Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

19/05/2015

DOS LEITORES I
?O prefeito Daniel [Christian Bosi, PSD] da nossa querida Ilhota deve estar dando graças a Deus que chegou sexta-feira, nesta que foi com certeza uma da piores semanas vividas em nossa terra em muitos anos. Diversos foram os acontecimentos negativos que devem estar tirando o sono de nosso alcaide, primeiro a quebra da balsa com os comentários certos, fortes e incisivos deste colunista [eu, no caso]; após isto, a sua articuladora no Legislativo [Alyne Cristina Debrassi da Silva, PSD] se rebela demonstrando a fragilidade que está o seu governo; as chuvas que não dão trégua esviscerando as condições precárias de nossas estradas [e com macadame de péssima qualidade]; e por fim, mas não por último, o vice prefeito Júnior Adão [Lauri Adão Júnior, PSDB], saindo aos socos em pleno posto de combustível com seu secretário de Turismo, Miro [Altamir] dos Santos... Ufa! Assim não há quem resista?.

DOS LEITORES II
?Presenciei a cena de um Senhor de bastante idade que foi levar a sua esposa até a Policlínica. Estacionou bem em frente à porta para ela desembarcar, pois ela tinha dificuldade de caminhar... Foi quando apareceu aquele funcionário que fica ali embaixo na recepção questionando aquele Senhor do porquê de ele estar estacionando ali... Aquele senhor apenas disse que estava deixando a esposa ali, pois não tinha lugar para estacionar... Sabe o que foi dito para ele? Deixa ela e depois tem que tirar o carro! Sabe onde o senhor foi estacionar? No mercado do Arno Goedert. Foi o local mais perto que encontrou... Será que a Administração não vai fazer nada? Sempre tem que parar na imprensa esse tipo de situação para alguém tomar atitude??

DOS LEITORES III
?Ainda sobre estacionamento da Policlínica [de Gaspar]... Onde estão as vagas destinadas aos idosos e deficientes? O estacionamento ?horizontal? é para os funcionários? Qualquer pessoa com dificuldade de locomoção, tem que estacionar na inclinação do morro? Nem no morro dá pra estacionar, pois as vagas são 45 graus e os usuários das vagas estacionam de cima pra baixo, e outros de baixo pra cima... Uma vergonha. É inadmissível que semana passada pintaram as faixas de pedestre na frente da Policlínica e ainda não teve nenhuma criatura que não tenha visto a necessidade de sinalização nesse estacionamento... Como um local com grande circulação da população pode ter tanta falta de respeito à acessibilidade??

DOS LEITORES IV
?Pelo que postaram os leitores é o PT fazendo vergonha. É uma fábrica de maldades que não tem fim. É um absurdo como nossos dirigentes, em qualquer nível, acham-se melhor, com absoluta certeza de que são donos dos cargos e podem mandar e desmandar sem respeitar as leis e os regulamentos?. Nota do colunista. Todos os vereadores do PT estão neste momento preocupados em como tomar o estacionamento do Hospital que não é administrado pelo partido ou a prefeitura do PT. Naquilo que é de responsabilidade dela, está um desastre como os depoimentos dos leitores atestam. Acorda, Gaspar!

fotopg7herculanoGG.jpgTRAPICHE

O advogado Renato Nicoletti foi escolhido novo presidente do diretório do PSDB de Gaspar. Luciano Coradini é o vice. O eleito nem presente estava. Em viagem, foi representado pelo sogro Ademir Serafim. Nicoletti, substitui Sérgio Luiz Batista de Almeida.

Foi um evento entre poucos correligionários e ?prestigiado por adversários?, convidados para um almoço. Nos discursos todos juraram estar juntos nas eleições do ano que vem. Entretanto, ninguém se arriscou a dizer quem vai liderar este processo. De verdade? Todos acham que encontrar o consenso será a parte mais difícil deste ?sonho? de poder e eventual mudanças. A começar pelo PMDB e o PSD que estavam lá. Eles só pensam em ser cabeças de chapa.

Gaspar quebrou mais uma tradição. Acabou o boi no rolete. É que há pouco o que comemorar entre os amigos do poder. A maior parte dos interesses foi satisfeita, há muita fiscalização do MP e no ano que vem, o poder poderá não estar com o PT.

Esta observação do fim desta tradição fiz na área de comentários da coluna na internet, a mais acessada. O leitor assíduo Odir Barni, espirituoso, funcionário aposentado da prefeitura daqui e fundador do Sintraspug, saiu-se com esta. Ela tem tudo a ver.

?Como gosto de fazer comparações, levei um susto ao ler seu comentário. Vejo uma grande semelhança entre o boi no rolete com os bois enrolados. No próximo ano tem eleições e vamos ver se nos municípios o bois vão ser enrolados mais uma vez, como dizem os alemães?.

Com a decisão do presidente e dono da UTC, Ricardo Pessoa, de assinar o compromisso de delação premiada com o Ministério Público Federal, quem entrou na boca do sapo gordo foi o ex-deputado Federal, e ex-presidente do PP catarinense, João Alberto Pizzolatti Filho, que já responde a processos no Supremo Tribunal Federal (por foro privilegiado que inventou ao ser ?nomeado? secretário de Relações Institucionais de Roraima).

Ricardo era o presidente do ?clube das empreiteiras?. E esta semana, ele passou a dar nomes dos políticos do esquema. E o de Pizzolatti não sai da cabeça de Ricardo e frequentemente é citado nos minuciosos depoimentos que estão sendo prestados por Ricardo para livrá-lo de parte da pena restritiva de liberdade e pecuniária. Vai sobrar para o guru de José Hilário Melato.

