Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

08/02/2011

Compra de votos I

O inquérito que apura a possível compra de votos em Gaspar, mais precisamente na localidade de Marinha (Jardim Primavera, no Bela Vista) em 2008, está parado. No dia 14 de Dezembro do ano passado, o processo estava disponível para cumprir o despacho da juíza relatora, Cláudia Lambert de Faria, no Tribunal Eleitoral, em Florianópolis. Sabe qual era? Retornar o inquérito para a Polícia Federal, em Itajaí,  a qual pediu pela segunda vez, a ampliação dos prazos para as investigações. Ao invés disso, o inquérito dormiu nos escaninhos do Tribunal até o dia 11 de Janeiro deste ano. Mais. Ao invés de ir para a PF, como o determinado pelo Tribunal, ele veio para o Juízo Eleitoral de Gaspar.

 

Compra de votos II

Aqui, o Juiz Sandro Pierri, percebeu que não era bem a vez dele. E por isso, no dia 13.01.2010 determinou a remessa do inquérito para a Polícia Federal, em Itajaí. Desde o dia 13 de Janeiro, então, o inquérito está (no momento edito a coluna) no protocolo do Fórum de Gaspar para ?análise? e providências. Pelo menos é isso que mostra o espelho das movimentações do Tribunal Regional Eleitoral sobre ele, um processo que se arrasta desde o dia 20 de agosto de 2009, ou seja, vai ele fazer dois anos e na contramão da celeridade que casos semelhados já tiveram na Justiça daqui e alhures. Nesse meio tempo, este inquérito virou ?segredo de justiça? (só com as iniciais dos indiciados) e agora está rubricado como ?sigiloso ?(sem os nomes dos investigados). É tão sigiloso que não anda. Faltam à promotoria e à corregedoria colocar o olho nele.

 

Compra de votos III

Estão sendo investigados: o prefeito Pedro Celso Zuchi, a vice Mariluci Deschamps Rosa e o vereador Jorge Luiz Wiltuschning, todos do PT; o vereador Raul Schiller, PMDB e o suplente de vereador pelo PV e atual secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert.

 

Manchete

Esta era a manchete deste Domingo do jornal Folha de S.Paulo: ?Na saída do governo, Lula turbinou prefeituras do PT. Municípios administrados por partidos aliados receberam mais dinheiro. Maioria das obras será inaugurada em 2012, ano eleitoral?. O que aconteceu com Gaspar? Por, enquanto, pelo jeito, nem as migalhas. Isto mostra o isolamento, a fantasia ou a ingratidão da máquina Federal e do PT nacional para com Gaspar. Outros falam em capacidade da equipe de Pedro Celso Zuchi e da empresa Logos, de Itajaí, bem paga para este serviço. Se não há projetos e bem estruturados e com padrinhos, não haverá  chances de se alcançar as verbas para as obras que precisamos. Acorda, Gaspar. 

 

Vítimas

Ao saber que a lei pode virar pó, pois está sendo questionada na Justiça pela possibilidade de ser inconstitucional no que toca a contratar 17 assessores de altos salários, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, tratou de nomear logo o superintendente do Belchior (e que ele vinha enrolando). Sem consultar ninguém de lá, escolheu Rui Deschamps, de família do Belchior e funcionário do Samae,  que o próprio Zuchi no primeiro mandato o colocou na ?geladeira? lá no Fórum. Se a lei for para as cucuias, o prefeito pretende se sair bem nesta foto com o pessoal do Belchior.  Ou seja, dirá que fez o que prometeu: a oposição e a Justiça é que não deixaram levar adiante a sua promessa. Este tiro, bem explicado, ainda poderá sair pela culatra. Acorda, Gaspar!

 

Arrastão

A promotora Jussara Maria Viana causou um frisson daqueles na cidade na semana passada. De uma só vez ela mandou instaurar cinco inquéritos para tirar algumas dúvidas a limpo. Dois inquéritos vão apurar possíveis irregularidades do município de Gaspar na compra de terrenos para os desabrigados, bem como falhas nos processos licitatórios; um outro, vai ver o que se deixou de cumprir na polêmica licitação que implantou o transporte coletivo em 2002 em Gaspar; um vai apurar a possível malversação do dinheiro público do ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt (sem partido); e outro, quer saber se houve anotação irregular no Registro de Imóveis da Comarca. Todos nervosos.

 

Desconfiômetro

Está mais do que na hora das Linhas Círculo contribuir para minorar o caótico trânsito em Gaspar.  A passagem de pedestres (os quais têm prioridade na travessia) é um gargalo evidente e importante do trânsito na Rua Nereu Ramos, ali entrada da Coloninha. A Círculo devia refletir sobre isso e patrocinar uma passarela para os seus colaboradores e os gasparenses e assim nos livrar de tal gargalo. Todos agradeceriam este gesto de segurança, cidadania, solidariedade e de imagem positiva da empresa perante a comunidade.

