Lista telefônica

por Augusto César Diegoli - Jornal Cruzeiro do Vale

por Augusto César Diegoli

17/03/2009

APREENSÃO
Veículos importados foram apreendidos pelo fisco em Gaspar e virou notícia na internet. O fato é que se trata da coleção de carros do presidente do grupo Lince (leia-se Linhas Círculo). A apreensão aconteceu antes do Carnaval em um galpão que abrigava dezenas de veículos. Ferrari, Porsche, Maserati e Aston Mastin dividiam o espaço com outras marcas de renome. O seqüestro dos bens foi autorizado pela Justiça a pedido do Ministério Público Federal e da Procuradoria da Fazenda Nacional e decorre de uma ação contra uma das empresas do grupo Lince, devedora de tributos federais.

FECHAMENTO (1)
A Cristais Heing, de Blumenau, se apagou. Sem areia, chumbo e óleo, não havia cristal que ganhasse vida. Na última semana, os três fornos foram desativados, interrompendo a produção. O último cristal modulado na fábrica aconteceu há duas semanas. A empresa, que em 1996 chegou a empregar 1,3 mil pessoas, hoje conta com 180 funcionários, com salários atrasados desde dezembro. A empresa não tem crédito na praça e deslocou o setor financeiro para as factorings. A agravante é a falta de uma gestão profissional, moderna e constante. O produto é ótimo, mas isso não é mais sinônimo de competitividade.

FECHAMENTO (2)
Outra empresa tradicional de Blumenau que paralisou suas atividades foi a Pudim Medeiros. Deixou de ser lucrativa por causa de problemas particulares na família que era dona da empresa. A fábrica chegou a ter mais de 100 funcionários e hoje tinha apenas 20. É mais uma empresa tradicional que não resistiu a concorrência.

NOVO TRIBUTO
O governo vai propor ao Congresso uma emenda constitucional autorizando os municípios a criar uma nova contribuição, a Care, com finalidade específica de custear programas de revitalização de áreas urbanas centrais degradadas. Em busca de apoio político e de sugestões, antes de ser encaminhada ao Legislativo a proposta será apresentada e discutida pelo Ministério das Cidades com prefeitos de capitais e de cidades de regiões metropolitanas.

COTEMINAS
Depois de instalar uma unidade para produzir travesseiros, a Coteminas investe agora na produção de colchas. Os equipamentos devem chegar em 45 dias e serão instalados no parque fabril de Blumenau. De 150 a 200 pessoas serão contratadas para a nova operação. Diferente dos travesseiros, que também são produzidos nos Estados Unidos, as colchas são novidade na linha de produção da empresa. O objetivo é seguir os passos dos travesseiros, cujo sucesso, em menos de um ano, forçou a montagem de uma segunda unidade no Nordeste.

PISO DE CARRO
A indústria já adotou o uso de garrafas PET no acabamento interno dos carros produzidos no Brasil. Todo automóvel que sai da linha de montagem hoje leva em seu assoalho um carpete feito de fibra de poliéster reciclado. Estima-se que apenas no ano passado cerca de 200 milhões de garrafas recicladas de dois litros foram destinadas às fábricas de carros, quase 5% do total de PET reciclado por ano no país.

IR DOS ATRASADOS
Em 2008, mais de 531 mil aposentados receberam atrasados da Previdência, por demora na concessão do benefício ou erro no cálculo e devem prestar atenção ao declarar o Imposto de Renda deste ano. Se a soma dos atrasados com os demais rendimentos do ano ficar abaixo de R$ 16.474, o contribuinte deve pedir de volta os 3% descontados na fonte. Se passar desse valor, haverá mais imposto a pagar.

CUIDADO
Época de declaração de Imposto de Renda e também época dos maldosos se aproveitarem dos fiéis contribuintes. Por isso, é sempre bom lembrar que a Receita não envia e-mail para ninguém. Se tiver um link para baixar um novo programa para a declaração, é vírus na certa.

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.