A saúde pública em Gaspar está um caos? Não vai melhorar. A começar pela transparência. Quem foi nomeada decreto nº 6.297, de 10 de março de 2015 para o cargo de superintendente de atenção básica em Gaspar? Ela mesma: Alba de Aguiar. Isto ficou escondido até o dia 14 de maio quando se publicou no Diário Oficial dos Municípios ? aquele criado pelos prefeitos, que se esconde na internet, não tem hora para sair e é difícil de se acessar.

Transparência nota dez. A lista de 492 (dos quase 5 mil e imagina-se o quadro) municípios avaliados pela Controladoria Geral da União inclui as 26 capitais estaduais. O restante são cidades de até 50 mil habitantes. Entre os municípios pequenos, apenas Apiúna, governada por Nicanor Morro, PSD, tirou nota 10. Além dos 63% com nota zero, 23% tiveram pontuação igual a 1 ou a 2, 4,7% receberam nota 3 ou 4.  Gaspar não foi selecionada para ser avaliada. Ah, bom! Seguramente estaria entre as de nota zero.



Edição 1688

Comentários

Herculano
21/05/2015 20:40
PSDB + PTB

Na terça-feira o PSDB desmascarou a farsa do discurso do PT e seus parceiros PMDB, PP, PDT...

Hoje foi a vez do PTB. E foi muito melhor, didático e claro.

Comparando os dois programas, o PTB deu de goleada. Até nisso o PSDB perde. Não sabe se comunicar ou tem medo de enfrentar e dizer verdades.
Belchior do Meio
21/05/2015 18:57
Sr. Herculano:

Flor de Pessoa - às 08:48hs.
Uma vez vaca, sempre vaca!

A última frase do comentário das 17:09hs.
Que os Anjos digam AMÉM e DEUS sele o evento.
Herculano
21/05/2015 18:53
O PT FACILITA A ENTRADA DOS IMIGRANTES CLADESTINOS PELO ACRE. DEPOIS SE LIVRA DELES, ESPALHANDO-OS PELO PAÍS SE LIVRANDO DO PROBLEMA E CRIANDO MUITOS OUTROS. INCLUSIVE EM SANTA CATARINA.AQUI EM GASPAR ELES ESTÃO TODOS ESPALHADOS COM AMPARO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PREFEITURA DO PT E DA PASTORAL DA IMIGRAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA

Acre pretende enviar ônibus com imigrantes haitianos e senegaleses para SC. Acordo que permitia enviar estrangeiros para São Paulo foi suspenso este semana

O conteúdo é do jornal Diário Catarinense, da RBS Florianópolis O texto é de Gabriel Rosa. A partir das próximas semanas, as comunidades haitiana e senegalesa em Santa Catarina devem ganhar novos integrantes. O Governo do Acre afirma que 350 estrangeiros começariam a sair do Norte do país entre quinta e sexta-feira, viajando milhares de quilômetros até outros seis Estados.

Embaixador do Haiti conversa com imigrantes na Univali em Itajaí
Idiomas, leis e preconceito são barreiras para haitianos em SC

Florianópolis, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS) estão na lista de destinos - porém, os poderes públicos estaduais e municipais ainda não sabem quantas pessoas ficarão em cada local.
Herculano
21/05/2015 18:46
da série, os caras de pau. Quem foi mesmo que deixou este país nesta situação? Esta herança maldita é mesmo de quem governo?

SEM AJUSTE, BRASIL "QUEBRA", DIZ LÍDER DO GOVERNO, por Josias de Souza

Dono de uma língua, digamos, irrequieta, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), impacientou-se com as hesitações do Senado diante do pacote fiscal de Dilma Roussef. Com receio de amargar uma derrota, o bloco governista teve de adiar para a próxima terça-feira (26) a votação da proposta que endurece as regras para o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial.

A língua de Guimarães abespinhou-se: "O país quebra se não votarmos as medidas provisórias. Quebra porque desacelera, não cria expectativa, não sinaliza para o ambiente econômico do país. Essa não-votação pode inviabilizar politicamente a economia do país.''

Sem citar nomes, a língua de Guimarães criticou os senadores petistas que, como Lindbergh Farias (RJ), decidiram votar contra as medidas do governo. "Tem gente no PT que adora bater foto com a Dilma quando ela vai para os Estados. E adora fazer movimento contrário. Tô falando agora como vice-presidente nacional do PT, isso não pode. Ser governo tem ônus e bônus político, não tem jeito.''

"Tem que ter cara", acrescentou a língua de Guimarães. "Esse negócio de ficar fazendo firula com a oposição não é razoável. A oposição está no lugar dela. Deputado e senador do PT tem que ser solidário com a Dilma nesse momento.''
Herculano
21/05/2015 17:09
CHEIO DE DÚVIDAS, ELE LANÇA AOS OUTROS O QUE LHE INSPIRA. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA VAI À FORRA E DIZ QUE FERNANDO HENRIQUE É QUEM PRECISA EXPLICAR A SUA REELEIÇÃO


O conteúdo é do 247, o canal de comunicação o PT. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta quarta-feira (20) as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no programa do PSDB.

