Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

05/05/2015

HOSPITAL DO PT I

O PT de Gaspar não sabe qual desculpa usar com a cidade para se desfazer da aventura que quis e se meteu ao tomar o Hospital de Gaspar dos gasparenses. Fez isso por vingança tramada há anos. Fez para provar que gente decente lá roubava. A língua é o chicote do dono; prova do próprio veneno. Finalmente o PT de Gaspar sabe que Saúde Pública é algo sério e caro. Mais. O Hospital devido a política nefasta e irresponsável do governo federal, liderado pelo PT de Brasília encarrascado em mazelas que abundam nos jornais e tribunais, conspira contra hospitais filantrópicos como o daqui. E pior: a prefeitura do PT de Gaspar não possui dinheiro para sustentar mais esta trapalhada da companheirada daqui. 

HOSPITAL DO PT II

Quem quis isto por anos a fio? Rodrigo Fontes Schramm e a família de Pedro Celso Zuchi por questões óbvias; o PT dos vereadores Hamilton Graff, Antônio Carlos Dalsochio, José Amarildo Rampelotti, e de Cleones Hostins. Ele como titular da controladoria da prefeitura fez o serviço proposital e radical de ?encontrar? defeitos nas prestações de contas do Hospital. Cleones se negou ao diálogo e ?afogou? financeiramente o Hospital. Hoje como secretário da Saúde (?) está com a bomba relógio que ajudou a ativar em parceria com Márcia Cansian, a ex-secretária de Saúde. Ela já se foi daqui depois de armar circo. E de longe o vê pegando fogo. 

HOSPITAL DO PT III

O PT daqui acostumado a desmoralizar gente decente que não se ajoelha e o adula, poderia ter evitado isto. Ganhariam a cidade, a cidadania, os cidadãos, os doentes, os mais pobres. Bastaria ter olhado para Brusque. O PT do prefeito que foi retirado do cargo, Paulo Roberto Eccel, ex-procurador municipal aqui, fez isto com o Hospital de lá. Não deu certo. Teve que recuar. E fez isso de forma rápida. Foi mais inteligente ao menos naquele caso. 

HOSPITAL DO PT IV

Também tentou provar à cidade que o Hospital de lá usava mal a verba municipal; pensava que só a companheirada desempregada era competente. O teste não deu certo. Eccel devolveu o centenário Hospital aos religiosos. O PT daqui criou clima, história e culpados. Preferiu aparelhar, instrumentalizar e fazer manchetes para analfabetos, ignorantes, desinformados, dependentes e gente fanática, a marca do PT em qualquer lugar. Preferiu impor humilhação, derrota e discriminação em algo tão essencial que lida com a vida, a esperança e a cura. 

HOSPITAL DO PT V

Agora, o PT de Gaspar, de Zuchi, Dalsochio, Rampelotti, Rodrigo, Cleones não sabe como se livrar do problema que criou. Esta aventura toma o dinheiro que não possui. Culpa o governo do estado, mas livra o SUS que dizima a saúde pública no Brasil, esconde a responsabilidade do governo Federal de Dilma Vana Roussef. Jogou. Abriu brechas para licitações de mais de R$10 milhões livres de concorrência para abocanhar verbas públicas. Elas não chegaram diante da crise orçamentária. A chapa esquentou. 

fotopg5herculanoGG.jpgHOSPITAL DO PT VI

Na reunião de quinta-feira na Câmara para meia dúzia de gatos pingados, os atuais gestores jogaram a toalha. Mostraram o quanto custa tocar este Hospital ? porque recuperá-lo fisicamente os empresários e a comunidade fizeram, coisa que os interventores não tiveram capacidade, iniciativa e coragem. E por que querem se livrar da bomba que armaram? Porque esta aventura vai custar caro ao PT daqui nas próximas eleições. Querem devolvê-lo. Com mais dívidas e sem garantias das verbas municipais. Só falta alguém cair nesta armadilha. Acorda, Gaspar!

 

 

TRAPICHE 

O presidente do PT e vereador, José Amarildo Rampelotti, quer que os donos de imóveis de Gaspar paguem esta conta do Hospital de Gaspar. Sugeriu um aumento de 15% no IPTU. Ideia de jerico até porque é inconstitucional. Está desafiado levá-la adiante. 

O Hospital está mal? Reflexo. A Saúde Pública em Gaspar como um todo está ruim. Caos. Filas. Reclamações constantes nos postos. 

Depois de anos de atrasos, dúvidas e valores elevados, finalmente foi ?inaugurada? a policlínica. Só falta ela agora ser de verdade uma policlínica. Nada mais. 

Transformaram a unidade de Saúde Central em três postos da ESF (Estratégia de Saúde da Família): Centro, Coloninha e Sete de Setembro. Mas, não há profissionais suficientes. São necessários seis técnicos de enfermagem, três médicos e três enfermeiros. 

Eles estão funcionando com apenas com um médico, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Pior. Dois dos técnicos são ?mal usados?: um fica na sala de vacina e o outro faz o serviço de marcação de consulta especializada no sistema. Atendimento especializado? Comprometidíssimo. Os doentes e pobres sofrem. 

Para diminuir a fila de atendimento na ortopedia, o ortopedista recém chamado do concurso, pasmem, atendeu num dia de consulta 60 pacientes. Isto equivale a oito minutos por doente, se o médico ficar trabalhando oito horas, sem piscar. Absurdo. 

A partir desta semana os mesmos três ESF da unidade Central vão ficar desfalcados de mais dois médicos. Eles vão embora para Blumenau. O secretário Cleones Hostins, o mesmo que inviabilizou o Hospital, já sabia disso há mais de 30 dias. O que fez para mitigar esta situação crítica aos mais necessitados? Ainda nada. Gasta energia com a sarna que criou para si: o Hospital que tomou da comunidade. 

Unidade de Saúde do Belchior está sem médicos há mais de dois meses e os políticos de lá, providencialmente calados na Câmara e na superintendência. 

Consultas para especialidades demoram em média seis meses. É assim com dermatologia ortopedia, cardiologia, endocrinologia... Todos quietos. Se não cuidam do essencial nos postos de saúde e policlínica, teriam condições de intervir e tocar um Hospital? 

As histórias de horror no Hospital de sucedem. O maior trabalho feito lá é para que elas não cheguem à imprensa. 

No PA, depois de se preencher a ficha, a espera pelo atendimento leva de seis a oito horas. A triagem, os próprios profissionais de lá admitem, não segue o protocolo básico. 

Nos postos e nas farmácias faltam remédios, materiais para curativo e atendimento odontológico. Chega-se ao ponto de se recomendar aos profissionais dentistas a economia de anestésicos. Ou seja, em pleno século 21 a opção é pela dor a quem já sofre. Vergonhoso. 

Por derradeiro. Pois é. Quem terminou com a ExpoGaspar pode acabar com o Hospital e até desmoralizar a história da Acig. Este é o PT. É a opção pela destruição ao invés da construção, reconciliação, diálogo ... Acorda, Gaspar!

 

Edição 1684

Comentários

Anônimo disse:
07/05/2015 19:27
Herculano, pelo que postou a sra. Ordalina, esse merda ainda vive.
Violeiro de Codó
07/05/2015 19:23
Sr. Herculano:

Uma frase de uma canção da cantora petista Bete Carvalho, como resposta aos brasileirinhos idiotinhas que acreditaram nos vermelhinho
dos inferno: O PT pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão.
Fui!

Juju do Gasparinho
07/05/2015 19:18
Prezado Herculano:

Jornal Folha de São Paulo - postado às 08:03hs.:
"A vitória amarga do PT".

Pode ser amarga para eLLes, mas uma vergonha para os brasileiros honestos perante o mundo, ter um governo que é um circo, onde os palhaços são bandidos perigosos.

Adorei o Josias, postado às 08:13hs.:
Após tomar um "café da manhã fúnebre", bem típico para um mordomo de cemitério como é o Temer.
BEM FEITO para o penduricalho dos bandidos PeTralhas.

#chupaqueéossinho
Mariazinha
07/05/2015 18:57
Seu Herculano:

Mordaça Nele - às 07:53hs
"Como hoje é dia do Silêncio, teve gente no PT querendo presentear Sibá Machado (AC) com uma mordaça, para dar uma pausa nas tolices que não para de dizer".

Mas ele não é petista?
Existe na Terra petista inteligente?
Nem com vela acessa se acha.

Bye, bye!
João João Filho de João
07/05/2015 18:51
Sr. Herculano:

Do Blog Gente Decente sobre o que foi postado às 18:03hs:

"Senadores de todos os partidos receberam cada um, nas últimas semanas, mais de 1000 mensagens eletrônicas pedindo a recusa de Fachin para o STF.
Isto só das comunidades evangélicas".

Acho que vou virar evangélico.
Essa turma é unida.
Juju do Gasparinho
07/05/2015 18:45
Prezado Herculano:

Óh Deus, o que fazem teus enviados.
Escrito por Manoel Santos
"Uma turminha de bispos canalhas e bolivarianos da CNBB estão, já faz uma porrada de tempo, colhendo assinaturas para um texto-base de projeto de reforma política que será entregue na Câmara dos Deputados.

O troço tem o apoio de ninguém menos que a OAB bolivariana, da CUT, MST, Juventude Socialista, Liga das Lésbicas Brasileiras, PCdoB, PCB e mais uma penca de ordinários".

Será que ainda teremos salvação?
Que DEUS tenha piedade de nós!
Herculano
07/05/2015 18:03
PLANALTO JÁ TEME PELA INDICAÇÃO DE FACHIN

O conteúdo é da Agência Brasil. O texto é de Karine Melo e Carolina Gonçalves. Em resposta a uma consulta do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a Consultoria Legislativa do Senado emitiu uma nota técnica reforçando a tese de ilegalidade do exercício da advocacia pelo indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, quando também era procurador do Paraná.

"Pode-se concluir que, tendo o sr. Luiz Edson Fachin tomado posse após janeiro de 1990, quando já se encontravam em vigor as proibições de advogar constantes tanto da Constituição do Paraná quanto da Lei Complementar nº 51, de 1990, a atuação no âmbito da advocacia privada, concomitantemente com o exercício do cargo de procurador do Estado, viola o ordenamento legal", conclui o consultor João Trindade Filho.

Segundo a assessoria de imprensa do senador, Ricardo Ferraço compartilhou esta manhã (7) nota técnica com todos os 53 membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Após audiência em uma comissão geral da Câmara, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse estar otimista e minimizou possíveis efeitos da nota técnica. Segundo ele, Fachin já havia explicado que, quando prestou concurso para a Procuradoria do Estado, o edital informava sobre a possibilidade do exercício de advocacia.

Cardozo acrescentou que tanto Luiz Fachin quanto os demais concursados aprovados conversaram com o procurador do Paraná à época, que confirmou a informação.

"Pode haver uma discussão jurídica, mas as cautelas tomadas pelo professor Fachin e pelos concursados mostram que não existe uma situação que o desabone para o exercício funcional. De uma pessoa que agiu com todas as cautelas e com a mais absoluta lisura ao longo de sua vida profissional, não se pode ter dúvida", afirmou o ministro.

Para Cardozo, Fachin não terá problemas para explicar a situação aos senadores. "Não creio em rejeição a um nome da envergadura do professor Fachin, com o currículo que tem e o apoio de toda a comunidade jurídica." O ministro informou que juristas como Yves Gandra, José Afonso da Silva, Miguel Reale Junior e Dalmo Dalari apoiam a indicação feita pelo Planalto.

"Estes juristas têm visões completamente distintas. Há reconhecimento total da classe jurídica sobre o atendimento do ministro Fachin aos requisitos. Todos os ministros do Supremo elogiaram a indicação. Por isso, não vejo porque o Senado rejeitar", concluiu.

A polêmica já tinha sido levantada na reunião da CCJ do Senado do dia 29 de abril, quando o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), um dos defensores da aprovação do nome do advogado, leu o relatório sobre a indicação.

Nesse mesmo dia, em defesa do indicado, Dias esclareceu que, ao ser aprovado em concurso para o cargo, em primeiro lugar, Fachin estava regido pela Lei Complementar 26, de 1985, que não vedava o exercício da advocacia.

Com a promulgação da PEC da Bengala nesta quinta-feira pelo Congresso Nacional, a indicação de Luiz Fachin pode ter sido a última da presidenta Dilma Rousseff. A sabatina do advogado na CCJ do Senado está marcada para a quarta-feira (12).
Herculano
07/05/2015 17:48
O BRASIL DA CLASSE C. POUPANÇA TEM 4º MÊS DE BAIXA E MAIOR RETIRADA PARA MESES DE ABRIL DESDE 95

Abril foi mais um mês com retirada recorde de recursos da caderneta de poupança. Segundo dados do Banco Central (BC), os saques superaram os depósitos no mês passado em R$ 5,850 bilhões - configurando o pior abril desde que os dados começaram a ser coletados, em 1995.

Foi também o quarto mês seguido em que a diferença entre saques e depósitos na poupança (chamada de captação líquida) ficou negativa. No acumulado do ano, o saldo é negativo em R$ 29,081 bilhões.

O número veio melhor do que o apresentado em março, quando o resultado tinha sido negativo em R$ 11,4 bilhões. Porém, foi pior que o registrado em abril do ano passado, quando o resultado também foi negativo, em R$ 1,27 bilhão (abril foi o único mês com captação negativa em 2014).
Herculano
07/05/2015 17:39
PRISIONEIRA DOS ERROS, ARROGÂNCIA E MENTIRAS. DILMA CANCELA VIAGEM AO RIO POR TEMOR DE PROTESTOS, DIZ FONTE

Conteúdo é da Agência Reuters. Com receio de possíveis protestos, a presidente Dilma Rousseff cancelou uma visita que faria ao Rio de Janeiro na sexta-feira para participar de cerimônia comemorativa sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, disse nesta quinta uma fonte do PT na capital fluminense.

A decisão de cancelar a visita começou a ser discutida na última quarta-feira devido a temores sobre a possível realização de manifestações convocadas pelas redes sociais para o local do evento, o Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, zona sul da cidade, segundo a fonte.

Na terça-feira, houve panelaço nessa região da cidade em protesto contra o PT durante a exibição do programa da legenda em rede nacional de televisão, semelhante ao ocorrido quando Dilma fez um pronunciamento pelo Dia Internacional da Mulher, em março.

