17/04/2015
DISTRIBUINDO OS CULPADOS I
O PT de Gaspar, comandado pelo de Blumenau e lá liderado por Décio Neri e Ana Paula de Lima, começou a distribuir o desastre que se cobra por aqui. Malandragem para uma realidade crua anunciada há muito. Como se fosse o dono do mundo, PT aqui e alhures, arrogante, achando que nada o abalaria na sanha de perpetuação do poder, sempre assumiu egoisticamente as conquistas. O Brasil está sendo revisitado, inclusive o ?nunca antes neste país?. O PT está nu e sem tesoureiro. E o presidente do PT de Gaspar, líder da bancada na Câmara e campeão de votos, José Amarildo Rampelotti, mudou também o tom e o discurso. Pediu aos demais partidos para assumirem a parte que lhes cabe neste desastre.
DISTRIBUINDO OS CULPADOS II
Para Rampelotti, em discurso que fez há dias na Câmara, lembrou que o PMDB, PSD e PP são sócios no governo de Dilma Vana Rousseff, foram no de Luiz Inácio Lula da Silva. E para ele não adianta os daqui fingirem que não. Para Rampelotti, no apelo rancoroso que fez da tribuna, todos daqui devem assumir a responsabilidade nesse desastre e nas dúvidas que até distribui cadeia para parte dos envolvidos. Os vereadores Jaime Kirchner, Ciro André Quintino, Marli Iracema Sontag, Ivete Mafra Hammes, José Hilário Melato, Giovano Borges e Marcelo de Souza Brick ouviram calados. Apesar de alguns deles fazerem oposição conveniente ao prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, sabem que a cobrança tem lá a sua procedência.
DISTRIBUINDO OS CULPADOS III
Lá pelas tantas, Rampelotti bem lembrou a ingratidão do PP. A verba para a conclusão da ponte do Vale, como sempre escrevi aqui e o PT ? incluindo Rampelotti - tentou esconder nos discursos marotos, foi de responsabilidade do PP, em cria-la (via a gasparense honorária Ideli Salvatti, PT) e desaparecer misteriosamente com ela contra a cidade e a região. Mas, a qual PP Rampelotti se referia neste caso específico? Faltou esclarecer. E o fez mais uma vez para causar confusão entre os desinformados.
DISTRIBUINDO OS CULPADOS IV
Não foi o PP de Esperidião Amim Helou Filho e Luiz Carlos Spengler Filho, por exemplo, mas o PP de João Alberto Pizzolatti Filho, que desistiu de se reeleger a deputado Federal e está todo envolvido com a Operação Lava Jato, e o de José Hilário Melato, presidente da Câmara. Eles sempre foram gêmeos com o poder do PT Federal e o daqui. Então, Rampelotti não tem muito do que reclamar. Tanto que para manter Melato na presidência, o PT de Rampelotti rompeu e traiu um acordo que ele próprio montou para dar a presidência da casa a Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. O PT paga pela trama, pelos erros, arrogância e egoísmo. Na hora do desastre sem remédio, está compartilhando. Apenas mais uma cena no jogo dos espertos aos desinformados.
TRAPICHE
Esta biblioteca da Furb mantem uma estranha atração. Funcionário público que deveria estar trabalhando, gazeteia serviço aqui e namora lá em Blumenau. Desculpa dos subordinados daqui quando o funcionário é demandado e está ausente: ?ele está em reunião externa?. Hum!
A vereadora Ivete Mafra Hammes, PMDB, está se licenciando da Câmara. Vai tratar da saúde. Ela contou a razão aos vereadores e os emocionou. Ivete, guerreira, já superou há pouco tempo um câncer na mama. Desta vez o tratamento será na coluna.
Diante de tanta má notícia, o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, resolveu fazer manchetes esta semana. Foi à rádio e anunciou o empenho de R$14,7 milhões de verba do Ministério da Cidades para terminar a ponte do Vale. Primeiro este dinheiro mal dá para pagar o que a prefeitura já deve à empreiteira mineira Artepa Martins, não a pagou e fez ela ir embora.
Segundo, para terminá-la, pela concorrência faltam R$21 milhões, no mínimo, sem os aditivos e as alças para salvar as vidas do povo da Margem Esquerda. Terceiro, o prefeito sabe que empenhar não significa liberar a verba, mas é um bom caminho. E finalmente: a ponte dos Sonhos em Ilhota ainda não parou e pode abrir antes do que a de Gaspar.
PT faz a propaganda enganosa. É ?dono? do Pátria Educadora. Só para os ignorantes e fanáticos. Quando é para pôr o marketing à prova, a realidade se desnuda de outra forma. Em Gaspar, para aparelhar o Conselho Tutelar e incorporar os sem conhecimento que manipula, mudou a lei. Para ser candidato a conselheiro(a) era preciso ter Ensino Superior. Ao invés de avançar, houve retrocesso. Tudo feito entre poucos e mudaram para se ter apenas o Ensino Médio.
Alertado por gente séria, o Ministério Público (Mônica Lerch Lunardi) correu atrás e a secretaria de Desenvolvimento Social teve que retroceder. Foi publicada uma errata do edital. Lá entre outras coisas voltou a exigência do curso superior, os votantes têm que ser eleitores em Gaspar (e não apenas residir), as inscrições foram prorrogadas até dia 30 de abril e a posse, em vez de ser em meados de dezembro deste ano, será no dia 10 de janeiro do ano que vem.
Agora é definitivo. A Lagoa não faz mais parte da superintendência do Belchior.
Ilhota em Chamas. O prefeito Daniel Christian Bosi, PSD, conseguiu derrubar na Justiça a liminar que bloqueava seus bens, numa Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa e movida pelo Ministério Público de Gaspar.
Ilhota em Chamas. A lei do Nepotismo causa o maior frisson na Câmara. Interesses familiares tentam vetá-la. E para completar, os vereadores Luiz Fischer e Almir Aníbal de Souza, ambos do PMDB, acabam de ingressar com uma representação contra o prefeito Daniel Christian Bosi, PSD, apontando os que ele empregou e que são parentes diretos de políticos empregados no município. Segundo os vereadores, isto afrontaria a Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal.
Mas, o que mesmo os vereadores Marcelo de Souza Brick e Giovano Borges, PSD, foram fazer em Brasília? Marli Iracema Sontag, PMDB, foi foi no lugar da Ivete acompanhar a deputada Dirce Heidercheit. O que foi que a cidade ganhou com essa viagem? Acorda, Gaspar!
Audiência da expansão do perímetro urbano de Gaspar feita na terça-feira à noite, baixo quórum, deixou bem claro que cumpria uma formalidade a contragosto de muitos. Mais: expansão tem endereço certo.
Edição 1679
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).