Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

04/02/2011

Achados e perdidos
Procura-se o que o PT de Gaspar diz ser sua Oposição. Quem a encontrar, de forma organizada, com liderança reconhecida, candidatos e projetos por Gaspar, favor enviar informações e pistas para esta coluna.

Classificados
Há vagas para candidatos a prefeito e vice de Gaspar que queiram concorrer em Outubro de 2012. Os pretendentes podem procurar um dos 17 partidos com representação oficial na cidade.

Será o fim do DEM?
A família Bornhausen está enfraquecida e desgostosa com os rumos além da perda de poder nacional e o definhamento do DEM. Deixa transparecer de que estaria muito próxima do PMDB (ou aposentadoria?). O expoente Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, selou a saída dele do DEM para o PMDB após a convenção de Março. E tem o aval do próprio doutor Jorge, padrinho de Raimundo Colombo, pai de Paulinho (deputado Federal e agora Secretário de Desenvolvimento Sustentável). Espera ai.  O PMDB não é aquele partido que está com Dilma Vanna  Rousseff e o PT, que dizem ser esquerda? Como ficam os conservadores e os da chamada direita? Coisas da política. E do doutor Jorge? Com a palavra gente entendida como Antônio Pedro (Pepê) Schmitt, Jean Jackson Kuhlmann, Fernando Neves, Marlon Benasi, Marcelo Brick, Tereza da Trindade...

Alternativa?
Ah, diriam alguns, tem o PSDB. Tem, é verdade. Nacionalmente, está numa crise existencial de dar dó. Sinceridade? O PSDB existe em Santa Catarina? Qual o líder, a unidade, discurso e ação? Não foi o doutor Jorge, com Luiz Henrique, PMDB, que manobrou e excluiu o PSDB do atual governo e da possibilidade de qualquer alternativa de poder na tríplice-multi-aliança? É ou não um balaio de gatos? Falta a esta gente projetos, ideais e contrapontos para uma sociedade plural. Falta verdade, bandeiras, causas e comprometimentos. E nós, votando no nada e na sobrevida disso. Queremos  reclamar do que?

Perguntar não ofende
E se isso vingar (o  desaparecimento do DEM e a migração para o PMDB que apóia o PT, que apóia...), essa gente toda do ex-DEM e do atual PMDB, como o Oswaldo Schneider, o Paca, vai estar no mesmo balaio para apoiar a reeleição do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT? A política não é a arte do improvável? Há gosto, aliança e discurso para qualquer ocasião. Vergonha.

No reboque
Não entendi bem. Mas, parece que o governador Raimundão é um fantoche do senador Luiz Henrique da Silveira, PMDB. O Raimundinho não pode nomear ninguém sem passar pelo crivo do ex-governador?  Tem que ir a Brasília para discutir esses assuntos? Não pode auditar essa degeneração do 148-A e Pró-Emprego, fantasias para poucos, como os menudos de Joinville, que continuam na teta? E esse cabide de empregos e despesas chamado ?secretaria regional?. Aviltante. Será humilhante para o executivo  Ubiratan Rezende se essa anomalia administrativa se perpetuar. Afinal, quando Raimundo Colombo vai governar com a sua marca? Já está na hora de dizer a que veio. Será que ele vai desonrar os serranos Vidal, Aristiliano, Nereu e Celso Ramos (um símbolo  até hoje de mudanças), todos do PSD? E o que dizer de Jorge e Paulinho sobre Irineu,  da velha e rançosa UDN, rival dos Ramos, entretanto, todos ao seu tempo com marca, ação e resultados para Santa Catarina e seus partidos?

Manchete
?Em um mês quatro assassinatos em Gaspar. Dois na Marinha?. Retrato acabado do caos social e urbano da cidade. Falta rumo. Acorda, Gaspar!

Pneu furado
O PT de Gaspar encontrou a razão dos entupimentos de galerias e tubulações nas enxurradas: um pneu no Bela Vista. Virou tema para manchetes, exemplo e propaganda enganosa. Com ele culpam a população pelos desastres. Pelo menos foi isso que a vice Mariluci Deschamps Rosa deixou escapar no programa oficial da prefeitura na Rádio Sentinela. Brincadeira. Papo furado. Ela quer se auto-imunizar e livrar o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, das responsabilidades administrativas; o secretário de Obras,  Soly Waltrick Antunes Filho, da limpeza e manutenção; a coordenadora da Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss, da falta de planos e ações preventivas; a secretária  de Planejamento, Patrícia Scheitt, do olho que se fecha para as agressões ao Plano Diretor; e o presidente do Samae, Lovídio Carlos Bertoldi, pela deficiente recolha do lixo na cidade e principalmente nos bairros, como o Bela Vista? Acorda, Gaspar!

Azedou I
O polêmico projeto do Trem da Alegria que o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, fez e aprovou na marra na Câmara,  para a contratação de 17 assessores de altos vencimentos, está fazendo água. Primeiro foi a promotoria Pública do Tribunal de Contas que acendeu a luz vermelha. Agora, é a Justiça que julga a Ação Direta de Inconstitucionalidade. Zuchi e Mariluci estão inconformados. Já lançaram dúvidas sobre a capacidade técnica de seus assessores. Querem uma saída honrosa. Como assim? Outro projeto ou novos secretários? Rapidamente, nomearam o superintende do Belchior para se tornarem vítimas. De factóides, são bons. Acorda, Gaspar!

Azedou II
Quem acessa a atualização diária da minha coluna na internet via o portal www.cruzeirodovale.com.br já leu ontem a minha observação sobre o assunto. Sinceramente? Acho que há alguma coisa errada na orientação e procedimentos formais e jurídicos dos negócios do Município de Gaspar. Ou então, o pessoal do paço acha que é a própria lei. Não são possíveis tantas dúvidas e derrotas. E depois dizem que é sabotagem da Oposição. Mas, qual? A incompetência? A esperteza? A ingenuidade? A arrogância? Eles estão perdendo para eles mesmos. Não se sustentam nos questionamentos mínimos.