 

Pepê I

Antonio Pedro (Pepê) Schmitt, presidente do DEM, em Gaspar, foi  à rádio e louvou os primeiros 30 dias de governo de Raimundo Colombo. Babação. Falta de assunto sério. Ocupação de espaço. Não foi capaz de apontar uma só realização ou algo que o governador fez por Gaspar  (que nas 11 prioridades nada incluiu para o Médio Vale e Gaspar). Não disse o que efetivamente o DEM daqui reivindicou pela nossa cidade no governo. Afirmou que, é preciso dar um tempo, por exemplo, de 90 dias para começar a cobrar... Depois vem seis meses, um ano, dois anos. É sempre assim. Não é isso o que DEM cobra do PT de Gaspar?

 

Pepê II

Outra. Confirmou que foi ao Hospital e que testemunhou a necessidade da união dos gasparenses e partidos para mantê-lo aberto. Ainda bem. Pois até aqui, o DEM estava distante e ausente do Hospital e eu fui testemunha. Tão ausente, que Pepê chegou a afirmar que a prefeitura está fazendo a sua parte. Qual é Pepê? Se estivesse fazendo a parte dela estaria pondo lá mais de R$200 mil por mês desde a reabertura como prometeu; não fecharia parcialmente o CARS como fechou e transferiu a despesa para o Hospital que não tem dinheiro; não teria pressionado para abrir o Hospital sem capital de giro para manter os serviços; não teria transformado o Hospital em cabide de emprego para gente sem qualquer experiência no ramo como Aldo Avosani. E por ai vai. Acorda, Pepê!

 

Pepê III

E para finalizar. Pepê admitiu que esta aberração chamada Secretaria Regional aqui, passa por acertos na disputa das eleições municipais de Blumenau. Pepê! Isto prova que ela não é uma secretaria de Desenvolvimento ? como sempre afirmei - e como querem fazer crer, mas sim local de empreguismo político aos que perderam as eleições e aos que querem fazer política para se eleger prefeito, deputado... A sua fala e informação, Pepê, provam que Gaspar é algo marginal, um patinho feio, e não tem voz num contexto de problemas e soluções conurbadas ou metropolitanas. Pepê, não faça como o PT daqui. Mude. Defenda uma Gaspar grande, integrada e preocupada com a qualidade de vida e o futuro de todos nós. Você é empresário, você sabe o que é isso. Ou o político enrolador dominou o empreendedor, o homem de ideias e ações que você demonstrava ser? Há tempo para refletir.

edição 1264

Comentários

Herculano
10/02/2011 20:25
Errata
Diferente do que afirmei no post abaixo "Política partidária deixa alunos do Frei Godofredo sem aulas.Vergonha", Viviana Maria Schmitt não foi indicada pelo PMDB de Gaspar, mas sim na cota do DEM local. Extra: a coisa ainda não está totalmente resolvida, continua fervendo a tal ponto que neste momento, noite de Quinta-Feira, desenvolve-se ainda uma reunião do Colégio para os "devidos" esclarecimentos. Reafirmo: vergonha.
Herculano
10/02/2011 19:32
Pesquisa eleitoral falsa pró Ideli Salvatti, PT, espalhada de computador da prefeitura como propaganda enganosa na campanha eleitoral do ano passado, continua dando dor de cabeça. Eu explico na coluna Olhando a Maré de amanhã no jornal Cruzeiro do Vale.
Herculano
10/02/2011 18:03
POLÍTICA PARTIDÁRIA NA EDUCAÇÃO DEIXA ALUNOS DO FREI GODOFREDO SEM AULAS. VERGONHA.

Esta notícia não estará na minha coluna de amanhã (que já está editada). Falta espaço para tanta sandice em algo tão fundamental para as nossas crianças: a educação e o conhecimento.

O novo governo (de Raimundo Colombo, DEM) promoveu a distribuição das diretorias de escolas proporcionais aos partidos da coligação vencedora. Varejo. Supérfluo. Ou seja, como outros governos e partidos, meteu política partidária em algo que nunca deveria ter isso: a educação.

Feita a partilha, coube a Viviana Schmitt, por indicação do PMDB, a diretoria do Colégio Frei Godofredo, de Gaspar. Tudo ia aparentemente bem até Quarta-Feira, quando a Gerei de Blumenau teria informado a Viviana que sua indicação tinha sido barrada em Florianópolis e que deveria voltar para a sala de aula onde é concursada, o Honório Miranda. Assim fez. E tudo parou do Frei Godofredo.

Sabem qual foi o problema articulado por adultos irresponsáveis contra crianças que precisam do saber? É que parte do PMDB de Gaspar não gostou da indicação, trabalhou contra a indicação de Viviane como retaliação pelo simples fato dela ser irmã do ex-prefeito e ex correligionário Adilson Luiz Schmitt. Vergonha. Não alegaram incompatibilidade, incapacidade ou algo que afete diretamente os resultados para os educandos ou o sistema educacional.