Segundo a fonte, diversos dirigentes do partido foram consultados sobre o risco que a presença de Dilma na cidade poderia representar à imagem da presidente no atual momento. Após o cancelamento do evento de sexta, Dilma deve viajar ao Rio na próxima semana para um evento do programa Minha Casa Minha Vida.
Herculano
07/05/2015 16:38
FOI SÓ EM BAIRRO RICO? POR QUE LULA E DILMA NÃO VÃO A UM SUPERMERCADO NO JARDIM ÂNGELA?, por Reinaldo Azevedo, de Veja

O PT espalha por aí que o buzinaço e o panelaço contra o partido e contra Lula, durante os 10 minutos de horário político veiculado ontem, só se deu em bairros ricos. Bem, é mentira, como provam os vídeos no YouTube.

Mas eu refaço aqui o meu desafio: por que Dilma, Lula e Rui Falcão não visitam um supermercado no Jardim Ângela ou em Heliópolis, em São Paulo?

Mas tem de ser coisa de verdade, sem claque armada e sem segurança para impedir a legítima e honesta abordagem do povo.

Vamos lá, valentes! Façam seu teste de popularidade entre os pobres!
Herculano
07/05/2015 15:29
O QUE MOTIVOU, por Lauro Jardim, de Veja

Não foi só o objetivo de pressionar o governo pelas indicações para o segundo escalão que levou Eduardo Cunha a manobrar para votar na terça-feira a PEC da Bengala. Cunha também jogou para a plateia ? leia-se o plenário.

Após a exibição do programa do PT, com críticas à aprovação do projeto da terceirização pela Câmara e aos que votaram a favor da proposta, Cunha percebeu a revolta dos partidos que haviam votado com ele em relação ao PT e articulou com facilidade a aprovação da PEC.
Herculano
07/05/2015 13:13
REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Ilhota em chamas. Secretário participava festivamente de evento econômico em Gaspar, no Gaspar Grande, nesta manhã e horário do expediente.
sidnei luis reinert
07/05/2015 12:59
PTBRÁS É A ÚNICA EMPRESA DE PETRÓLEO DO MUNDO QUE DÁ PREJUÍZO... SUCATEÁRAM-NA COMO FHC FEZ COM A VALE PARA VENDER POR PREÇO DE BANANA.

BRASIL UM PAÍS POBRE COM TANTA RIQUEZA... E QUANDO ELA TERMINAR VAI VIRAR UMA MEGA-FAVELA, OU ACHAM QUE OS RECURSOS NATURAIS E MINERAIS IRÃO DURAR PARA SEMPRE??

Petrobras cai quase 400 posições em lista das maiores empresas do mundo

Segundo a revista 'Forbes', a petroleira, que ocupava o 30º lugar no
ranking de 2014, despencou este ano para a posição de número 416.

http://g1.globo.com/globo-news/contacorrente/noticia/2015/05/petrobras-cai-quase-400-posicoes-em-lista-das-maiores-empresas-do-mundo.html
sidnei luis reinert
07/05/2015 12:49
Ministro confirma que governo quer R$ 10 bilhões do FI-FGTS no BNDES

http://sbt-canal.blogspot.com.br/2015/05/ministro-confirma-que-governo-quer-r-10.html

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, confirmou nesta quarta-feira (6), durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, que o governo quer destinar R$ 10 bilhões do fundo de investimento do FGTS para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e devolver parcelado em 10 anos.

"O FI-FGTS foi criado para investir em infraestrutura. O que eu entendo que o Ministério da Fazenda está tentando construir é a alocação desses recursos em projetos de infraestrutura. Se esse recurso for direcionado para o BNDES, o BNDES vai usar para financiar projetos de infraestrutura.

TODO MUNDO JÁ SABE EM QUE PAÍS ESTE DINHEIRO NÃO SERÁ USADO.

TEMOS DE DERRUBAR O FORO DE SÃO PAULO PARA LIBERTAR AS AMÉRICAS DOS ESQUERDOPATAS BOLIVARIANOS.
Herculano
07/05/2015 08:13
ARTÍFICE DA VITÓRA, TEMER NÃO RECEBEU CUMPRIMENTOS DE DILMA E ADJACÊNCIAS, por Josias de Souza

Dilma Rousseff deve sobretudo ao seu vice, Michel Temer, a magra vitória que obteve na votação da primeira parte do ajuste fiscal no plenário da Câmara. Ele teve de molhar a camisa de articulador político para evitar uma derrota do governo.

Temer cobrou o comprometimento do PT com o ajuste fiscal, conteve momentaneamente a rebeldia do PMDB de Eduardo Cunha, negociou cargos com aliados que ameaçavam debandar? E ainda seduziu valiosos votos da oposição. Fez tudo isso e não havia recebido até o final da noite passada um mísero telefonema de Dilma ou dos auxiliares petistas da presidente.

A quarta-feira de Temer começou num café da manhã fúnebre. Na noite da véspera, além de não conseguir votar a proposta que lhe interessava, o governo Dilma amargara a aprovação final da PEC da Bengala, que retirou da presidente o poder de indicar cinco novos ministros para o STF até 2018. De quebra, o PMDB avisara que não votaria o arrocho trabalhista a menos que o PT ajoelhasse no milho e fechasse questão a favor da matéria.

Presentes ao café organizado por Temer, alguns dos principais ministros da Esplanada - Joaquim Levy (Fazenda), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Comunicações), por exemplo- exibiam semblantes crispados. Testemunharam o aperto que Temer deu no deputado Sibá Machado, líder do PT.

Temer disse a Sibá que o PT precisava fechar questão a favor do ajuste. O deputado tentou alegar que havia dificuldades estatutárias. Só a Executiva do PT poderia aprovar o fechamento de questão. Temer atalhou Sibá para dizer que, como presidente do PMDB, ele toma decisões em nome da Executiva sempre que necessário. O PT, finalmente, caiu em si. No início da tarde, Sibá leu em plenário uma nota com o teor desejado por Temer. E o PMDB suspendeu sua obstrução.

Para o almoço, Temer recebeu um pedaço da bancada de deputados do oposicionista DEM. Numa articulação que passou pelo prefeito "demo" de Salvador, ACM Neto, o articulador político de Dilma cavou oito votos improváveis numa das trincheiras mais antipetistas do Congresso. Virou, de resto, três votos supostamente "independentes" do gelatinoso PV.

À tarde, Temer dividiu-se entre o telefone e as visitas. Chamou à sua sala Eduardo da Fonte (PE), líder do governista PP. Perguntou-lhe por que não dera as caras no café da manhã. E emprestou seus ouvidos para que o aliado despejasse dentro deles uma hora de queixas e requisições.

Enrolado no petrolão, Dudu da Fonte, como é chamado na intimidade, queixou-se de falta de solidariedade do governo e, sobretudo, do petismo. E reclamou de nomeações do partido que Dilma demorava a encaminhar para o Diário Oficial. As queixas foram ecoadas pelo presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), também recebido por Temer. A dupla deve ter gostado da prosa de Temer. O PP ameaçava despejar 100% dos seus votos no balaio anti-Dilma. À noite, entregou à presidente 18 dos seus 39 votos.

Temer passou o resto do dia com o extintor nas mãos. Acompanhou a votação no seu gabinete, no edifício anexo do Planalto. Estava acompanhados dos amigos de sempre: os ministros Eliseu Padilha (Aviação) e Henrique Eduardo Alves (Turismo). E o ex-ministro Moreira Franco (Aviação). Celebrou o resultado como uma conquista pessoal. Recebeu vários telefonemas congratulatórios. Em privado, lamentou que nenhum deles tenha partido de ramais internos. ?Do Palácio do Planalto, não telefonou nem o porteiro?, ironizou um auxiliar de Temer.
Herculano
07/05/2015 08:08
GOVERNO E OPOSIÇÃO REGISTRAM TRAIÇÕES NA VOTAÇÃO DO PACOTE FISCAL

Conteúdo do jornal Folha de S. Paulo. Maior percentual de votos contrários ao ajuste entre siglas da base veio do PDT, que tem o Ministério do Trabalho. No DEM, que defendia a derrubada da medida, 8 dos 22 deputados votaram a favor da aprovação do ajuste

"Nem o Papa tem 100% de apoio", ironizou o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, ao comentar as traições generalizadas nos partidos da base - o que ameaça a aprovação dos pontos restantes do pacote de ajuste econômico.

Proporcionalmente, as principais defecções governistas ocorreram no PDT - que ocupa o ministério do Trabalho, com Manoel Dias -, que concedeu todos os seus 19 votos contra o projeto da presidente Dilma Rousseff, no PTB (12 dos 24 votos) e no PP (18 dos 39 votos).

"Houve insatisfação com o governo, claro, mas defendíamos o adiamento da votação, a bancada não estava pronta para votar", afirmou o líder do PP, Eduardo da Fonte (PE). Ele negou que a insatisfação tenha a ver com o atraso da entrega de cargos ao partido.

"Parte da bancada ficou com o governo, mas preferimos ficar com o estatuto do partido, de defesa do trabalhador", afirmou a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ).

O PMDB, que ameaçou abandonar a defesa do projeto a depender da posição que a bancada petista tomasse, registrou 13 traições no total de 64 votos. "Foi o que esperávamos. Agora o governo tem que continuar conversando para evitar derrotas daqui para frente. Tem que ver esses dez do PT que não votaram, por exemplo", afirmou o líder do partido, Leonardo Picciani (RJ).

No partido de Dilma, nove deputados da bancada não compareceram à votação. Dos 55 presentes, somente Weliton Prado (MG), deputado de pouca expressão na bancada, votou contra o governo. A Folha não conseguiu falar com ele na noite desta quarta-feira (6).

OPOSIÇÃO
Com exceção do PSDB, que votou unido contra Dilma - todos os representantes do partido foram contrários ao projeto -, a oposição também registrou traições.

A mais inusitada aconteceu com o DEM, sigla que faz ataques ferrenhos ao governo e ao ajuste fiscal. Oito integrantes da bancada, de um total de 22 que votaram, apoiaram a proposta de ajuste fiscal do governo. Entre eles os deputados Rodrigo Maia (RJ) e José Carlos Aleluia (BA), dois dos principais críticos do Palácio do Planalto.

"Houve nesse grupo uma razão mais ideológica, na linha de corrigir imperfeições na atual política", afirmou o líder da bancada do partido, Mendonça Filho (PE), para justificar a posição adotada por seus correligionários.

A Folha apurou que o grupo de infiéis do DEM se reuniu com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), em uma articulação que contou com o apoio do prefeito de Salvador, ACM Neto, que é do partido.
Herculano
07/05/2015 08:03
A VITÓRIA AMARGA DO PT, por Bernardo Mello Franco para o jornal Folha de S. Paulo

A aprovação da primeira medida provisória do ajuste fiscal é uma vitória amarga para o PT e para o governo Dilma Rousseff.

O texto empurra a conta da crise para os trabalhadores, ao restringir o acesso a benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego. Os afetados serão os mais pobres, que já sofrem com a inflação e as demissões em diversos setores da economia.

O pacote atinge a base social do petismo e expõe o rompimento das promessas de campanha da presidente, reeleita no ano passado.

Até a noite de terça, deputados do PT ainda criticavam o texto, enquanto o governo pressionava parlamentares de outros partidos aliados a votar a favor dos cortes. Foi preciso o PMDB ameaçar abandonar o barco para que os petistas aceitassem, a contragosto, assumir a defesa dos cortes. Uma defesa envergonhada, como se viu na votação desta quarta.

A bancada abaixou a cabeça enquanto a claque da Força Sindical xingava Dilma, gritava "Fora, PT" e atirava dólares sobre os governistas. Em uma inversão de papéis, deputados do PSDB subiam à tribuna para acusar petistas de defender os banqueiros e punir os trabalhadores.

"A oposição finalmente aprendeu a fazer oposição", divertia-se Lúcio Vieira Lima, do PMDB da Bahia.

A votação acabaria com um inusitado panelaço no plenário da Câmara, que deve estimular novas manifestações contra o governo e o PT.

Apesar do desgaste anunciado, a aprovação da medida evita um prejuízo ainda maior para o Planalto. Uma derrota significaria o estilhaçamento definitivo da bancada governista e poderia provocar a saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Líder da bancada da bala, o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que afirmou que uma colega merecia "apanhar como homem", foi o campeão de votos no Distrito Federal em 2014. O ex-PM teve apoio de mais de 155 mil eleitores brasilienses.
Herculano
07/05/2015 07:41
PETISTAS FOGEM DO PLENÁRIO PARA NÃO VOTAR MP 665, por Cláudio Humberto na coluna que publicou ontem nos jornais brasileiros

Coube ao líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), tentar "laçar" deputados governistas, que correram do plenário para não votar a medida provisória 665, com medo de participar de decisão que elimina direitos trabalhistas. Deputados do PP, PCdoB, PMDB e do PT divergem da MP. O vice Michel Temer passou o dia implorando ao telefone que as lideranças garantissem a aprovação do ajuste fiscal.

Centralismo democrático
Jandira Feghali e o ministro Aldo Rebelo pressionaram a bancada do PCdoB a votar pela MP 665, sob pena até de exclusão de comissões.

Do contra
Foi acalorada a reunião da bancada do PP. Aos gritos, Esperidião Amin (SC) avisou que, contra a orientação do partido, votaria contra a MP.

Mais uma
A rebelião do PMDB é coisa de Eduardo Cunha. Ele queria forçar o PT a descer do muro e assumir sua parte no desgaste da MP 665.

Dívida
Em reunião com Dilma e o núcleo da coordenação política do governo, Michel Temer prometeu a ela que a 665 passaria pela Câmara.

Presidente constrange o TCU e acaba derrotado
Apesar do dever do Tribunal de Contas da União (TCU) de zelar pela aplicação à lei, seu presidente Aroldo Cedraz protagonizou nesta quarta (6) constrangimento raro na história da corte, ao tentar aprovar a dispensa de concorrência pública para empresas que têm contratos de arrendamento de portos anteriores a 1993. O empenho extremado de Cedraz causou estupefação no TCU, mas venceu o bom senso.

Boca de urna
Cedraz até desceu da sua cadeira da presidência para argumentar e em favor de sua proposta beneficiando um punhado de empresas.

TCU 5x2
Os ministros do TCU derrotaram a proposta de Cedraz, que, apenas com o apoio do parceiro Raimundo Carreiro, acabou recuando.