Azedou III
Na mesma coluna atualizada, todavia na Quarta, o presidente do PPS de Gaspar, o advogado Aurélio Marcos de Souza, fez uma proposta. Que os R$950 mil ?economizados? com o Trem da Alegria fossem diretos para o Hospital, no qual diz o presidente do Conselho, Celso Oliveira, falta R$1,5milhão. Ou seja, todos enxergam as prioridades, menos a atual administração. Acorda, Gaspar!

Edição 1263

Comentários

Herculano
07/02/2011 21:26
Se faltam habite-se e alvará sanitário ao novo Hospital de Gaspar como insistem há dias alguns leitores da coluna em comentários que postam aqui, são as provas mais do que suficientes para provar que o presidente do Conselho, Celso Oliveira, cedeu e errou em permitir a reabertura do Hospital com açodo no ano passado e de que a prefeitura, bem como a secretaria de Saúde municipal, foram coniventes com esta situação no mínimo estranha - porque lhes era conveniente, pois lhes aliviava o caixa, passava os problemas para os outros (o hospital) ao mesmo tempo em que se vangloriava na propaganda enganosa - com tudo isso. Bravata, palanque, dissimulação e esperteza.
Joao da Silva
07/02/2011 20:16
Olha so em relação a carta do Sr Dario Beduschi e interessante a tentativa dele de proteger a administração do PT claro sua filhinha e cargo comicionado na atual administração e em relação ao hospital o mesmo continua irregular no municipio nao tem habite se nao
Herculano
07/02/2011 18:57
A POSSÍVEL COMPRA DE VOTOS EM GASPAR

Você sabe o que é feito desse processo e que ainda está em fase de inquérito? Você sabia que ele surgiu no dia 20 de agosto de 2009 e desafia a celeridade de processos similares na Justiça Eleitoral? Esta e outras curiosidades você terá na coluna "Olhando a Maré", desta Terça-Feira, no jornal Cruzeiro do Vale.
Herculano
07/02/2011 17:58
Começa daqui a pouco (as 19h) a aula inaugural do Instituto Federal construído ali no Bela Vista, trazido para cá numa gestão da Acig (Samir Buhatem), Acib (Ricardo Stodieck), da Associação dos Moradores do Bela Vista (que doou o terreno), da prefeitura na Administração de Adilson Luiz Schmitt e Clarindo Fantoni, e da ex-senadora e hoje ministra, Ideli Salvatti. O atraso foi de um ano e meio. O prefeito Pedro Celso Zuchi, PT e sua troupe prometeu estar lá, depois dele ter ido a Brasília para a "inauguração" virtual de algo que ainda não está totalmente pronto por aqui (faltando a parte da prefeitura).

Muita gente que irá lá, não terá onde estacionar, terá que pisar na lama, se antes não ficar num dos buracos da Rua Adriano Kormann. Se houver uma chuva mais forte, corre o risco de fiscar isolado por lá mesmo e testemunhar o ribeirão dos Padres enfurecido com as mazelas dos políticos e se cobrando nos moradores. Será uma aula completa de administração ineficaz. Acorda, Gaspar!
Herculano
07/02/2011 11:52
Uma questão para a secretária de Planejamento, Patrícia Scheit responder.

Não se pode construir a 100 metros do Rio Itajaí Açu e 30 metros da maioria dos nossos ribeirões. Certo. É lei. Mas, pode entulhar essas mesmas margens com aterros que vão escorregar para o Rio ou facilitar futuras ocupações?

Dois pesos e duas medidas diferentes. Falta fiscalização séria. E oempresário do ramo imobiliário, Carlos Eurico Fontes, o Zuza, está com a razão de espenear. Este exemplo, dentro de casa, está lá no Belchior Baixo para quem quiser testemunhar. Lei para uns, tapa olho para outros. Acorda, Gaspar!
Herculano
07/02/2011 11:46
O Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - está recheado de coisitas interessantes do Município de Gaspar, entre eles reajustes de aluguéis que valem retroativamente desde o dia Primeiro de Janeiro. Mas, isto será tema para outra postagem.

Agora publico portarias prorrogando duas sindicâncias por mais 60 dias, ambas assinadas na Quinta, dia três, e envolvendo dois servidores da Ditran.

A primeira
PORTARIA Nº. 2.334, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2011. PRORROGA O PRAZO PARA CONCLUSÃO DOS TRABALHOS DA COMISSÃO PERMANENTE DE SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR EM RELAÇÃO AO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Nº. 02/2009, INSTAURADO PARA APURAR A RESPONSABILIDADE DE PEDRO DA SILVA.

A segunda
PORTARIA Nº. 2.335, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2011. PRORROGA O PRAZO PARA CONCLUSÃO DOS TRABALHOS DA COMISSÃO PERMANENTE DE SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR EM RELAÇÃO AO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Nº. 18/2008, INSTAURADO PARA APURAR A RESPONSABILIDADE DE FRANK AURÉLIO CARVALHO RODRIGUES.





Felipe Cruz
07/02/2011 07:51
Certíssimo, construir um prédio próprio para Câmara de Vereadores com certeza além de melhorar a acessibilidade, trará economia. E quando a prefeitura vai secar as tetas dos inúmeros alugueis que possui ? Inclusive para companheiros ex-candidatos ?
Herculano
06/02/2011 21:23
O jornalista Moacir Pereira informa que o governador Raimundo Colombo, DEM, poderá ter mais problemas políticos para administrar no equilíbrio de forças da multi-aliança que o elegeu.

É que o Supremo Tribunal Federal não vem reconhecendo as coligações proporcionais na substituição dos titulares na Câmara e na Assembleias. Vale o coeficiente partidário.

Assim, então Gervásio Silva, do PSDB, vai entrar com ação para ocupar a vaga de Marco Tebaldi. Romana Remor e Jovino Cardoso Neto, ambos do DEM, serão deputados federais por Santa Catarina, nas vagas de João Rodrigues e Paulinho Bornhausen. Ficarão fora Valdir Colato(PMDB), Carmen Zanotto(PPS) e Gean Loureiro(PMDB).