Nesta terça-feira (19), FHC afirmou na TV que nunca antes no Brasil ?se errou tanto e roubou tanto em nome de uma causa". ?A raiz da crise atual foi plantada bem antes da eleição da atual presidente. Os enganos e desvios começaram já no governo Lula. O que a realidade está mostrando é que nunca antes neste país se errou tanto nem se roubou tanto em nome de uma causa?, disse FHC.

Em discurso em um seminário para sindicalistas bancários, promovido pela Contraf-CUT em São Paulo, o petista se disse ?triste? com os ataques da oposição: "Eu vi o programa do nosso adversário na terça-feira. Fico triste, porque um homem que foi presidente da República, letrado como ele é, não tinha o direito de falar a bobagem que ele falou", afirmou.

Segundo Lula, se ele quisesse falar de corrupção, precisaria contar para este país a história da sua reeleição, em referência ao escândalo da compra de votos em 1997: "Não teve no nosso mandato 'engavetador' no Ministério Público e não teve afastamento de delegado da Polícia Federal por investigar. Só há um jeito das pessoas não serem incomodadas neste país, é serem honestas, é fazerem a coisa certa. Não tem tapete para esconder a sujeira. No tempo deles, só tinha tapete", acrescentou.

Quanto à disputa à Presidência, disse que virou o alvo: "Eu estou assustado. Agora, eles já não querem mais atacar a presidente Dilma Rousseff. Eles já estão pensando que tem de balear o Lula, pensando que o Lula vai voltar em 2018. Eu nem sei se vou estar vivo", afirmou.
Herculano
21/05/2015 14:49
O FUTEBOL PODE PIORAR, por Rogério Gentile para o jornal Folha de S. Paulo

A medida provisória do futebol, que prevê o refinanciamento das dívidas dos clubes, é mais uma barbeiragem do governo.

Se a inflação sobe, o governo represa o preço da gasolina e esfola a Petrobras, obrigando-a a vender combustível em valores inferiores aos internacionais. Se o PIB cresce menos, pressiona os bancos a reduzirem os juros, ignorando alertas de que há um excesso de endividamento na praça. Se o desemprego ameaça crescer, desonera a folha de pagamento criando um rombo de R$ 25 bilhões. O resultado é esse aí, a desorganização da economia.

A MP do futebol segue a linha do intervencionismo dilmista. Se o Brasil perde de 7 a 1 na Copa e o nosso futebol não é mais o mesmo, tenta refundá-lo na base da canetada.

Os clubes devem à União cerca de R$ 4 bilhões. A MP refinancia essas dívidas, desde que as equipes se comprometam com certas normas, como, por exemplo, não gastar mais do que 70% da sua receita com folha de pagamento e a punição do dirigente que praticar gestão temerária. Até aí tudo bem, ainda que seja hilário uma iniciativa como essa partir de uma administração que gastou muito mais do que conseguiu arrecadar.

Mas qual o sentido de o governo avançar sobre questões que não têm relação com a capacidade de os clubes honrarem o compromisso? A MP exige, por exemplo, que os clubes invistam em futebol feminino. Com que direito se pretende forçar alguém a fazer o que não quer ou não acha rentável? É o mesmo que obrigar uma empresa a fazer carros rosa, a despeito do baixo interesse do consumidor por veículos dessa cor.

Mais grave ainda, a MP estabelece que, para receber o benefício, o clube só poderá participar de competições organizadas por entidades dispostas a mudar seus estatutos segundo as diretrizes oficiais. Na prática, se algumas equipes aderirem e outras não, o futebol brasileiro ficará quebrado em dois. O que já é ruim pode ficar ainda pior.
Herculano
21/05/2015 14:46
TERCEIRA VIA, por Merval Pereira para o jornal O Globo

À medida que a disputa política fica mais acirrada, com PT e PSDB buscando espaços para se firmarem como polos que se contrapõem, abre-se um caminho para uma terceira via que tanto pode ser de uma direita que começa a se organizar, quanto de esquerda, representada pela Rede de Marina Silva ou por dissidências mais radicais.

O surgimento de potenciais candidaturas "de direita", como a do senador Ronaldo Caiado, do DEM de Goiás, ou de direita radical, como o deputado Jair Bolsonaro, retiram do PSDB a pecha de "direitista" que o PT há anos tenta pespegar nos tucanos.

Candidaturas radicais de esquerda, como do PSOL, por exemplo, também tendem a colocar o PT mais para o centro, cujo eleitorado também será disputado pela Rede. Não surgiu ainda no horizonte político nenhuma terceira via sem filiação partidária, mas o ex-Ministro do STF Joaquim Barbosa permanece como uma alternativa que agrada a parte do eleitorado em busca de solução nova para a disputa entre PT e PSDB.

Apontar o juiz Sérgio Moro como aspirante à Presidência é apenas uma manobra rasa dos que querem inviabilizar seu trabalho. A verdadeira comoção que ele provoca ao aparecer em público, assim como os aplausos que a presença de Barbosa continua a estimular, mostram que há um público ávido por novas figuras, não comprometidas com o jogo político atualmente em disputa.

PT e PSDB, no entanto, continuam sendo os catalisadores da maioria do eleitorado brasileiro, e no momento a oposição, não apenas o PSDB, parece dominar o sentimento generalizado, levando a crer que o ciclo petista tende a terminar, se não antes do fim do mandato de Dilma, na eleição de 2018.

O próprio Lula já tem admitido, segundo relatos, que não tem condições de ser candidato à sucessão de Dilma caso seu governo não se recupere, e nada indica que isso vá acontecer a tempo de dar condições de disputa a um candidato petista, mesmo que ele seja um Lula já em franco desgaste.

