Por Herculano Domício,edição especial 01.01.2011 - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício,edição especial 01.01.2011

01/01/2011

Feliz 2011

Aos meus leitores e leitoras, neste espaço, no blog que foi invadido e dele retirado de forma intencional oito meses de conteúdo (e por isso, está, por enquanto, inativo); bem como àqueles que mantêm contato comigo  na leitura bi-semanal do Jornal Cruzeiro do Vale, aos que enviaram e.mail, telegramas, torpedos, telefonaram, cumprimentaram nas ruas,incentivaram, foram fontes inspiradoras, ou foram lá em casa, um Feliz 2011. Esta felicidade na maioria dos casos depende apenas de nós mesmos. Em outros, ela é usurpada (ou pelo menos ofuscada) pelos políticos que nós próprios  (mal) elegemos.

Cabide I

Hoje é dia de posse de parlamentares, governadores e da presidenta Dilma Vanna Rousseff. Hoje, é dia da dança das cadeiras e da disputa dos cabides que atrapalham todos os governos. Hoje é dia de teta que são pagas por todos nós com os pesados tributos cobrados de nós, mas não nos beneficiam. Exemplos? Não faltam. Não vou longe. Fico por aqui para mostrar a todos esta minha tesee que vai se repetir.

Cabide II

Você se lembra de como foi a posse do nosso prefeito Pedro Celso Zuchi e Mariluci Deschamps Rosa, ambos do PT? Faz dois anos e ele está no meio do mandato. Você se lembra o que ele disse no discurso de posse? É de corar. Isto ainda será tema de uma outra coluna. Você se lembra o secretariado que ele nomeou? Não. Para começar este jogo do cabide, do acerto entre compadres, entre interesses e da teta, do jogo de forças, vale a pena relembrar este fato. Ele explica muito bem o por quê da administração de Gaspar perder o jogo em favor dos cidadãos e cidadãs de Gaspar, comprometer o futuro da cidade e talvez, até, do próprio poder que se instalou com Pedro e Mariluci.  Acorda,Gaspar.

Escalão I

Então eu vou lembrá-los dos que continuam no cargo no chamado primeiro escalão (com status de secretário municipal). Só cinco. É isso mesmo. E quase todos estão balançando na nova reforma que está sendo tramada. A maioria mudou e a maior parte por trapalhadas. Secretaria da Educação, Neivaldo Silva, experiente, do ramo;  chefe de Gabinete,  o brusquense Doraci Vanz (vinha de uma experiência no gabinete do ex-deputado Paulo Eccel, PT, hoje prefeito de Brusque). Doraci é um dos cotados para sair do Gabinete e por várias tramas; na secretaria da Saúde, está  o advogado Francisco Hostins Júnior, PP. Ele é da cota pessoal de Zuchi e uma dívida a um grupo de apoiadores ?apartidários? da campanha. O PT dos petistas de Gaspar e da região sempre trama a sua queda. Ele resiste.

Escalão II

No Samae, está Lovídio Carlos Bertoldi, ex-presidente do partido, ex-coordenador de campanha. Ele só não está afogado lá porque falta água e porque o lixo toma conta da cidade depois que ele resolveu inventar contratos, criar empresas para o serviço que dizia superfaturado e enfrentar o Tribunal de Contas. É cotado para sair. Ele nega. Mas, o PT de raiz de Gaspar o quer para perto de Zuchi para dar unidade política e mais acessibilidade no Gabinete. Na procuradoria Geral está o doutor Mário Vilson da Cruz Mesquita, minha fonte de inspiração favorita tão logo ele resolveu fechar a Rua Cecília Joana Schneider Krauss ao povo, achando que todos na cidade (e eu) eram tolos. Mais tarde, entre outras escaramuças, sabedor da minha deficiência ele quis me ensinar direito constitucional com o caso da mandraquisse do João David de Borba. Perdeu. Hoje, o próprio Mesquita revela aos mais chegados de que a sua viola pode estar no saco, ou no mínimo, já não está com essa corda toda.

Escalão III

Os que caíram. Desenvolvimento Social: Ednei de Souza, voltou agora em Dezembro para o Fórum de onde nunca devia ter saído para fazer o papelão que fez; a secretaria da Agricultura já teve o ex-cartorário e advogado Élcio Carlos de Oliveira, Soly Waltrick Antunes e hoje é comandada por Alfonso Bernardo Hostert, este do PV, cotado para sair de lá. Como se vê, nenhum deles é capaz de diferenciar grama de capim; a secretaria de Obras teve como titular o radialista, empresário e engenheiro Joel Reinert. Era uma gentileza do PT e do Zuchi. Sofreu até entregar os pontos para o preferido de Zuchi, Soly para melhor manobrar este estratégico, e bota estratégico, espaço.

Escalão IV

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Ela foi entregue ao petista número um de Gaspar, Rodrigo Fontes Schramm. Um desastre. Ele pintou, bordou e por pouco que não sobrou para o chefe. Saiu de cena e permaneceu firme nos bastidores do poder local. Joel até assumiu, mas depois ele foi embora definitivamente do governo Zuchi em Novembro de 2010. Esta secretaria é tão importante para o atual governo municipal que boa parte do tempo não tem titular.