Depois do rebuliço, parece que as coisas estão se encaixando novamente. Na Segunda-Feira já possível que as aulas voltem ao normal no Frei Godofredo, se até lá, todos tiverem juízo e respeitarem as nossas crianças e jovens. Em tempo, a minha posição é antiga e conhecida dos leitores e leitoras habituais deste espaço: fora política partidária na segurança, saúde e educação. Mérito e profissionalismo. Acorda, Gaspar!

Herculano
10/02/2011 16:33
Odir, os leitores e leitoras gasparenses já estavam com saudades das suas observações, como me escrevem.

Trogloditas não governam, impõem. Espertos subjugam, compram, enganam, compõem, se lambuzam, comemoram, dissimulam e são longevos no poder (feito de interesses públicos e particulares entrelaçados). Lula e Luiz Henrique se assemelham. Restam aos trogloditas o nervosismo e gestos ásperos, impróprios para quem devia ter ideias e liderança. Os tempos mudaram, caro Odir e há gente que não se atinou ainda e por isso, os espertos nos governam, pois somos fracos, desunidos e sem um verdadeiro líder.
roberto basei
10/02/2011 16:13
Sr.

Por isso que leio sua coluna, um espaço democrático aberto a opiniões, questionamento, debates, algumas vezes com algumas agressões entre opositores, mas na maioria das vezes de um nível imparcial e construtivo e assim sendo.
Eu particularmente não concordo com seu posicionamento referente ao candidato José Será, pois visto que isso tudo é só (sendo que é isso mesmo que o PT quer um questionamento dentro da própria oposição) uma questão de ponto de vista, o Lula não ficou 40 dias sem ir para Brasília e FCH, só agora esta retomando o seu lugar e, como líder abandono todas as funções.
Desta forma o que José Serra cita como 11º mandamento, é público e notório que seus maiores opositores dentro do PSDB é Anastásia e Aécio que pretendem fazer como ACMs faziam, pois se não fosse pela fatalidade com certeza um Magalhães teria sido presidente.
Para finalizar Aécio deu uma amostra de que é capaz, depois de eleito Senador, aderiu a campanha de Serra, mas por uns poucos dias vindo abandonando-la em seu estado, de tal forma que chegou a levar o partido de oposição a uma vitória no segundo turno, ai fica a pergunta como confiar em um político que pode deixar até parceiros a deriva para simplesmente forçar uma imagem de unanimidade dentro da sua agremiação
Odir Barni
10/02/2011 15:20
Caro Herculano, o soco que quebrou dois dedos do Pavan , poderia chamar-se de ¨soco encalhado¨ou soco ¨Luiz Henrique¨. A fúria de Pavan é contra Luiz Henrique, seu traidor. Quem apanha esquece logo, mas que é traído jamais esquecerá. que está fasltanado é oportunidade para LHS receber a sua cota, espere pra ver.
Herculano
10/02/2011 14:27
Sobre o artigo do José Serra que o Roberto Basei, postou aqui abaixo.

O PSDB não teve 44 milhões de votos e nem o próprio José Serra, como ele afirma no artigo, mas sim Dilma, PT, PMDB e uma infinidade de atrelamentos e jogadas que não os conseguiu tê-los.

Realmente, o que falta ao PSDB e outros é fazer oposição corajosa, estruturada, baseada em ideias e não em fatos menores e delinguentes como o próprio PT se escudou para chegar ao poder. Isto ficou claro no recente programa partidário do PSDB, na voz de seu melhor ícone vivo, Fernando Henrique Cardoso e que Serra o renegou na campanha fazendo coro ao PT (que com razão, deve combate-lo).

E finalmente, José Serra não foi capaz e não se vestiu como líder de um partido, de uma coligação, de uma ideia e de objetivos comuns compromissados. Foi individualista e teimoso. Agora resta choramingar como uma viúva a procura de um bom par e lugar.
roberto basei
10/02/2011 12:59
Oposição pra quê? - Artigo de José Serra

O principal risco que correm as oposições ? e portanto, também o PSDB ? é perder tempo em embates menores, combates internos fantasmas ou antecipações irrealistas, como trazer 2014 pra hoje, inventando bandas de adversários... internos! Atacar, constranger, prejudicar ou atrapalhar companheiros do próprio partido só faz ajudar os adversários reais, que incentivam esses confrontos.

Para o maior partido da oposição, perder-se em disputas internas seria apequenar-se. Saímos das urnas com quase 44 milhões de votos, vencendo a eleição presidencial em 11 estados. O PSDB fez oito governadores; o DEM, dois, e tivemos ainda o apoio do governador de Mato Grosso do Sul. Aqueles que votaram em nós queriam que ganhássemos, mas sabiam que podíamos perder. A oposição, portanto, é tão legítima quanto o governo; ela também expressa a vontade do eleitor e tem um mandato.

Não podemos deixar o eleitorado que nos apoiou sem representação. É ele, inicialmente, que precisa receber uma resposta e convencer-se de que não jogou seu voto fora. Até porque as ditaduras também têm governos, mas só as democracias contam com quem possa vigiá-los, fiscalizá-los, em nome do eleitor. Por isso, a oposição tem de ter posições claras, ser ativa, sem se omitir nem se amedrontar. Uma eleição presidencial não é uma corrida de curta duração de 45 dias, mas uma maratona de quatro anos. E ninguém corre parado.

