24/12/2014
PRESENTES
Esta é minha primeira coluna extra durantes as férias do jornal. Ela foi escrita só para o portal Cruzeiro do Vale, na internet, o mais acessado e de maior crédito.
Hoje é dia de abrir presentes. É dia também de religiosidade, a origem de toda esta euforia. O Natal na religião é a boa nova, a esperança, a vida. Mas, quais os presentes que Gaspar e os gasparenses precisam (ou mereceriam) neste Natal, mas não irão tê-los?
Políticos com palavra; um hospital para atendimento público eficaz; ele está ocupado por políticos. Postos de saúde funcionando, policlínica aberta com as suas especialidades. Drenagem do bairro Bela Vista livrando o povo das enxurradas como prometeram os políticos antes das eleições. A ligação com Guabiruba, Gaspar Alto e Garcia Jordão (Blumenau) motivo de muita cascata quando das armações para a caça aos votos daqui e de lá. O Anel de Contorno que veio e foi sem nunca ter sido uma preocupação séria dos governantes apesar da necessidade urgente para todos nós não apenas de Gaspar. A Arena Multiuso para o povo e não apenas para os amigos ricos e familiares do poder se divertir com suas festas e brinquedos caros.
O saco do Papai Noel precisa ser Grande. E o nosso também. Não só neste Natal, mas em todos os dias do ano para aturar esta espera. Quais mais presentes os gasparenses esperam? A infraestrutura das casinhas de Plástico, com ruas sem pavimentação, sem calçadas, sem nominação das ruas, sem números oficiais nas casas, sem saneamento básico (vai tudo para o rio Itajaí), sem documentação de posse. Esgoto para os que moram no residencial popular do Gaspar Mirim e que são obrigados a aturar mais este desleixo da administração pública. A duplicação da BR-470, o asfalto daqueles 2,9 quilômetros do Morro Serafim, no Belchior; a ponte do Vale, mas com as alças da vida e do futuro para o acesso para o povo da Margem Esquerda; a regularidades dos prédios públicos e escolas perante o Corpo de Bombeiros para a segurança mínima das pessoas um sindicato; uma Defesa Civil capaz de nos prevenir e alertar minimamente; uma Assistência Social que trabalhe na proteção dos vulneráveis; creche para os filhos dos trabalhadores ao invés de canis públicos; um sindicato que defenda os servidores públicos de verdade, a transparência da administração pública, uma câmara fiscalizadora e não tão servil como é atualmente...
A lista é grande e ocuparia muito espaço. Pior. Seria uma repetição daquilo que sempre escrevo aqui.
PALAVRA
Ora, o que falta mesmo para nós? É político com palavra, comprometido e que nos trate com respeito. Afinal quem sustenta verdadeiramente esta gente que se acha, e não está nem ai, e vira e mexe é pego em algo duvidoso? São os gasparenses e que pela lista são os mais sacrificados. E quando escrevo sobre a falta de palavra, não me refiro exatamente à rasteira que o PT de Pedro Celso Zuchi, Antônio Carlos Dalsóchio e Amarildo José Rampelotti, com José Hilário Melato, PP, deram em Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM, na busca da presidência da Câmara para o ano que vem. Isto é apenas um ato do jogo, da enganação. E sinalizador de como são as coisas por aqui, também. Esta lista rápida, mas expressiva, apenas prova que os políticos fizeram festa, discursos, audiências, entrevistas e juras prometendo soluções, pediram votos, ganharam, e não conseguiram, mais uma vez, cumprir a palavra empenhada com a comunidade.
FANTASIA
Os políticos de Gaspar ? mas eles não diferem nem um pouco dos demais ? adultos, e muitas vezes, esclarecidos -, nos tratam como se fôssemos crianças, em alguns casos tansas. A cada Natal, essas crianças são submetidas ao faz de conta do Papai Noel. Ele as recebe no seu colo, acaricia mesmo não as conhecendo, as ouve, com a voz mansa, sem qualquer compromisso, promete e nada cumpre se não houver um conluio intencional entre os pais e o fantasiado. E a cena se repete. Só depois de anos, é que a criança percebe a fantasia, o faz de conta. A pergunta derradeira é: quando vamos sair do colo dos políticos e se distanciar da fantasia, da enganação, do faz de conta? Até lá, a palavra dos políticos não valerá nada, pois eles nos têm como cumplices dos erros, das promessas vazias e do resultado nulo para a comunidade. Acorda, Gaspar!
COLABORAÇÃO
Abre espaço nestas colunas extras, para artigos ou opiniões de leitores eleitoras gasparenses. Este primeiro artigo, é de Roberto Sombrio, morador do Belchior, e frequente por aqui com opiniões ácidas, diretas e definidas.
PRESENTE DE VERDADE
A revista de Natal do Cruzeiro do Vale é um verdadeiro presente na ideia, no conteúdo (principalmente) e no resultado. Quem em Gaspar tem condições para produzir algo tão diferente e robusto? A equipe mais uma vez se superou. E por Gaspar
INTERROGATÓRIO
por Roberto Sombrio
Dilma diz ter treino em interrogatório. É verdade. Quer dizer... não sei se é verdade. Ela diz ter treino em interrogatório porque na ditadura militar foi presa e teve que mentir e até hoje não esqueceu. Mente descaradamente de manhã, de tarde e de noite. Diz ela que foi torturada pelos militares, já a mãe dela diz que é mentira. Ou seja, mente sempre.
É a vergonha deste país, é o pior exemplo para as gerações futuras, é a vergonha das famílias, homens e mulheres que ainda tem caráter neste Brasil comandado pelo PT, partido de bandidos e ladrões.
Agora Dilma está em dúvida. Não sabe quem nomear para compor os ministérios. Realmente fica difícil, já que os partidos que compõe a base do governo estão repletos de ladrões e quer passar ao país a ideia de que é correta, que tem caráter, que é honesta.
Não deveria ter dúvidas. O governo do PT tem o comando de Ali Babá que é Lula e Dilma e seus 39 ministros são os 40 ladrões.
Enquanto Lula falava em marolinha e enfiava no rabo dos idiotas da Bancoop, a construtora OAS trabalhava com afinco para entregar a esse bandido mor o seu maravilhoso triplex no Guarujá, litoral paulista. Como esse povo é burro. Tão burro que agora vão aceitar como ministro da educação Cid Gomes (Pros, ex-PSB), ex-governador do Ceará que alugava jatinho e viajava com a sogra para a Europa. E tudo isso, claro, com o dinheiro desse povo burro que continua votando nesses ladrões vagabundos.
Enquanto milhares de brasileiros passam o natal com fome, a Dilma, a presidente guerrilheira, ladra e assassina, faz hoje um jantar de confraternização com os ministros, aqueles 39 que nunca trabalharam e se acham superiores porque o povo idiota votou neles.
O Brasil está falido, PIB 0,2% (na verdade o PIB está negativo faz muito tempo), a Petrobrás está afundando e tem milhares de babacas que apoiam e aplaudem isso que está aí, essa ideia de que temos futuro e de que ninguém sabia de nada.
Agora consigo entender porque JESUS "chutou" os mercadores do Templo. Ninguém aguenta tanta merda.
Desculpem o desabafo, mas acreditar no PT e nessa porcaria que querem impor é autoflagelo, é aceitar a própria demência, é confessar em gargalhadas que adora ser burro e trabalhar sob o chicote.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).