Escalão V

A secretaria de Planejamento começou na mão do vereador Rodrigo Boeing Althoff, PV. Ele quis trabalhar do seu jeito e o PT logo viu que criaria um monstro que poderia engolir parte dos sonhos de poder do PT. Logo, arrumou a casa colocando o coringa Soly e depois, uma sem voz, a Patrícia Scheit. Tudo para combinar com Obras, Chefia de Gabinete e a procuradoria Geral. Enquanto isso, o Plano Diretor de Gaspar continuou sendo uma peça às vezes incômoda e em outras decorativa. É partir desta secretaria que se avaliza o comprometimento do futuro da cidade.  

Escalão VI

A secretaria de Administração e Finanças começou com Maurício Antônio Junkes (que já tinha avisado que faria uma passagem até o titular Evandro Assis Muller chegar). Ele chegou e resolveu agir em grupo com Doraci, Rodrigo e Mesquita. Ele quase ficou louco e o mandato do prefeito começava a ficar perigosamente exposto. Veio então em Fevereiro deste ano o enviado de Décio Nery de Lima, Michael Zimmermann. A casa entrou nos eixos (ou pelo menos, mais protegida nos números e ações perante o Tribunal de Contas. No Ditran, Emerson Andrade, depois de um vai-e-vem, ele foi em Novembro. O cargo está vago. Estão atrás de um milagreiro para resolver o nó do trânsito da cidade sem construir pontes, novas acessos e o anel de contorno, mas multando para fazer caixa. Na Fundação Municipal de Esportes, ainda está Renato Zimmermann. Entretanto,ressalte-se, ele só foi nomeado quatro meses depois da posse de Zuchi.

Periferia I

Quer mais? E no segundo e terceiro escalão nada é diferente. O coordenador de protocolo é Gilmar Frena, o popular Bá. Originalmente, soldador na secretaria de Obras; diretor de planejamento  é Élio da Silva, mas ele trabalha como eletricista e é responsável pela decoração natalina. Diretor de planejamento? Explica-se todo o caos e o curto circuito na cidade. Quer exemplo de outro desastre anunciado? A coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss, a turista, é na verdade professora de educação física.

Periferia II

A diretora técnica do Samae é Irodete Barbieri da Silva e que entrou lá por concurso de telefonista. Explica-se a confusão no lixo e a falta de água no presente e principalmente no futuro. Ela é esposa do secretário da Educação o Neivaldo da Silva. O diretor de Recursos Humanos é Sandro Tilmann, motorista concursado na secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. O coordenador de protocolo é Newton Carlos Almeida, concursado como instrutor no Centro Educativo Maria Hendricks. Hoje ele é o responsável pela emissão do cartão do SUS. Isto é em Gaspar. Imaginem e multipliquem nos governos de Dilma e do próprio governador Raimundo Colombo, DEM. Num, o Lula montou a teia de interesses, no outro, Luiz Henrique da Silveira, PMDB encurralou sem dó.  Não são fáceis esses políticos. Acorda, Gaspar

  

Comentários

Enio
06/01/2011 12:41
mais uma vez a população de Gaspar sofre com a falta de água em suas casas... todo verão e muito do inverno tbem, não é raro as torneiras ficarem sem água. O Samae justifica que são devido aos vazamentos... Mas se todos os anos é sempre a mesma coisa, pq num se pensa em estratégias de melhorar esse serviço q pra nós é essencial. Sr. presidente do SAMAE ja que a falta de água é devido aos vazamentos, me parece que lhe falta inteligência pra administrar essa autarquia, que não pensa em sustituir os canos antigos por novos, onde rompimentos de rede por um bom tempo não ocorrerão. Mas tbem tem a desculpa de não ter verba. Mas pra isso a solução é mais facil ainda. Deixe de contratar seus cabides eleitorais (comissionados), onde em media ganham um salário aprox. R$ 2.0000,00. somando isso em 12 meses, vc consegue economizar um bom dinheiro e aplicar em obras. Uma coisa que vc´s políticos tem que aprender é que tem que cumprir não somente as promessas de campanha aos que colaboraram com a campanha, mas sim, principalmente as feitas a população, pois foi ela que os colocaram ai, infelizmente.
Herculano
06/01/2011 09:31
FILHOS DE LULA GANHAM PASSAPORTE FORA DA LEI

Veja o que o jornal Folha de S.Paulo revela na edição de hoje: a esbórnia. Em outros tempos o PT teria transformado isso num escândalo nacional contra qualquer um que tentasse o que ele patrocinou, silenciosamente, com a maior cara de pau, para os filhos d do ex-presidente Lula, que paralelamente ocupam páginas dos noticiários envolvidos em negócios e dúvidas amplamente conhecidas e ao mesmo tempo muito mal explicadas.

Veja o noticiário de hoje e compreenda a gravidade do jeitinho que se dá a quem está no poder (ladinos, espertos, malandros...), em detrimento do que diz a lei e se exige aos outros (os trouxas, babacas, otários...) e eleitores e eleitoras dessa gente.