Pressão
Cedraz e Carreiro chegaram a condicionar a aprovação do acórdão do ministro Vital do Rêgo, sobre o assunto, à inclusão da proposta deles.

Velha política
O futuro partido da ex-senadora Marina Silva já corre o risco de processo por abuso de poder econômico. O milionário que foi seu vice em 2010 alterou a marca da sua empresa para rede.natura.net.

Sibá enquadrado
Dilma confiou a Carlos Gabas (Previdência) e Ricardo Berzoini (Comunicações) a missão de "enquadrar" o líder do PT, Sibá Machado (AC), que passou o dia evitando manifestar-se favorável ao ajuste.

Chá de sumiço
O ex-líder do PT e ex-presidente da CUT, Vicentinho (PT-SP), foi outro que escafedeu na hora de discutir o ajuste que seu próprio governo propõe. E ainda arrumou um atestado para fingir motivo justo.

Intervenção no Serpros
A Previc interveio no Serpros, fundo de pensão do Serpro, e suspendeu a escolha da sua nova diretoria. O autor fiscal da Receita Walter de Carvalho, que já atuou em outros casos, será outra vez o interventor.

Concentração
Que pacote fiscal que nada: ontem à tarde, os deputados estavam bem mais interessados no jogão de bola Barcelona 3x0 Bayern de Munique. Suas excelências não desgrudaram da televisão do cafezinho.

Desleixo não é pontual
A Secretaria de Aviação Civil pediu explicações à Infraero sobre o caos no aeroporto de Vitória, mas ouviu que guarda-chuvas sobre equipamentos, grades caindo do teto e ar-condicionado bloqueando a saída de emergência, são "ocorrências pontuais".

Alvo preferido
O ministro Joaquim Levy (Fazenda) não está agradando muito. Sua fala em evento da Frente Parlamentar de Agricultura começou com plateia de 70 parlamentares, mas no final, só havia 15 gatos pingados.

Raupp inocentado
O senador Valdir Raupp (PMDB) sorri à toa. O Supremo Tribunal Federal o inocentou da acusação de uso indevido dos recursos do convênio do Plano Agropecuário, quando era governador de Rondônia.

Mordaça nele
Como hoje é o Dia do Silêncio, teve gente no PT querendo presentear Sibá Machado (AC) com uma mordaça, para dar uma pausa nas tolices que não para de dizer.
Herculano
07/05/2015 07:33
PLANALTO SEGURA REBELIÃO NA BASE, E PACOTE FISCAL AVANÇA

Texto do primeiro item do ajuste é aprovado por margem estreita na Câmara. Com duas interrupções, sessão tumultuada foi marcada por discursos agressivos, insultos e 'chuva de petrodólares'

Conteúdo do jornal Folha de S. Paulo. Texto de Ranier Bragon, Sofia Fernandes, e Valdo Cruz, da sucursal de Brasília. Em meio a ameaças generalizadas de rebelião em sua base, principalmente no PT e no PMDB, o governo Dilma Rousseff conseguiu aprovar na noite desta quarta (6), em uma tumultuada sessão na Câmara, o texto principal do primeiro item do seu pacote de ajuste fiscal.

Por margem apertada, 252 votos a 227, os deputados aprovaram a medida provisória 665, que estabelece aumento do tempo de trabalho para requisição do seguro-desemprego: de 6 para 12 meses.

Após o anúncio do resultado, a oposição cantou nos microfones: "O PT pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão". Depois, promoveu um panelaço no plenário.

Duas emendas foram derrubadas. Nesta quinta, as cinco últimas, que podem alterar o projeto, irão a voto.

As medidas de equilíbrio das contas públicas, elaboradas sob a chefia de Joaquim Levy (Fazenda), tinham o objetivo de, ao todo, cortar R$ 18 bilhões em gastos. Mas mudanças prévias patrocinadas pelos congressistas já reduziram esse em cerca de 20%.

A resistência às propostas que restringem direitos trabalhistas e previdenciários foi impulsionada pelo próprio PT, o que deu a senha ao principal aliado, o PMDB, para ameaçar uma rebelião.

Segundo relatos obtidos pela Folha, aliados também aproveitaram a votação para exigir do Planalto a obtenção de cargos federais. O PP, por exemplo, chegou a indicar votação contra o governo durante a sessão, mas recuou. Líderes do partido foram recebidos pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), coordenador político do governo.

"Deve ser coincidência, mas todos os cargos do segundo e terceiro escalão devem estar preenchidos até o final da semana", ironizou Chico Alencar (PSOL-RJ).

Petistas aprovaram o apoio ao projeto após muita resistência interna. Alas mais ligadas à base sindical queriam evitar o desgaste.

Irritado, o PMDB cobrou que os petistas fechassem questão sobre o tema, prevendo punição a eventuais traições. Essa exigência foi feita à liderança da bancada petista pelos principais ministros de Dilma e por Temer, em reunião na manhã desta quarta.

Acuado, o PT aceitou "fechar questão", mas não deve punir o único que votou contra, Wellington Prado (MG).

Na votação no plenário, o PT foi bastante atacado. Integrantes da Força Sindical, do deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), interromperam a sessão com uma "chuva de petrodólores": réplicas de notas com fotos de Dilma e do ex-presidente Lula, entre outros, em referência ao escândalo do petrolão.

"Dilma deveria mandar para esse Congresso uma medida provisória que tivesse em seu primeiro artigo a proibição de que o chefe de Estado minta", discursou Bruno Araújo (PSDB-PE), líder da oposição, lembrando a promessa da petista, durante a campanha, de não retirar direitos dos trabalhadores.

"Estamos votando uma matéria em que o que está em jogo é o futuro do Brasil", respondeu o líder do governo, José Guimarães (PT-CE).

A sessão voltou a ser interrompida quando deputados governistas e oposicionistas quase se atracaram. Alberto Fraga (DEM-DF) chegou a dizer que a colega Jandira Feghali (PC do B-RJ) deveria "apanhar" como homem. Membro da bancada da bala, ele foi alvo de protesto da bancada feminina, chamado de deputado com fama de "matador".

Compõem ainda o pacote de Dilma a medida provisória 664, que restringe direitos previdenciários, e o projeto de lei que revê a política desoneração da folha de pagamento de alguns setores. Nenhuma delas ainda foi votada pelo plenário da Câmara.
Eduardo
07/05/2015 07:11
Te liga Herculano=


Até parece que vao fazer alguma coisa aqui porque tu falas e desnudas. Kkk

Se fosse assim, a ppnte tava pronta.
A rua amazonas e anel de transtorno também.
Tenho que rir...kkkkk
Luis Cesar Hening
06/05/2015 23:33
A Senhora Ordalina
Olha lendo o seu Post, da para ver que você é a mesma pessoa que ja postou aqui inúmeras vezes com codinomes diferentes, você deve ter algo pessoal contra o Cleber Diretor do Departamento pessoal da Prefeitura, não sei qual a sua razão para tantas criticas, se acaso você esta sendo prejudicada busque seus direitos mas faça com competência, pois na minha opinião o Cleber é um grande profissional, e olha que quem esta escrevendo aqui é um dos maiores críticos da administração do PT de Gaspar, mas quero colocar este post, mesmo eu sendo um critico, eu considero o Cleber um ótimo profissional, pois sempre me atendeu com presteza e profissionalismo e todas as minhas queixas até hoje foram prontamente atendidas, pois quando me dirijo ao departamento pessoal, sempre fui procurando um direito que em minha visão foi negado, mas sempre documentado conforme manda o o sistema, e todas as informações que precisei me foram disponibilizadas imediatamente. Quanto a marcação de ponto através da biometria dos professores, não é de responsabilidade do Cleber, quem tem que obrigar os professores a marcar ponto neste sistema não é o Diretor Cleber, e sim a secretaria de educação e o prefeito. E quando você se sentir prejudicada nada mais justo que dirija se ao sindicato, onde temos três advogados a nossa disposição para nos defender de qualquer arbitrariedade ou erro que aconteça. E ate mesmo me procure pois poderei ajuda-la pois em relação a nossos direitos posso me considerar um grande pesquisador. Parabéns Cleber, pelo seu trabalho, sei que muitas vezes você não pode fazer o que você pensa..
Herculano
06/05/2015 22:05
O LEGADO DE VANDERLEI, O AUSTERO, por Carlos Tonet

Em 2010 a Câmara de Blumenau consumiu 10 mijones de reales dos cuefres públicos.

Em 2014, ao final da profícua gestão de Vanderlei [Paulo de Oliveira, PT, ex-presidente da Câmara de Blumenau], o Austero, o bagulho pulou pra R$ 20 mijones.

Vanderleizão deixou como legado a contratação de 60 novos funcionários e a implantação de horário estendido das 7 da manhã às 7 da noite, em dois turnos, pra caber todo mundo no poleiro.

Em 2012 Vanderlei, o Austero, disputou com a Ana Paula pra ser candidato a prefeito e levou 40% dos votos. Quase chegou lá.

Vamos torcer para que em 2016 o candidato do PT seja ele.

Seria interessante ver Vanderleizão explicando suas conquistas enquanto gestor público, demonstrando o quanto a vida das pessoas melhorou em Blumenau depois que a Câmara dobrou os gastos e expandiu o horário de funcionamento.

Tal legado,aliás, poderia servir de embasamento pra justificar o aumento do número de vereadores.
Herculano
06/05/2015 21:57
QUANDO AS ENTIDADES SÃO LIVRES DO APARELHO E INSTRUMENTALIZAÇÃO POLÍTICO-PARTIDÁRIA, ACONTECE ISTO.

Campanha que ganha as ruas.
"Blumenau precisa de mais parques
Mais vereadores NÃO
Somos contra o aumento do número de vereadores"

Quem assina? As entidades de classe. Elas representam parte da sociedade e não tem medo de expressar a sua opinião contra os políticos dissimulados e que se esbaldam no nosso dinheiro dos pesados impostos e que está faltando à Saúde Pública, à Educação, à Segurança, às obras de infraestrutura...
Herculano
06/05/2015 20:25
LULA INICIA NOVO CAMINHO: A PRIORIDADE É DE SALVAR O PT, por Tereza Cruvinel, ex-presidente da Empresa Brasil de Comunicações no governo de Luiz Inácio Lula da Silva

O programa do PT exibido ontem expressa uma mudança importante na relação do ex-presidente Lula e do próprio partido com o governo da presidente Dilma Rousseff. Ao contrário de alguns palacianos, Lula não acha que cometeu um erro ao participar do programa que só teve a presença de dois quadros do partido, ele e Rui Falcão. Os outros eram apresentadores. O risco de panelaços foi calculado mas prevaleceu a prioridade: resgatar a imagem do PT junto a sua base histórica no momento mais difícil da história do partido, quando se prega sua própria extinção. Por isso o mote foi sempre "antes do PT", para falar do que mudou nos últimos 12 anos, e não a defesa específica do atual governo.

Debilitada a tese do impeachment, Lula e o PT, mais que o governo Dilma, tornaram-se alvos claros da investida que reúne partidos de oposição, setores da mídia e do Ministério Público, em esforços sucessivos para criminalizar o partido e imputar a Lula algum delito que o torne inelegível em 2018. Exemplo da hora, a reportagem de capa da revista Época desta semana, que foi demolidoramente contestada.

Neste ponto da luta política, Lula agora começou a trilhar um novo caminho, em que agirá mais como o Lula histórico e menos como patrono do governo Dilma. Ele não vai mais sugerir que Dilma faça isso ou aquilo, ou tentar mediar conflitos na coalizão. Vai cada vez mais falar diretamente ao povo, à base política do petismo, como no Primeiro de Maio, quando disse esperar que Dilma vete partes do projeto de terceirização que firam direitos. Até então, esperou que ela mesmo anunciasse a disposição de veto e criticasse mais incisivamente o projeto patrocinado pelo bloco conservador da Câmara liderado por Eduardo Cunha. O programa irritou o PMDB por isso, e o governo por não ter feito a defesa do ajuste.

Agora em suas falas, como ontem no programa, Lula vai explorar o receio de retrocesso nas conquistas sociais, ainda forte nas camadas mais pobres da população, apesar da rejeição elevadíssima a Dilma, ao PT e ao próprio Lula nas camadas médias que batem panelas. Ao mesmo tempo, continua conversando com setores do empresariado e das forças produtivas e tocando sua agenda internacional através do Instituto Lula.

Participar do programa foi mais um passo nesta linha. O roteiro tratou de recordar os avanços proporcionados pelo lulo-petismo e não foi dirigido por João Santana, que preferia a defesa do atual governo, mas por seu auxiliar Maurício Carvalho. Destacou as decisões já tomadas de expulsar filiados envolvidos em corrupção daqui para frente (o que não alcança os condenados da Ação Penal 470) e de não aceitar mais doações de empresas, o que será muito difícil num país onde não há tradição de doações de pessoas físicas. Mas no passado do PT era assim, lembra um auxiliar do ex-presidente. E Lula manteve, em sua fala, a crítica pesada que vem fazendo à terceirização ampla de mão-de-obra.

O partido e o Governo
Na tarde de ontem, quando a bancada da Câmara se reuniu para discutir o apoio às duas MPs do ajuste fiscal, a distância entre partido e governo também ficou clara para dois emissários de Dilma. O assessor especial Gilles Azevedo disse na saída que não se sabia, no Palácio, que havia um grau tão elevado de resistência da bancada ao projeto. O outro foi o ministro Miguel Rossetto, que também deve ter se surpreendido com as coisas que ouviu. O apoio da maioria foi tirado, mas sem fechamento de questão, o que forçaria a punição dos seis deputados que se declararam dispostos a votar contra a medida. Hoje o quadro mudou. Irritado com o programa e a fala de Lula, o PMDB está exigindo que o partido feche questão para votar a favor da MP. A bancada vai se reunir no final da manhã e talvez ceda à pressão, mas liberando os deputados contrários para não se ausentarem. Esta parece ser a única saída possível.