As diversificadas e permanentes revelações sobre a atuação governista no escândalo do petrolão, se não provocarem um processo de impeachment de Dilma, necessariamente manterão um clima político contrário à pretensão do PT de permanecer 20 anos ou mais no poder.

O programa do PSDB de terça-feira foi dos mais violentos já feitos pela oposição ao PT, e não é à toa que a direção petista anunciou que irá ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE) contra o que classificou de "campanha suja, odiosa e reacionária dos tucanos e seus sequazes".

Não vai dar em nada, pois a democracia pressupõe que os adversários se debatam em campo aberto. O PT não está acostumado a sofrer esse tipo de ataque, só a desferi-lo, quando esteve fora do poder central. O ataque petista virá na mesma dimensão, pelo que anuncia a nota oficial do partido, que acusa o PSDB de diversos "malfeitos e ilicitudes".

Ambos os partidos tratam as denúncias como motivadas por disputas políticas apenas, mas o desgaste é inevitável. O perigo é que fique no eleitorado a ideia de que os dois têm razão.

A agressividade com que o PSDB vem atuando na oposição, e mais sua disposição de votar contra as medidas propostas pelo governo Dilma para o ajuste fiscal - mesmo quando algumas delas, como o fator previdenciário, eram defendidas pelo partido até pouco tempo atrás -, estão trazendo desconforto para eleitores tradicionais dos tucanos, que não se reconhecem mais no radicalismo assumido.

Outros, ao contrário, exigem posições mais firmes, como o apoio oficial a um eventual impeachment da presidente Dilma, ainda que sem provas que o sustentem. A tendência é que o embate entre as duas forças que polarizam a política brasileira há mais de 20 anos continue se adensando à medida que as investigações dos escândalos, e as crises políticas e econômicas, tendem a aumentar.

O caminho para uma terceira via está aberto, e até o PMDB começa a se enveredar por ele.
Juju do Gasparinho
21/05/2015 13:57
Prezado Herculano:

Comentários do Blogueiro Manoel:

1 - Chantagem na quadrilha.
O ladrão Vaccari está com depressão. Tadinho.
Deprimido, Vaccari está mandando recados para a quadrilha e seus chefões, inclusive o Poderoso.
Vai fazer delação premiada se o partido quadrilha continuar sem fazer nada para tirá-lo da cana.

Vai dar ruim, Vacca!


2 - Anta furiosa.
A Anta Palaciana está um poço cheio de fúria, por causa do programa tucano da TV.

Vem guerra por aí.

3 - As Lojas Marisa vão fechar.
Num primeiro momento a avaliação são de 30 lojas.

Mais desemprego perseguindo os incomPeTentes.
Aurélio Marcos de Souza
21/05/2015 12:47
Herculano por aqui tudo quieto, lá na cidade de Timbó um vereador do PT, propôs e a Câmara de Vereadores aprovou a resolução que acaba com o pagamento de diárias aos possuidores de cargo eletivo.

O PT como o partido que gosta de ver a implantação da moralidade pública onde não administra, como em Blumenau e agora em Timbó. E como nosso município é comandado da cabeça aos pés pelo PT, deveriam nossos comandantes então apresentarem e votarem favoravelmente pela extinção de pagamento de diárias aos detentores de cargo eletivo.

Até porque o nosso dinheiro, não pode ser utilizado para fazer turismo ou mesmo como forma de compor vencimentos.
- Quer viajar economiza e paga sua viagem.
- Quer ter um salário maior, se candidate ao um cargo com maior salário ou volte para o banco de escola.

Fica a sugestão, para quem tem costume de falar muito e fazer quase nada pelo município.
sidnei luis reinert
21/05/2015 12:31


Brasil 171 treme! Operação Lava Jato prende operador que pagou blog sujo petista, PT e José Dirceu

Foi preso na 13° fase da Operação Lava Jato o operador Milton Pascovitch, que pagava propinas em nome da Engevix.

Milton
Pascowitch, quando prestou depoimento à PF de SP em fevereiro deste ano (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Este blog expôs seus pagamentos aqui, aqui e aqui, mas volta a fazê-lo com gosto, até porque muitos não estão associando o nome aos seus atos.

1) Partido dos Trabalhadores

Em primeiro lugar, claro, a planilha de Pedro Barusco mostra o quanto Pascovitch pagou ao ?Part?, quer dizer: ao PT.

Milton planilha

2) José Dirceu

Pascowitch pagou R$ 1,45 milhão à empresa de consultoria do ex-ministro da Casa Civil e mensaleiro José Dirceu.

Os pagamentos foram realizados em 2011 (R$ 300 mil) e em 2012 (R$ 1,1 milhão), através da Jamp Engenheiros Associados Ltda, empresa de Pascowitch.

3) Brasil 171

Pascowitch também pagou 120.000 reais à editora 247, que mantém o blog sujo petista Brasil 247, vulgo 171.

Com a quebra de sigilo da Jamp, o Ministério Público descobriu quatro pagamentos, de 30.000 reais cada um.

O dono da editora é o mesmo do site: Leonardo Attuch.

VEJA explicou em abril o rastro da propina e questionou Dilma Rousseff sobre os pagamentos a blogs sujos do PT:

?Milton Pascowitch foi contratado para fazer lobby junto à diretoria de Serviços da Petrobras e ao PT. O dinheiro da propina passava por ele e chegava até Pedro Barusco, que o repassava a Renato Duque. No Partido dos Trabalhadores, segundo as investigações, o dinheiro da propina pode ter chegado por meio da JD Consultoria, empresa do mensaleiro José Dirceu. Ao todo, a Engevix pagou cerca de 8 milhões de reais em propina.

