01/05/2015
O COBRAR DOS OUTROS I
Da série Ilhota em chamas. Há duas semanas Ilhota voltou ao noticiário nacional. O tema catástrofe diante do que aconteceu em Xanxerê, fez pauta e trouxe de volta às nossas lembranças, cenas e fatos fortes da tragédia dos Baús, naquele que foi o mais severo desastre ambiental entre nós, mesmo comparado às grandes enchentes do Vale. Faz tempo: novembro de 2008, todavia, parece ser ele tão recente.
COBRAR DOS OUTROS II
Na tela nacional da Rede Globo, no Jornal Hoje, os fatos vieram à tona, com outra roupagem. Foram expostas duas realidades. A recuperação, feita basicamente por pessoas abnegadas que não dependeram de políticos. Se elas estivessem esperado por eles, os atingidos estariam ao desabrigo e na lama até hoje. E do outro lado, a reportagem desnudou as dúvidas (e ausências) criadas pelos políticos que tinham a obrigação da recuperação e os que possuem o dever hoje de reerguer a região.
COBRAR DOS OUTROS III
O pau que bateu no ex-prefeito Ademar Felisky, PMDB, pois uma auditoria mostrou que mal usou as verbas que recebeu do Ministério da Integração, bateu no atual prefeito, Daniel Christian Bosi, PSD, seu adversário. Daniel, como mostrou a reportagem daquele sábado, abandonou o Baú, coincidentemente agora, o da sua secretária de Administração, Tatiana Reichert, ligada ao PT de Blumenau e que ajudou na denúncia contra Felisky.
COBRAR DOS OUTROS IV
E logo ela, uma jovem de fibra, que ainda é a referência do pior que a natureza fez com as pessoas de lá (Tatiana teve 14 parentes mortos) e daquilo que ela liderou para recuperar para a sua gente enfrentando a inércia do poder público. Este é um exemplo significativo. Ele mostra entre muitos de como a política e o poder público engolem gente decente e a torna, mero coadjuvante da sua causa e luta nobres. Tatiana está no governo de Ilhota há mais de dois anos e a partir dele, pouco pode fazer para o seu pessoal, exatamente naquilo que sempre cobrou com vigor dos outros.
COBRAR DOS OUTROS V
Ela, na reportagem apareceu como vítima e providencialmente não revelou que é a solução, pois é secretária de Administração do município de Ilhota. O prefeito Daniel não apareceu, mandou um representante de terceiro escalão se explicar e até prometer para 60 dias o que não se fez desde 2010. O ex-prefeito Ademar, também mandou avisar de que não é culpado e está tentando aprovar o que está reprovado nas suas contas.
NOVOS URBANOS
Tem gente que para não pagar o IPTU tenta caracterizar permanentemente a sua ex-área rural em solo urbano como rural e produtiva. Coloca meia dúzia de bois para engorda, vende uns três por ano, registrando esta transação na prefeitura. Para estes escolados e instruídos, a lei que cria e amplia o perímetro urbano nunca foi problema. Até hoje nenhum vereador pensou em impedir este jogo. É contra isto, que a Ivanilde Rampelotti, do Sindicato Rural e chamada de mentirosa pelo presidente do PT, e líder da bancada petista, José Amarildo Rampelotti, tenta se insurgir.
TRAPICHE
Perguntar não ofende: a situação da ACIG já foi regularizada ou ela continua a ter presidente de fato, ao invés de direito?
Quanto mesmo o prefeito Pedro Celso Zuchi e seu protetor, o deputado Décio Neri de Lima, ambos do PT, conseguiram liberar de verbas nesta semana em Brasília para a ponte do Vale? Nas entrevistas de Zuchi tudo parecia estar certo. Mas...
Hoje é dia do Tradicional Torneio do Dia do Trabalho no Clube Atlético Tupi, ali no estádio Carlos Barbosa Fontes. Em ano de eleições, a frequência de políticos é mais acentuada. Antecipo alguns fatos e boatos.
O ex-presidente do PMDB de Gaspar, o advogado Roberto Pereira, ensaia-se candidato a vereador no ano que vem.
Piada. O PCdoB diz que saiu do governo do PT. Heriberto Geraldo Kuntz não é mais o diretor de Habitação. Está procurando parceiros.
Outro que ameaça desembarcar é o PDT. A orientação é de Blumenau que manda aqui. É o que pensa o vereador Ivan Naatz. Quem quer esta saída? Por oportunismo, o providencial sumido e ex-vereador e ex-secretário de Pedro Celso Zuchi, PT, Rodrigo Boeing Althof, ex, PSDB e PV, e seu cabo eleitoral Gean Carlos Grimm. É para se criar discurso à uma possível candidatura. Quem resiste à saída? Os que dependem: Roberto Procópio de Souza (diretor do Procon) e Raul Schramm (diretor de Indústria e Comércio).
Denunciado aqui de que PT e PMDB tramavam nos bastidores em Brasília, Blumenau e Florianópolis para se unir nos trapinhos em 2016, o presidente do PMDB local, Kleber Edson Wan Dall, passa dias tentando explicar que isto jamais foi sequer pensado. A maioria, inclusive no próprio PMDB, acha exatamente o oposto.
Pensando bem. O PT do presidente José Amarildo Rampelotti, de Zuchi e seu cunhado Antônio Carlos Dalsochio, pelo jeito que as coisas caminham no Brasil e aqui, vai ficar viúvo em 2016, Nem nanico o quer. Só falta o PRB do Alfonso Bernardo Hostert se decidir pela separação.
Uma pergunta que não quer calar. Mais de cinco mil propriedades vão pagar o "novo" IPTU no ano que vem com a expansão do perímetro Urbano e que está em aprovação na Câmara. Todas vão receber carnês no ano que vem, ano de eleição? Acorda, Gaspar!
Veja só o tamanho da roubalheira e que está faltando à Saúde, Educação, Segurança, obras de infraestrutura como a ponte do Vale. Estima-se que a reconstrução do Nepal devastado por um terremoto vá custar cerca de US$ 6 bilhões. O prejuízo da Petrobrás pela roubalheira e má gestão, que ela própria reconhece no balanço recém divulgado, gira em torno de US$ 8 bilhões. Pode-se concluir que a devastação de um país inteiro custa de sacrifício ao povo menos do que uma empresa estatal brasileira administrada pelo PT.
Vira e mexe a prefeitura se trumbica quando quer aumentar as taxas contra os gasparenses. Faz isso, de forma incorreta e atabalhoada. Parou na Primeira Promotoria, de Mônica Lerch Lunardi, a denúncia de possível inconstitucionalidade presente no Código Tributário e que exige o recolhimento de taxa administrativa para a emissão de certidão negativa de débito. A denúncia virou um Inquérito Civil.
EDIÇÃO 1683
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).