Até quem votou no PT conta conosco para que ofereçamos alternativas, para que possamos aprimorar propostas do governo e denunciar, quando é (como está sendo) o caso, a falta de rumo. Não se trata de fazer oposição sistemática ou não sistemática, bondosa ou exigente. Isso é bobagem! Essa questão não se coloca em nenhuma grande democracia do mundo. A oposição tem o direito e o dever de expressar seus pontos de vista e de batalhar por eles. É seu papel cobrar coerência, eficiência e honestidade.

A realidade está aí. O grave problema fiscal brasileiro veio à luz, herança do governo Lula-Dilma para o governo Dilma. A maquiagem nas contas não consegue escondê-lo. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), se transformou no retrato perverso do aparelhamento do Estado, que não se vexa nem diante da realidade dramática da saúde ? ou falta dela ? dos pobres. O mesmo acontece em Furnas, palco de escândalos há muitos anos, expressão do loteamento do setor elétrico, onde os blecautes têm sido a regra, não a exceção. Se a oposição não se fizer presente agora, então quando?

Fazer oposição por quê? Porque o país experimenta um óbvio desequilíbrio macroeconômico, que reúne inflação alta e em alta, juros estratosféricos, câmbio desajustado, vertiginoso déficit do balanço de pagamentos e infraestrutura em colapso. As trapalhadas do Enem mostram que o PT tripudia sobre a esperança e o futuro dos jovens. A imperícia do governo na prevenção de catástrofes e socorro às vítimas não requer comprovação. Por que fazer oposição? Porque os brasileiros merecem um governo melhor e pagam caro por isso ? uma das maiores cargas tributárias do mundo, sem serviços públicos à altura. Temos o direito de nos apequenar com picuinhas? Foi para isso que recebemos um mandato das urnas?

O governo vem fazendo acenos à classe média, e às oposições. Conta com o conhecido bom-mocismo dos adversários, tucanos à frente. Sua intenção é lhes tirar nitidez e personalidade, dividi-los e subtrair-lhes energia e disposição. Até a próxima disputa eleitoral, quando, então, voltaremos a enfrentar os métodos de sempre: vale-tudo, enganações, bravatas e calúnias. Cair nesse truque corresponde a trair a confiança dos que votaram em nós e os interesses do nosso povo e do país.

O PSDB não sabe fazer oposição! Tanto em 2006 como em 2010, pesquisas internas apontaram ser essa uma das críticas que o eleitorado nos faz. Ainda que fosse injusta, seria forçoso reconhecer que nos tem faltado nitidez. É razoável que o eleitor considere que não sabe governar quem não sabe se opor.

E nós temos os bons fundamentos! A quem pertence a bandeira da social-democracia no Brasil? O PT, fundado como um partido classista, sob a inspiração de partidos leninistas, varreu estatuto e ideário para baixo do tapete ao chegar ao poder e adotou como suas a plataforma e as idéias do adversário. Mas, longe de estar resolvida, após seis eleições presidenciais, sendo três vitoriosas, e dois governos depois, a contradição entre os ?pragmáticos do mercado? e os ?puros-sangues de Lênin? ainda é um dos flancos do PT não devidamente explorados pela oposição para prejuízo do país.

O PT adotou as bandeiras, mas perverteu sua prática. Privatizou as ações do Estado em benefício do partido e aliados. Banalizou o que a vida pública brasileira tinha de pior. Rebaixou a Saúde e a Educação. Transformou em instrumento eleitoral a rede de proteção social herdada do governo FHC. Virou as costas para a Segurança e descuidou-se da Previdência. A falsa ?social-democracia? petista preside um processo de desindustrialização do Brasil e mantém como principal despesa do orçamento o pagamento de R$ 180 bilhões anuais em serviço da dívida pública interna. Sem mencionar erros infantis, como o de reconhecer a China como economia de mercado, enfraquecendo nossos mecanismos de defesa comercial. Que social-democracia é essa, que pôs a perder o ativismo governamental nas coisas essenciais, que caracteriza o Estado do Bem-Estar Social e seus alicerces?

Essa retomada dos valores da social-democracia, com seu respeito ao jogo democrático e sua prioridade à garantia de condições dignas de vida à população, há de tirar do PSDB o falso carimbo de partido da elite e marcar diferença com o PT, com suas práticas sectárias e/ou ineptas.

Para tanto, é fundamental ao PSDB fortalecer a unidade interna, dando uma resposta àqueles que nos delegaram um mandato por meio das urnas. Estou, como sempre, a serviço da população. Ajudei a definir as bandeiras históricas do meu partido e sua renovação. Por elas e pela unidade, batalhei sempre. Ninguém andará em má companhia seguindo os Dez Mandamentos. Para quem está na política, sugiro um 11º ? este de inspiração humana, não divina: ?Não ajudarás o adversário atacando teu colega de partido?.
Herculano
10/02/2011 11:59
QUEM SE HABILITA A FAZER "PROJETOS" E ABRIR OS COFRES DE BRASÍLIA PARA AS OBRAS EM GASPAR?