Com a palavra a presidente Dilma, a quem se pergunta:

Por que, senhora presidente, donos de blogs governistas e a soldo do seu partido foram beneficiários de dinheiro de propina??

Eu respondi na ocasião:

Porque a propaganda do PT é 100% 171.

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/05/21/brasil-171-treme-operacao-lava-jato-prende-operador-que-pagou-blog-sujo-petista-pt-e-jose-dirceu/
Daniel
21/05/2015 11:09
Bom dia.
Já escrevi aqui mais de uma vez. Não voto em candidato que depende da politica para sobreviver, que faz dela sua profissão. São tudo pau mandado, não tem força política e opinião própria. Sempre terão que dar ouvido aos seus superiores e que arrumam boquinha. Por favor, não insistam nesse Kleber Wan-dall, quero mudança, mas esse é muito fraco, franguelinho. Não tem bala na agulha, é um Maria vai com as outras.
Eleitor Pensativo
21/05/2015 10:56
Concordo com o Paulo Roberto. Não adianta trocar um sujo por um mal lavado.
O Marcelo prodígio, é aparelhado com o PT em Gaspar. E o PSD do Marcelo, não só apoia o governo a nível Estadual e Federal, como aplaude.

Postar no Facebook que é contra a forma ditatorial de governar do PT é fácil!

Discurso ensaiado, de quem não tem bagagem. Aliás, qual a profissão do nobre vereador? Que experiência tem esse rapazote? Ao meu ver não vem atendendo nem mesmo a função que está sendo pago para executar. Qual projeto desenvolveu? Quais as contas que investigou? As leis que fundamentou e desenvolveu?

Anda muito é fazendo campanha para se tornar prefeito em 2016. Mas esquece que está sendo pago para ser vereador, e seu salário "caro" deve ser honrado.

Alguns acreditam em conversa fiada, palavras e dizeres bonitos. Mas não enxergam que falta capacidade. Vai ser conduzido ou pelo partido ou pelo PT. E se agir por conta própria vai afundar Gaspar, igual seu companheiro de partido Daniel Bosi está fazendo na cidade vizinha.

Uma pessoa que não tem um histórico profissional, não experiência pública, nem uma conversa adulta, não está capacitado para tal função.

Infelizmente aqui em Gaspar, as coisas ainda podem piorar. É só esperar para ver!!!!



Herculano
21/05/2015 08:59
A REALIDADE CONFRONTA A PROPAGANDA ENGANOSA DO GOVERNO. MANCHETE DE CAPA DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO. CAIXA CORTA R$25 BILHÕES DO CRÉDITO PARA CASA PRÓPRIA

Com perdas nos depósitos da poupança, valor destinado a financiar imóveis terá redução de R$ 25 bi neste ano. Será o segundo ano seguido de recuo e o mais acentuado desde 2002, quando o crédito começou a se expandir, revela o texto de Toni Sciarreta

Deve chegar a R$ 25 bilhões a redução neste ano no valor destinado a financiar casas próprias pela Caixa, maior financiadora habitacional do país. O corte representa 20% do que foi desembolsado em 2014. Será o segundo ano seguido de recuo e o mais acentuado desde o início do ciclo de expansão nos financiamentos imobiliários, em 2002.

O banco, responsável por 70% dos imóveis financiados no país, estima emprestar neste ano R$ 103,8 bilhões, já somando os financiamentos com recursos da poupança e os com o dinheiro do FGTS.

A previsão inicial era ao menos repetir os R$ 129 bilhões de 2014. Mas a expectativa foi frustrada após a forte saída de recursos da poupança. De janeiro a abril, houve saques de R$ 29,2 bilhões.

A expectativa do setor é que a caderneta perca R$ 50 bilhões em depósitos neste ano, o que deve comprometer os financiamentos imobiliários.

Se a escassez de recursos persistir, as taxas cobradas dos mutuários podem chegar perto do teto de 12% mais TR, segundo executivos do banco, e a Caixa perderá a vantagem em termos de custo ante os demais bancos.

Diante das limitações da poupança, a Caixa priorizou imóveis novos sobre os usados na concessão de empréstimos neste ano, para desovar o estoque das construtoras.

Desde abril, o banco só financia até 50% do valor desses imóveis. O banco tem sido mais seletivo na aprovação de crédito e priorizado imóveis de menos de R$ 400 mil.

Para viabilizar os novos empréstimos, a Caixa tem complementado o dinheiro disponível da poupança captando recursos via LCI (Letras de Crédito Imobiliário), que pagam 80% do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro, que está em 13,14% ao ano).

O problema é que a remuneração está bastante acima da poupança, que tem pago menos de 8%.

Por esse motivo, a Caixa teve de elevar duas vezes neste ano os juros da habitação. No banco, estima-se que as LCI respondam por 40% do dinheiro captado para financiar imóveis no SFH (Sistema Financeiro da Habitação), que usa dinheiro da poupança.