O caso de Jovino Cardoso parece ser o mais tranquilo para Colombo. Eleito suplente de deputado por uma corrente religiosa, Jovino alçou voos de presidente da Câmara de Blumenau (quando contrariou orientação do prefeito João Paulo Kleinubing no próprio DEM). Para ser deputado, Jovino terá que renunciar a vereança. Não fará isso, porque a vaga na Câmara Federal é apenas temporária e sendo assim, corre um sério risco de não ter palanque em lugar nenhum, até porque nesse ninho de cobras, Jovino está em desvantagens.
Herculano
06/02/2011 21:06
Aviso aos integrantes do DEM e outros da chamada multialiança que elegeram Raimundo Colombo: o senador Luiz Henrique da Silveira, PMDB, depois de renegar Lula e a aliança que elegeu Dilma Vanna Rousseff, relaxou e vai gozar. Diz que fará parte da base aliada da presidente no Senado.

Botou banca, fez preço, deu um tempo mas não ficará numa Oposição sem voz, voto, discurso e perspectivas. Está velho demais para as aventuras juvenis. Histórico, sabe que tem hora para brincar e esticar a corda. Agora, então é aguardar o anúncio oficial, porque a notícia o PT, o PMDB e ele próprio (LHS) já plantaram na imprensa nacional e local para determinados colunistas. Vão esperar o resultados deste ensaio.

Luiz Henrique da Silveira, que pilota o governo de Colombo, não quer ser apenas uma sombra qualquer de Sarney e outros dinossauros. Assim, parece que teremos no futuro, o PT e o PMDB (unidos) e os outros nanicos (como o PSDB) e alguns tragados pela história como o DEM. É a mexicanização (PRI) da política brasileira, ou não?
Herculano
06/02/2011 17:00
Neste Domingo estive na comunidade Santa Clara, no Poço Grande. Ela homenageou o filho da terra, Dom Jaime Spenlger, sagrado bispo (o quarto) no Sábado, em Gaspar. Mais de 600 pessoas, uma maioria de Spenlger, orgulhosos.

No meu contato com pessoas contentes, livres, simples, comunitárias e esperançosas, uma decepção. A ausência oficial da prefeitura e da Câmara. Nem uma faixa. No íntimo, elas (que foram voluntárias e patrocinaram o evento) revelavam outra percepção. Se fosse em ano eleitoral, tudo seria diferente. É isso que esse pessoal do poder não entende e quer combater, mas não pode. É algo silencioso que contamina e enfraquece. É a tal Oposição (fantasma, por enquanto), pois ela não existe de verdade, nem mesmo nos comentários desta coluna e do jornal Cruzeiro do Vale. A atual administração se perde no próprio comportamento. Acorda, Gaspar.
Herculano
06/02/2011 16:39
Ao que se identifica como Pitanga, algo já em extinção por aqui.

Se o engenheiro, amigo pessoal (mais que pessoal do prefeito) e secretário de Obras, Soly, não tirou folga nos 33 dias da vergonhosa (como você mesmo qualifica) férias coletivas da prefeitura de Gaspar, o que ele fez nesse período? Trabalhou? Para quem?

Mais, fácil, caro Pitanga é buscar a confirmação de que neste período a população de Gaspar se afogou e perdeu bens nas enxurradas com valas, tubulações e bocas de lobos entupidas, além do banho de poeira em muitas outras ruas. Faltou previsão, planejamento e ação.

Trabalho? Quer um exemplo? Depois de uma pressão daquela, em uma semana, e depois das férias, o pessoal a prefeitura e subordinado ao Soly, limpou as valas do Sertão Verde para livrar o prefeito Pedro Celso Zuchi que um vexame maior do que ele ficou naquela reunião lá na comunidade. Foram "apenas" dois anos de espera para se fazer algo que estava na cara para qualquer leigo fazer (não precisava ser engenheiro, secretário ou prefeito).

Por derradeiro, senhor Pitanga. Se o engenheiro Soly, seu protegido, trabalhou (e como lhe expus pouco), mais uma vez, a favor dos gasparenses nas férias, Soly informou pouco, apareceu pouco e além do mais, por expressão legal, não tem direito a ficar de férias agora. Nada lhe é permitido compensar, muito menos usufruir de algo que não lhe é dado como um direito, as férias ao arrepio da lei (se verdadeiramente ele esteve usufruindo como alegam algumas testemunhas).
Ivan Pedro Pintanga
06/02/2011 16:00
O Soly, pelo que sei nao tirou férias neste periodo de 33 dias de vergonhosa folga, ficou a frente dos trabalhos, acho que isto será facil de buscar a veracidade desta afirmação
jaisom barreto
06/02/2011 14:45
Fernando Henrique acusa PT de sonegar futuro do país
Em artigo, ex-presidente pede que oposição esqueça questões internas



este é o titulo o Sr. pode resumir como achar necesario


e este é o site onde esta a materia


http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/fernando-henrique-acusa-pt-de-sonegar-futuro-a-brasileiros
jaisom barreto
06/02/2011 14:43
Para Fernando Henrique, oposição tem de berrar contra decisões autoritárias do governo do PT.