O contrato com a itajaiense companheira, a Logos do João Krein, expirou em Dezembro. Por isso, no Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - publicou hoje, Quinta-Feira, o pregão presencial 17/2011 para "a contratação de empresa para a prestação de serviços de implantação dos projetos operacionais que fazem parte do Planejamento Estratégico do Município e assessoria para a captação de recursos junto ao Governo Federal. A entrega dos envelopes contendo os documentos de Habilitação e a Proposta Comercial deverá ocorrer até as 14h do dia 24/02/2011, no Depatamento de Compras do Paço Municipal".

Quem se habilita? Ou será uma simples renovação com a Logos em bases mais vantajosas. Até agora, a prefeitura não divulgou o que essa empresa fez por Gaspar. O prefeito diz que vai todo o mês a Brasília atrás de recursos. Foi mais uma vez no início do mês Fevereiro, sem a empresa de lobby. Voltou se abrigou num silêncio de dar dó sobre este assunto.
Herculano
10/02/2011 10:33
O Município de Gaspar estará fazendo um pregão para comprar combustíveis para seu próprio uso. São 15 mil de óleo diesel e 10 mil de gasolina na bomba da secretaria de Transportes e Obras, e segundo o edital 10/2011, ao menor preço (e que o cartel se encarregará de resolvê-lo, certamente).

O pregão presencial acontecerá no dia 24 deste Fevereiro, as 9h. Para facilitar, a entrega poderá ser parcelada. A prefeitura "estimou" o montante de R$ 931.842,00 para essa compra.
Herculano
09/02/2011 20:11
HUMOR ANTI-TUCANO

Leitor contumaz da coluna e deste espaço, escreve-me depois de saber que o ex-governador Leonel Arcanjo Pavan quebrou dois dedos ontem a noite (Terça-Feira) numa reunião do diretório catarinense do PSDB, em Florianópolis.

"Depois de perder as penas, o Pavan quebrou os dedos". Pois, sim. Agora só falta cair do galho devido à falta de equilíbrio, completo eu.
Herculano
09/02/2011 18:07
PAGAMENTO DE 1/3 DAS FÉRIAS EM DINHEIRO DURANTE AS FÉRIAS COLETIVAS?

Você que trabalha em uma empresa sabe há muito das regras. Entretanto, no serviço público tudo é diferente. Aqui já mostrei que uma servidora da Câmara, na segunda semana deste Janeiro já pediu a metade do 13o. salário. E ganhou, porque para ela isso é legal.

E ganhar pago as férias durante as férias coletivas (que as vezes superam os 30 dias, como foi este ano em Gaspar) onde todos gozam obrigados porque a repartição está fechada para todos (inclusive para os muícipes pagadores de impostos)?

Era isso o que queria a servidora Gisele de Souza Bonim, do Samae de Gaspar. Bateu pé e foi atrás desse direito na Justiça. Fez bem. Aqui na Comarca ela ganhou a liminar. A prefeitura e Samae, no governo de Adilson Luiz Schmitt e Luiz Carlos Spengler recorreram no Tribunal de Justiça. O agravo foi julgado e esta foi a decisão do juiz relator Carlos Alberto Civinski contra a pretensão de Gisele: "defiro o pedido de concessão de efeito suspensivo, vedando a conversão em pecúnia da terça parte do período de férias da agravada".
Herculano
09/02/2011 17:38
DA SÉRIE: O QUE O PT NÃO CONSEGUE MAIS ESCONDER

Depois de negar que não haveria contingenciamentos; depois de admitir que poderia haver, mas eles não chegariam a R$40 bilhões como se alimentava no meio econômico; o ministro da Fazenda, Guido Mântega, acaba de afirmar que o corte girará em torno de R$50 bilhões. Os entendidos, contudo, afirmam que terá que chegar a R$60bilhões, tudo para equilibrar a falta de responsabilidade fiscal do governo Lula, a verdadeira herança maldita que ele deixou para o sacrifício dos brasileiros (mais uma vez), o rebolado do governo Dilma e o PT, sabedor da farra que lhe deu mais uma vez o poder, evita comentá-la.

Veja a manchente de agora a tarde da mídia nacional. "Corte de R$ 50 bi no Orçamento não vai causar recessão, diz Mantega. O ministro da Fazenda, afirmou nesta quarta-feira (9) que o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União para este ano não vai provocar recessão na economia nacional". Ou é um mentiroso ou não entende nada de economia. Não provocará recessão, pode ser, mas, certamente, provocará menor desenvolvimento.

