Lista telefônica

Brasil, um país de todos (tolos)! - Jornal Cruzeiro do Vale

Brasil, um país de todos (tolos)!

04/09/2017

O slogan acima foi criado pelo publicitário Duda Mendonça, na campanha do ex-presidente Lula, no ano de 2002. Por sinal, o primeiro fez um acordo de delação premiada, enquanto o segundo é réu em vários processos.

Recentemente, o Projeto de Lei 8.107/17 vem ganhando destaque na mídia. É aquele que, em tese, reduz áreas de preservação ambiental na Floresta Amazônica (Amapá e Pará), permitindo a sua exploração legal. Na prática, o PL permite a devastação de aproximadamente 350 mil hectares, equivalente à dimensão territorial da Dinamarca. Insta salientar, que a área liberada vem sofrendo alterações no PL, variando conforme a pressão popular (30/08 – O juiz Rolando Spanholo, da 21ª Vara Federal do Distrito Federal, suspendeu os eventuais atos administrativos ou qualquer medida sucessora do governo com o objetivo de extinguir a reserva). O que se pretende é internacionalizar ainda mais a “nossa” enferma floresta.

Uma engenhoca que promete movimentar bilhões de dólares em exploração de minérios, madeiras e diversas matérias primas, e claro, investidores interessados patrocinam votos de deputados e senadores para aprovação do PL. Assim, o Brasil vai se tornando cada vez mais um país de todos, de norte-americanos, de europeus e asiáticos.

De outro lado, o desmatamento e a extinção da fauna e flora tem crescido diante da demanda de consumo desenfreado: papel, plástico, carne, móveis, etc...

Será que estamos tendo a consciência necessária para preservar as nossas florestas e animais? Em 2016, o desmatamento subiu 27%. Ou será que serão necessários outros 350 mil hectares para a população despertar? O que aconteceu com os responsáveis pelo rompimento da barragem de Mariana/MG? A Mata Atlântica já sucumbiu, muito em virtude de empreendimentos milionários em regiões ilegais (ou não). Em Gaspar, por exemplo, o Rio Itajaí-Açu virou um depósito de esgoto e produtos químicos, enquanto antigamente era um ponto de encontro para prática de pesca e para se banhar.

Para alguns, o desmatamento é uma evolução harmônica do desenvolvimento de uma nação, trazendo riquezas, investimentos e empregos para o Brasil.

E VOCÊ, está de que lado?

 

Edição 1816

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.