Reconduzido ao posto de porta-voz do PSDB após estrelar o programa do partido na última quinta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a atacar o PT neste domingo. Em artigo publicado nos jornais O Globo e O Estado de S.Paulo, ele acusa o governo petista de sonegar aos brasileiros o debate sobre o futuro do país e tomar decisões de forma autoritária.
Para Fernando Henrique, a oposição precisa ?berrar? pela democratização desse debate. Ele coloca como exemplos de medidas obscuras do governo de Luiz Inácio Lula da Silva o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do trem-bala e de usinas hidroelétricas. ?O caminho a ser seguido era definido em surdina nos gabinetes governamentais e nas grandes empresas. Depois se servia ao país o prato feito na marcha batida dos projetos-impacto.?
FHC apresenta Dilma e o antecessor dela como peças de um mesmo governo, apesar das diferenças pessoais entre eles. ?A presidente é mais discreta, tem menos loquacidade retórica. Mais afeita aos números, parece ter percebido, mesmo sem proclamar, que recebeu uma herança braba de seu patrono e de si mesma.?
O tucano cita manobras feitas pela área econômica, ?mágicas antigas?, em suas palavras, para dizer que nem tudo vai bem no Brasil. ?A situação fiscal se agravou. Até os mercados, que só descobrem estas coisas quando está tudo por um fio, perceberam. Mesmo os ?velhos bobos ortodoxos do FMI?, no linguajar descontraído do ministro da Fazenda, viram que algo anda mal.?
Primeira grande queda de braço de Dilma Roussef na Presidência, o reajuste do salário mínimo, é visto como um episódio emblemático por FHC. ?Os pelegos aliados do governo que enfiem a viola no saco, pois os déficits deverão falar mais alto do que as benesses que solidarizaram as centrais sindicais com o governo Lula.?
Pequenezas - O líder tucano aproveita o artigo para mandar um recado aos colegas de partido entretidos em disputas internas por poder ? como já virou tradição no PSDB. ?É hora de a oposição falar forte e esquecer as questões pequenas?, afirma FHC. ?Ou a oposição fala e fala forte, sem se perder em questiúnculas internas, ou tudo continuará na toada de tomar a propaganda por realização.?
Fernando Henrique recomenda a oposição a começar a fazer seu trabalho diante de Dilma Rousseff pela crítica à falta de estratégia no país, especialmente no campo internacional. Para o ex-presidente, o Brasil precisa definir como enfrentará a concorrência de potências como a China, com um planejamento econômico e educacional.
?Não basta jogar a culpa da baixa competitividade nas altas taxas de juro?, diz. ?Preparamo-nos para a era da inovação? Como investir em novas e nas antigas áreas produtivas sem poupança interna??
Para o tucano, assim deve agir a oposição: ?Sem sujar as mãos (ou a língua) nas nódoas do cotidiano nem confundir crítica ao que está errado com oposição ao país.?
Herculano
06/02/2011 07:38
POVO FAZ O QUE COMPETE A PREFEITURA FAZER, PAGA COM OS IMPOSTOS DE TODOS

A vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, PT, no programa chapa branca "Minha Cidade", da prefeitura, deixou a entender que os moradores de Gaspar deveriam varrer as ruas defrontes as suas residências.

Alguns não gostaram afinal não se trata apenas de um ato de cidadania, pois o relaxo na prestação de serviços da prefeitura é geral e há muito, enquanto o aumento dos impostos para pagar este tipo de serviço é o maior de todos os municípios da região, esfolando os munícipes.

Para protestar e ao mesmo tempo chamar a atenção com humor, o Itamar Zuchi, o Massinha, levou o carrinho de mão, com pá e vassoura, foi a rádio debochar e passou a fazer o serviço da prefeitura sugerido pela Mariluci. É a Gaspar acordada.
Herculano
05/02/2011 21:28
Maizena.
Esse caldo pode engrossar. Você está certo: secretário municipal não tem férias e 13o. entre outros (ainda mais numa área tão sensível e criticada como a secretaria de Obras. Talvez esteja ai, a explicação para tudo que vem acontecendo).

Maizena, se o engenheiro Soly Waltrick Antunes Filho se ausenta do serviço, como o cargo dele é público e de confiança do prefeito (e da comunidade), ele deve satisfação. Se não deu, está devendo. Se saiu particularmente, precisa explicar; se saiu para algo relacionado ao cargo, precisa esclarecer; se ficou doente, precisa atestar (este será fácil). Afinal, a prefeitura já fechou as portas por 33 dias seguidos em algo inédito na região a quem não tem responsabilidade em fazer e resolver pela comunidade.

Então perguntar, não ofende: esses 33 dias não foram suficientes?
Maizena
05/02/2011 18:59
Ha duas semanas ligo na prefeitura atraz do secretário de obras e transportes, só me respondem que ele esta de férias. Outros me dizem que secretário nao tem férias. Alguem sabe onde mora, pois a vala em frente de casa, daqui a pouco meu carro fica la.
Herculano
05/02/2011 17:52
Ao que se identifica como Jaisom Barreto, o qual para expressar livremente a sua opinião, e assim contribuir para o debate, sem ser desqualificado, calado ou perseguido na comunidade por esta atitude cidadã, se esconde neste pseudônimo e que já foi nome verdadeiro de uma voz de mudanças no cenário político catarinense e nacional.

Como se vê, pelo seu relato, que ratifica o meu e de há muito tempo (e sempre contestado pelo poder de plantão, bajuladores, incapazes e omissos de sempre): está tudo dominado por bandidos (de todas as espécies e interesses) ou medrosos.

Problemas sempre haverão. Este é o desafio permanente de todos nós. A questão é a de se estabelecer as prioridades e como enfrentá-los. E uma das questões fundamentais é como a comunidade deveria se sentar no divã, discutir seus problemas, optar pela transparência e ser dialética na busca de novos resultados diferenciais. Gaspar rejeita isso há muito tempo e dessa forma, rejeita, penso, também, a pluralidade (e até a diversidade), além de uma solução compartilhada na responsabilidade de todos.

Por fim: acorda, Gaspar!
jaisom barreto
05/02/2011 16:43
a em tempo quem manda o Sr. ficar ai no ar condicionado, atraz do seu noot buk, só se preocupando em pronomes de tratamento, acorda pra vida, desculpa a grosseria e ironia, mas isso aqui ta muito pior que se imagina, eu fiquei sabendo que o Hopiatl reguralarizou as plantas do predio so agora se for ver nem habite-se ainda não tem.
jaisom barreto
05/02/2011 16:37
Sr. Herculano


Não me faça rir, se o efetivo da Cidede tiver muito a mais de 40 homens não chega a 50, incluindo o administrativo, os de atestados os em vias de aposntadoria e aquele que fica cuidando do pardal ganhado pra gerar multa.
Num municipio com 60.000 mil habitantes isso da um total de 1500 habitantes para cada policial, eu nem queria tanto nem chegaria a sonhar com tanto, mas se em um pais de primeiro mundo o recomendado é 400 se nos conseguissemos chegar a um numero de 800 já estaria mais que bom.
Então Sr. aqui podemos dar uma medalha a cada homem, pq o que eles estão conseguindo fazer e ainda não estamos lembrando que eles cuidam de ilhota tambem.
Herculano
05/02/2011 15:32
Tudo dominado.