"Itamaraty dá passaporte diplomático a filhos de Lula

Decisão saiu a 2 dias do fim do mandato; governo diz que só renovou concessão

Para obter o benefício, os filhos do presidente precisariam ter até 21 anos; Luís Cláudio tem 25 e Marcos Cláudio, 39

Matheus Leitão, Folha de S. Paulo

O Itamaraty concedeu passaporte diplomático a dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois dias do fim do mandato.

Segundo entendimento do órgão, dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).

Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filhos do presidente, gozam de perfeita saúde e obtiveram o documento em 29 de dezembro de 2010, penúltimo dia útil da era Lula.

Questionado, o Itamaraty, disse que ambos já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação.

A Folha teve acesso à decisão que beneficiou os filhos de Lula. Ela cita que foi "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país", mas não apresenta justificativa para a concessão.

Integrantes do corpo diplomático ouvidos pela reportagem, na condição de anonimato, afirmam que a decisão provocou mal-estar dentro do Itamaraty, já que o ex-chanceler Celso Amorim recorreu ao parágrafo 3º do decreto 5.978/2006, que regulamenta a concessão do documento e garante ao ministro o poder de autorizar a expedição "em função de interesse do país".

A Folha apurou que Lula pediu o benefício pouco antes do fim do mandato."

Herculano
05/01/2011 10:24
A FARRA DOS SARNEYS CONTINUA NO GOVERNO DILMA E SOB APLAUSOS E BENÇAOS DO PT.

Inacreditável. Recebo de um leitor agora cedo, a cópia de uma notícia publicada cedo no site "Congresso em Foco". Título: " Turismo no Maranhão ganha R$32 milhões".

Nada contra, se não fosse pela indecência e esperteza indecorosa com o dinheiro de todos nós para pagar dívidas políticas contraída pela família Sarney na reeleição de Roseana, ato apadrinhado pessoalmente pelo ex-presidente Lula.

Quem manobrou? O octagenário deputado Pedro Novais, PMDB, que se elege pelo Maranhão mas mora no Rio de Janeiro, pego com notas fiscais suspeitas de um motel de São Luiz (e que devolveu o dinheiro depois das denúncias).

Quem é padrinho do deputado?A família Sarney. Novais é o atual ministro do Turismo. E como ele fez isso? Antes de entrar no ministério para não dar na vista. Remanejou verbas das emendas parlamentares, prejudicando colegas. Quanto? R$32 milhões. Você sabe o que é isso? Minas, São Paulo e o Rio juntas não conseguiram isto. Perguntar não ofende: e Santa Catarina o melhor destino turístico com quanto ficou?

Se não bastasse essa criminosa manobra, a mesma notícia dá conta que os recursos (dos nossos impostos e administrados pelo PT) vão servir para pagar uma conta da traição dos prefeitos do PDT para votar em Roseana e não em Jackson Lago, que já tinha sido destituído do cargo num rumoroso episódio e que acabou dando o seu lugar a Roseana.

É isso mesmo. Compra de votos disfarçada. Dos 18 municípios contemplados, 16 são do PDT. Nas últimas eleições, dos 67 prefeitos do PDT no Maranhão, apenas cinco apoiaram o candidato do PDT Jackson Lago. Sessenta pediram para Roseana e dois para Flavio Dino, PC do B, segundo colocado.

Quer mais outra? De acordo com a assessoria do ministério, o Maranhão foi apenas o terceiro estado com maior volume de empenho nos últimos quatro dias do ano, atrás de Tocantins, com R$ 36 milhões, e Mato Grosso, com R$ 44 milhões. Perguntar não ofende: e Santa Catarina.

E depois a gasparense honorária Ideli Salvatti, que fez o beija mão a Sarney, ela jura que não sabe porque perdeu e porque está na mira da imprensa nacional e não deste colunista. Ah, tem outros deputados federais e senadores da base do governo federal que estão bem quietinhos, assistindo a tudo e torcendo para que nenhum veículo de comunicação explore o assunto.

Acorda, Gaspar.
André Luiz Spagnol
04/01/2011 22:37
Senhores, em especial ao sr. Carlinhos e "doutor" ex procurador,

Outro dia eu estava contestanto as explanações do ex-prefeito, (aqui neste espaço democratico)um direito de qualquer cidadão gasparense e até msmo nao o sendo, é um direito sagrado e constitucional, a livre manifestação. E ali nao consegui finalizar o meu pensamento, o que vou tentar fazer mais a frente.

Clareando aos desinformados, aqui nao estou pra defender ou acusar A x B, Celso x Adilson, pois nao sou eleitor nem de um muito menos de outro. Fui claro, tanto é verdade que concordei com o ex-prefeito em alguns pontos, ex: os jardins da cidade, parques, árvores e etc... uma vergonha, nos vizinhos municipios, tanto de grande como de pequeno portes, as flores e plantas são renovadas a cada 60 dias, ás arvors são podadas e as praças limpadas, aqui agora que se inicia processo licitatório.

O Sr. Herculano, faz e muito bem, explanações da verdade, coisas que por exemplo eu nao saberia que estariam acontecendo, e para ver da veracidade é só pesquisar na net, o que ele fala, tanto desta gestão e como também falava da gestão que passou, É VERDADE... Umm monte de verdades, o problema do lixo, ponte, transito, troca e queda de secretarios e por ai vai....



