O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

09/07/2010 09:09

AGRADECIMENTO
Gostaria de agradecer a todos do Jornal Cruzeiro pela matéria da Copa Kart Chicletinho desta terça-feira. Agradeço ao Gilberto pelo espaço e à repórter Julia Schäffer que nos recebeu muito bem na redação. A matéria ficou muito bacana e espero quando completar minha centésima corrida na competição estar aí novamente.

Alex Pereira | Gaspar



AGRADECIMENTO II

Gostaria de agradecer ao Jornal Cruzeiro do Vale por divulgar nosso evento, porque não é fácil mantê-lo. Precisa de muita dedicação e de uma parceria forte como essa, porque é muito bacana para os pilotos saírem na foto do podium, é até um estímulo, e também para divulgar nossos colaboradores. E parabéns a todos da família Copa Kart Chicletinho por esses dez anos de dedicação!

Hoan Carlos Joaquina | Gaspar



AGRADECIMENTO III
Gostaríamos de agradecer de coração a publicação das fotos de nossas Bodas de Ouro realizada no dia 24 de abril deste ano, neste conceituado jornal, caderno Em Sociedade. Fica aqui registrado o nosso muito obrigado.

Delirio e Edler Dagnoni | Gaspar



ANIMAIS ABANDONADOS
Li a reportagem sobre os animais abandonados no Poço Grande na versão online do jornal e achei interessante esta informação: ?A construção de um Centro de Zoonose era promessa do governo?. Muito bem destacado pelo vereador Rodrigo Alhtoff, que pelo menos tomou alguma iniciativa, mas para variar não teve o apoio da comunidade. Enquanto isso presenciamos mais esse ato de burrice de um ?ser humano?.

Andressa Valle Medeiros | Itapema



ELEIÇÕES
Sem paixões político partidária, a galega Mariluci dá de 10 x 6 nos demais. Tem beleza carisma e é persistente. Enquanto os demais ficam brigando, o PT vai, com sua militância, ganhando espaço. Muito cuidado! Sou do PMDB, não sou puxa-saco e não morro de paixão, mais fico contente em ver Mariluci, colega de escola de meu filho Oberdan, neta do nosso saudoso Henrique Deschamps, presidente de honra do PMDB, mantendo uma tradição familiar.
Aos demais candidatos, muitos amigos meus e de minha família, desejo sucesso. O espaço que vocês têm é bem maior. É meu ponto de vista como eleitor comum, como cidadão comum, como gente do povo, como gente que analisa pelo que vê e escuta. Só isso!

Odir Barni | Camboriú



JUSTIÇA LENTA
Estou muito magoada e revoltada com a justiça. Levaram mais de 48 horas para pegar o homem que matou meu filho, e por isso ele não pode ser preso em flagrante. Ele se apresentou depois disso, com advogado, dizendo que agiu em legítima defesa e que a faca era de meu filho, Carlos Alberto Costa. Meu filho não tinha sequer um canivete, quanto mais uma faca. Eles discutiram, meu filho não quis brigar e, quando ele se virou para ir embora foi atacado. Fui conversar com o escrivão do caso, que falou que o assassino está internado em uma clínica de reabilitação porque era traficante e usuário. Meu filho também estava andando no caminho das drogas e por isso acabou sendo morto. O escrivão me garantiu que o assassino vai a Júri Popular, mas quando, também não sei. Espero que a justiça aja rápido para que ele receba a sentença pelo o que fez. Assinado por uma mãe que pede justiça.

Onésia Costa - Gaspar

 


ASSÉDIO MORAL
Muito boa a ideia dos funcionários do Bradesco, de denunciar assédio moral no trabalho. Percebe-se o stress que sofrem os mesmos, pois os bancos querem cada vez mais lucros e os serviços de atendimento estão cada vez pior, as pessoas ficam esperando para serem atendidas e muitas vezes vão de um lado para o outro e ninguém resolve.

Sônia Spengler | Gaspar



BRASIL GOLEADO
Gol do Brasil! Gol da Argentina! Gol para todos os egocêntricos que dirigem um clube, um time, um país!
Gol para os Dungas, Maradonas, Lulas e todos os PTs da vida. Para aqueles que creem que podem inflar os egos olhando para seus próprios umbigos, sem ver que a inteligência vai mais além. Sem perceber que o povo não precisa enxergar através de camisas verdes amarelas, listras azuis e brancas, nem de estrelas plantadas em campos vermelhos, ouvindo bobagens pré-elaboradas de pessoas férteis em palavras e nulas em ação.
Passada a Copa, a era Dunga, cara amarrada, Maradona fanfarrão. Pensemos nas eleições sem Lulas e Dilmas, mas espelhados naquilo que conquistamos, no que nos cabe de direito manifestado na constituição: A Democracia.
Com direito de pensar com nossas próprias cabeças, de usar nossa inteligência e manifestar nossa própria vontade usando nosso livre arbítrio.
Não nos façam pensar na liberdade que vem do Bolsa Família, nem no projeto megalomaníaco de um Pré Sal. Não procurem nos embrutecer com mensagens medíocres elaboradas para cercear o direito de pensar por conta própria, pois o brasileiro não é burro, ao contrário tem a inteligência, como principal fator para escolha e sobrevivência. Não em sobrevivência contido em abrigos dos flagelados até agora não atendidos, nem nas verbas prometidas e não liberadas, mas sim, na sobrevivência de um povo batalhador, livre sem preconceitos pré-constituídos numa reforma de ensino embrutecida, onde com cotas para negros e brancos, onde negro tem que provar que é negro e branco tem que mostrar sua face branca.
Força desmoralizadora num país basicamente negro, cujo suor ainda brota nos canaviais e senzalas do congresso, onde se olha e se vê a ignorância e o embrutecimento de governantes hostis a uma reforma humana e moralizadora.
Como diz o refrão: ?Acorda Brasil?!