A Associacão dos Moradores do Bairro Santa Terezinha se reuniu com dois assuntos em pauta: as obras da drenagem pluvial que estão sendo realizadas ali e a segurança do bairro. A coisa tá preta por lá mesmo. Pouco antes da reunião um outro item engrossou emergencialmente a pauta reunião do Conselho de Segurança do Santa Terezinha - também conhecido como Conseg - , o arrombamento da Associação.

Outros exemplos? Há inúmeros. Veja este mais recente.

Na noite desta Sexta-Feira para Sábado, vândalos invadiram a sub-estação de Tratamento de Água do Samae, na Bateias e promoveram uma baita destruição por lá, a tal ponto que os equipamentos pararam de funcionar. O abastecimento de água ficou comprometido na Bateias, Barracao, Óleo Grande e Arraial dos Claudinos.

Falta polícia em Gaspar. Os números são parciais. As notícias são a conta gotas e as vezes dificultadas. Entretanto, para entendidos e eu concordo com eles, falta antes, uma política pública de ação social e urbana. Gaspar virou o mocó dessa gente que em outras cidades do Vale estão mais vigiadas. Quando não matam (quase todos por questões de tráfico de drogas e desajustes familiar), desovam corpos por aqui (devido a falta de vigilância). Acorda, Gaspar!
Herculano
05/02/2011 12:52
Ao que se identifica como Jaisom, demais leitores e leitoras da coluna.

Este debate é bom (independente da opinião). Gaspar têm feridas e há gente que sobrevive delas. Outras (muitas) querem escondê-las (para fingir que tudo está bem por aqui). Há quem prefira sofrer do que se expor. São opções. Todavia, entendo que é preciso conhecê-las (as feridas) antes usar remédios, buscar a cura...

O debate num primeiro instante parece duro, despropositado ou insolente. Entretanto, ele é fundamental para a transparência e a busca das soluções, dos mentirosos, dissimuladores, aproveitadores e incapazes. E isto Gaspar não estava acostumado, mas parece ser um caminho sem volta. E o jornal Cruzeiro do Vale tem contribuído muito, e há muito tempo.

Fingir que está tudo bem, apenas sustentar fantasias e tem gente que se aproveita deste clima falso. Por que? Nada vai mudar, melhorar. Pelo menos debatendo, há uma chance. E nesta de fingir, esconder e tentar calar quem provoca ou participa do debate, vocês sabem qual foi a manchete do Jornal do Almoço deste Sábado na RBS de Blumenau? Respondo: a população de Gaspar está com medo daviolência.

Então escondeu-se este assunto (ferida) vital a tal ponto que as pessoas que figiram que não ela com ela, agora, próximas de serem as vítimas, estão com medo. Faltou o debate. E hoje a cura pode ser tarde ou ter um custo muito maior para todos. Acorda, Gaspar!
jaisom barreto
05/02/2011 12:16
Sr. Herculano bom dia

Eu não tenho nada a ver com a chamada de atenção a sua pessoa por um leitor seu, mas gostaria de tomar a liberdade em participar do assunto, visto que leio sua coluna diariamente e me sinto meio que imcompleto no dia que não o fasso, ou seja faltando algo e se meu comentario acrescentar muito que bem do contrario mil desculpas.
Uma lei da física, tudo o que não enverga quebra, serve para os dois lados, eu poderia facilmente ficar nesse primeiro item que serve para ambas as partes.
Ou posso dizer é uma questão de semantica meu caro Watsom, serve a cada um a sua interpretação, dito isto eu podeira voltar facilmente ao inicio das campanhas para eleição ao Governo de quando o Sr. João Raimundo Colombo era candidato solo e pregava que as SDR's eram um cabide de empregos que sabe-se la porque (juntou-se) ao governardor elegendo-se ao Senado.
E hoje numa dinamica da politica é o governador do Estado e assim sendo não usa ele próprio o seu primeiro nome, qual o respeito ou falta de respeito, o mesmo ocorre com prefeitos daqui e de cidades vizinhas, muito pouco de Gaspar sabe que Celso Zuchi é Pedro e que JPK não é JPK.
E que em campnha o Sr. Governador era Raimundão e nas decisões virou Raimundinho.
É evidente que o PMDB daqui pode se juntar com o PT, que o DEM de São Paulo vai se juntar com PMDB que esta junto com o PT e que vai virar um coisa só. Que fidel em nome do socialismo utopico subjuga todo o seu povo achando que ninguem mais naquela ilha pode ter ideias de melhorias que só ele pensa e se não for ele é o seu irmão.
Isso é tão evidente que vereador de Gaspar pensa que os empresarios não precisam mais contribuir com o Hospital, que uma cidade sem saúde de qualidade e educação de qualidade não tem mão de obra de qualidade, que um hospital não precisa de UTI, PEDIATRIA, e nem Unimed, que o atendimento deve ser gratuito que o méedico va ao hospital só com sua profissão se beneficie de todos os equipamentos e funcionarios, receba o seu limpo não declare nada nem ao imposto de renda e a instituição arque com o resto.
E que toda a sociedade o trate de Dotorzão pra paga, Dotor pra pedir e Dotorzinho pra cobra.
Vou criar um movimento abaixo o bairismo, precisamos reconstrui uma Gaspar do tamaho do coração do vale
Herculano
05/02/2011 11:00
Uma pergunta que não quer calar: por que os presidentes da Câmara de Gaspar fingem que não é com eles e não constroem o prédio da Câmara?

Dinheiro previsto no duodécimo que eles recebem do orçamento de Gaspar (de todos nós) tem. Tanto tem que eles devolvem para o caixa do Município todos os finais de ano por falta de uso. Parte desse dinheiro que seria para a construção vai para aluguéis, reformas, reformas...