Eu estava terminando o meu comentário anterior, e e dei um comendo errado e foi... eu falava ao sr. Adilson, que nao se deve escrever em LETRAS MAIUSCULAS, tantio em e-mals como aqaui ou em qualquer outro espaço como este, pois segundo a "netiqueta" diz que este procedimento, o subscritor estaria gritando, busquem informações em livros ou aqui mesmo na internet. Foi apenas uma pegação de pé, fazendo paródia com a sua admnistração.

Quanto a política partidáriua em Gaspar, só o tempo dirá, apesar que algunas estatisticas, mostrarem que o eleitor de Gaspar nao gosta de reeleição, gosta da alternancia no poder de 4 em 4 anos.

O atual prefeito, corre o risco de nao ser reeleito, mesmo que traga a ponte, apesar que este processo, segundo observa-se no site oficial do munipio esta adiantado, foi aberto licitação, ou será enganação? Eta desgastado e isto e muito dificil de reconquistar.

O ex-prefeito também deve ser rejeitado, o povo já demonstrou que nao gostou de sua maneira de admnistrar, o Paca, já deu o que tinha que dar, inclusive iniciou o processo de venda de bens imóveis, foi bom enquanto durou.

Sobra o que para Gaspar? Poucas alternativas, uma delas é o sr. Vilmar da Costa, popular "VILI", jovem, competente, esta ficando mais simpatico (kkkk) foi um executivo exemplar dirigindo insitituições bancárias e cargos imporatntes em empresa multinacional e agora como empresáriuo, demonstra competencia e inteligencia. Ou será um sonegador conforme alguém falou? Creio que nao, e com certeza terá o apoio da maioria dos eleitores da pacata Gaspar. Claro se estes rumors se consolidarem, talvez seja apenas conversa fiada e ele nao queira embarcar nesta canoa furada.

Gaspar precisa de renovação, nao precisa ser exatamente o Vili, que é um dos que se destaca, precisa de competencia e determinação, sem picuinhas politiqueiras, blindagens ao chefe do executivo, (pq nao o blindaram na campanha???) ou administrar com arrogancia, balburdia, gritaria e cara feira.

Acorda eleitor

André

* Nao tenho vinculo partidário, tenho consciencia politica, uma coisa esta muito distante da outra.

Herculano
04/01/2011 19:01
VEJA O PREÇO DA FARRA, DA IRRESPONSABILIDADE E DO POPULISMO: R$ 137,5 BILHÕES. POR ISSO, VEM O ARROCHO

A presidente Dilma Rousseff assumiu o governo federal com o montante recorde de contas a pagar do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os estoques de restos a pagar, que são os compromissos assumidos em anos anteriores que se acumularam para os exercícios seguintes, totalizaram R$ 137,5 bilhões no Orçamento Geral da União.

Os números fazem parte de um levantamento realizado pela ONG Contas Abertas com base nos dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi).

O volume de restos a pagar neste ano considera despesas correntes (R$ 63,8 bilhões), investimentos (R$ 57 bilhões), inversões financeiras (R$ 12,9 bilhões), gastos com pessoal (R$ 2,1 bilhões), além de outras despesas pequenas.

O levantamento não incluiu os dispêndios das empresas estatais, dos Estados, municípios e da iniciativa privada, que não são contabilizados no sistema de receitas e despesas da União.

O Contas Abertas chama atenção para o fato de que os R$ 137,5 bilhões representam o dobro de tudo o que o governo pretende gastar com investimentos neste ano (R$ 64 bilhões) e o triplo do previsto para o Programa de Aceleração do Crescimento (R$ 40 bilhões).

Aurelio Marcos de souza
04/01/2011 18:59
Herculano boa tarde.

Gostaria de dizer ao Senhor Carlinhos que o agradeço por sua defesa, mas não se faz necessário, pois tenho que o cidadão que se apresenta como André Luiz Spagnol, não levou em consideração que deixei a Procuradoria Geral do Município ao final de 2008, onde muito aprendi com os Doutores Daniel, Rafael e Fábio e as Doutoras Sally, Vanessa e Ana, dentre outros tantos doutores ali existentes, os quais detêm minha admiração é respeito. Aproveitando para desejar ?lhes um feliz e grandioso ano de 2011.

Dizer ao sr André que todas as ações até aqui propostas foram efetivamente de fatos e atos desta administração, por exemplo:

A nomeação no inicio de 2009 de um servidor para ocupar o cargo de Diretor do Núcleo de Associação de Moradores que foi disponibilizado para trabalhar do Ministério Público de trabalho em Blumenau, a defesa da parte contrária alegou que eu tinha conhecimento por que teria assinado como TESTEMUNHA o convênio, assinei sim o convênio como testemunha só que era para disponibilizar 4 (quatro) SERVIDORES EFETIVOS, e nunca permitiria que o ex prefeito nomeasse um servidor para colocá-la logo em seguida a disposição de outro órgão, pois se mostrava contraio Estatuto do Servidor Municipal e o posicionamento do TCE-SC.

Atualmente estamos questionando a lei que criou 17 (dezessete) cargos em comissão, sendo que o projeto de lei foi encaminhado pelo atual administrador e aprovado pelos atuais vereadores, lei esta que custaria ao município de Gaspar mais de r$ 900.000,00 (novecentos mil reais) somente neste ano.