?Não é o velho, tradicional ajuste fiscal que se fazia no passado, que derruba a economia, que leva pra recessão e derruba o emprego. Vamos garantir que o crescimento sustentável tenha continuidade. Para 2011, a meta de crescimento do PIB é de 5%. É um nível alto. Continuaremos perseguindo o crescimento?, disse Mantega ao anunciar o corte. Então guarde e vamos conferir a realidade. Agora, é apenas debater ideias e arrumar escapes e culpados.
Herculano
09/02/2011 14:49
ELEITORES FANTASMAS OU ABSTENÇÃO DISTORCIDA

Segundo a agência "O Globo", 1,4 milhão de eleitores correm risco de ter título cancelado, informa TSE. Eles não votaram e não justificaram ausência nas três últimas votações. Eleitor que não regularizar situação até 14 de abril terá título cancelado.
Herculano
09/02/2011 13:11
O QUE O PT NÃO CONSEGUE MAIS ESCONDER: A VERDADEIRA HERANÇA MALDITA QUE O POPULISTA PRESIDENTE LULA DEIXOU PARA OS BRASILEIROS

Os principais portais, jornais, tevês e rádios começaram divulgar a seguinte notícia, que todos temiam, mas os governistas escondiam na esperança de algum milagre. Veja

"Dilma corta gastos de deputados e de senadores". Bloqueados R$ 7,7 bilhões de emendas individuais ao Orçamento. Quase todas as emendas coletivas também serão cortadas."

"Com medo da inflação em alta e temendo um descontrole dos gastos públicos, a presidente Dilma Rousseff está quase finalizando a extensa lista de cortes ao Orçamento da União. Os dados mais relevantes que devem azedar a relação com o Congresso e com os partidos políticos", diz o noticiário. Eu acho, que será uma forma de enquadrar os gulosos, dissimulados e chantagistas parlamentares (inclusive e principalmente os da base aliada) às vésperas da votação do novo salário mínimo.

Herculano
09/02/2011 10:07
PROPAGANDA OFICIAL DE ZUCHI E PT VOLTA ATRÁS E INCLUI A ACIG

Ontem, Terça-Feira, a assessoria de imprensa publicou no site oficial um "press release" sobre a aula magna no IF-SC, na Segunda-Feira a noite e da qual o prefeito Pedro Celso Zuchi participou.

Citou o CDL e a Ampe como entidades, entre outros, responsáveis pelo trabalho de trazer o IF-SC para o Bela Vista. Eu que acompanhei o assunto de perto, e estou acordado, postei aqui, ontem, um comentário com o seguinte título: "Propaganda oficial de Zuchi e PT omite a Acig". Longo silêncio.

Hoje, Quarta-Feira, sem qualquer observação, o mesmo "press release" que está disponível no mesmo site, simplesmente substituiu o CDL pela ACIG. Menos mal. Injustiça reparada por quem quer contar diferente do que ela aconteceu.
Herculano
09/02/2011 09:52
SÓ DEPOIS DE DOIS ANOS DE GOVERNO, ZUCHI NOMEIA DE VERDADE O DIRETOR DO NÚCLEO DA ASSOCIAÇÃO DE BAIRROS

Está lá na edição 675 desta Quarta-Feira, à página 136, do Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet -, a nomeação de Valmor Vieira, para ser o diretor do Núcleo da Associações de Moradores de Gaspar. Ufa! Só quando o problema se torna grave é que esse pessoal se mexe (ou reconhece que é preciso mudar).

Este cargo estava "vago" há mais de dois anos. O primeiro diretor nomeado foi João David de Borba, de Blumenau (que não conhecida nada daqui), e apadrinhado do deputado Décio Neri de Lima. Tão logo recebeu a nomeação, uma portaria (irregular) do prefeito deslocou João David para trabalhar no Ministério Federal do Trabalho, em Blumenau.

O caso, polêmico, foi parar na Justiça Federal e no Tribunal de Contas. O prefeito teve que recuar por conta disso, João David teve que retornar para a prefeitura, ficou na procuradoria e hoje está nomeado no Procon daqui. Enquanto isso, a diretoria do Núcleo das Associações de Moradores ficou sempre sem ninguém para dar suporte e soluções.

Valmor é do PT de longa data. Foi Diretor de Obras na primeira gestão de Zuchi e Albertina e em 2004 saiu para concorrer a vereador e perdeu. Valmor é da comunidade Vila Nova, também conhecida por Sapolândia, no bairro Sete, onde mora a presidente do partido, Julita Schramm.

É uma decisão política e gerencial, que no fundo visa retomar um elo perdido do PT com as comunidades, as quais foram abondonadas pela atual administração e isto está custando caro à imagem de Zuchi e sua vice, Mariluci Deschamps Rosa, bem como comprometendo os planos de continuidade do poder em 2012.

A reunião com a Associação dos Moradores do Sertão Verde acendeu a luz no paço e no PT daqui, assim como os embates que têm com o Bela Vista, Margem Esquerda e o Belchior, além da disputa que teve com o Poço Grande no ano passado. Na semana passada, o prefeito deixou de ir a reunião com a comunidade Rita de Cássia, no bairro Sete, pois sabia que de lá via mais pau.