Quando se conversa com o presidente de plantão, as justificativas são as mais variadas (e não convencem). Quando se fala no privado com os vereadores, as pistas (e as dúvidas) são claras.

E para tentar desatar esse nó de desinteresse e descomprometimentos, o vereador Rodrigo Boeing Althoff, PV, "solicitou via oficio a nova mesa diretora, que efetive esforços para construção da sede própria da Câmara de Vereadores de Gaspar, uma vez que em 2009 foram devolvidos ao Executivo, valores aproximados a R$ 340 mil e em 2010 R$ 240 mil, e o aluguel do atual prédio gira em torno de R$ 10 mil mensais; sendo que além disso o atual imóvel não atende as normas de acessibilidade".

Muito bem, vereador. Terreno disponível já tem e faz tempo. Falta decisão, determinação e competência. Porque "esforços", vereador Althoff, faz tempo que se faz nesse sentido e até agora nada. O "esforço" do senhor deve ser agora em denunciar quem e porquê se boicota tal ideia. Se os vereadores não têm iniciativa de cuidar do próprio ambiente deles, terão vontade de cuidar do Município? Talvez seja por isso, que há tanta lei e procedimentos (e que passaram por ação ou omissão da Câmara) sendo questionadas na Justiça.
Herculano
05/02/2011 09:39
CARTA E OPINIÃO DO LEITOR DA COLUNA

??Olhando a Maré??
Está certo que o prefeito Celso Zuchi não repete o trabalho desenvolvido por ele e sua equipe quando do primeiro mandato,mas convenhamos,também não é um governo totalmente inoperante como quer nos fazer acreditar o Sr.Herculano Domício na sua coluna.O curioso que ele continuamente, agride o PT e isto, creio,não contribui muito para o nosso município. Elogiar, criticar e fiscalizar faz parte do cotidiano de um colunista, mas convenhamos, o Sr. Herculano Domício pouco tem ajudado, na minha opinião, muito neste processo de tentar diminuir as diferenças ou até o ranço político na nossa cidade. Até, creio, devo me penitenciar fazendo uma ?mea culpa?, porque participei de processos políticos anteriores e cometi equívocos, que é certo, hoje não os repetiria.

No Cruzeiro do Vale do dia 4 do mês corrente o Sr.Herculano Domício trata a Presidenta como se fosse íntimo da mesma, uma pessoa do seu convívio, usando o termo ?aquele partido que está com Dilma Vanna Rousseff?.No mínimo, Presidenta ou Dona Dilma.Em seguida e creio não ser vergonha alguma, se PT e PMDB (??aquele partido?-palavras do colunista)unissem forças aqui em Gaspar como o fizeram a nível nacional, nosso município teria muito a ganhar, pois além dos partidos ditos nanicos, de menor expressão política, hoje PT e PMDB comandarão o país, pelo menos até 2014.

Tratar o governador Raimundo Colombo de Raimundão e para em seguida denominá-lo Raimundinho, é uma pura falta de respeito para com a autoridade máxima do estado de Santa Catarina.

E quanto ao governo Celso Zuchi/Mariluce Deschamps Rosa é constante a agressividade contra o mesmo.Se os eleitores estiverem totalmente descontentes, o que nos quer fazer acreditar o Sr, Herculano Domício, teremos um plebiscito em 2012, daí, com certeza as dúvidas serão esclarecidas.

Até por conhecer o Sr. Herculano Domício, tenho certeza que o mesmo não serve a algo ou a alguém e, acredito, que a sua coluna neste conceituado jornal está muito aquém de sua sabedoria e capacidade profissional. Para terminar, a continuar com este procedimento, com certeza, nada terá a acrescentar ao seu rico currículo.

Atenciosamente,
Dario Beduschi, escritor.

RESPOSTA DO COLUNISTA: Obrigado pela leitura, respeitarei sempre naquilo que divergimos e que no fundo, pelo conteúdo expresso, são convergências da Gaspar provinciana e que se atrasa para todos como admite no "mea culpa". O "rico currículo" é por sua avaliação, conta e risco.
Herculano
04/02/2011 22:08
A FORÇA DO POVO UNIDO DO SERTÃO VERDE ENQUADRA A ADMINISTRAÇÃO IRRESPONSÁVEL DO PT DE GASPAR. ESTÁ AI UMA LIÇÃO PARA OS DEMAIS

Olha só o título e o sub-titulo do "press release" de final de tarde de Sexta-Feira da prefeitura de Gaspar: Comunidade do Sertão Verde está satisfeita com desassoreamento. Moradores dizem que nunca viram uma limpeza como esta no bairro". Auto elogio? Hum!

O que a prefeitura fez? Coisa simples: limpou as valas. Em quanto tempo? Uma semana. E por que limpou? Porque depois de se afogar mais uma vez na Sexta-Feira dia 21 de Janeiro, a comunidade do Sertão Verde, cansada, humilhada e desesperada, ameaçou fechar a BR-470, invadir a prefeitura e alimentar a imprensa com denúncias do descaso se o prefeito Pedro Celso Zuchi e sua turma não fossem lá conversar com eles para resolver os problemas que os atormentam desde a catástrofe ambiental de Novembro de 2008.

A coisa ficou preta. O prefeito foi. Viu que a coisa não estava para brincadeira. Não podia enrolar (se bem que tentou, dizendo que tinha coisa que era culpa da Fatma - e que ele nunca respeitou quando tinha interesse). Fez um pacto para poder sair de lá mais tranquilo, digamos assim. Mandou a sua turma dar prioridade para algo que já deveria ter sido feito há anos. O resultado? Estão comemorando, no estilo propaganda enganosa, antecipadamente via a imprensa oficial. Falta ainda por a prova tudo o que fizeram com uma nova chuvarada.

Mesmo assim duas coisas ficaram claras. Falta atitude da prefeitura e quando a comunidade se acorda, no mínimo alguma coisa é feita a seu favor. E como escreveu um leitor da coluna para mim há pouco: Herculano, levaram dois anos para somente agora descobrir que limpando as valas, as águas das chuvas fortes irão correr mais rápido. EUREKA. Eu completaria: acorda, Gaspar!