Também informei ao representante do ministério público de Gaspar que a ponte Hercílio Deicke apresentava sérios problemas em sua estrutura, dentre eles o risco a integridade física de pedestres que ali transitavam, conforme o laudo exarado pela Defesa Civil de Gaspar no ano de 2010. Assim precisou da intervenção de terceiros para que a ponte venha ser reformada.

Já no caso da rua Hercílio Fides Zimmermann somente comuniquei o Ministério Público Federal depois que o Ministério dos Transportes de Lula me encaminhou o Plano Nacional Viário (PNV) em setembro de 2010, sendo que o pedido foi realizado ao final de 2007.

Assim cego não sou eu não Senhor Carlinhos, acho que cego é quem não quer ver, e esta muito claro quem é cego e oportunista em questão.



Carlinhos
04/01/2011 13:41
Eita, doutor Herculano os amigos do poder já voltaram a ativa, e tão començado a bater de novo, mais cada um tem se defender.

Gostaria de saber pq dos ataques ao ex prefeito, todo mundo disse apos as eleiçoes que o mesmo não conseguiria mais se eleger para presidente da associação de moradores, estranho é bater em alguem caido, ou será, que já pode ser reeleito a prefeito.

Falou o mesmo falou de obras, disse que Adilson não fez nada e que o atual mediocre governo poderá fazer alguma coisa, e se fizer é muito mais que o ex prefeito fez.

Ta certo mesmo, Pedro Celso Zuchi e Mariluci do PT, tem o dever moral para com a cidade, pois quando da campanha disseram que tinham as portas abertas em Brasilia, que Lula sabia dos problemas de Gaspar, e que a senadora Ileli tudo resolveria, assim temos que Gaspar tinha que ser a menina dos olhos e um canteiro de obras do Governo Federal, o que realmente não é, pois a unica obra pública é calçada em peiver que o Samae esta fazendo e doando para os ricos da cidade.

Tambem falou em oportunismo do ex causidico, ouço a discordar pois tem muita gente boa na cidade que quer fazer e nao sabe. E mais oprtunista que Pedro Celso Zuchi e Mariluci nao há, ele ganhou as eleiçoes dizendo que o hospital foi fechado pelo ex prefeito, qundo todos sabemos que o genro de Pedro Celso que é medico no hospital de uma força, e bota força nisto, e o pior de tudo que o prefeito Pedro Celso e outros determinaram que o mesmo fosse aberto sem qualquer condiçao, hoje ele corre o risco de fechar por falta de dinheiro.

Quem foi ao hospital vê uma Resoluçao da sala de atendimento dizendo que por falta de condiçoes financeira não haverá atendimento pediatrico no hospital. Falta dinheiro para pagar médico mais para pagar o companheiro Aldo Avosani que sequer sabe fazer um curativo, ai tem.

Dr herculano as obras não estavam paradas do municipio ali na coronel aristiliano ramos, pois tinha gente concretando laje neste final de ano ali proximo do alvorada, dizem que havizaram a Patricia, mais ela nada fez. É em gaspar somente o pobre tem que cumprir a lei.












Herculano
04/01/2011 11:48
AS TRAMAS DE BANDIDOS

Sinceramente eu não sei quais das notícias são piores: as que dão conta que os filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão envolvidos em negócios onde só eles levam vantagens de milhões de reais de uma hora para a outra, ou esta de hoje da Folha de S. Paulo, em que se revela a intenção de Fernandinho Beira-Mar em sequestrar um desses "meninos" de ouro.

Tanto uma como o outra notícia mostram a que degradação chegamos. Todos querem ter vantagens, não importando os meios e as formas. A lei - que devia nos igualar - só serve para os fracos se subordinarem aos fortes. Entre os fortes, a disputa é num campo onde cada um escolhe (ou faz) as regras da disputa. É uma esbórnia. E o vale tudo para as vantagens é impressionante. Chega-se ao hediondo, à lei do talião com uma naturalidade degradante.

Leiam a notícia de hoje. Para relembrar: o banditismo do Rio tem um viés político partidário, conceitual e administrativo, quando o ex-governador Leonel Brizola, PDT, assumiu o poder. Dai para o descontrole, foi um pulo e deu no que deu.

Uma investigação da Polícia Federal revela detalhes de como o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, planejou, de dentro do presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS), o sequestro de Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula.

Discutido entre dezembro de 2007 e agosto de 2008, o sequestro foi evitado pela PF, mas os supostos envolvidos, incluindo Beira-Mar, respondem a uma ação penal na Justiça Federal em Mato Grosso do Sul sob acusação de formação de quadrilha em razão da tentativa.

Herculano
04/01/2011 11:29
IDELI E SEU MUNDO DE VERDADES.

