03/04/2015
A DIFERENÇA I
Blumenau é governada por um jovem do PSDB, Napoleão Bernardes. Inexperiente, ganhou sem exatamente querer o cargo. Ficou vulnerável. E o PT, lá comandado por Décio Neri e Ana Paula Lima (rejeitada já no primeiro turno), deita e rola sobre os coxinhas. O sindicato dos funcionários e o dos motoristas de ônibus, aparelhados, não dão tréguas. É do jogo, jogado. Na Câmara, Napoleão, por inabilidade e em minoria, perdeu dois anos de governo para conseguir uma governabilidade mínima. Napoleão dança miudinho. Apanha, mas aprende e com o próprio PT e o PSD a quem também derrotou.
A DIFERENÇA II
E para mitigar os danos e como o PT não é capaz de fazer o que cobra dos outros, Napoleão resolveu fortalecer a política de transparência e controle social para não ficar refém das explicações, as quais escondem jogos e jogadas, marca que o PT colou no ex-prefeito e agora deputado secretário da Saúde, João Paulo Kleinubing, PSD. A falta de transparência absoluta deu no tal do Tapete Negro asas para dúvidas sobre a Foz, ponte do Centro, proteção da margem esquerda e outros questionamentos do Ministério Público. Já aqui, onde o PT de Pedro Celso Zuchi orientado pelo de Blumenau reina, contraditoriamente, onde tudo se esconde e nada se cobra, mesmo tendo apenas quatro dos 13 vereadores na Câmara.
A DIFERENÇA III
Em Blumenau, foram assinados cinco projetos de lei e três decretos. Eles criarão o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e regulamentarão a Lei de Acesso à Informação no âmbito do Poder Executivo. Outra iniciativa foi a proposta de emenda à Lei Orgânica. Ela permite que os projetos de iniciativa popular sejam apresentados por apenas três por cento do eleitorado de Blumenau. Hoje a exigência legal é de cinco por cento. E Gaspar? Tente entrar no Portal Transparência da prefeitura e entendê-lo ou conseguir informações mínimas. Para começar, ele está dividido entre o antigo e o novo portal. Um não conversa com o outro. Nada foi consolidado. E para quê? Para complicar, afastar os cidadãos no exercício da cidadania, dificultar as comparações dos números. Acorda, Gaspar.
E ELA ACREDITOUElisete Souza D?Ávila, moradora da Rua Amazonas, no Bela Vista, a que vive inundada, depois de ir à tribuna livre da Câmara como último recurso para ser ouvida, surpreender e passar um pito daqueles nos políticos do bairro e nos do PT daqui, provocando um tititi pela repercussão inclusive aqui, escreveu isto no dia 19 de fevereiro no seu Facebook para celebrar esta foto onde ela ri entre os constrangidos José Amarildo Rampelotti, PT, e Giovano Borges, PSD.
?Recebo hoje em minha casa a visita de Amarildo Rampelote fazendo cumprir sua atenção ao meu pedido eles lutarão com garras e competência para concluir essa nossa tão sonhada obra. Muito obrigado acredito e confio nos Srs. Obrigada Ana Paula Lima [deputada do PT a quem reclamou pela falta de atendimento do PT de Gaspar neste assunto]?. Concluindo: a Rua Amazonas voltou a ser alagada e as obras estão paradas. A verba conseguida pelo marido de Ana Paula, Décio Neri de Lima, foi tragada em algum lugar em Brasília. Provavelmente pelo desgoverno.
TRAPICHE
Edificações na beira do Rio Itajaí-Açu prestes a serem demolidas? E continuarão a ser construídas enquanto não forem punidas as ?otoridades? que autorizaram ou se omitiram na hora da construção. Só quando um prefeito for responsabilizado e perder o patrimônio pessoal por causa disso, a coisa vai mudar.
Outra pergunta que não quer calar. Por que só uma edificação? Ali todas estão na mesma situação. Perseguição? Discriminação? Aliás, na rua Industrial José Beduschi surgiu há tempos sob disfarces uma ?casa nova? em área que não poderia ser construída. E aí? Quem autorizou?
A indicação do ex-deputado federal João Matos, PMDB, para secretário da Administração no governo de Raimundo Colombo, PSD, é uma indicação de que a ponte dos Sonhos, em Ilhota, tem padrinho para ela chegar ao fim e antes da ponte do Vale. Matos foi quem verdadeiramente lutou por essa ponte surgir do nada. Como se vê, Gaspar está pagã.
Engraçado esse pessoal do PT de Gaspar. A Justiça é falha sempre e somente quando atinge um dos seus. E para livrar os seus, ainda fazem comparações de bananas com laranjas ludibriando no discurso a plateia ignara em casos técnicos. Paulo Roberto Eccel, PT, é ex-prefeito de Brusque. E Mário Wilson da Cruz Mesquita tem muito a ver com isso. Essa é a verdadeira dor de cotovelo e medo. Só isso.
O empresário Clarindo Fantoni foi homenageado esta semana na Câmara de Gaspar por gestos filantrópicos para com a cidade. Um reconhecimento para fazer exemplo num tempo de poucos, onde a maioria pensa na sua própria exibição pelas festas que dá e o que se exibe na Facebook. O PT sessão sim outra também, para se livrar de culpas, compara e critica o governo de Adilson Luiz Schmitt, sem partido, a quem sucedeu. Na terça, deu uma trégua. Clarindo, PP, foi o vice de Adilson.
Esta semana aconteceu o lançamento do Plano Municipal de Educação. Uma exigência para integrar ao Plano Nacional. Serão três meses de debates para se construir um plano de dez anos. Aqui as comissões são formadas por profissionais de educação das redes municipal e estadual, além de representantes das escolas particulares.
Na Câmara, o presidente e líder do PT de Gaspar, José Amarildo Rampelotti, o campeão de votos, disse que colocaria o cargo dele à prova, se 50% dos municípios de Santa Catarina não contratassem empresas especializadas para fazer o tal plano. E que neste quesito, e só agora Gaspar dava o exemplo.
Pois bem. Primeiro: quem não possui estrutura precisa e deve procurar ajuda especializada, por isso, faz bem; segundo: Gaspar vive contratando empresas de consultorias para ajudá-la, será que faz para esconder a sua incompetência?; terceiro: espera-se que o trabalho de Gaspar não seja fruto da instrumentalização e ideologização, especialidade do PT. Basta olhar o que aconteceu na abertura do ano letivo onde se montou um discurso de catequese e que foi aplaudido pelo próprio Rampelotti.
Por fim. A Câmara estará representada nestas comissões pelo professor do Belchior, Jaime Kirchner, PMDB, alinhado com o PT do prefeito Pedro Celso Zuchi. O Plano deverá passar pela Câmara onde há mais duas professoras: Marli Iracema Sontag, PMDB, e a licenciada Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM.
Edição 1675
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).