Herculano
04/02/2011 21:50
A quem se identificou como Odair:

É uma vergonha sem tamanho mesmo. Já escrevi isto várias vezes. O governo Federal e o local, acham que estou exagerando e que posso estar fazendo coro a uma tal Oposição.

Consideração com o bairro? Você está brincando. Consideração com as pessoas? Essa gente só finge só na hora da campanha, nos discursos e na cabala de votos.

E para encerrar, a você que presumivelmente é jovem. A consideração é tanta e eles sabem que estão errados, que o tal IFSC foi "inaugurado" virtualmente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, lá em Brasília. Não tiveram a coragem de enfrentar e resolverem os problemas reais daqui. Todavia, um dia ainda vão inventar uma inaguração do IFSC no local onde ele está. Terá faixas, discursos e heróis. Você será testemunha.
Odair Antonio Garcia
04/02/2011 19:19
Prezados(as)!

Dia inicia-se as aulas no IF de Gaspar, coitados dos 80 alunos ao se depararem com aquele visual rídiculo de má administração.

Que vergonha, acho que os admnistradores deveriam ter um pouco de consideração pelo bairro, pelo povo e pelo aluno forasteiro como eu.

Fiz uma visita para ver o local, fiquei indignado, para nao dizer algo talvez impublicavel.

Quando será que os homens publicos terao a noção de fazer o bem para o povo? para o aluno. Nao conheço o prefeito, nem a vice, muito os senhores secretários e vereadores, mas façam-me o favor: vamos criar vergonha na cara.

Isto nao é serviço que se apresente e com certeza queiram loucrar votos e vantagens numa obra vergohosa como aquela do Bela vista.

E para coroar de exito, tem uma vala a céu aberto ao lado do educandário, mato por todos os cantos. Só tenho a lamentar e dizer que aquela obra, seja do governo federal ou municipal tá uma vergonha, fala sério!!!!!!!!!!!!!!!!!!
roberto basei
04/02/2011 17:20
DO "ROUBA MAS FAZ" AO "FALA MAS NÃO FAZ"


Os brasileiros que não tiveram o privilégio de acompanhar esse depoimento ou mesmo a audiência já sabiam que em 2005, quando um tsunami devastou praias asiáticas, o ex-presidente Lula tinha firmado um compromisso com outros 167 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para instalar, ao custo de R$ 115 milhões, um sistema de radares para prevenir desastres naturais. No entanto, não foi investido nenhum centavo e os cidadãos que pagam os impostos que bancam as despesas públicas só ficaram sabendo disso quando, em 17 de janeiro, a presidente Dilma Rousseff mostrou que não é tão loquaz como o antecessor, mas aprendeu muito bem alguns de seus mais caros truques de marketing, ao anunciar um tal Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais para o País. Seria uma piada de mau gosto se não fosse uma tragédia amarga. Pois ela anunciou para daqui a quatro anos a instalação do mesmo equipamento com cuja aquisição pelo Brasil seu antecessor e padrinho se havia comprometido em documento oficial internacional havia seis anos.

Por José Nêumanne Pinto
http://www.neumanne.com/jp11_185.html


Isso lhe traz alguma lembrança de uma cidade não muito longe daqui a Gabiroba.
Herculano
04/02/2011 17:14
PT ISOLA BELCHIOR E TENTA DESGASTAR RUI DESCHAMPS

A surpreendente nomeação de Rui Deschamps para a recém criada (e talvez micada) superintendência do Belchior, tem muitas coisas mal explicadas. A primeira explicação é a minha: nem eu, nem as pessoas com que eu contatei, possuem restrições ao profissional ao Rui Deschamps.

Então vamos às outras.

Por que é surpreendente? Porque o PT, assembleísta, tomou a decisão entre paredes. Não consultou as lideranças (as diretamente interessadas) do Belchior sobre o assunto, inclusive as do próprio partido e que estão tiriricas da vida com isso. Porque Rui apesar da origem e ter uma grande família no Belchior Baixo, pouco está identificado com o bairro até o Belchior Alto. Rui mora aqui no centro.
Rui está no Samae e parece que é ai que reside o problema. Querem tirá-lo de lá. No primeiro governo de Pedro Celso Zuchi e Albertina Deschamps (esta sim, do Belchior), Rui foi escanteado. Mandaram-no para geladeira lá no Fórum (e por questões partidárias). Rui que esteve em todos os partidos incluindo o PSDB, PDT e PMDB, nunca foi (ou tinha sido até então) PT. Pior, sabe-se hoje que a lei que criou no ano passado a Superintendência do Belchior é a mesma do Trem da Alegria e que abriu vagas para 17 novos assessores comissionados de altos vencimentos. Esta lei controversa, polêmica e que se discute a sua constitucionalidade, está na marca do penalty. Pode virar pó no anedotário político administrativo local.

Ah, é? Se esta lei está na marca do penalty, por que nomearam então o superintendente do Belchior tão rapidamente e logo quando a notícia de que ela poderá ir para as cucuias? Porque afastam o Rui do Samae, sinalizam para ele, que perdoaram pelo que fizeram no passado quando mandaram-no para o Fórum; assim, quando ele ?retornar?, poderá entender a razão pela qual não precisa voltar necessariamente para o Samae e cujo lugar já estará ocupado. Mais, o PT, o prefeito e a vice (aparentada do Rui) mostram para o Belchior que ?cumpriram? a promessa, entretanto, a Justiça, o Tribunal de Contas e a Oposição (fantasma) de Gaspar foram contra esta conquista quase histórica do esquecido Belchior. Por isso tudo, e dessa forma lavam as mãos, têm discurso, desculpas e palanque. Tudo arquitetado. Sobram factóides. Faltam propósitos.
Herculano
04/02/2011 13:11
MINISTÉRIO PÚBLICO DE GASPAR INSTAURA INQUÉRITO CIVIL CONTRA A POSSÍVEIS IRREGULARIDADES DO MUNICÍPIO E DO REGISTRO DE IMÓVEIS

O PT, o prefeito Pedro Celso Zuchi, a vice Mariluci Deschamps Rosa e sua turama sempre reclamam de que a Oposição não os deixa trabalhar. Primeiro não sei de que Oposição que eles falam. Segundo, se é birra de alguma Oposição, por que tudo pára no Judiciário e no Tribunal de Contas, e lá por decisão eles têm que colocar a viola no saco porque estão perdendo todas.