A gasparenese honorária, Ideli Salvatti, paulista que virou senadora por Santa Catarina, professora ativista, sindicalista da utopia, mas que no Senado revelou todo o seu cinismo com a ideologia que pregava e defendia aliando-se aos sarneys, jaders, colllors, renans da vida. Pois bem agora ela conseguiu um "ministério importante", o da Pesca numa cota de mulheres companheiras do PT. Ideli está fula com a imprensa (mas na verdade ela está fula com os fisiologistas da própria base - para quem não pode nominar - e a oposição - a culpada de sempre). Ideli que sempre usou a imprensa catarinense anunciar o que nunca conseguiu realizar, como se fosse uma imprensa servil, sua, estatal, ou a serviço do seu mundo de verdades. Ideli está nervosa. É só dar uma espiada no seu discurso de posse. Ela vai perder este jogo. Lendo os noticiários de ontem e hoje isto está claro. Veja este comentário. Ele sintetiza o que andei lendo.

Do blog de Josias de Souza, da Folha, sobre a posse da catarinense Ideli Salvati no Ministério da Aquicultura e Pesca: ?Acomodada na cota de mulheres que Dilma Rousseff guindou à Esplanada, a petista Ideli Salvatti assumiu nesta segunda (3) a cadeira de ministra da Pesca. Revelou-se incomodada com os comentários jocosos que sua nomeação suscitou. A certa altura, soou assim:

?Já ouvimos demais comentários jocosos sobre o ministério. A pergunta ?quantos peixes você já pescou?, eu não aguento mais ouvir?. Comparou-se às centenas de ministros que já passaram pela pasta da Agricultura. A eles, insinuou Ideli, ninguém pergunta quantos grãos de soja colheram. Ideli prometeu zelar pela valorização do setor pesqueiro. E mandou às minhocas os que desmerem seu ministério:

?[...] Não se avexe e não se estresse. Vá pescar, meu filho, e nos deixe trabalhar?.

A senadora em fim de mandato enalteceu o triunfo de Dilma: ?[...] Sai um presidente operário e estadista, e entra uma mulher para presidir o país?. Não uma mulher qualquer: ?Às vezes a gente esquece que essa mulher é uma das mais fortes representantes da juventude libertária de 1968?.

Fiel ao seu estilo, Ideli ignorou a mão que Dilma estendeu à oposição no discurso de posse. Enxerga nos opositores uma vocação canina:

?Que ladrem os cães, podem ladrar. Porque o que importante é que a caravana da cidadania anda cada vez mais rápida e lotada de brasileiros?.

Ideli vem de uma derrota na disputa pelo governo de Santa Catarina. Ali, sua caravana não passou. Barrou-a o oposiconista Raimundo Colombo, do DEM.

A propósito: quantos peixes terá pescado na vida Ideli Salvatti??



Fábio Fernandes da Silva
04/01/2011 10:28
A muito acompanho esta coluna e está é a primeira vez que posto algo aqui, venho tentar corrigir algo que na minha opinião é injusto.
O Sr. André diz que a administração do Sr. Adilson foi ruim ou algo assim, pois quando ele foi prefeito era normal vê-lo nas ruas, ruas estas que estavam sempre limpas, no governo dele foram asfaltadas e calçadas várias ruas, até onde eu me lembro foram feitos dois postos de saúde um no meu bairro e outro na margem esquerda, além disso a minha vó tinha o remedio dela pra diabetes de graça no posto do centro, coisa que hoje não existe mais. No Gaspar Alto, onde sempre ando de jipe, ele abriu uma porrada de rua e alagou outras, revisou e fez valer o plano diretor que pra mim como arquiteto é algo impressindível. Acho que ele fez muita "m..." também por ter aquele jeito explosivo, mas não podemos dizer que ele foi um mal prefeito, porque eu sempre senti nele que ele teve amor de verdade pela nossa cidade e lutou de tudo que é jeito e pelo menos não fechou ruas para agradar os ricos, pelo contrário ele abriu ruas pra ajudar todo o povo.
Para encerrar acredito que com ele estariamos melhor e não pior como diz o leitor André e antes que digam algo, eu votei nele sim e votaria novamente, mas eu não sou nem PMDB e nem PS.... e nem anti PT, até porque votei na Mariluci. Eu acredito na força e na vontade do povo de Gaspar e o Adilson é de Gaspar, por isso acho que ele se atrapalhou um pouco mas fez um governo no mínimo aceitável.
Abraços a todos.
André Luiz Spagnol
03/01/2011 21:44
Senhor Adilson!

Feliz ano novo pro senhor também e pra todos os leitores desta coluna do eminte jornalista sr. Herculano, o qual os meus votos sao extensivos a ele.

Muito bem, em primeiro lugar, sr. Adilson L. Schmitt, informo que nao votei no sr. Celso, justamente por achar um homem de pouco comando. O sr. Celso, parece que seu governo anda com as rédias soltas. Diferente do seu governo, o sr. tinha voz de comando, mas nem por isso, acertou quando la esteve. Gaspasr há muito tempo nao vê uma grande obra, o sr. parece que fez menos do que os petistas nestes dois anos. Embora vontade naoi lhe tenha faltado, mas as coisas nem sempre são como os politicos apregoam, como fez o senhor, como fez o sr. Celso do pt. É o que parece. Nem o senhor nem o atual mandatário, são homens de grandes obras, pelo menos até a presente data.

O Senhor tem toda razão, uma vergonha o que ocorre com o novo e modernissimo hospital de nossa cidade, reerguido a duras penas, de alguns poucos abnegados e preocupados com a saúde.