Para reverter a situação, bancos e construtoras querem que o BC libere ao menos parte do depósito compulsório da poupança, de R$ 120 bilhões. O órgão é contra.
Herculano
21/05/2015 08:55
LAVA JATO TOCA A CAMPAINHA DO PALÁCIO, por Guilherme Fiúza para a revista Época (O Globo)

O doleiro do petrolão afirmou, em delação premiada, que o Palácio do Planalto sabia do esquema. Citou pelo menos três ex-ministros de Dilma cujos nomes ouviu várias vezes nos momentos decisivos das operações criminosas. Alberto Youssef disse também aceitar acareações com qualquer um. O esquema bilionário que funcionou mais de década exatamente sob os governos do PT, operado por diretores da Petrobras nomeados ou protegidos pelo grupo político governante, chegou à sua hora da verdade. Ou o Brasil acredita que o doleiro Youssef botou a República debaixo do braço e fez o governo inteiro refém, ou o comando da quadrilha terá de aparecer.

Youssef afirmou, em seu depoimento à CPI da Petrobras em Curitiba, que se sentia "mais seguro" em suas operações criminosas por saber que tinha a proteção do Palácio do Planalto. Marcos Valério não chegou a dizer literalmente a mesma coisa, mas o julgamento do mensalão mostrou que ele também era assegurado pelo Palácio - tanto que o então ministro-chefe da Casa Civil acabou condenado e preso. Nos dois megaescândalos, dois tesoureiros do PT presos, acusados de participar de desvios de dinheiro de estatais para o partido. E o Brasil, chupando o dedo, não liga lé com cré e se recusa a entender que esse é um padrão de governo.

Aliás, "a única forma de governar o Brasil" - como Lula teria afirmado a José Mujica, ex-presidente do Uruguai. Os dois ex-presidentes naturalmente negaram que se tratasse do reconhecimento do escândalo, mas o livro que traz essa passagem é absolutamente claro ao contextualizá-la como referência ao mensalão. Um dos autores do livro, Andrés Danza, declarou não ter dúvidas de que assim a fala de Lula fora entendida por Mujica - com quem, aliás, Danza tem excelente relação. Possivelmente o ex-presidente uruguaio, chapa de Lula, achou que expondo a confissão de "culpa" do colega brasileiro em relação ao escândalo iria humanizá-lo. É um tipo de humanismo que passarinho não bebe.

A tolerância do Brasil com os métodos escancarados do PT beira o masoquismo. A pessoa em quem Dilma Rousseff mais investiu para ser seu braço direito no governo chama-se Erenice Guerra, investigada em dois escândalos de tráfico de influência dentro do Palácio - este que Youssef diz que o fazia sentir-se seguro, o mesmo de onde foi engendrado o mensalão. É uma vertiginosa sucessão de coincidências. Ou então o Brasil gosta de apanhar.

Gosta porque não se mexe. Está esperando a Justiça capturar a quadrilha. E vai esperar sentado. A domesticação da corte máxima dessa Justiça apresenta neste exato momento mais um capítulo circense - talvez o de maior audiência, pelo que tem de bizarro. O país assiste à indicação de mais um soldadinho petista para o Supremo Tribunal Federal - um simpatizante do MST, para ter uma ideia do nível de aparelhamento a que está chegando a Justiça brasileira, esta que a platéia está esperando pegar os chefes do bando. O novo indicado por Dilma para o STF tem até site feito pela mesma pessoa que faz o do PT, provando que a independência não livra ninguém dos sortilégios da sincronicidade.

O Congresso Nacional teria a chance de devolver essa carta marcada ao Planalto, reprovando a indicação de Luiz Edson Fachin ao Supremo. Mas o Congresso é? o Congresso. E assim o país vai assistindo candidamente ao adestramento das suas instituições pelos companheiros progressistas, que conseguiram subjugar até as contas públicas - travestindo o balanço governamental através da contabilidade criativa e das já famosas pedaladas fiscais (tão famosas quanto impunes). Claro que a lavagem cerebral companheira já chegou forte a escolas de todo o país - sendo que até colégios militares andam sendo coagidos a ensinar o conto de fadas petista, coalhado de ideologias exaltando as pobres vítimas do capitalismo que mandam no Brasil (pelo visto, para sempre).

O Congresso Nacional está em cima do muro, o governo está atrás do muro e o Supremo está atrás do governo. Só o povo, com ou sem panelas, pode afrontar essa barricada no coração do Estado brasileiro e libertá-lo - exigindo que a Lava Jato siga o dinheiro até o fim. E levando a investigação até dentro desse Palácio que protege doleiros.
Herculano
21/05/2015 08:52
NÃO VAI ACABAR BEM, por Carlos Alberto Sardenberg para o jornal O Globo

Não há só crise política no Brasil, mas o fim de um ciclo, o desmoronar de um modelo que levou ao limite fisiologismo e corrupção

Não é verdade que sempre foi assim, essa roubalheira. Nem que a política brasileira sempre foi essa disputa por interesses pessoais, no máximo partidários.

É clássica a questão sobre a ética na política: é possível ser eficiente e manter os princípios morais? Ou, considerando os ideais políticos: é possível governar sem fazer concessões?

"Nunca abandonamos nossos princípios; nunca mudamos nosso programa; nunca aceitamos alianças espúrias... E nunca governamos". É mais ou menos o que dizia um quadrinho do argentino Quino - cito de memória - mostrando um ancião discursando para meia dúzia de correligionários numa sala empoeirada.

Humor sempre exagera mas é para, digamos, exagerar uma realidade. Muitas vezes a gente tende a acreditar que a alternativa é essa mesmo: ou o político se mantém fiel ao programa e à ética, e será sempre a honesta oposição, ou faz todo tipo de concessão para alcançar e exercer poder.