Gleusa Maria Zimmermann | Gaspar


SEXO FRÁGIL
?O que Deus uniu, o homem não deve separar?. (Mateus 19: 5-6) Quem nunca pronunciou esta frase? Mas, afinal, o que Deus uniu?
Está muito claro na Sagrada Escritura: ?e Deus criou o homem a sua imagem; a imagem de Deus ele o criou; os criou homem e mulher? (Gn. 1:27). ?Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe e se une a sua mulher e eles dois se tornam uma só carne?. (Gn. 2:24).
Por isso, o que Deus uniu (homem e mulher), numa associação igualitária, não poderá ser separado por ninguém. Esse é o plano de Deus desde o início. Mas ao longo de toda a história da humanidade, o plano de Deus nem sempre foi levado em consideração, quebrando assim a imagem do criador.
No passado, as mulheres além de sofrerem atrocidades, também eram objetos sexuais e até consideradas como animais de estimação, além disso, não podiam votar, trabalhar fora, decidir ou opinar. Há inúmeros relatos de homens torturando, controlando, silenciando, apedrejando, queimando, mutilando mulheres, isso em quase todas as sociedades.
Na sociedade em que vivemos não é diferente. É só olhar ao redor, ou ligar a televisão, ou ver os jornais escritos e diariamente percebe-se a mutilação da imagem de Deus.
Quantas mulheres ainda são vítimas da estupidez e da arrogância de muitos homens!  Foi preciso até criar a Lei Maria da Penha!
Mas notamos que isso é apenas uma pequena migalha para conter tantas maldades cometidas por homens que não se envergonham em saciar a fome dos ?deuses? que criaram.
Acredito que a biografia masculina tem uma dívida impagável com as mulheres.
Então, eu me pergunto: quem é o sexo frágil? Já que os fracos controlam e ferem os outros. Os fortes promovem a liberdade. Lutamos muito pelos nossos direitos ao longo da história. Conseguimos grandes conquistas, mas é fácil perceber o quanto precisamos continuar a luta, não para destruir a outra parte (homem) mas sim para que sejamos sempre (homem e mulher) uma só carne, uma só imagem; a do nosso criador.

Maria Rosália Corsani | Ilhota



HOSPITAL
Através desta carta gostaríamos de apresentar nossas manifestações de profundo agradecimento pela maneira como a equipe do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro procedeu no caso do internamento de nossa querida irmã Morgana Eli Mafra Dagnoni, no mês de junho. Parabenizamos a determinação da equipe, zelo e cuidado amoroso ao conseguirem-lhe um leito, bem como a transferência para outro hospital, além de respeitarem sua posição em relação à questão do sangue, preservando-lhe o direito como mulher cristã e cidadã. Infelizmente não temos mais em nossa companhia a nossa querida irmã Morgana, não obstante, vossos cuidados para com ela são coisas às quais seremos gratos.
Esses agradecimentos se dirigem a todos os colaboradores do hospital, na pessoa do senhor Celso de Oliveira.

Testemunhas de Jeová | Gaspar

 


ARTIGO

VAMOS SONHAR?


Desde jovem (faz muito tempo) sempre ouvi que ?o futuro pertence aos jovens?, porém constato que a maioria da juventude brasileira não tem ?sonhos utópicos?.
 
Utopia significa esperança. Creio que não há razão para a vida, sem se possuir a esperança de construir um mundo melhor (para si e os outros). Nada como um sonho maravilhoso para criar um futuro extraordinário, pois ?o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos?. Sonhar e ir à luta pela sua realização é o primeiro (e mais importante) passo para a sua concretização.
 
Acredito nos jovens à procura de novos caminhos abrindo amplos espaços na sua vida. ?Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele?. O jovem precisa projetar, criar e construir seus sonhos para transformar o ?seu mundo?, num mundo mais maravilhoso para todos.
 
O homem só conseguiu evoluir e mudar a realidade, no decorrer da história, no momento em que começou a sonhar. O novo sempre é fruto dos sonhos e das utopias (que às vezes nós mesmos não acreditamos) daqueles que têm a coragem de ultrapassar o instituído, jogando-se no desconhecido. O jovem precisa projetar, criar e construir seus sonhos para transformar o ?seu mundo?, num mundo mais maravilhoso para todos.
 
Sem utopias não há transformação da realidade. É imprescindível construir utopias e lutar por elas, enfrentando a realidade atual e ?construir discursos marginais que propiciem novas visões e perspectivas?. Lutar pela mudança já é começar a mudar.
 
?Sejamos realistas: exijamos a concretização das utopias?. Realista não é aquele que se conforma com a situação atual, mas sim aquele que não aceitando as injustiças (social, econômica e política) tem a coragem de demonstrá-las, buscando novos caminhos e direções, pelos quais se possa nortear à procura de sua superação.
 
Jovem, seja um eterno sonhador (acredite que todo sonho é possível), e que a utopia seja a energia para as grandes realizações. Todos os sonhos podem se tornar realidade, se termos coragem de persegui-los com determinação, dedicação, autodisciplina e esforço.
 
Este é o momento de você ser realista e lutar pela efetivação dos seus sonhos e pela concretização das utopias, pois ?todas as flores do futuro [as realizações] estão nas sementes de hoje [os sonhos utópicos]?.
 
?Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade?. Jamais se afaste de seus sonhos.

Prof. MARIOLY OZE MENDES

 

edição 1210

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.