Mas quanto ao molusco, acho que o sr. foi infeliz pois transferiu seus votos a uma pessoa praticamente desconhecida politicamente, saiu com uma popularidade invejável e só nao retornará ao governo se nao desejar. Diferente o senhor que nao conseguiu se reeleger para o bem do municipio, pois me parece que o senhor seria muito mais insuprtável do que foi antes e piior nao conseguiu nem mesmo eleger um vereador.

O Senhor é meio contraditória, escumungava o nobre articulista e agora rasga-lhe eleogios pelo municipio a fora, ou nao? Ou o senhor está gostando do sr. Herculano mostrar algumas verades? Claro que sim, quem mudou foi o senhor e nao o articulista, ele continua com a mesma ponderação e conduta, já o senhor:

Mas quero lhe dizer também senhor Adilson, nas poucas linhas que escreveu, acertou em cheio quando critica a sujeira no centro da cidade, os jardins, sem flores, nao se poda mais árvores, nem se fraz uma limpesa condigna com a bela Gaspar.

Quanto a ponte, parece que estao resolvendo, pois acataram inteligentemente a decisão do judiciários, se assim nao fosse, poderiam ter recorrido, parece também que outras obras estao saindo e se sair o senhor ficará a nos luz de distancia do medíocre governo do pt de Celso e Mariluci.

Quanto ao seu ex-desafeto causidico, parece ser meio oportunista e meio cego, pois o que encherga agora, nao enchergava antes.

E para finalizar senhor Adilson, vou lhes dar uma diga de netiqueta, nao escreva assim : tudo MAISCULO
Herculano
03/01/2011 16:00
Aos leitores e leitoras que estavam de "férias" e não acessaram a coluna durante os últimos dias, recomendo ir aos arquivos. Eu as atualizei todos os dias desde a semana que antecedeu o Natal até o dia Primeiro de 2011. A partir de hoje, dia Três, quando o portal do jornal começou a ser atualizado pela equipe Redação, deixo de atualizar a minha coluna diariamente. Aos leitores e leitoras que ajudaram no recorde de leitura neste período, o meu muito obrigado.
Herculano
03/01/2011 15:42
NADA MUDOU

Tudo em famiglia na cosa nostra. Ao mesmo tempo que a Casa Civil informou que nada apurou de irregular sobre os possíveis desvios éticos da ex-ministra Erenice Guerra, a mão direita da atual presidente Dilma Rousseff, ps quais inclusive a obrigaram a sair do ministério, o que se viu na despedida, transmissão e posse da presidência da República, não deixa dúvidas.

Olha o que diz o noticiário: "Exonerados do governo federal por suspeitas de corrupção, os ex-ministros da Casa Civil, Erenice Guerra e José Dirceu, acompanham, neste sábado, a posse da presidente Dilma Rousseff. Ambos estão entre os convidados de Dilma em uma área restrita do edifício, próximos à rampa onde a nova chefe do Executivo federal subirá e será recebida pelo agora ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva" .

Lúcia Helena Teixeira de Melo
02/01/2011 17:37
Senhor Herculano.
Feliz 2011 fico feliz com sua volta.
Interessante eu trabalhei na antiga administração do senhor Adilson,todos falavam muito de sua atitudes como prefeito, que não ficava secretarios muito tempo em seu cargo porque o senhor Adilson era ruim,grosso não tinha paciência de conversar com seus secretários, isso o povo comentava,mas como funcionária descordo.
Eu como fui secretária de Educação em seu ultimo ano de gestão confirmo que ele foi sim, um maravilhoso prefeito com muitas idéias e muitos projetos desenvolvidos em sua administração e muitos que ficaram para ser dado continuidade na nova administração,um pequeno exemplo os ônibus do projeto Caminho da Escola,desde o nossos ultimos meses de administração já era para estar em Gaspar, só chegou agora,porque sera?Só gostaria de saber porque nesta atual administração está acontecendo pior.
Esta administração não e tão perfeita eles não estavam fazendo tudo certo.Repito, porque os secretários na maioria pedem para sair ou saiam por sua livre vontade ou pressão.
Como fala o senhor.Acorda Gaspar.

Abraços

Lúcia Helena Teixeira de Melo
RUBENS BACHMANN
02/01/2011 10:40
FELIZ 2011!!!
Odir Barni
01/01/2011 21:17
Caro Herculano: retribuo com prazer os votos de Um Feliz 2011! Por problemas técnicos fiquei uns dias sem acessar seu site. Vc fala dos problemas administrativos de Gaspar, como estou longe e não acompanhei, não devo opinar. Sobre o governo de Luiz Henrique, do meu partido PMDB, posso afirmar que foi desastroso para o noisso partido, bom só pra ele. Promeveu todos os nossos adversários, dando-lhes total liberdade em liberar recursos, elegendo um grande número de deputados. Ainda prega que a a tríplice aliança foi a salvação do PMDB. Ele acabou com o partido em muitos municípios, salvou o DEM e o PSDB, se projetou as custas de nossos tradicionais correligionários. Faço algumas indagações: onde está o PMDB de Blumenau, que não consegue nem eleger um deputado estadual? Quantos deputados foram eleitos pelo PMDB de Itajaí? Onde está o PMDB de Brusque? Como se encontra o PMDB de Navegantes, de Penha, de Timbó, de Indaial entre outros? Entregou as secretarias mais importantes aos partidos aliados e podou por baixo todas as iniciativas de renovação do partido. Hoje é senador aplaudido por aqueles que não entederam a sua capacidade de trair seus correligionários. Termina um governo do mais corruptos da história de Santa Catarina, prova disto, o caso Aldinho da fazenda, 2 milhões no caixa 2; dinheiro aos montes distribuido pela secretaria de esporte e lazer à entidades duvidosas, e ainda, seu vice envolvido em várias operações da polícia federal. Graças à Deus que esses sacanas fizeram a última viagem.
ADILSON LUIS SCHMITT
01/01/2011 18:30
PENSANDO BEM, DOIS SE PASSARAM E POUCO SE VÊ:

