19/05/2015
DOS LEITORES I
?O prefeito Daniel [Christian Bosi, PSD] da nossa querida Ilhota deve estar dando graças a Deus que chegou sexta-feira, nesta que foi com certeza uma da piores semanas vividas em nossa terra em muitos anos. Diversos foram os acontecimentos negativos que devem estar tirando o sono de nosso alcaide, primeiro a quebra da balsa com os comentários certos, fortes e incisivos deste colunista [eu, no caso]; após isto, a sua articuladora no Legislativo [Alyne Cristina Debrassi da Silva, PSD] se rebela demonstrando a fragilidade que está o seu governo; as chuvas que não dão trégua esviscerando as condições precárias de nossas estradas [e com macadame de péssima qualidade]; e por fim, mas não por último, o vice prefeito Júnior Adão [Lauri Adão Júnior, PSDB], saindo aos socos em pleno posto de combustível com seu secretário de Turismo, Miro [Altamir] dos Santos... Ufa! Assim não há quem resista?.
DOS LEITORES II
?Presenciei a cena de um Senhor de bastante idade que foi levar a sua esposa até a Policlínica. Estacionou bem em frente à porta para ela desembarcar, pois ela tinha dificuldade de caminhar... Foi quando apareceu aquele funcionário que fica ali embaixo na recepção questionando aquele Senhor do porquê de ele estar estacionando ali... Aquele senhor apenas disse que estava deixando a esposa ali, pois não tinha lugar para estacionar... Sabe o que foi dito para ele? Deixa ela e depois tem que tirar o carro! Sabe onde o senhor foi estacionar? No mercado do Arno Goedert. Foi o local mais perto que encontrou... Será que a Administração não vai fazer nada? Sempre tem que parar na imprensa esse tipo de situação para alguém tomar atitude??
DOS LEITORES III
?Ainda sobre estacionamento da Policlínica [de Gaspar]... Onde estão as vagas destinadas aos idosos e deficientes? O estacionamento ?horizontal? é para os funcionários? Qualquer pessoa com dificuldade de locomoção, tem que estacionar na inclinação do morro? Nem no morro dá pra estacionar, pois as vagas são 45 graus e os usuários das vagas estacionam de cima pra baixo, e outros de baixo pra cima... Uma vergonha. É inadmissível que semana passada pintaram as faixas de pedestre na frente da Policlínica e ainda não teve nenhuma criatura que não tenha visto a necessidade de sinalização nesse estacionamento... Como um local com grande circulação da população pode ter tanta falta de respeito à acessibilidade??
DOS LEITORES IV
?Pelo que postaram os leitores é o PT fazendo vergonha. É uma fábrica de maldades que não tem fim. É um absurdo como nossos dirigentes, em qualquer nível, acham-se melhor, com absoluta certeza de que são donos dos cargos e podem mandar e desmandar sem respeitar as leis e os regulamentos?. Nota do colunista. Todos os vereadores do PT estão neste momento preocupados em como tomar o estacionamento do Hospital que não é administrado pelo partido ou a prefeitura do PT. Naquilo que é de responsabilidade dela, está um desastre como os depoimentos dos leitores atestam. Acorda, Gaspar!
TRAPICHE
O advogado Renato Nicoletti foi escolhido novo presidente do diretório do PSDB de Gaspar. Luciano Coradini é o vice. O eleito nem presente estava. Em viagem, foi representado pelo sogro Ademir Serafim. Nicoletti, substitui Sérgio Luiz Batista de Almeida.
Foi um evento entre poucos correligionários e ?prestigiado por adversários?, convidados para um almoço. Nos discursos todos juraram estar juntos nas eleições do ano que vem. Entretanto, ninguém se arriscou a dizer quem vai liderar este processo. De verdade? Todos acham que encontrar o consenso será a parte mais difícil deste ?sonho? de poder e eventual mudanças. A começar pelo PMDB e o PSD que estavam lá. Eles só pensam em ser cabeças de chapa.
Gaspar quebrou mais uma tradição. Acabou o boi no rolete. É que há pouco o que comemorar entre os amigos do poder. A maior parte dos interesses foi satisfeita, há muita fiscalização do MP e no ano que vem, o poder poderá não estar com o PT.
Esta observação do fim desta tradição fiz na área de comentários da coluna na internet, a mais acessada. O leitor assíduo Odir Barni, espirituoso, funcionário aposentado da prefeitura daqui e fundador do Sintraspug, saiu-se com esta. Ela tem tudo a ver.
?Como gosto de fazer comparações, levei um susto ao ler seu comentário. Vejo uma grande semelhança entre o boi no rolete com os bois enrolados. No próximo ano tem eleições e vamos ver se nos municípios o bois vão ser enrolados mais uma vez, como dizem os alemães?.
Com a decisão do presidente e dono da UTC, Ricardo Pessoa, de assinar o compromisso de delação premiada com o Ministério Público Federal, quem entrou na boca do sapo gordo foi o ex-deputado Federal, e ex-presidente do PP catarinense, João Alberto Pizzolatti Filho, que já responde a processos no Supremo Tribunal Federal (por foro privilegiado que inventou ao ser ?nomeado? secretário de Relações Institucionais de Roraima).
Ricardo era o presidente do ?clube das empreiteiras?. E esta semana, ele passou a dar nomes dos políticos do esquema. E o de Pizzolatti não sai da cabeça de Ricardo e frequentemente é citado nos minuciosos depoimentos que estão sendo prestados por Ricardo para livrá-lo de parte da pena restritiva de liberdade e pecuniária. Vai sobrar para o guru de José Hilário Melato.
A saúde pública em Gaspar está um caos? Não vai melhorar. A começar pela transparência. Quem foi nomeada decreto nº 6.297, de 10 de março de 2015 para o cargo de superintendente de atenção básica em Gaspar? Ela mesma: Alba de Aguiar. Isto ficou escondido até o dia 14 de maio quando se publicou no Diário Oficial dos Municípios ? aquele criado pelos prefeitos, que se esconde na internet, não tem hora para sair e é difícil de se acessar.
Transparência nota dez. A lista de 492 (dos quase 5 mil e imagina-se o quadro) municípios avaliados pela Controladoria Geral da União inclui as 26 capitais estaduais. O restante são cidades de até 50 mil habitantes. Entre os municípios pequenos, apenas Apiúna, governada por Nicanor Morro, PSD, tirou nota 10. Além dos 63% com nota zero, 23% tiveram pontuação igual a 1 ou a 2, 4,7% receberam nota 3 ou 4. Gaspar não foi selecionada para ser avaliada. Ah, bom! Seguramente estaria entre as de nota zero.
Edição 1688
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).