Valmor será uma espécie de anteparo e terá a missão de facilitar a abertura dos canais de diálogo perdidos com Zuchi, Mariluci e o pessoal da prefeitura, especialmente com a secretaria de Obras. Acorda, Gaspar!
Herculano
09/02/2011 07:24
DILMA DEVE VETAR R$ 100 MILHÕES DO FUNDO PARTIDÁRIO

A coisa está preta. Falta grana. O colunista e blogueiro da Folha de S. Paulo, Fernando Rodrigues, informou nesta madrugada que "em mais um capítulo de sua estratégia de endurecer com as agremiações políticas, a presidente Dilma Rousseff deve anunciar nesta quarta-feira (9.fev.2011) que vetará o aumento do Fundo Partidário."

"No final do ano, os deputados e senadores decidiram aumentar a verba anual que recebem de R$ 165 milhões (valor proposto pelo Executivo) para R$ 265 milhões. Dilma terminou a terça-feira (8.fev.2011) propensa a vetar essa dinheirama para os partidos."

"Esse será apenas um dos vários vetos presidenciais ao Orçamento votado pelo Congresso, mas será um dos mais emblemáticos. Ajudará a fixar um pouco mais a estratégia do Palácio do Planalto de endurecer com os políticos quando se trata de benefícios questionáveis do ponto de vista geral da população", afirmou ele no seu blog.

Paulo Henrique Hostert
08/02/2011 23:54
Olhem a última de nossa cidadã honorária, deu na coluna do Cláudio Humberto na internet com data de 7.2.2010. (www.claudiohumberto.com.br)

Contra a lei, Ideli abre o mar aos japoneses!

"Na surdina, como bom pescador, a ministra Ideli Salvatti (Pesca) autorizou o aluguel de barcos do Japão, sem tripulantes brasileiros, o que é proibido por lei. Ela chancelou ?herança? do antecessor, Altemir Gregolin, que descumpriu três avisos do ministério do Meio Ambiente contra o edital que desrespeita a legislação ambiental e trabalhista. A ministra Isabella Teixeira também deixou o barco correr.

Outros países, como a Espanha, logo pedirão o mesmo privilégio de faturar no Brasil, sem empregar brasileiros e sujando nossas águas."

Assim que se defende nossos empregos!!! VERGONHA!!!!





Herculano
08/02/2011 15:18
DANÇA DAS CADEIRAS NA SECRETARIA DA SAÚDE DE GASPAR

Quem leu o Diário Oficial dos Municípios - aquele que se esconde na internet - viu que continua a dança das cadeiras dos cargos em confiança na secretaria de Saúde e iniciada no final do ano passado. Segundo os envolvidos, é para melhor respaldar o trabalho do titular, o advogado, Francisco Hostins Júnior. A conferir.

Neste mesma edição do Diário Oficial mais quatro servidores municipais se tornaram alvos de processos administrativos disciplinar. São eles: Carlos Rodrigues Bittencourt (operador de máquinas) por faltas injustificadas; João Vitencourt (agente de serviços gerais) também por faltas injustificadas; Odair Vieira (agente de serviços gerais) por faltas injustificadas; e Leocir Alves de Lima (lubrificador) pelo mesmo motivo dos demais. Um quinto processo vai apurar as responsabilidades pelos danos no párabrisas do veículo Gol usado pela Ditran - Diretoria de Trânsito.
Herculano
08/02/2011 14:46
PREFEITO DE GASPAR RECORRE DE DECISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS

No dia 22 de Novembro do ano passado, o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, PT, foi condenado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina por promoção pessoal e por isso, a ressarcir também aos cofres municipais, R$3 mil de um investimento que fez na revista Guia Gaspar, a qual promovia uma feira em Gaspar em 2009.

Zuchi na época apresentou defesa e cujos documentos, segundo o acórdão do Tribunal, foram insuficientes para livrá-lo da tipificação e da culpa. Agora, o prefeito e sua assessoria acabam de dar entrada no TCE de um processo de reconsideração da penalização imputada e aplicada. O processo é o 11/00017884.
Herculano
08/02/2011 14:33
GINÁSIO DO BAIRRO BELA VISTA

Não apareceu ninguém interessado na obra de recuperação do Ginásio de Esportes do Bela Vista, em Gaspar. É pelo menos o que revela a ata da Licitação tipo Carta Convite, a 136/2010, realizada no dia Primeiro de Fevereiro de 2011. O ginásio foi construído da primeira gestão de Pedro Celso Zuchi e Albertina Deschamps,ambos do PT, e sempre teve graves problemas, os quais impedem até hoje o uso dele pela comunidade.
Rodrigo
08/02/2011 13:05
É esperado que todos lutem por uma educação de qualidade e melhorias nos sistema. Agora não fizemos mais que a obrigação, e não existem padrinhos para o mesmo, pois faz parte da política de implantação dos IF, principalmente em cidades com mais de cinquenta mil habitantes.
O IF não deixou de ir para Ibirama, Brusque e Blumenau para vir para Gaspar não.