Dilma continuará sendo apoiado por Lula e pelo PT, sobre os quais pesaria também a derrocada de seu governo. Mas agora, as linhas de ação estarão mais claras. Dilma deve estar compreendendo isso. Se até aqui a posição do partido em relação ao ajuste foi ignorada, hoje ela acionou ministros para dialogarem com o partido, apelando para que evitem uma crise com a rejeição da MP, fundamental para o ajuste de Levy
Herculano
06/05/2015 20:19
DILMA ROUSSEFF TENTOU FUGIR DO PANELAÇO, MAS O PANELAÇO FOI ATÉ DILMA ROUSSEFF, por Augusto Nunes, de Veja

Apavorada com a reedição do panelaço de 8 de março, Dilma Rousseff anda fugindo da televisão como Lula de Fernando Henrique Cardoso. Neste 1º de maio, por exemplo, considerou sensato quebrar uma tradição de quatro anos e cancelar o pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão do Dia do Trabalho. Segundo Edinho Silva, ministro da Comunicação Social, "a presidenta só estava valorizando um outro modal de comunicação". No caso, as redes sociais.

Neste 5 de maio, ainda com medo das câmeras, decidiu não dar as caras na propaganda eleitoral do PT. Não adiantou, mostram os vídeos abaixo. Dilma até tentou fugir do panelaço, mas o panelaço foi até Dilma
Herculano
06/05/2015 20:16
PERGUNTAR NÃO OFENDE

Afinal o que o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, trouxe de Brasília para os gasparenses?

Até agora um silêncio só.

Não vale repetir as mesmas desculpas de anos afio. Acorda, Gaspar!
Herculano
06/05/2015 20:13
RETRATO DA CRISE DA SAÚDE PÚBLICA EM GASPAR

Depois da coluna que desnudou o quadro caótico, a prefeitura de Gaspar anuncia concurso emergencial para trazer gente especializada para ao menos amenizar o grave problema contra doentes e pobres.

O que anuncia o press release? A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, lançou edital que prevê a seleção emergencial das funções de Médico Clínico Geral do Centro de Acolhimento de Risco (CAR) 10h, Médico Clínico Geral CAR 20h, Médico Clínico Geral CAR 30h, Médico Pediatra 10h, Médico Ginecologista 10h, Médico Cardiologista 10h, Médico Ortopedista 10h, Médico Oftalmologista 10h, Médico Dermatologista 10h, Médico Urologista 10h, Médico Clínico Geral Estratégia de Saúde da Família (ESF) - 40h, Médico Clínico Geral 10h para contratação imediata e para formação de cadastro de reserva.
Herculano
06/05/2015 20:09
E AGORA, ESSA: O NOVO APP "iPANELAÇO", por Fernando Rodrigues

Para manifestantes com preguiça, sai aplicativo para iPhone

A brincadeira é da empresa Casa de Ideias Comunicação: lançar um aplicativo para iPhone que reproduz a imagem de panelas e faz o som do "panelaço''. É o "iPanelaço".

Para fazer com que o barulho de bater panela possa ser ouvido de longe, entretanto, é necessário conectar o iPhone a um aparelho de som. Mas, nesse caso, o manifestante com preguiça talvez faça tudo de maneira mais rápida se usar o instrumento real, a panela.

Eis a descrição do desenvolvedor do iPanelaço para o produto:

"Em algumas culturas, bater panelas ou "panelaço'' faz parte da forma de expressão popular.

Este app permite a você levar a possibilidade de exercer esse forma de se expressar a pequenos lugares ou recintos , como salas e auditórios, com a mesma intensidade, mas sem a necessidade de elementos físicos.
Herculano
06/05/2015 20:03
CUNHA PISA, RENAN SAPATEIA: "PERDERAM PODER", Josias de Souza

Menos de 24 horas depois de Eduardo Cunha ter manobrado para aprovar na Câmara a PEC da Bengala, Renan Calheiros soltou fogos no Senado. Para ele, é "evidente" que Dilma Rousseff e Michel Temer "perderam poder". O morubixaba do Senado esmiuçou o raciocínio: "Só no Supremo Tribunal Federal eles deixam de indicar cinco ministros. Mas isso é bom para o Brasil, bom para o Judiciário e significa que no momento da crise, da dificuldade, o poder político não escolheu o caminho da politização do Supremo.''
João João Filho de João
06/05/2015 18:42
Sr. Herculano:

Engevix ameaça demitir 7 mil trabalhadores dos seus estaleiros de Rio Grande.

O jornal Valor de hoje informa que em situação financeira desesperadora, o grupo Engevix deu um ultimato à Caixa Econômica Federal (CEF): cerca de sete mil trabalhadores do estaleiro controlado pela empresa no município de São José do Norte (RS) serão dispensados, nos próximos dias, caso o banco não libere imediatamente uma parcela de R$ 63 milhões retida desde outubro do ano passado para financiar a construção de navios-plataforma encomendadas.

É o PT (ladrão) de LuLLa e Dilma provocando desemprego.
sidnei luis reinert
06/05/2015 18:38

De Ronaldo Caiado:

Esconder a Dilma e colocar o Lula como o defensor da ética e da moralidade é uma afronta à inteligência dos brasileiros. O PT, de tanto mentir, conta o caso como se fosse verdade. Fazer o que fizeram com o País e ter a coragem de apresentar um programa desse? Isso mostra o quanto o PT não tem escrúpulos nem compromisso com o País, apenas com o partido. Pela 1ª vez na história desse País nós vimos um programa do PT com a bandeira do Brasil e com as cores azuis. Inédito o que assistimos. O PT e seus asseclas roubaram o País e fizeram um filme para cobrar os brasileiros por isso. A resposta veio com mais um panelaço!
Ordalina
06/05/2015 18:19
Herculano hoje no período da tarde estive no RH da prefeitura, onde presenciei uma cena do Diretor Cleber se negando a dar uma entrevista ao repórter Jota Aguiar
.
Estava esperando para ser atendida quando o repórter Jota solicitou uma entrevista com o Diretor Cleber, e o mesmo disse categoricamente que não iria fornecer nenhuma entrevista.

Agora vejamos que Diretor é esse?

Que faz os erros constantemente e não quer se explicar para a população gasparense.

Cade o prefeito, o Doraci, o secretario do diretor Cleber que não se manifesta?

Tudo muito bem camuflado, nada se diz.

Diretor Cleber que já mostrou que não é competente para exercer o Cargo de Diretor, que não sabe levar o pé da letra a lei, apenas sabe fazer o principio da isonomia ficar cada vez mais forte entre os servidores.

Será que ninguém da administração não vê isso?

Até quando irão deixar um guri desse ficar ocupando o cargo de diretor, em um setor de suma importância.

O mais interessante e tenho que concordar com um cometário que saiu nesta coluna que o diretor Cleber realmente teve aulas com o vereador Amarildo.

Mariluci vamos mudar essa situação..

Cleber assuma os seus erros, e no minimo você como diretor dar deve dar explicações de seus atos.

E a imprensa que pergunte a ele se ele sabe o que significa a palavra isonomia?
E por que a educação não bate ponto?
E se ele conhece a palavra educação, e deferido.

Cleber fora já



sidnei luis reinert
06/05/2015 15:36
O FMI propõe o ?confisco global da riqueza?. A apropriação da poupança das famílias

(03-04-2015) De acordo com o relatado pela Forbes, o Fundo Monetário Internacional (FMI) lançou uma bomba no seu relatório fiscal de outubro. O relatório pinta um quadro sombrio para os países altamente endividados que não conseguem de forma agressiva ?mobilizar receitas internas?, que é um código para ?tributar de forma agressiva seus cidadãos.? Ele passa a construir um caso de medidas drásticas e recomenda uma série de escalada de renda e aumentos de impostos de consumo ? que culminam com a apreensão direta de ativos.
O FMI quer ter 10% de suas economias privadas, além dos impostos que você já está pagando. Mas isso é apenas o começo do confisco da riqueza proposto? O aspecto mais arrepiante do relatório é a forma clínica em que se discute como todos os governos podem trabalhar juntos para controlar e taxar suas economias:

?A riqueza financeira é móvel, e assim, em última análise, são as pessoas? Não pode ser um caso de tributação das diferentes formas de riqueza de forma diferente de acordo com a sua mobilidade? Um progresso substancial provávelmente exige uma maior cooperação internacional para tornar mais difícil para evadir impostos, colocando recursos em outros lugares.?

Há uma classe de ativos que fica fora do sistema financeiro e é completamente seguro de confisco do governo e do colapso econômico global: Ouro e Prata. O ouro e a prata têm sido os melhores protetores de riqueza por mais de 5.000 anos e têm sobrevivido a todos os governos e colapso de moeda na história.

https://caminhoalternativo.wordpress.com/2015/04/03/o-fmi-propoe-o-confisco-global-da-riqueza-a-apropriacao-da-poupanca-das-familias/
sidnei luis reinert
06/05/2015 15:23
Distribuindo...

Rogério Vilela explica como o PT faz a distribuição de renda no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=YdY9IHxD7NA
Juju do Gasparinho
06/05/2015 13:29
Prezado Herculano:

O panelaço foi um sucesso - do Blog do Manoel.

"O panelaço foi um sucesso Brasil a fora.
Mas não foi sucesso por que ocorreu em milhares de cidades desse Brasilzão.
Mas por que bateu nas fuças de muita gente".

Não sei o que foi dito no programa, sempre desligo a TV, mas imagino que foi só baboseira - como sempre.
Herculano
06/05/2015 12:52
COM AMEAÇA DO PMDB, GOVERNO E BASE COBRAM DO PT (O DISSIMULADO E ESPERTO, QUE FEZ O PACOTE, QUE ESTÁ NO GOVERNO, ERROU NA ECONOMIA MAS NÃO QUER APROVÁ-LO PARA CONTINUAR A USUFRUIR DO PODER) ADESÃO TOTAL A AJUSTE

O texto é de Valdo Cruz e Ranier Bragon da sucursal de Brasília para o jornal Folha de S. Paulo

Reunida na manhã nesta quarta-feira (06), a cúpula do governo Dilma e líderes da base aliada cobraram do PT fechar questão em torno da votação do pacote fiscal para garantir a aprovação da medida provisória 665, que endurece as regras de concessão de benefícios trabalhistas, como o seguro-desemprego.

A reunião ocorreu na residência oficial do vice-presidente Michel Temer (PMDB) e reuniu vários ministros do governo e líderes da base aliada. Durante o encontro, ficou decidido que, para contornar a insatisfação da base aliada com o programa do PT veiculado na noite desta terça-feira (5) ?no qual o ex-presidente Lula ataca o projeto da terceirização e não há uma defesa do ajuste fiscal do governo?,o partido não pode apenas anunciar seu apoio à votação, mas precisa fechar questão.

Segundo participantes, a reunião foi tensa e os partidos governistas, PMDB à frente, deixaram claro que não irão apoiar o pacote fiscal caso o PT não decida pelo fechamento de questão ainda hoje.

"Esse é um ajuste restritivo de direitos, que pode ser admitido com algo necessário no atual cenário. Agora, se o partido da presidente não tiver esse convencimento, evidentemente que não seremos nós que teremos", afirmou o líder da bancada do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), que participou da reunião com Temer.

O fechamento de questão teoricamente obriga todos os 64 deputados petistas a votarem a favor da medida ?e quem desrespeitar a decisão fica sujeito a punições.

O estatuto do PT define que o "fechamento de questão" deve ser decidido pelo voto da maioria absoluta da bancada e da Executiva do partido. Caso isso, ocorra, o deputado que votar de forma contrária à decisão pode ser punido com medidas disciplinares (expulsão, em casos extremos), desligamento temporário da bancada, suspensão do direito de voto nas reuniões internas e perda de todas as prerrogativas, cargos e funções que exerça na Câmara, em nome do partido.

Comandada pelo vice-presidente Michel Temer, a reunião virou um festival de críticas à postura do PT e de Lula, que levaram a duas derrotas do governo na terça no plenário da Câmara dos Deputados ?a aprovação da PEC da Bengala, que aumenta de 70 para 75 anos a idade para aposentadoria compulsória dos ministros do STF, retirando da presidente Dilma a possibilidade de indicar cinco novos ministros, e a postergação da votação da primeira medida do ajuste fiscal.

Durante a reunião, Dilma ligou para Temer e para o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), que participava da reunião. Ela foi informada da posição tirada do encontro de que a base aliada exige que o PT feche questão para que seja votada a MP 665, do ajuste fiscal.
Herculano
06/05/2015 12:28
PT DEVE VIRAR LINHA AUXILIAR PARA NÃO DESAPARECER, por Claudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Com pesquisas internas apontando que a tendência é o PT sofrer nas eleições municipais de 2016 a maior derrota desde a sua fundação, a cúpula do partido ouviu de Lula a orientação de começar a negociar alianças para "humildemente" se transformar na linha auxiliar em coligações partidárias. O PT pretende assumir o papel meramente de coadjuvante, desempenhado hoje por aliados como PMDB, PP e PR.

Vice é a meta
Em sua nova fase "humilde", tipo "paz e amor", o PT vai se preparar para postular no máximo o lugar de vice, nas chapas para prefeito.

Top secret
As pesquisas só foram apresentadas a três dirigentes do PT e a Lula - o que pode explicar o nervosismo dele, em suas últimas aparições.

Risco zero
O PT somente tentará assumir a cabeça de chapa, nas eleições do próximo ano, em municípios onde não haja risco de derrota.

Começar de novo
O PT tentará retomar a defesa dos bons costumes políticos e, ao contrário da sua atitude no mensalão, promete expulsar os corruptos.

Desleixo inutiliza torre em aeroporto de Vitória
Entregue em 2013 ao custo de mais de R$ 15 milhões, a nova torre do aeroporto de Vitória (ES) ainda não foi usada para controlar o tráfego aéreo. Desde 2004, quando foi anunciada pelo então presidente Lula a modernização do aeroporto, necessária para a utilizar a nova torre, as licitações da Infraero somam R$ 1 bilhão, mas não saem do papel, pois o Tribunal de Contas da União identifica superfaturamento e paralisa.

Olha o consórcio
Em 2005, o consórcio liderado pela Camargo Corrêa e Mendes Júnior levou a primeira licitação com valor estimado em R$ 434 milhões.

Meteram a mão
O TCU identificou superfaturamento de mais de R$ 40 milhões, reteve os pagamentos ao consórcio e mandou paralisar as obras.

Outra vez
Em janeiro deste ano, a Infraero divulgou resultado de outra licitação no valor de R$ 523,5 milhões e prazo de dois anos e meio para conclusão.

Defesa do arrocho
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, deve estender as sessões do ajuste, forçando o PT a assumir a defesa do arrocho e a supressão dos benefícios trabalhistas. Será o troco às críticas pela terceirização. "Vamos ver se o PT vem para a base aliada", ironizou Cunha.