Pois agora veja o que a Promotora de Gaspar Jussara Maria Viana fez. Uma enxurrada de inquéritos. Ela quer esclarecer de uma vez algumas dúvidas e algumas pecuinhas. Fez bem. Será que o PT, o prefeito e a vice vão dizer que a doutora Jussara é também da Oposição.

Os extratos falam por si só. Deixo de comentá-los, inclusive aquele do Registro de Imóveis que no ano passado tornei público um assunto parecido, o da tentativa de registro irregular do terreno do Pombal, no Poço Grande, e fui ridicularizado por isso pelo então titular do registro e pelo pessoal da prefeitura.

1.
EXTRATO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003579-0
COMARCA: Gaspar
PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª
INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003579-0
N. da Portaria de Instauração: 005/2011
Data da Instauração: 31 de janeiro de 2011
Partes: Município de Gaspar.
Objeto: Apurar denúncia relatando supostas irregularidades cometidas pelo Município de Gaspar no emprego de verbas destinadas à desapropriação de terrenos particulares com finalidade habitacional, devido às catástrofes naturais ocorridas em novembro de 2008.
Promotora de Justiça: Jussara Maria Viana

2.
EXTRATO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003580-6
COMARCA: Gaspar
PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª
INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003580-6
N. da Portaria de Instauração: 001/2011
Data da Instauração: 31 de janeiro de 2011
Partes: Município de Gaspar.
Objeto: Apurar denúncia relatando supostas irregularidades ocorridas em procedimentos licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal de Gaspar.
Promotora de Justiça: Jussara Maria Viana

3.
EXTRATO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003582-4
COMARCA: Gaspar
PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª
INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003582-4
N. da Portaria de Instauração: 002/2011
Data da Instauração: 31 de janeiro de 2011
Partes: Registro de Imóveis de Gaspar.
Objeto: Apurar denúncia relatando supostas irregularidades ocorridas em procedimentos anteriormente efetuados no Registro de Imóveis de Gaspar, consistente no lançamento de inexatidões no livro do protocolo, como a referência a atos registros e averbações que não se realizaram.
Promotora de Justiça: Jussara Maria Viana

4.
EXTRATO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003583-3
COMARCA: Gaspar
PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª
INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003583-3
N. da Portaria de Instauração: 003/2011
Data da Instauração: 31 de janeiro de 2011
Partes: Registro de Imóveis de Gaspar.
Objeto: Apurar denúncia sobre o suposto mau emprego de dinheiro público pelo ex-Prefeito de Gaspar Adilson Luis Schmitt no período de nov/dez/2008.
Promotora de Justiça: Jussara Maria Viana

5.
EXTRATO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003584-2
COMARCA: Gaspar
PROMOTORIA DE JUSTIÇA: 2ª
INQUÉRITO CIVIL N. 06.2010.003584-2
N. da Portaria de Instauração: 004/2011
Data da Instauração: 31 de janeiro de 2011
Partes: Prefeito Municipal de Gaspar e Comissão Permanente de Licitações.
Objeto: Apurar denúncia relatando supostas irregularidades na Concorrência nº 47/2002 concessão do serviço público de transporte coletivo e atos dele decorrentes.
Promotora de Justiça: Jussara Maria Viana





Herculano
04/02/2011 10:30
PEPÊ I
Antonio Pedro (Pepê) Schmitt, presidente do DEM, em Gaspar, foi ontem à rádio Sentinela e ao repórter Jean Carlo louvou os primeiros 30 dias de governo de Raimundo Colombo. Babação. Falta de assunto sério. Ocupação de espaço. Não foi capaz de apontar uma só realização ou algo que o governador fez por Gaspar. Não disse o que efetivamente o DEM daqui reivindicou pela nossa cidade no governo. Afirmou que, é preciso dar um tempo, por exemplo, de 90 dias para começar a cobrar... Depois vem seis meses, um ano, dois anos. É sempre assim. Não é isso o que DEM cobra do PT de Gaspar?

PEPÊ II
Outra. Confirmou que foi ao Hospital e que testemunhou a necessidade da união dos gasparenses e partidos para mantê-lo aberto. Ainda bem. Pois até aqui, o DEM estava distante e ausente do Hospital e eu fui testemunha. Tão ausente, que chegou a afirmar que a prefeitura está fazendo a sua parte. Como? Se estivesse fazendo a sua parte estaria pondo lá mais de R$200 mil por mês desde a reabertura como prometeu; não fecharia parcialmente o CARS como fechou e transferiu a despesa para o Hospital que não tem dinheiro; não teria pressionado para abrir o Hospital sem capital de giro paramanter os serviços; não teria transformado o Hospital em cabide de emprego para gente sem qualquer experiência no ramo como Aldo Avosani. E por ai vai. Acorda, Pepê!

PEPÊ II
E para finalizar. Admitiu que esta aberração chamada Secretaria Regional aqui passa por acertos na disputa das eleições municipais de Blumenau. Pepê! Isto prova que não é uma secretaria de Desenvolvimento como querem fazer crer, mas local de empreguismo político aos que perderam as eleições e aos que querem fazer política para se eleger prefeito, deputado... A sua fala e informação, Pepê, provam que Gaspar é algo marginal, um patinho feio, e não tem voz num contexto de problemas e soluções conurbadas ou metropolitanas. Pepê, não faça como o PT daqui: defenda uma Gaspar grande, integrada e preocupada com a qualidade de vida e o futuro de todos nós. Você é empresário, você sabe o que é isso. Ou o político enrolador dominou o empreendedor, o homem de ideias e ações? Há tempo para refletir.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.