HERCULANO, LEITORES E LEITORAS FELIZ 2.011, DE MUITA PAZ, SAÚDE E DE REALIZAÇÕES.

DIGO ISTO, POIS A CADA ANO AS PESSOAS FAZEM PROMESSAS, PLANOS E QUANDO CHEGAM AO FIM DE CADA ANO, FAZEM UM BALANÇO, NEM SEMPRE AS COISAS ACONTECERAM NA SEQUENCIA, MANEIRA E OU EM QUANTIDADE QUE HAVIAM PENSADO.
MAS RETORNANDO AO TÍTULO DA MINHA POSTAGEM: QUERO LEMBRAR A DATA DE 01 DE JANEIRO DE 2.009, AONDE APÓS A CERIMÔNIA DE POSSE JUNTO A CÂMARA DE VEREADORES, OS PETISTAS, SEUS APOIADORES, CURIOSOS E DEMAIS PUXA SACOS CHEGARAM A FRENTE DA PMG, USANDO UMA CAMISETA COM A SEGUINTE FRASE:" VAMOS RECONSTRUIR UMA NOVA GASPAR", JUNTO COM A IMAGEM DE FUNDO DA IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APOSTOLO , NOSSO PADROEIRO.
HOJE PASSADOS 2 ANOS, LENDO A SUA COLUNA NÚMERO DE 2011, FICO A PENSAR O QUE FIZERAM, PLANEJARAM, DESENVOLVERAM EM FAVOR DE GASPAR. PIOR AS NOTÍCIAS A CADA DIA SÃO MUITO RUINS.
VOU DAR UM EXEMPLO: ALÉM DO NOSSO HOSPITAL TER SIDO REABERTO SEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS DEFINIDAS, AGORA QUEM DESEJAR UM PEDIATRA NÃO ENCONTRARÁ EM NOSSO HOSPITAL, ASSIM AS NOSSAS CRIANÇAS CONTINUARAM NASCENDO EM BLUMENAU.ENTÃO SERÁ QUE O DISCURSO BARATO JÁ ACABOU OU IRÃO CONTINUAR A PREGAR PARA NOSSA CALEJADA POPULAÇÃO, QUE NUNCA ANTES NESTE MUNICÍPIO SE TRABALHOU TANTO (PARODIANDO O NOSSO EX PRESIDENTE LULA MOLUSCO, QUE GRAÇAS A DEUS VAI ENTRAR NO OSTRACISMO E BEBER BASTANTE).
MAIS UM EXEMPLO: A LIMPEZA DE NOSSA CIDADE, NUNCA ESTEVE TÃO SUJA.QUEM DIARIMENTE USA A AVENIDA DAS COMUNIDADES, OBSERVA QUE OS MEIOS FIOS QUE ESTÃO CAIDOS E OU FALTANDO, SÃO OS MESMOS DA TRAGÉDIA EM NOVEMBRO DE 2.008.
OUTRO EXEMPLO: RIRAM DE MIM, QUANTO A PONTE HERCÍLIO DEEKE.AO MESMO TEMPO CAPATALIZARAM VOTOS E APOIOS DOS DESCONTENTES.SOMENTE ACORDARAM QUANDO O JUDICIÁRIO DE GASPAR INTERVEIO, APÓS A DENÚNCIA DO DR AURÉLIO MARCOS DE SOUZA.
SERÁ QUE AQUELES QUE ESTAVAM DE CAMISETAS EM 01 DE JANEIRO DE 2009, TERIAM A CORAGEM DE APARECER NA PRAÇA GETÚLIO VARGAS.MOSTRANDO QUAIS FORAM AS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DE GASPAR,PARA GASPAR OU EM GASPAR, NESTES DOIS ANOS QUE SE PASSARAM.

ABRAÇOS

ADILSON SCHMITT.

Herculano
01/01/2011 17:02
HOMEM MORRE COM GOLPES DE FACA EM GASPAR


O ano de 2011 começou espelhando bem a violência em que está metida Gaspar. A Polícia Civil registrou o primeiro homicídio, neste sábado, dia Primeiro do Ano. As 4h15min a polícia foi chamada pelos moradores da Rua Doralício Garcia, aqui no Centro, para registrar o assassinato de Osmar Luiz Mafra, 44 anos.

A polícia ainda investiga as circunstâncias do homicídio. Ainda não há suspeitos e ninguém foi detido. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Blumenau.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.