Só pensa naquilo
Deputados enrolados na corrupção da Petrobras evitaram a sessão com o delator Paulo Roberto Costa. Nelson Meurer (PP) acompanhava a sessão, atento, pela televisão do cafezinho do plenário da Câmara.

Ajoelhou
Com a crise política sem fim, os petistas resolveram apelar definitivamente para a Igreja Católica. Na semana passada, Arlindo Chinaglia (PT-SP) recebeu o arcebispo Dom Raymundo Damasceno.

Quem mandou aparelhar?
A decadência dos Correios dá pena. Parece um plano para destruí-los. Além de manter o Telegrama, em desuso há anos, já não o entrega: um leitor de Brasília recebeu 8 dias depois um aviso para comparecer a uma agência e pegar telegrama de aniversário... postado em Brasília.

Desoneração em pauta
O deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) apresenta nesta quarta-feira (6) o seu parecer sobre o projeto de lei que trata da desoneração da folha de pagamento, reivindicação das empresas privadas.

Pressa
A senadora Fátima Bezerra (PT) já não vem sendo convidada para reuniões políticas com o governador potiguar Robinson Faria (PSD). Ela parece querer precipitar a campanha estadual de 2018.

Numerologia
Sem medo da patrulha que vê homofobia em tudo, Dário Berger (PMDB-SC) pediu ao Senado mudança do número do seu gabinete, alterando-o de 24 (velho número do veado, no jogo do bicho), para 26.

Explicações
Após aparente hesitação, a Espanha aceitou a indicação de Antonio Simões embaixador do Brasil em Madri. Adorador do bolivarianismo, ele deve explicar, na sabatina do Senado, por que prefere o circuito Helena Rubinstein em vez da embaixada na Bolívia, por exemplo.

Pergunta na Lava Jato
Se o PT expulsar todos os filiados enrolados em corrupção, quem vai apagar a luz?
Herculano
06/05/2015 12:04
MEDO DE VAIAS ORGANIZADAS PELO PT, FAZ EDUARDO CUNHA CANCELAR A SUA VINDA FLORIANÓPOLIS

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, PMDB-RJ, não virá mais a Santa Catarina nesta sexta-feira. Foi cancelada a sessão do programa Câmara Itinerante que estava marcada para a Assembleia Legislativa.

O cancelamento foi provocado por questões de agenda, segundo a assessoria do parlamentar.

Segundo Moacir Pereira, na Assembleia havia receio em relação à realização do evento com a presença dos professores grevistas da rede estadual que ocupam o saguão do Legislativo há uma semana ? e os mais do que previsíveis protestos contra o líder da aprovação do projeta a regulamentação da terceirização. Chegou a ser analisada a transferência da Câmara Itinerante para a Fiesc, onde certamente a plateia seria mais receptiva.

Nas redes sociais estavam sendo convocados protestos contra Cunha durante sua passagem por Florianópolis.
Aurélio Marcos de Souza
06/05/2015 08:08
Herculano, com a crise criada pelo PT, o Brasileiro da nova destinação para panelas que estão cada vez mais vazias. Agora as usa para fazer barrunho!!.
E um dia me disseram, que eu estava errado em falar do PT. Agora mesmo quem estava errado?
CAIU NA REDE É BAGRA
06/05/2015 07:46
ILHOTA 24H
no faicebuk a coisa toda funciona 24h.
Ontém a Neide Pereira escreveu no face e a descontrolada vereadora Aline da Silva não se aguento... se defendeu atacando... desse jeito o Bosi nem precisa de oposição.

Neide:
É complicado meus amigos, essa semana fui ao setor de tributos na Prefeitura de Ilhota para ver a questão da taxa de lixo.
Já que veio um valor absurdo, perguntei sobre a responsável pelo setor a vereadora Alyne, acreditem, ela está de atestado!! Quinze dias de atestado... uau... Será que esse atestado é porque ela não votou a favor do prefeito quando ele enviou o projeto para baixar o valor em 2013? Mas ao fazer uma visitinha no facebook da mesma, podemos constatar que ela está vendendo saúde, pois uma pessoa que está bem disposta a receber um cantor nacional na sua igreja e ainda cantou com ele no culto. E na câmara ela também está de atestado? Qual o motivo da doença grave que fará 15 dias em casa?
Será que ela tá correndo da raia?

Aline da Silva:
Boa noite caros amigos!
Lendo o facebook nesta noite, fiquei muito decepcionada com comentários de quem é usado para desviar o foco da situação de ILHOTA - SC. Pessoas direta ou indiretamente ligadas a partidos políticos e seus mentores para por a culpa de uns em outros.
Não fui à sessão da Câmara nesta noite, pois estou de atestado, por determinação médica. Estou ausente contra a minha vontade de todas as funções relativas a TRABALHO, incluindo a câmara pelo período de 15 dias. O mesmo (Médico) acha que eu deveria me afastar por mais tempo, mas não quero e vou tentar me recompor.
Infelizmente, mesmo nos achando inabaláveis, às vezes desenvolvemos alguns problemas, muitos por ordem emocional e outros por não conseguir suportar diariamente inúmeras pressões, o que acho que é o meu caso. A única coisa que me conforta é poder louvar a Deus, estar na igreja e poder contar com o apoio da minha família e amigos.
Quero dizer a vocês que como funcionária concursada da prefeitura que sou, fui posta a trabalhar na linha de frente do pior lugar da prefeitura, onde se ?cobra? do povo! Poderiam ter me colocado em outro setor, mas na minha inocência e julgando que não há tanta maldade assim no ser humano, ME COLOCARAM LÁ, NA TRIBUTAÇÃO.
Infelizmente, não tenho como fazer milagres com as taxas de lixo, Iptu, iss ou qualquer que seja. Todas estas são geradas e geridas por sistemas e leis.
Como vereadora, votei em 2013 A FAVOR da diminuição e a lei não foi aprovada. O prefeito por sua conta e risco resolveu determinar a cobrança desta maneira. Como funcionária só me resta obedecer, pois bem diz o ditado, manda quem pode, obedece quem tem juízo!
Como vereadora o que posso fazer? O Prefeito resolveu cobrar assim, se ele fosse cobrar a Lei vigente de ano 2008 o VALOR DA TAXA DE LIXO SERIA TRÊS VEZES MAIOR.
Ação diferente, só por DETERMINAÇÃO JUDICIAL.
Quanto aos comentários hoje postados de que os vereadores não fazem projeto e só criticam a administração, acho que não se justifica.
Fiz projetos e indicações e consegui a aprovação de alguns, dos quais o que mais acho importante é a Lei do Mutirão que propiciaria a parceria entre moradores e a prefeitura para a pavimentação de ruas, como já funciona em algumas cidades. Fiz também a indicação para que a secretaria de desenvolvimento social implantasse o programa Pão e Leite, programa este que garante as crianças carentes que ficam em creches de levar para casa no final de semana 6 pãezinhos e um litro de leite garantindo assim a criança, a refeição mínima nesse período. Infelizmente, engavetados como outras indicações.
Dei a cara a tapa literalmente, e fiz moção de repúdio para a CASAN em reclamação aos seus serviços, fiz audiência pública e poucas pessoas da população apoiaram. Resultado, falta água no final de semana e o serviço vai se arrastando dessa maneira.
Continuei a briga pela saúde pública e me indispus várias vezes contra a Malharia de nossa Cidade contra suas fuligens, etc.... Várias denúncias e ações subsequentes.
Tenho me mantido firme na minha conduta e na minha batalha, mas bater em ferro frio, muitas das vezes é desanimador, pois não vimos resultados.
Mas de uma coisa eu tenho certeza, POSSO SAIR DESSA LEGISLATURA COM A FAMA DE QUE: ?FOI MAIS UMA QUE POR FORÇA MAIOR NÃO CONSEGUIU FAZER NADA?.
MAS UMA COISA É CERTA, NÃO TERÃO MOTIVOS E PROVAS PARA ENCHEREM A BOCA E ME CHAMAREM DE LADRA.
Isso por si só, se basta.
Aos que se acham donos da verdade, ?interlocutores? do povo, ou qualquer outra coisa digo que: ?VISTAM UMA ROUPA BONITA, FAÇAM UM BELO PENTEADO, TIRE UMA BELA FOTO, LANCE SEU NOME A CANDIDATO, FAÇA MAIS VOTO QUE SEU NUMERO DE SAPATO, SE ELEJA E FAÇA MUITO MELHOR DO QUE EU?
Deus abençoe meus queridos e verdadeiros AMIGOS.
Herculano
06/05/2015 07:15
TEM GENTE QUE SABE VIVER, por Carlos Brickmann

Claro, claro que não somos nós, caro leitor! Para nós, há empregos em baixa, demissões em alta, férias coletivas antecipando o que vem por aí. Mas, citando a frase atribuída à ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, o povo é apenas um detalhe. Quem mandou não ser banqueiro nem arrumar uma boquinha no Governo?

Enquanto o Governo pede sacrifícios e diz que é preciso ajustar para avançar, as despesas públicas cresceram R$ 5,4 bilhões só no primeiro trimestre. No primeiro mandato da Competenta, as despesas federais passaram de R$ 822 bilhões para pouco mais de um trilhão de reais por ano - sem contar a Petrobras. Sacrifícios, sim - mas nossos. Jamais deles. Lembra daquela famosa cerveja, a Caracu?

Os bancos também vão bem, obrigado. Para cobrir seus monumentais buracos (apelidados, em economês, de "déficit público"), o Governo é obrigado a pagar juros inacreditavelmente altos. E por que os bancos nos emprestariam a juros mais baixos, se o Governo não se importa em pagar mais caro? O Itaú bateu o recorde de lucros de um banco brasileiro em primeiros trimestres: de janeiro a março, alcançou R$ 5,733 bilhões, 13,8% a mais que no primeiro trimestre do ano anterior. O Bradesco, de onde saiu o ministro de cortar despesas, Joaquim "Mãos de Tesoura" Levy, também bateu seu recorde de lucros de primeiro trimestre: R$ 4,244 bilhões, 23,3% acima do obtido no mesmo período de 2014.

Faça as contas: seus rendimentos subiram mais de 13%, ou de 23%, de um ano para cá? Mas aguente: dizem que o sacrifício é para o bem do Brasil.

A PÁTRIA ESTUDANTA
Mas não imagine, caro leitor, que o Governo não corta despesas. Corta, sim! No contexto da Pátria Educadora, já cortou R$ 500 milhões em livros didáticos destinados a professores e bibliotecas públicas.

A quem interessa permitir que os professores se mantenham atualizados? Por que dar oportunidade aos alunos para que se desenvolvam, tendo acesso aos livros? Em outubro, virão as concorrências para livros didáticos em 2016. Quanto mais será cortado? Quem vai ganhar?

OS CRÍTICOS DA DENGUE
Por volta de 1903, há bem mais de cem anos, Oswaldo Cruz baniu do Brasil a febre amarela, eliminando os pernilongos que a transmitiam. Hoje, com todos os recursos modernos, os mesmos pernilongos voltaram e agora transmitem a dengue (e uma outra doença, a chikungunya, que atinge as juntas do corpo).

O Governo não consegue combatê-los. E o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em vez de enfrentar o pernilongo, enfrenta a Organização Mundial da Saúde por classificar a dengue como epidemia (levou alguns dias até aceitar a classificação). E enfrenta o Governo paulista pela inoperância no combate à dengue. Chioro não deixa de ter razão: o Governo paulista é tão ineficiente no setor quanto o Federal. Mas esquece quem era o secretário da Saúde de um dos mais importantes e ricos municípios paulistas, São Bernardo do Campo, de 2009 a 2014: ele mesmo, Arthur Chioro.

Como secretário municipal da Saúde, apanhou da dengue por 7x1.

PANELAÇO
Tudo indica que Dilma Mãe do PAC irá evitar a cadeia nacional no Dia das Mães, repetindo o que fez no Dia do Trabalho e no programa eleitoral do PT: fugir da TV. O ribombar do panelaço ainda doi em seus ouvidos.

A tática de Dilma é submergir, deixar passar o tempo até que possa voltar à TV sem ser vaiada.

CAPACETAÇO
O governador paranaense Beto Richa, PSDB, conseguiu uma façanha: uniu as torcidas rivais do Operário e do Coritiba, times que disputavam a final do Campeonato estadual. Cerca de 25 mil torcedores se juntaram no coro "Fora Beto Richa", para só depois gritar o nome de seus times (o Operário ganhou por 3x0). Richa está mal desde a dura repressão da PM, com balas de borracha, muito gás e uso liberal do cassetete, a manifestantes que tentavam invadir a Assembleia.

Ao que tudo indica, o governador do Paraná e a presidente da República passarão um bom tempo amargando a decepção que causaram a seus eleitores.

A DEFESA É PIOR
Os defensores de Beto Richa alegam, e com razão, que provocadores tomaram a frente da manifestação, provocaram a reação da PM e saíram do meio, para que os manifestantes fossem massacrados. Acontece que isso não era novidade (e esta coluna, em 4 de março, já informava o que estava sendo preparado). Deixar de tomar providências, sabendo o que iria acontecer, e reagir com violência desmedida, não se admite: pior do que errar, Beto Richa se mostrou despreparado.

E deu aos militantes petistas, que estavam na defensiva, algo a se apegar.

BOA NOTÍCIA
Civilização, enfim: o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, convidou a ex-presidente da empresa, Graça Foster, e todos diretores que trabalharam com ela, para acompanhá-lo a Houston, EUA. Objetivo: no domingo, 3, a Petrobras recebeu da OTC, Conferência de Tecnologia de Alto Mar, o prêmio de melhor empresa do mundo no desenvolvimento da exploração de óleo e gás em águas ultraprofundas.

Correto: independentemente de outros problemas, a direção anterior é também responsável pelo aperfeiçoamento da tecnologia da Petrobras.
Herculano
06/05/2015 07:06
A SATANIZAÇÃO DO MARQUETEIRO DO PT, por Elio Gasperi para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

João Santana cruzou o mar para buscar encrenca em Angola, mas a PF precisa dizer o que investiga

Se os órgãos de defesa do consumidor tivessem poder, o marqueteiro João Santana seria proibido de exercer a profissão pela propaganda enganosa que foi a campanha da doutora Dilma à reeleição. Noves fora isso, há um cheiro de satanização no inquérito que a Polícia Federal abriu em cima de sua empresa.