Quantas vezes já se disse por aqui que não é possível governar o Brasil sem comprar uns votos?

Mas reparem: ninguém diz isso antes de ser apanhado. Pelo contrário: todos são defensores da ética e da república até o momento em que são flagrados passando o dinheiro.

Ou seja, é uma desculpa de corruptos. E se fosse verdadeira, todos os políticos que viessem a alcançar o poder seriam necessariamente uns bandidos ainda não apanhados. Quase se poderia dizer: um político ladrão é um político normal que foi pego. Que boa parte da população pense assim, é um sinal dos tempos atuais.

Não há apenas uma crise política no Brasil, mas o fim de um ciclo, o desmoronar de um modelo que levou ao limite o fisiologismo e a corrupção. Fisiologismo - essa é uma palavra velha. Pode ser substituída por clientelismo, e se opõe a idealismo.

O político fisiológico não tem jeito: é aquele que busca o poder, por qualquer meio e aliança, para nomear os correligionários e gastar o dinheiro público com sua clientela. E pronto.

Já o idealista se guia por princípios e programas, mas pode ter alguma flexibilidade. Ou como se diz por aqui: é preciso ter jogo de cintura.

Para citar um político do passado, um dos grandes, Franco Montoro, governador paulista. Lá pelas tantas, em sua campanha de 1982, houve uma enxurrada de adesões: estava na cara que ele ia ganhar as eleições de lavada. Muita gente desembarcava de regime militar ou de suas proximidades para aderir ao novo poder.

Nisso, veio um grupo de sindicalistas, logo contestados pela velha guarda de Montoro. "Esses caras são uns pelegos", reclamavam. E Montoro: bom, se a gente dividir o mundo entre pelegos e não pelegos, eles caem no lado dos pelegos; mas nunca é bem assim.

Os caras entraram e ficaram por ali, pelos cantos do governo.

Ou a recomendação que fazia Tancredo Neves quando, por conveniência política, precisava nomear alguém não propriamente conhecido pela honestidade: "Arranjem para ele um lugar bem longe do dinheiro".

Claro que há um limite. Excesso de flexibilidade acaba amolecendo as ideias básicas. Mas dá para fazer.

O que aconteceu nos governos do PT foi diferente. O partido tinha programa, seus militantes tinham princípios. Foi largando tudo pelo caminho.

Na primeira eleição de Lula, começou pela campanha, quando o partido passou a buscar as generosas doações de empresas e empresários para pagar os marqueteiros, já mais importantes que os ideólogos. Depois foi o programa. Prometia substituir o neoliberalismo por algo tipo socializante (ainda não se falava em bolivarianismo) mas, no governo, aplicou política econômica tão ortodoxa que quase ganhou uma estátua no FMI. E para se manter no poder, topou as alianças com todo tipo de fisiologismo. Ao final, como mostraram os processos do mensalão e da Lava-Jato, se chegou à compra de apoio com dinheiro de propina.

Um partido queria ocupar o aparelho do Estado para fazer uma determinada política. Outros queriam o governo para atender à clientela. O método resultou ser o mesmo: nomear os companheiros e usar o dinheiro público para fins partidários, de grupos e pessoais. E o método, como sempre acontece nessa história, se sobrepôs a tudo, princípios e programas.

Se no começo se almejava ganhar a eleição para ocupar o governo e aplicar programa, agora se trata de usar o governo (e o dinheiro público) para se manter no poder. Antes era o dinheiro para a causa. Agora é a causa do dinheiro e não apenas para o partido, mas para o bolso dos chefões.

Todo o núcleo de poder, incluindo do poder no Congresso, está envolvido na Lava-jato. A corrupção atingiu níveis tão altos que a gente nem estranha quando delatores prometem devolver dezenas de milhões de reais. A disputa política é pela sobrevivência, pelos cargos, pelo dinheiro.

"Qual é? Sempre foi assim - ainda nos dizem.

Mas não, não é normal e não vai acabar sem uma ruptura.
Herculano
21/05/2015 08:48
JOÃO VACCARI AMEAÇA O PT COM DELAÇÃO PREMIADA, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que está preso em Curitiba, deixou a direção do partido em pânico. Sentindo-se "abandonado", ameaça fazer acordo de delação premiada e revelar à Justiça o papel da "cumpanherada" no assalto à Petrobras. Ligado a Lula, de quem é homem de confiança, Vaccari mandou recados exigindo "postura firme" do partido em sua defesa, inclusive fazendo pressão no Judiciário.

DEPRESSÃO

Familiares e amigos próximos de João Vaccari se dizem preocupados com informações sobre o "estado depressivo" do petista na cadeia.

ESTÁ NO PRAZO

Acordos de delação na Lava Jato têm sido propostos pelos acusados ao final do primeiro mês de prisão. Vaccari está preso há 36 dias.

A ERA PETISTA

Vaccari tem muito a revelar: segundo o ex-gerente Pedro Barusco, o PT recebeu até R$ 200 milhões de propina, entre 2003 e 2013.

BLINDAGEM

João Vaccari anda preocupado com a situação da família, inclusive da cunhada que chegou a ser presa. Ele exige imunidade para todos eles.

REJEITADO, PATRIOTA VOLTA AO EXÍLIO DE LUXO EM NY

Rejeitado pelo Senado para a missão do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), o embaixador Guilherme Patriota volta à rotina de subordinado do próprio irmão, Antonio Patriota, na ONU, em Nova York, em seu apartamentaço de R$ 54 mil mensais pagos pelo povo brasileiro. Os irmãos são acusados de ofender a Lei 8.112, que trata de nepotismo, e proíbe a relação de subordinação entre eles.