- O Instituto Federal Catarinense (IFC) realizou na manhã desta sexta-feira, 4, a solenidade de início do funcionamento regular do Campus Avançado de Ibirama. (Antes de Gaspar);
- Em Blumenau ja foi adquirido terreno e edificações para implantação nas proximidades do aeroporto;
- Em Brusque a prefeitura ja doou o terreno, foram feitos os projetos e esta em fase de liberação junto a Brasília.
Eufrasio Pimenta
08/02/2011 11:51
Posso responder, Herculano.

Com base em uma analise metodologica, que inclui pesquisa de campo e muita analise nos relisses da prefeitura, e com um pouco de tempo para ouvir a comunidade. Podemos afirmar com 100% de certeza, que o senhor Prefeito não touxe nada de concreto para Gaspar a não ser muita promessa, isto tudo levando em consideração se ele foi a trabalho, né.

Sinceramente é uma pena mesmo ver o nosso dinheiro sendo gasto, sem que haja qualquer retorno, pois o unico retorno é promessas, e de promessas estamos cheios.

Será que ele ainda não desconfiou que todos sabemos, de que ele não tem as portas abertas em Brasilia, que ele é mais um pedinte como os outros milhares de prefeito.

Olha se 10% do que ele disse que viria de Brasilia, se concretizasse, ele já teria direito de ter Busto em uma Praça, mais não é o que estamos vendo.



Herculano
08/02/2011 11:32
PROPAGANDA OFICIAL DE ZUCHI E DO PT OMITEM A ACIG

A assessoria de Imprensa da prefeitura ainda não disse para a população o que o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, fez em Brasília na semana passada, e o que de concreto, trouxe para a nossa cidade.

Mas, um "press release" da mesma assessoria postado há pouco, louva como se fosse uma obra de Zuchi, mas é do PT sim e de muitos outros, o IF-SC que teve a aula magna ontem a noite. Zuchi arriscou até uma demagogia barata: a cidade vai ser outra pois ali está uma "fábrica" (coisa ultrapassada) de conhecimentos (algo vital para o nosso futuro). Tomara que assim seja e para acordar ainda mais as pessoas de Gaspar.

O prefeito Pedro Celso Zuchi, segundo o "release", louvou a participação da CDL e Ampe na vinda do IF-SC. É! E por discriminação aos que fazem e causam inveja exatamente por fazer, Zuchi "esqueceu" a Acig e reescreveu a verdadeira história. Omitiu a Acig (Samir Buhatem) e a Acib (Ricardo Stodieck) que como presidente atuantes da época, negociaram a vinda do IF-SC para Gaspar juntamente com a participação decisiva da ex-senadora e hoje ministra Ideli Salvatti (e que a Acig, a Acib e eu nunca negamos e nem poderíamos).

Este campus do IF-SC estava sendo pleiteado para Ibirama (ex-deputado João de Mattos, PMDB) e a preferência era de Blumenau (João Paulo Kleinubing, DEM, tanto que a reitoria regional do IF-SC num ajuste político ficou em Blumenau). Buhatem e Stodieck conduziram esta negociação e intermediação com Kleinubing, Adilson Luiz Schmitt, Clarindo Fantoni e lideranças regionais, além ex-presidente da Associação de Moradores do Bela Vista, Jean Grimm, a doadora de parte do terreno (e que já havia sido doado anteriormente pela então ex-Ceval para a comunidade).

E assim o bairro do Bela Vista foi escolhido exatamente por ficar na divisa de Blumenau e Gaspar, pela projeção do Contorno e a ponte sobre o Rio Itajaí e que o galpão do Jacaré já "comeu" parte da alça de acesso por omissão do poder público.

Pedro Celso Zuchi no discurso deveria, isto sim, fazer um "mea culpa", assumindo que a parte do que coube a prefeitura fazer, está lá ao deus dará. Quem foi a aula magna ontem a noite, testemunhou tudo no pátio do Instituto, na calçada e nos acessos. Nos fundos, ver o Ribeirão dos Padres, ninguém foi. Ainda bem.

É por isso e outras que os políticos no poder odeiam imprensa livre e historiadores (não é o meu caso). Eles vivem de versão (ou aversão aos fatos?). Acorda, Gaspar!
Herculano
08/02/2011 08:27
O QUE ZUCHI FEZ EM BRASÍLIA?

Terça-Feira, dia Primeiro de Fevereiro, dia de festa e posse dos deputados e senadores em Brasília. Esta era a manchete do "press release" da assessoria de imprensa de Gaspar: "Zuchi viaja a Brasília nesta Terça-Feira". No texto, afirmações de uma agenda de compromissos, bem como a "busca" de recursos e obras para a cidade.

Fiz uma nota pondo reparos. Torceram o nariz. Acharam-me metido.

Perguntar não ofende. Quando o prefeito voltou? O que realmente ele fez em Brasília? Com quem ele falou? O que se acertou em favor de Gaspar? Por que não prestou contas até agora para a comunidade? Por que a mesma secretaria de imprensa que fez o release para justificar a ausência e a viagem, não fez a notícia da sua volta e do que trouxe para nós? Até o momento que posto esta nota, uma Terça também, mas sete dias depois, silêncio absoluto sobre o assunto. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.