Pelo que se sabe, ele se tornou suspeito de lavar dinheiro para o PT. O primeiro lance dessa lavagem estaria no fato de ter trazido para o Brasil o equivalente a R$ 33 milhões ganhos na marquetagem da campanha do presidente José Eduardo dos Santos em Angola. Santana atravessou o oceano para escorregar numa casca de banana em Angola, país governado por Santos desde 1979. A filha do doutor é a mulher mais rica d'Africa, com uma fortuna estimada em US$ 3 bilhões. Se isso fosse pouco, em Angola estão fincadas estacas das grandes empreiteiras apanhadas na Lava Jato.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras desconfiou do internamento do ervanário e comunicou o fato à Polícia Federal. Falta dizer qual é a base da desconfiança. Santana trouxe o dinheiro para o Brasil. Fez isso pela rede bancária, de acordo com as normas do Banco Central, e pagou R$ 6,29 milhões de impostos, equivalentes a 20% da transferência. Seria coisa "atípica", porém é lisa e benéfica. Nada a ver com os R$ 10,5 milhões pagos em 2003 pelo Caixa Dois do PT ao marqueteiro Duda Mendonça e remetidos para uma conta num paraíso fiscal das Bahamas. São casos diferentes e até mesmo opostos.

A transação seria um disfarce. Em tese, as empreiteiras deram o dinheiro a Santana para cobrir os serviços que prestara no mesmo ano ao candidato petista Fernando Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Ao final da campanha o PT lhe devia R$ 20 milhões, pagos em parcelas mensais de R$ 2 milhões. Documentada a quitação, a suspeita fica capenga. Quem quiser continuar duvidando pode achar que a transferência do dinheiro angolano foi atípica para os próprios padrões de Santana. O dinheiro ganho em outras campanhas foi deixado em El Salvador e na Argentina. A empresa de Santana tem ainda uma filial na República Dominicana. Nenhum dos três países pode ser considerado um paraíso fiscal. Continua faltando um fiapo de prova do disfarce.

A linha que separa uma investigação de uma acusação é tênue e atravessá-la é perigoso. As diligências da Polícia Federal e do Ministério Público na Operação Lava Jato prestaram um enorme serviço ao país e é de se esperar que façam mais. Mesmo assim, a transformação de uma suspeita num inquérito que ainda não ouviu Santana, e a esta altura nada parece ter acrescentado à narrativa, ajuda quem joga com as pretas. Lances desse tipo tumultuam as investigações e beneficiam culpados. Por exemplo: o policial pulando o muro da casa de João Vaccari Neto, que jamais se recusou a atender intimações policiais, ou a prorrogação da prisão de sua cunhada, confundida com a irmã. Ou ainda a afirmação de que as anotações de "PB" e "0,1" num caderno do "amigo Paulinho" indicavam o pagamento de uma propina de R$ 1 milhão ao ministro Paulo Bernardo. Talvez "PB" fosse o Papa Bergoglio, porque Paulo Bernardo não foi denunciado pelo Ministério Público. Às vezes o que parece ser a cereja do bolo é apenas um caroço vermelho.
Herculano
06/05/2015 07:01
da série: não será golpe se for contra a oposição, conservadores, liberais, como foi contra Fernando Collor de Mello

IMPEACHMENT SEMPRE É GOLPE, por Breno Altmann

Ainda que fossem atendidas exigências jurídicas, decisão tomada pela soberania popular deveria ser revogada sem que o povo voltasse a decidir?

A mobilização em curso, patrocinada por setores da oposição de direita, exigindo a interrupção do mandato da presidente Dilma, traz à tona questões jurídicas e políticas fundamentais para a democracia.

O argumento mais corriqueiro, contra a hipótese de afastamento, é de ordem legal: de acordo com o artigo 85 da Constituição Federal e a legislação ordinária, torna-se imperativa prova material quanto a suposto crime de responsabilidade, durante mandato em exercício, para se dar curso a trâmites de impedimento presidencial.

A inexistência de qualquer indício que envolva a atual chefe de Estado nos casos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato, portanto, invalidaria qualquer tentativa de retirá-la do poder por via constitucional. Todos os que, ao arrepio da lei, continuam a pregar por sua saída, vinculam-se à tramoia antidemocrática, pressionando o Parlamento conservador a atropelar a Constituição e recorrer à degola golpista.

Tal abordagem é certeira, mas incompleta. Há um problema de fundo a ser debatido: à luz do aprofundamento democrático, ainda que exigências jurídicas fossem atendidas, deveria decisão tomada pela soberania popular ser revogada sem que o povo soberano voltasse a decidir?

Nascido no Reino Unido do século 14, mas consolidado nos EUA pós-Independência, o mecanismo de impeachment terceiriza a revogação de cargos executivos, em particular o de presidente da República.

Basta uma contradição mais profunda entre o líder do governo e o Legislativo, para não falar da suprema corte, e estará posta a possibilidade de golpe constitucional, pelo qual o império do voto é anulado, mediante qualquer pretexto razoável, por forças que eventualmente detêm hegemonia parlamentar.

Não se pode esconder que assim se passou com o ex-presidente Fernando Collor, derrubado pelo Congresso e absolvido pelo STF. Denunciado por corrupção, liderando administração antipopular e antinacional, rompido com as elites que dele se serviram para derrotar Lula, o senador alagoano acabou afastado à revelia do eleitorado.

Existiria maneira de conciliar, no presidencialismo, a demissão de um governo com legitimidade questionada e a vontade popular?

A Venezuela de Hugo Chávez e Nicolás Maduro é, ironicamente, a nação que oferece resposta mais avançada a este dilema. Sua Constituição prevê, depois de cumprida metade do mandato de qualquer governante, a convocação de referendo revocatório por petição impositiva que reúna ao menos 20% dos eleitores.

Os EUA, por exemplo, apresentam essa prática, chamada de "recall", para deputados e senadores. Os venezuelanos ampliaram esse instituto para todos os cargos executivos, incluindo a Presidência. O Parlamento perde, por meio deste instituto a incumbência de cassar chefes de Estado, direito reservado à fonte original da democracia em regimes presidencialistas: o sufrágio universal.

Também decisão penal condenatória, transitada em julgado, poderia levar ao afastamento de mandatário, mas sem efeito impugnatório antes de concluído eventual processo criminal.

O fato é que o atropelo da soberania popular, previsto no impeachment, ainda que inscrito na Constituição, converte-se em golpe contra o resultado das urnas.

Na democracia, apenas os cidadãos deveriam ter a prerrogativa para remover, de forma livre e direta, os governantes que elegeram.
Herculano
05/05/2015 21:21
PANELAÇO INÉDITO EM FLORIANÓPOLIS CONTRA MENTIRAS DE LULA NA TV, por Moacir Pereira, no Diário Catarinense, RBS Florianópolis

Um panelaço inédito registrou-se esta noite em vários bairros e vias públicas próximas do centro de Florianópolis. Tudo contra o discurso manipulador e mentiroso do ex-presidente Lula no programa nacional de TV do Partido dos Trabalhadores.

Aos gritos de "Fora Dilma", milhares de pessoas foram para as janelas de apartamentos e residencias bater panelas contra o programa petista, que durou 10 minutos. Na Beira Mar Norte e nas ruas do centro buzinaço e luzes piscando em protesto contra as inverdades de Lula.

O programa começou ufanista e depois anunciou compromissos do PT "contra a impunidade, pelo combate incessante à corrupção".
E prosseguiu com o discurso de Lula combatendo frontalmente o projeto da terceirização já aprovado pela Câmara Federal. O mesmo projeto que a presidente Dilma disse ser necessário para proteger mais de 12 milhões de trabalhadores já terceirizados e hoje sem norma jurídica para garantir seus direitos.

O pior, contudo, veio depois. Lula enfatizou, em tom raivoso, quase desfigurado, que o projeto "faz o Brasil retornar ao que era no começo do século passado."

- Não podemos andar para trás, voltar no tempo, quando o trabalhador era cidadão de terceira classe.

A reação dos que promoveram o panelaço foi um veemente e merecido protesto contra tanta mentira, tanta manipulação e tanta desfaçatez.

Lula apega-se à bandeira contra a terceirização como salva-vidas diante de tantas denúncias de corrupção envolvendo seu partido e seus aliados. Roubalheira que se tornou sistêmica durante seus dois governos, como reiterou - por coincidência - hoje na CPI da Câmara o ex-Diretor Paulo Roberto Costa que ele, Lula, chamava da ?Paulinho?.
Nesta mesma CPI sugestões para que Lula seja convocado a depor a condição de cidadão. Certamente terá muitas e monumentais perguntas sobre corrupção a prestar no Congresso Nacional.
Herculano
05/05/2015 21:17
UM AVISO AOS VEREADORES QUE QUEREM CRIAR TRENS DA ALEGRIA DE COMISSIONADOS, TERCEIRIZADOS....

Sem alarde, a Assembleia Legislativa e o Ministério Público de Santa Catarina assinaram em 8 de abril um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre a quantidade de funcionários terceirizados no parlamento estadual. Pelo compromisso, a Assembleia não pode mais contratar nesta modalidade. Além disso, tem até 30 de junho para realizar um levantamento sobre o número de terceirizados realmente necessários e quantas vagas de técnico legislativo devem ser abertas em concurso público - a ser deflagrado até a mesma data.

O silêncio em torno do TAC tem um motivo específico. Ele estabelecia o dia 30 de abril, quinta-feira passada, como prazo limite para substituir os cargos terceirizados que estivessem vagos ou para fazer trocas de função. Havia temor de que a informação gerasse uma corrida para preenchido de vagas ou ocupação de postos mais valorizados.

O TAC não determina demissão de terceirizados, mas estabelece que as vagas serão extintas quando deixarem de ser ocupadas.
Herculano
05/05/2015 21:12
E O VALE? E GASPAR?

Manchete do Diário Catarinense, de Florianópolis: Governador promete ações para conter mortes em Criciúma, no Sul do Estado. Força-tarefa das polícias começará na quinta-feira.
Herculano
05/05/2015 21:09
O BUZINAÇO CONTRA A ROUBALHEIRA E A CORRUPÇÃO DURANTE O PROGRAMA DO PT

Conteúdo do Uol (Folha de S. Paulo) -O programa do PT (Partido dos Trabalhadores) veiculado em rede de nacional de TV foi alvo de "panelaços" em pelo menos seis Estados do país e no Distrito Federal na noite desta terça-feira (5). Manifestações contra o programa foram registradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e em Brasília. O programa havia sido divulgado na manhã desta terça-feira no perfil do PT no Facebook e ao longo de todo o dia, diversas convocações para panelaços foram feitas nas redes sociais.
Herculano
05/05/2015 21:04
OMISSOS

Pois é. O atendimento na saúde pública no Belchior, uma lástima. Como escrevi na coluna impressa, as lideranças de lá estão caladas, omissas na defesa do seu povo. Na Câmara, elas continuam omissas, mas já não estão caladas. Resmungam porque o fato foi denunciado na coluna.
Herculano
05/05/2015 21:00
BUZINAÇO E PANELAÇO CONTRA O PT ? Volte Lula, volte, sim! Dê aos brasileiros a chance de lhe dizer "não", por Reinaldo Azevedo, de Veja

Pois é? De seu exclusivo ponto de vista, Dilma fez bem em não participar do horário político do PT, né? É claro que as vaias, a bateção de panelas e o buzinaço também a homenagearam. Mas, desta feita, ficou mais claro - e, insisto, refiro-me a São Paulo, por enquanto: não é preciso que apareça a imagem da presidente ou de alguém do seu governo para que tenha início o protesto.

Há dois dias, Lula resolveu fazer ameaças na linha "olhem que eu volto". E eu o desafiei aqui: "Volte, sim!" Para que possa ser derrotado.

Ah, sim: o horário do partido investiu de novo naquela tecla de que, antes, havia o caos. Até que o PT chegou, e se fez a luz. Quem ainda acredita nisso?

A fala de Lula no programa de hoje, meio malandra, transformou as férias e o 13º em conquistas da legenda? Quase mais ninguém acredita nessa patacoada.
Herculano
05/05/2015 20:51
HAJA FÔLEGO!

O panelaço durou mais do que dez minutos do programa do PT. Vai virar notícia nacional, já, já. O fim da decência e credibilidade de um partido que ainda não perdeu a vergonha na cara e se sente imune. Tudo é pior quando este partido disse que combateria e seria diferente de toda esta sacanagem
Violeiro de Codó
05/05/2015 19:24
Sr. Herculano:

Quem não estiver contente com a representatividade do seu vereador, que vá bater panela na casa dele como fizeram os gaúchos quando a Dilma foi passar o feriadão 1º de maio em Porto Alegre.
Seja ele PeTralha ou não, panelaço no orelhão.
Fui!
Herculano
05/05/2015 18:51
TUDO DE MENTIRA E COM O NOSSO DINHEIRO

"Não existe doação de empresas que não queiram recuperar [o dinheiro depois]. Quem me disse isso foram empresários. Se ele doa R$ 5 milhões, ele vai querer recuperar R$ 20 milhões", declarou Costa à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras. "Não existe almoço de graça. Por que uma empresa de capital privado vai doar R$ 10 milhões, se ela não for cobrar depois? Muitos valores tido como oficiais, não eram oficiais, isso me foi dito por empresários", disse Costa. O depoimento foi hoje, em Brasília.
Anônimo disse:
05/05/2015 18:49
Herculano, a Juju não mencionar o vendido Geovanio, aquele que levou um petardo de humilhação do pt (e ainda não se recompôs), e a PaTética boneca do ventríloquo Celso de Oliveira, é imperdoável.
Esta mosca-morta precisa ouvir um grito da Ana Maria Braga:
Acooorda, menina!!!
Herculano
05/05/2015 18:48
O PANELAÇO

Ele começa nesta terça-feira, as 20h30min. Será curto. O tempo do PT ocupar a TV para ludibriar mais uma vez os analfabetos que criou, o ignorantes que prefere, os desinformados que manipula, os dependentes que sustenta com esmolas e os fanáticos, que sobrevivem graças à roubalheira e corrupção que o partido no poder produz e a quer ver escondida, livre da imprensa e perdoada por todos nós via a Justiça sem Polícia Federal a investigar e um Ministério Público a denunciar. Será dez minutos, apenas.
Herculano
05/05/2015 18:44
da série, algum dia houve uma mínima dúvida sobre este fim?

