O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

15/10/2010 08:54

Passeio ciclístico
Gostaria de estender um tapetão vermelho para a turma Amigos da Margem Esquerda, pelo brilhantismo de todos participantes e patrocinadores e ainda ao Jornal Cruzeiro do Vale pela cobertura e participação neste evento, que com certeza será um de muitos que virão. Notei ainda que um certo jornalista sexagenário, amigo meu,  estava  meio arriado ao final do passeio, abraços.
Antônio Carlos Pereira | Gaspar

Sem atendimento
Gostaria de utilizar este espaço para relatar a falta de atendimento da ambulância do município, e também do SAMU, em um caso registrado em minha família.
Minha esposa fez uma cirurgia na sexta-feira, dia 8, de esterectomia, onde também foi preciso fazer na bexiga. Ela recebeu alta no domingo e no mesmo dia, por volta das 5 horas, ela passou muito mal. Ligamos para a ambulância municipal e pedimos socorro, então o motorista, que se identificou como Adilson, disse que deveríamos falar com o SAMU. Então ligamos no SAMU e a médica disse que era para usar meu carro, mas aí tivemos mais um problema, pois eu não tenho carro.
Eu então pedi para meu amigo levar minha esposa ao hospital, mas, como um carro não é adequado, ela teve sangramento. E para voltar para casa tive que pagar um taxista chamado João, que muito amorosamente teve a paciência de andar calmamente para não machucar a minha esposa, que já estava extremamente debilitada.
Flávio Jeferson Nogueira | Gaspar

Dia do professor
O caminho que percorremos juntos, procuramos aprender juntos. A Direção da Escola Ivo D?Aquino parabeniza a equipe de professores pela passagem do seu dia, celebrado em 15 de outubro.
Jandira Basei | Gaspar

Responsabilidades
Muitas vezes reclamamos de alguns atos covardes que acontecem com os nossos animais de estimação, principalmente os cachorros, que acabam sendo as vítimas dessas consequências. Quando adotamos um animal devemos ter a visão se o espaço é o suficiente para ter os animais corretamente seguros e se estamos preparados para dar a atenção que os animais necessitam. Eles nos dão proteção, mas precisam do nosso carinho e cuidado. Fico constrangida quando vejo pássaros trancados em gaiolas, animais amarados sem conforto. As pessoas acham isso uma curtição, tirando a liberdade dos mesmos, isso é um sentimento egoísta de pessoas que não descobriram o seu próprio interior, que não aprenderam admirar as coisas em seu próprio espaço. Mentalidade antiga, que não combina mais para o mundo atual. Precisamos ser criativos para ocupar o nosso espaço sem prejudicar os demais sobreviventes, que também têm o mesmo direito da vida.
Cecilia Werner | Ilhota

Animais
Quem maltrata animais, com certeza, não tem respeito à vida e pode ser considerado um assassino, pois se o animal é de estimação, é um membro da família, tem donos que tratam como filhos. Pessoas que fazem este absurdo certamente não têm medo de Deus e se colocam em seu lugar julgando serem os donos da vida de um ser vivo. Com certeza estas pessoas terão um fim semelhante a este pobres animais, um fim sofredor, aí lembrarão o que fizeram e implorarão a Deus o perdão. Se não gosta de animais não precisa matar, pois se fosse pra matar tudo que não gostamos acho que nem este assassino estaria aí ainda. Deve ser um coitado que vive sozinho e é pouco amado. Cadeia nele.
Edilson Jorge Wippel | Gaspar

Manifestação
Achamos que a manifestação dos moradores da localidade de Águas Negras é certa sim, e deveria de ser feita com mais frequencia até as autoridades tomarem as providências necessárias.
Lamentamos que chegamos a essa situação, se tem que acontecer uma manifestação para conseguirmos uma lombada eletrônica, imagina o que teremos que fazer para conseguirmos uma nova ponte ?só o dia que cair?.
Indianara Luisa Zucki | Gaspar
E amigas Suzane, Solange e Maria Isabel

Faculdades
As faculdades, através de suas atividades-fim (produzir e socializar o conhecimento pelo ensino, pesquisa e extensão), devem ter o compromisso de oferecer benefícios à sociedade (de natureza educativa, cultural, social, econômica e tecnológica) com padrões de eficiência e eficácia.
As instituições de ensino superior têm de exercer papel fundamental para, através da educação (da produção do conhecimento e do saber), alavancar especificamente o desenvolvimento socioeconômico sustentável do país, em especial da região onde está instalada (?pense global, aja local?).
Cabe às faculdades comprometer-se com o desenvolvimento humano da sociedade e cultivar valores que dignifiquem o ser humano (agente de sua história) e forme cidadãos éticos e reflexivos, dotados de capacidade crítica e empreendedora e, consequentemente, profissionais competentes, atuantes, dinâmicos e de vanguarda para a promoção do bem-estar social da coletividade (com qualidade de vida).
Por vivermos em um mundo em constante movimento (mudança e transformação), faz-se imprescindível o respeito ao pluralismo de ideais e a diversidade e inovação do conhecimento.
Para ser uma instituição de ensino reconhecida pela excelência na educação superior (convicção de ser a melhor) deve a mesma ter uma visão holística, convicção da criatividade e espírito inovador, oferecendo educação de máxima qualidade com extrema seriedade e competência, sempre na busca da eficácia (metas alcançadas) e no comprometimento na prestação de serviços de suma relevância de interesse da sociedade.
É o cumprimento da missão (composta pela sua razão de ser, pela função social dentro de um contexto global, pelo papel perante a sociedade), da visão estratégica (relativo aos sonhos, a maior aspiração) e dos seus valores (representada pelas convicções dominantes, pelas crenças básicas) que direcionam a instituição para o sucesso.
Marioly Oze Mendes | Balneário Camboriú

edição 1238

Comentários

roberto basei
15/10/2010 13:51
Mestre,

É aquele que caminha com o tempo,

propondo paz, fazendo comunhão,

despertando sabedoria.


Mestre é aquele que estende a mão,

inicia o diálogo e encaminha

para a aventura da vida.


Não é o que ensina fórmulas,
regras,

raciocínios, mas o que questiona

e desperta para a realidade.


Não é aquele que dá
de seu saber,

mas aquele que faz germinar

o saber do discípulo.


Mestre é você, meu professor
amigo

que me comprende, me estimula,

me comunica e me enriquece com

sua presença, seu saber e sua ternura.


Eu serei sempre um seu discípulo

na escola da vida.


Obrigado, professor!"
(N.Maccari)
Victor Caglioni
15/10/2010 09:28
Parabenizo Marioly Oze Mendes, por sua visão abrangente da função das instituições universitárias. Se mais pessoas compartilhassem dessas premissas, em especial os dirigentes das mesmas, com certeza a "academia" estaria mais viva no nosso cotidiano, promovendo ganhos em todas as atividades humanas.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.