Lista telefônica

E você? - Jornal Cruzeiro do Vale

O que os Índios e Tiradentes tem em comum

20/04/2018

Nos dias 19 e 21 de abril são comemoradas duas datas simbólicas no Brasil: Dia do Índio e de Tiradentes, respectivamente. Existem diversas teses sobre a origem dos índios no Brasil, sendo que a mais aceita é a de que vieram da Ásia, milhares de anos antes do descobrimento do nosso país. Quando os portugueses aqui chegaram, capitaneados por Pedro Alvarez Cabral, acredita-se que a população indígena era de aproximadamente 2 milhões, sendo que nos dias de hoje restam aproximadamente 300 mil dos nativos colonizadores.

De outro lado, quem foi Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, responsável pelo feriado mais inútil do nosso calendário? Tiradentes foi um rebelde da inconfidência mineira que era contra a colonização portuguesa e lutava pela independência do Brasil. Antes mesmo de efetuar qualquer traição contra a coroa lusitana teve seu plano descoberto em 1792, foi enforcado. Com a proclamação da República em 1889 começou a ser visto como um herói, tendo em vista que a sua morte serviu de inspiração para outros candidatos a salvador da pátria. Desde então, o dia 21 de abril é feriado em homenagem ao homem que foi enforcado por trair Portugal.

Hoje em dia, índio possui carro, celular, realiza pedágios forçados armados de arco e flecha, fala português, contudo, na hora de pleitear os seus direitos e terra, põe o cocar na cabeça e faz a coreografia da dança da chuva, tudo filmado pelas principais emissoras do Brasil. Evidente, que não podemos ignorar toda a história e cultura do povo indígena brasileiro, que enriquece todos os livros e apostilas didáticas, contudo, infelizmente, com raras exceções restaram somente tribos oportunistas. Reza a lenda que a população indígena se fundiu com o MST (Movimento Sem Terra), invadindo terras particulares em conjunto.

Em 2018, Tiradentes não serviu nem para ser feriado, dia 21 cairá num sábado! E se a moda de homenagear com feriado qualquer aspirante a herói pega? Sérgio Moro nasceu em 01/08/1972, Lula foi preso no dia 07/04/2018...

Você sabia que esta semana foi comemorado o dia do Exército brasileiro (19/04) e da Polícia Civil (21/04)? Será que estas corporações não mereceriam um feriado ou maior reconhecimento de todos nós? Ou será que Joaquim fez mais pelo Brasil?

E para você, o que os índios e Tiradentes têm em comum, além de um dia só para eles e de serem abduzidos pela colônia de Portugal? São homenageados sem o devido mérito ou merecem todo o tributo que recebem?

 

Edição 1847

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.