SE FOSSE UMA EMPRESA, O PT DECRETARIA FALÊNCIA, por Josias de Souza

Partido abre falência? Partido fecha as portas? Pode-se penhorar a geladeira de um partido? O programa que o PT exibe na noite desta terça-feira - dez minutos em rede nacional de rádio e tevê - é o mais suscinto e eficiente roteiro de uma ruína partidária. Como tantos outros, o PT tornou-se um partido com fins lucrativos. É 100% financiado pelo déficit público. Mas como não tem a configuração formal de uma empresa, a legenda não abre falência, não fecha as portas.

Nada mais sintomático do que a ausência de Dilma Rousseff no programa do PT. É como se a presidente da República, com a imagem no chão, temesse levar o seu prestígio ao subsolo. Nada mais elucidativo do que o papel que Lula decidiu desempenhar na peça. Com tantos temas relevantes a tratar - crise econômica, ajuste fiscal, roubalheira na Petrobras? - o morubixaba petista optou por tratar de terceirização, como se esse fosse o grande problema da República.

Sem Dilma e com esse Lula autolimitado, o que mais chamou a atenção no programa do PT foi uma piada. O partido fez pose de paladino do combate à corrupção. E comprometeu-se a expulsar dos seus quadros os filiados que forem condenados. Ora, ora, ora? Fala sééério! É verdade que João Vaccari Neto tornou-se uma condenação esperando para acontecer. Mas e quanto ao Dirceu? E o Genoino? E o Delúbio? E o João Paulo?

No tempo em que era apenas uma organização partidária, o PT tinha na ética o seu principal capital. Desde que passou a se confundir com uma organização criminosa, o partido tem no cinismo o seu grande patrimônio.

No programa desta terça, o PT sustenta que não é a única agremiação a ter filiados pilhados com a mão na cumbuca. Até a oposição está enrolada, realçou o PT no programa. O mais dramático é que, nesse ponto, o partido está coberto de razão. O sistema político-partidário do Brasil apodreceu. E já não há um PT capaz de exigir a separação entre as coisas nossas e a cosa nostra.
Arara Palradora
05/05/2015 18:39
Querido, Blogueiro!

Pedidos de falência disparam. Do blog Gente Decente:

"O número de pedidos de falência bate em 9.7% no mês de abril.
Crédito escasso, aumento brutal de custos fixos, queda de vendas e elevação descomunal dos custos operacionais são as causas.

Mas a principal causa é uma só: O GOVERNO PETRALHA".

PANELAÇO NOS CANALHAS.

Para satisfazer a vontade do mensaleiro Pizzolato, o juiz Sergio Moro
poderia mandá-lo para a Indonésia com o passaporte do irmão dele,
já morto e, um saquinho de 100gramas de cocaina para que ele tenha o desejo satisfeito.

Voeeeiii...!!!
Herculano
05/05/2015 13:54
E AGORA? PAULO ROBERTO COSTA DIZ QUE DILMA É RESPONSÁVEL POR PASADENA

Conteúdo jornal O Estado de S. Paulo. Em defesa apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que depõe hoje à CPI que investiga esquema de corrupção na estatal, responsabilizou a presidente Dilma Rousseff pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006.

O documento entregue pelos advogados do ex-executivo, que é um dos delatores da Operação Lava Jato, lembrou que coube à então chefe da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da estatal assinar, em 2006, a aquisição da planta de refino.

"É claro e evidente que a decisão de compra dos 50% da PRSI (Refinaria de Pasadena, na sigla em inglês) foi tomada pelo Conselho de Administração de 2006, da Petrobras, assinada pela então presidente do conselho, Dilma Vana Rousseff", afirma a defesa.

O TCU apontou prejuízo de US$ 792 milhões no negócio, feito em duas etapas, entre 2006 e 2012. A corte bloqueou bens de 10 dirigentes e ex-dirigentes da empresa, entre eles Costa.

O ex-diretor é responsabilizado por parte das perdas, no valor de US$ 580 milhões, por ter aprovado em valor superior ao que seria justo e desconsiderando riscos. Nos depoimentos prestados ao Ministério Público Federal, em regime de delação premiada, ele admitiu ter recebido propina para "não atrapalhar o negócio".

A indisponibilidade patrimonial determinada pelo TCU não alcança integrantes do Conselho de Administração, responsável por aprovar, em última instância, os investimentos da estatal. Mas o tribunal ressalvou que, a depender das provas apuradas no decorrer do processo, eles ainda podem ser implicados.

Dilma chefiou o colegiado de 2003 a 2010. Em março do ano passado, em nota ao Estado, ela disse que, ao aprovar a compra de Pasadena, se embasou em parecer "técnico e juridicamente falho" sobre o negócio, apresentado pelo então diretor Internacional da companhia, Nestor Cerveró, atualmente preso por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. O documento omitia cláusulas do contrato consideradas prejudiciais à estatal.

Estratégia
A linha de culpar o Conselho de Administração por Pasadena é a mesma adotada por outros executivos com bens bloqueados, como Cerveró, o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli e o ex-diretor de Serviços Renato Duque, também preso na Lava Jato. "O conselho era o único competente para aprovar a compra, com ou sem as cláusulas", afirma Costa na defesa entregue ao TCU.
Maria Amélia que não é Lemos
05/05/2015 13:46
Sr. Herculano:

Sobre o panelaço.
Nesta noite às 20h30min, tem panelaço real e virtual contra o PT.

Os ativistas que usam as redes sociais esperam o maior panelaço da história brasileira. Serão 10 minutos inesquecíveis. No site a seguir, você poderá participar do panelaço virtual. http://www.instantcacerolazo.com

Vamos???


João João Filho de João
05/05/2015 13:24
Sr. Herculano:

O Globo: "Pizzolato prefere a morte do que as prisões no Brasil".

Típico dos calhordas que assaltaram os cofres públicos.
Querem apenas o bom e quando são pegos mostram o quanto são desprezíveis. O dinheiro que faltou para a saúde, a educação etc... não
lhes toca.
A atitude covarde de bandidos que são.
sidnei luis reinert
05/05/2015 13:22
O fim da propriedade privada na Venezuela... para os desalinhados do comunismo, lógico.
Ao se aproximar deste nível aqui no brasil, vendam suas propriedades e busquem outro país fora das américas para morar.

Manifestação em Caracas. Agora é oficial: a Venezuela de Maduro resolve acabar com essa coisa burguesa chamada propriedade privada.

http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/socialismo/o-fim-da-propriedade-privada-na-venezuela/
Anônimo disse:
05/05/2015 13:16
Herculano, "pt diz agora que expulsará filiado que for condenado",kkk às 07:30hs. O vagabundo Mor, LuLLaladrão deveria ser o primeiro.

Hoje minha TV ficará desligada das 08:30hs às 08:40hs.
Dez minutos de economia na energia elétrica.
Juju do Gasparinho
05/05/2015 13:07
Prezado Herculano:

Quando o Pelé disse que o povo brasileiro não sabia votar, quase trucidaram o jogador. E hoje, lê-se:
"A Saúde Pública em Gaspar está ruim".
É que votaram nos tiririca-da-vida e não há o retorno desejado do seu representante.

"Unidade de Saúde do Belchior está sem médicos há mais ou menos 2 meses".
Quem mandou votar na velha alma sebosa do Quixná que hoje é um belo exemplo de um penduricalho do ParTido dos bandidos?
Quem mandou votar na carniça hilária que é outra alma que de tão velha e colada nos PeTralhas tem cheiro de morcego?

Como diz o Blogueiro Manoel:
"Acreditaram neles?
BEM FEITO"!
Herculano
05/05/2015 12:47
O PT PODE NEGAR PARTE DOS SEUS VOTOS PARA APROVAR O AJUSTEFISCAL DO GOVERNO, por Ricardo Noblat

Somente hoje quando o ajuste fiscal do governo começar a ser votado na Câmara dos Deputados é que se saberá se o PT, dono da maioria dos ministérios, o partido da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, votará unido ou não. E se dará a maioria dos seus votos para aprovar o ajuste.

Até ontem ninguém dentro do governo ou do PT se arriscava a dizer como o partido se comportará. O ideal para boa parte dele seria que o desgaste de aprovar o ajuste acabasse debitado na conta do PMDB e de outros partidos. Assim o PT poderia se sair de bonzinho. Mas haveria sempre o risco de o PMDB reagir a tal manobra na hora de votar.

Dentro do PMDB de Michel Temer, o vice-presidente que assumiu a articulação política do governo para evitar que ele desmoronasse, a disposição é de aprovar o ajuste. Quanto mais não seja para reafirmar a posição de que ele é quem garante a estabilidade do governo como partido responsável que é.

O ajuste importará no estreitamento da via de acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários para desse modo obter uma economia de R$ 18 bilhões. Se ao ajuste não for aprovado tal qual foi despachado para o Congresso, o governo será obrigado a fazer um gigantesco corte de despesas e investimentos. O que será pior?

Segundo Catarina Alencastro, Simone Iglesias e Júnia Gama, repórteres de O Globo, a bancada de 64 deputados do PT deverá se reunir hoje para decidir se fechará questão para a votação das medidas do ajuste. Caso feche, em tese todos os deputados serão obrigados a votar como o partido mandar. Do contrário os dissidentes serão punidos.
sidnei luis reinert
05/05/2015 12:44
Ação da CVM contra conselheiros da Petrobras reforça tese para que eles sejam processados nos EUA


Edição do Alerta Total ? www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O Reino de Bruzundanga está em polvorosa. Investidores que processam a Petrobras e seus dirigentes na Corte de Nova York simplesmente amaram a decisão que a Comissão de Valores Mobiliários brasileira tomou ontem de abrir um processo administrativo contra ex-conselheiros de administração da estatal de economia mista. Eles são acusados de terem induzido os investidores da empresa a erro ao aprovar a política de preços e o plano de negócios da petroleira para o período de 2014-2018, "com a finalidade de atingir níveis objetivos de endividamento em datas pré-definidas e, em vez disso, terem optado por conduzir a política de preços da petroleira de maneira a tornar o cumprimento dessas metas improvável".

Os formalmente processados pela CVM são: Guido Mantega, Miriam Aparecida Belchior, Francisco Roberto de Albuquerque, Luciano Galvão Coutinho, Marcio Pereira Zimmermann, Sérgio Franklin Quintella, Jorge Gerdau Johannpeter e José Maria Ferreira Rangel. O único que permanece no Conselhão é Luciano Coutinho, presidente do BNDES, que tem uma bomba prestes a estourar no colo, caso seja obrigado judicialmente a justificar como funcionaram os US$ 5.783.000.000,00 em empréstimos secretos do BNDES para financiar obras de infraestrutura em países amigos da petralhada. A CVM questiona se os conselheiros cumpriram o termo da lei que manda "servir com lealdade à companhia"...

Mesmo que o caso acabe em pizza na CVM, onde os culpados terminam firmando aqueles "termos de ajustamento de conduta", botando algum esquema segurador para pagar as merrecas impostas nas "multas", o indiciamento dos conselheiros, com base no artigo 155 da Lei das Sociedades Anônimas (n° 6.404/76) fortalece a tese dos escritórios de advocacia norte-americanos que processam executivos e conselheiros da Petrobras com base no Foreign Corrupt Practices Act - Lei contra Atos de Corrupção no Exterior (FCPA, na sigla em inglês).

Além da imposição de multas que podem chegar a US$ 5 bilhões, em caso de condenações, os processos nos EUA têm tudo para sobrar para Dilma Rousseff. Tudo porque nossa Presidenta também foi "Presidente" do Conselho de Administração da Petrobras no governo Lula. Ações judiciais de responsabilização individual têm respaldo no próprio Estatuto da Petrobras - que prevê que seus dirigentes podem ser diretamente responsabilizados judicialmente por atos temerários contra a governança corporativa. O Art. 23 do Estatuto Social da Petrobras prevê que os membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva responderão, nos termos do art. 158, da Lei nº 6.404, de 1976, individual e solidariamente, pelos atos que praticarem e pelos prejuízos que deles decorram para a Companhia.

Em seu Art. 28, o Estatuto estipula que ao Conselho de Administração compete: fiscalizar a gestão dos Diretores; avaliar resultados de desempenho; aprovar a transferência da titularidade de ativos da Companhia, inclusive contratos de concessão e autorizações para refino de petróleo, processamento de gás natural, transporte, importação e exportação de petróleo, seus derivados e gás natural. E, em seu Art. 29, o Estatuto determina: compete ?privativamente? ao Conselho de Administração deliberar sobre as participações em sociedades controladas ou coligadas.

Pela bola sete

O desgoverno também ficou pt da vida com a Justiça Federal por ter concedido uma liminar, em uma ação popular movida pelo advogado Paulo Henrique Fantoni, suspendendo a aquisição de navios sonda da Sete Brasil Participações S.A. pela Petrobras.

A Justiça acatou a tese de que a Sete Brasil realizaria com recursos do BNDES apenas e tão somente operações financeiras, "já que nada produz e somente contrata estaleiros para produzir os bens que fornecerá à Petrobras?.

O Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas das União (TCU) já tinham ingressado com uma representação com pedido de medida cautelar contra um empréstimo de US$ 3,7 bilhões da Caixa e do Banco do Brasil à empresa Sete Brasil - denunciada na Operação Lava Jato por pagar propina a diretores da Petrobras e ao ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.
Herculano
05/05/2015 07:58
PT ATACA OS QUE OUSAM INVESTIGAR LOBBY DE LULA, por Cláudio Humberto na coluna eu publicou hoje nos jornais brasileiros

Como é habitual, o PT tenta desqualificar a investigação contra o ex-presidente Lula por tráfico de influência para empreiteira Odebrecht, e ataca pessoalmente, nas redes sociais, o procurador do Ministério Público Federal Anselmo Cordeiro Lopes. O problema é que, além de usar alegações mentirosas, o PT errou de alvo: Anselmo não participa de nada; é apenas autor de despacho que deu origem à investigação.

Investigação válida
Lula é suspeito de atuar para obter grandes obras para empreiteiras como Odebrecht no exterior, garantindo o financiamento do BNDES.

Crime perfeito
Obras bancadas pelo BNDES têm contrato secreto, prazo de carência de 25 anos e blindagem contra fiscalização. E tudo sem licitação.

