ida de Aguiar
Vereadora Mirim | Gaspar



ARTIGO

Que droga


Recentes pesquisas e estudos atinentes ao ?mundo das drogas? descrevem relatos de usuários, onde a maioria enfatiza que ?não faltou educação nem orientação (na família, na escola e na igreja)?, mas começaram a ?usar droga para estar engajado na turma (viver num mundo de fantasias), sendo que ?o que existe é um vazio (falta de direção e de sonho) que não tem explicação, sendo uma coisa que faltou ali e que não se preenche?
 A saída do flagelo das drogas é um período traumático para o usuário e seus familiares (as consequência são trágicas). Cada situação é uma realidade, face cada pessoa ter sua personalidade própria e viver num cenário social, econômico e cultural diferente (?usam diferentes desculpas para justificar o uso?).
 A família (?os pais são sempre os últimos a saber?) deve ser a primeira e mais forte referência da pessoa, apontando a realidade e propondo o caminho para a solução (não adianta ?lavar as mãos?). Especialistas renomados garantem que ?o apoio dos familiares é fundamental para levantar os que já chegaram ao fundo do poço?, sendo a família a melhor alternativa na busca da eliminação da dependência de drogas é uma luta árdua e ?sem trégua?, complexa e para toda a vida, por isso a participação da família faz toda a diferença antes, durante e após o tratamento (?a responsabilidade é grande e envolve toda a família?).
 Buscar informação é fundamental (como enfrentar o problema? onde encontrar ajuda e orientação?) e ?uma boa conversa pode ser mais eficiente do que o autoritarismo?, face não adiantar simplesmente proibir, sendo imprescindível o usuário ?acordar para o problema? e perceber que está prejudicando a si (perspectiva de vida) e seus familiares e urgentemente ?resolver os conflitos que o levaram a buscar a droga?.
 ?Uma família bem estruturada poder ser a melhor arma para evitar e/ou combater o problema (difícil e doloroso, mas que pode ser solucionado)?. ?Se existe qualquer desconfiança (por parte dos pais), vale a pena tentar uma conversa (com o filho)?. O jovem deve saber que para ?ver o mundo mais brilhante e com mais intensidade? não deve usar drogas (em hipótese alguma).

Marioly Oze Mendes | Escritor

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.