Ataque ao mensageiro
Militantes do PT acusaram o procurador de ser filho de advogados com interesses contrários ao PT, mas os pais de Anselmo são médicos.

Pernas curtas
Os petistas acusaram o procurador de responder a processos internos, ter ligações ao PSDB e ser "colunista da Folha". Tudo mentira.

CONTRATOS VIRAM MUNIÇÃO CONTRA FACHIN NO STF

O discurso contra a indicação do advogado Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal ganhou força com a distribuição de documentos a senadores mostrando que entre 2008 e 2013 seu escritório foi contratado pela estatal Itaipu Binacional para atuar em ações no próprio STF. O escritório Fachin Advogados Associados recebeu R$ 6 milhões em seis anos. Um dos contratos, de R$ 1,39 milhão, fechado em novembro de 2013, ainda está em vigor.

Lado paraguaio
Fachin também foi contratado, em 2009, para defender no STF os interesses paraguaios contra o Brasil, em Itaipu.

Começou em 2008
O primeiro contrato entre a estatal Itaipu e o advogado Luiz Fachin foi celebrado em 2008 no valor de R$ 1,35 milhão.

Trabalho regular
No ano de 2009, o escritório do advogado Fachin ganhou mais R$ 276 mil de Itaipu. Entre 2010 e 2012, foram R$ 696 mil ao ano.

Oposição mais ou menos
Usineiros de Alagoas e Pernambuco estão em Brasília para reunião com o ministro Joaquim Levy (Fazenda), nesta terça-feira (5), arrumada pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL). No Planalto, a pergunta não se cala: afinal, o presidente do Senado é governo ou oposição?

Apagão petista
Tarso Genro (PT) é tão mal avaliado que a filha Luciana Genro (Psol), com 2%, tem mais que o dobro dos seus 0,9% na pesquisa do Instituto Paraná sobre a disputa para a prefeitura de Porto Alegre, em 2018.

A briga é por dinheiro
Sindicalistas da CUT são contra a terceirização porque não querem perder para a Força Sindical a receita da contribuição sindical de 13 milhões de terceirizados. A Força Sindical é a favor.

Negociação empacada
O Itamaraty admite a receita de R$ 200 milhões com vistos, transferida ao Tesouro Nacional, e que a negociação com os americanos empacou em razão de exigências conflitantes com a Constituição e nossas leis.

Pobres doentes
Em vez de admitir as falhas no combate à dengue, como primeiro passo para corrigi-las, o ministro Arthur Chioro (Saúde) prefere atacar a Organização Mundial de Saúde por classificar o quadro de epidêmico.

Procura-se
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) não gosta da ideia de exibir cartazes "Procura-se", para constranger petistas que votarem a favor do arrocho. Acha que a oposição não pode repetir a fórmula policialesca do PT.

Mais essa
Após o chá de cadeira da chefe, o ministro Henrique Alves (Turismo) virou motivo de piada, mais uma vez, em Brasília. Dilma não dá "ok" às nomeações que movem sua vida. Pagou (mico) e não levou.

Alves continua
Antônio Alves foi o primeiro integrante do antigo gabinete a ser confirmado no cargo pelo novo ministro. Alves continua no posto de secretario-executivo do Ministério do Turismo.

Martaxa
Com a filiação da senadora Marta Suplicy, o PSB já pode ser chamado de Partido da Sobretaxa Brasileira
Herculano
05/05/2015 07:50
LULA: FERNANDO HENRIQUE DEVERIA TENTAR SE MAIS ADMIRADO

O conteúdo é do 247, o canal de comunicação do PT. Com uma frase, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu ao polêmico artigo publicado neste fim de semana pelo também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"O Fernando Henrique deveria se preocupar em ser mais admirado, e não em pedir que a sociedade repudie alguém", disse ele, lembrando que odiar ou incitar o ódio faz mal à saúde.

No texto, bem mais agressivo do que costumam ser os artigos de FHC, o ex-presidente tucano falou em "asnoduto" na Petrobras, de projetos "megalômanos e malfeitos". E bateu duro no seu sucessor. "Embora os diretores da Petrobras diretamente envolvidos na roubalheira devam ser penalizados, não foram eles os responsáveis maiores. Quem enganou o Brasil foi o lulopetismo. Lula mesmo encharcou as mãos de petróleo como arauto da falsa autossuficiência. E agora, José? Não há culpabilidade política?", questinou.

Ao contrário de FHC, que deixou a presidência da República com baixos índices de apoio popular, Lula saiu aprovado por mais de 70% da população. Numa recente pesquisa Datafolha, feita em março deste ano, Lula foi apontado como o melhor presidente da história por 50% dos brasileiros. FHC apareceu em segundo lugar, com 15%, seguido por Getúlio Vargas, com 6%.

De forma simples, a mensagem de Lula a FHC pode ser resumida como no lema dos anos 60: faça amor, não faça a guerra.
Herculano
05/05/2015 07:46
NÃO SEJA PROFESSOR, por Vladimir Safatle

Quem escreve este artigo é alguém que é professor universitário há quase 20 anos e que gostaria de estar neste momento escrevendo o contrário do que se vê obrigado agora a dizer. Pois, diante das circunstâncias, gostaria de aproveitar o espaço para escrever diretamente a meus alunos e pedir a eles que não sejam professores, não cometam esse equívoco. Esta "pátria educadora" não merece ter professores.

Um professor, principalmente aquele que se dedicou ao ensino fundamental e médio, será cotidianamente desprezado. Seu salário será, em média, 51% do salário médio daqueles que terão a mesma formação. Em um estudo publicado há meses pela OCDE, o salário do professor brasileiro aparece em penúltimo lugar em uma lista de 35 países, atrás da Turquia, do Chile e do México, entre tantos outros.

Mesmo assim, você ouvirá que ser professor é uma vocação, que seu salário não é assim tão ruim e outras amenidades do gênero. Suas salas de aula terão, em média, 32 alunos, enquanto no Chile são 27 e Portugal, 8. Sua escola provavelmente não terá biblioteca, como é o caso de 72% das escolas públicas brasileiras.

Se você tiver a péssima ideia de se manifestar contra o descalabro e a precarização, caso você more no Paraná, o governo o tratará à base de bomba de gás lacrimogêneo, cachorro e bala de borracha. Em outros Estados, a pura e simples indiferença. Imagens correrão o mundo, a Anistia Internacional irá emitir notas condenando, mas as principais revistas semanárias do país não darão nada a respeito nem do fato nem de sua situação. Para elas e para a "opinião pública" que elas parecem representar, você não existe.

Mais importante para elas não é sua situação, base para os resultados medíocres da educação nacional, mas alguma diatribe canina contra o governo ou os emocionantes embates entre os presidentes da Câmara e do Senado a fim de saber quem espolia mais um Executivo nas cordas.

No entanto, depois de voltar para casa sangrando por ter levado uma bala de borracha da nossa simpática PM, você poderá ter o prazer de ligar a televisão e ouvir alguma celebridade deplorando o fato de o país "ter pouca educação" ou algum candidato a governador dizer que educação será sempre a prioridade das prioridades.

Diante de tamanho cinismo, você não terá nada a fazer a não ser alimentar uma incompreensão profunda por ter sido professor, em vez de ter aberto um restaurante. Por isso o melhor a fazer é recusar-se a ser professor de ensino médio e fundamental. Assim, acordaremos um dia em um país que não poderá mais mentir para si mesmo, pois as escolas estarão fechadas pela recusa de nossos jovens a serem humilhados como professores e a perpetuarem a farsa.
Herculano
05/05/2015 07:41
CUT PEDE A DILMA QUE DESISTA DO AJUSTE FISCAL, por Josias de Souza

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira, véspera do início da votação do ajuste fiscal, a CUT defendeu "a retirada imediata das Medidas Provisórias 664 e 665". Nelas, estão contidas as providências concebidas pelo governo para tentar reequilibrar as contas públicas.

Subscrita pelo petista Vagner Freitas, presidente da CUT, a nota acusa Dilma de ter baixado as MPs do ajuste "sem qualquer consulta ou discussão prévia com a representação sindical dos trabalhadores e trabalhadoras."

O pacote fiscal do governo dificulta o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários. O governo alegou que age para "corrigir distorções e fraudes" não para suprimir direitos trabalhistas.

A CUT contesta: "as MPs reduzem direitos referentes ao seguro-desemprego, abono salarial (PIS-Pasep), auxílio-doença, pensões, seguro-defeso, auxílio-reclusão."

A central sindical acrescenta: "Tais medidas vão na direção contrária da estruturação do sistema de seguridade social, com redução de direitos e sem combate efetivo às irregularidades que teriam sido a motivação do governo para adotá-las."

De resto, a CUT sugere que, em vez de importunar os trabalhadores, Dilma vá mexer "no bolso dos mais ricos, como a taxação de grandes fortunas." A entidade marcou para 29 de maio protestos de rua em todo país contra o projeto de terceirização da mão-de-obra e as MPs do ajuste fiscal.

Na encrenca da terceirização, Dilma associou-se à CUT, para irritação dos seus aliados não-petistas que ajudaram a aprovar a matéria na Câmara. No pacote fiscal, a presidente e a central trafegam na contramão.

Interessado em realçar o paradoxo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, abriu as galerias da Casa para os sindicalistas e congenêres que desejarem acompanhar as sessões do petrolão.

Vai ser divertido assistir à casa sindical do PT vaiando os governistas fieis a Dilma. O paradoxo tem as digitais de Lula. No Dia do Trabalho, o padrinho de Dilma discursou em ato da CUT tendo atrás de si um cartaz no qual se lia: "Abaixo Plano Levy''.
Herculano
05/05/2015 07:37
PERGUNTAR NÃO OFENDE

Quanto mesmo o prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, trouxe de verbas para Gaspar na viagem desta semana à Brasília?
Herculano
05/05/2015 07:35
HOJE É DIA DE PANELAÇO

Nas redes sociais está se programando um panelaço para esta terça-feira das 20h30min às 20h40min, exatamente na hora em que o PT fará o seu programa político gratuito na TV.

A presidente Dilma Vana Rousseff, PT, no dia Primeiro de Maio - Dia do Trabalhador abortou o seu discurso tradicional de Primeiro de Maio, para se livrar do tal panelaço, o protesto da população pagadora de pesados impostos contra a roubalheira institucionalizada no governo, a inflação alta que corrói os salários, o esfriamento da economia, os juros altos, as contas de luz altíssimas, falta de atendimento na rede pública de saúde, o caos na segurança, a ameaça de desemprego...
Herculano
05/05/2015 07:30
PT DIZ AGORA QUE EXPULSARÁ FILIADO QUE FOR CONDENADO

O conteúdo é do jornal Folha de S. Paulo. O texto é de Andreia Sadi, da sucursal de Brasília. Promessa destoa do tratamento dado aos dirigentes envolvidos no mensalão. Anúncio será feito no programa de TV da sigla que vai ao ar nesta terça; Lula irá atacar o projeto da terceirização

Em seu programa em cadeia nacional de rádio e TV, na noite desta terça-feira (5), o PT dirá que vai expulsar de suas fileiras qualquer petista que, ao final de um processo judicial, for julgado culpado; promessa que diverge do tratamento dado aos dirigentes da sigla condenados no caso do mensalão.

Segundo a Folha apurou, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirma na peça que o filiado que cometer malfeitos e ilegalidades não continuará no partido.

"Por isso também, o PT não aceita que alguns setores da mídia queiram criminalizar todo partido por causa de erros graves de alguns filiados'', diz. Em seguida, um ator contratado reitera: "Você ouviu. Qualquer petista que ao final do processo for julgado culpado será expulso''.

Apesar da fala de Falcão, o PT mantém entre seus filiados o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente da sigla José Genoino, ambos condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no mensalão.

Na época das condenações, Falcão descartou as expulsões ao classificar a punição do STF como política.

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, também condenado no mensalão, chegou a ser expulso do PT no auge do escândalo, em 2005. Mas sua refiliação foi aprovada pelos próprios petistas em 2011.

Com dez minutos de duração, o programa do PT deve de ir ao ar às 20h30. A peça não cita diretamente a Operação Lava Jato, que apura corrupção na Petrobras. O apresentador afirma, porém, que ''precisamos ter consciência'' de que há membros de vários partidos sendo investigados, ''inclusive de oposição''; e que a Justiça deve ser para todos, ''não apenas para quem está no PT''.

Em uma das fases da Lava Jato neste ano, o então tesoureiro do PT, João Vaccari, foi preso pela Polícia Federal e só então se afastou do cargo. O nome dele já havia aparecido em vários momentos da investigação sem que a sigla tivesse tomado providências.

Como solução para combater a corrupção, o PT vai defender na TV o fim do financiamento privado e dizer que seus diretórios não receberão mais doações desse tipo, decisão tomada pela cúpula da sigla em 17 de abril, dois dias após a prisão de Vaccari.

TERCEIRIZAÇÃO
Como a Folha antecipou, o programa não terá a participação da presidente Dilma Rousseff. Ela aparece de relance nas imagens, mas não há mensagem da petista.

Auxiliares de Dilma defendem que ela só se exponha em agendas positivas enquanto estiver passando pelo processo de recuperação de imagem junto à população. Com medo de um novo panelaço, Dilma também não fez o tradicional pronunciamento do Dia do Trabalho.

No programa do PT, só Falcão e o ex-presidente Lula aparecem falando. Lula critica o projeto da terceirização, matéria aprovada na Câmara no mês passado que seguiu para análise do Senado.

Segundo o ex-presidente, o projeto representa um retrocesso e faz o Brasil retornar ao que era no começo do século passado, "voltar ao tempo em que o trabalhador era cidadão de terceira classe sem direitos, sem garantias e sem dignidade", diz. "Não vamos permitir o retrocesso'', completa.

Lula já havia atacado o projeto que libera a terceirização da atividade-fim --aquela considerada a principal de uma empresa. Atualmente, essa possibilidade é vedada pela jurisprudência do TST (Tribunal Superior do Trabalho), que só permite terceirização da atividade-meio.

O programa do PT também cita o ajuste econômico do governo e defende que os cortes não atinjam os mais pobres e os direitos dos trabalhadores, mas sim quem tem mais recursos. Por isso, a legenda diz ser favorável à aprovação de impostos sobre grandes fortunas.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.