O QUE DIZ A LEI

A art. 117, VIII, da Lei 8.112, proíbe servidor de manter sob sua chefia imediata ?cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil?.

CHEFE E CHEFIADO

Ex-Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota chefia a missão do Brasil na ONU desde 2013. O irmão Guilherme é o seu "vice".

ESQUERDA COM CAVIAR

Adorador do bolivarianismo atrasado, Guilherme Patriota não quis Caracas, La Paz ou Quito. Prefere o "circuito Helena Rubinstein".

CHAVE DE CADEIA

Ex-ministro que frequenta o Instituto Lula diz que preocupa mais o ex-presidente a delação do seu amigo empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, do que as ameaças de outro amigo, João Vaccari Neto.

NITROGLICERINA PURA

Maranhão vive a expectativa das revelações à polícia do ex-vendedor de bananas Rosivaldo Pacovan, hoje um milionário acusado de agiotagem junto a prefeituras e até de financiar campanhas políticas.

FLOR DE PESSOA

Delicada como papel de embrulhar pregos, Dilma reagiu assim a um segurança, leitor da coluna, que, carro em movimento, sugeriu fechar o vidro para a chuva não molhar os cabelos: "Por que, p(*)? Por acaso você vai dormir comigo?" Ele ficou insone, achando que seria demitido.

COMO SE FAZ

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), conseguiu o que Dilma vem tentando sem sucesso: levou a Brasília os 27 governadores, e para discutir o pacto federativo.

DISTRITÃO É...

Pelo "distritão", que tanto apavora alguns dos atuais parlamentares, metade da Câmara é eleita pelo voto distrital (o mais votado em cada região) e a outra metade proporcionalmente, pelo voto no partido.

ROGANDO A DEUS

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) recorreu a Deus na votação que aprovou Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal. Segundos antes de iniciar a votação, ele fez o sinal da cruz.

TÔ FORA

O senador Antonio Reguffe (PDT-DF), que se opôs à indicação de Luiz Fachin ao STF, defende enfaticamente rompimento do seu partido com Dilma. Na prática, já está na oposição: vota sempre contra o governo.

UM APAIXONADO

O deputado Damião Feliciano (PDT-PB) usou o horário político do partido para promover a mulher, vice-governadora Lígia Feliciano. Damião sonha elegê-la governadora em 2018.

ABSOLUTISMO

A personalidade autoritária do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), já lhe rendeu um apelido entre os colegas: "Dom Eduardo I".
Herculano
21/05/2015 08:44
ENLAMEADOS, MAS INTOCÁVEIS. PETISTAS VÃO À JUSTIÇA CONTRA PROPAGANDA TUCANA NA TV

Conteúdo do jornal Folha de S. Paulo. O PT informou que irá ao Tribunal Superior Eleitoral pedir que o PSDB seja punido pelo programa veiculado na noite de terça (19) na TV, em horário reservado para a propaganda partidária obrigatória.

Em nota, o PT disse que o programa, que faz críticas à presidente Dilma Rousseff e acusa os petistas de corrupção, representa uma "campanha suja, odiosa e reacionária dos tucanos e seus sequazes".

O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou na nota que o PSDB "escondeu a própria corrupção debaixo do tapete" enquanto esteve no poder.

No vídeo tucano, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ataca a gestão petista na Petrobras e diz que "nunca antes na história desse país se errou tanto e se roubou tanto em nome de uma causa".

A nota do PT acusa o PSDB de "ocultar seus inúmeros malfeitos e ilicitudes", fazendo referência ao mensalão mineiro, ao cartel acusado de fraudar licitações de trens conduzidas pelos governos do PSDB em São Paulo, e às denúncias contra o governador tucano do Paraná, Beto Richa.

Em evento na capital paulista, Lula criticou a fala de FHC. "Fico triste, porque um homem que foi presidente da República, letrado como ele é, não tinha o direito de falar bobagem que ele falou."

Em uma referência ao escândalo da compra de votos em 1997, afirmou que o tucano deveria usar a mesma postura adotada no programa televisivo para contar ao país "a história de sua reeleição".

Na nota do PT, Falcão disse ainda que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) exibe no programa "indignação postiça e pureza inconvincente".

Aécio reagiu com ironia: "Quem considera o João Vaccari inocente não merece minha resposta", disse, referindo-se ao ex-tesoureiro do PT, preso sob suspeita de atuar no esquema na Petrobras.
Herculano
21/05/2015 08:41
COSTELAÇO DO GTG

Ontem a noite aconteceu o tradicional do GTG Coração do Vale. Diferente. Mais organizado do que nos outros anos.

Ausência notadas: a trupe do PT sempre muita amiga. Também pudera. O pavilhão prometido não veio. Está sendo empurrado de barriga para o ao que vem, ano de eleições. O prefeito Pedro Celso Zuchi e a sua vice, Mariluci Deschamps Rosa, bem como o presidente do PT, José Amarildo Rampelotti, por lá não apareceram. Assim como Kleber Edson Wan Dall e Ciro André Quintino, do PMDB (Ivete Mafra Hammes está adoentada). Marcelo de Souza Brick, PSD, estava lá com Fernando Neves entre os que se dizem candidatáveis em 2016.

Não foi um evento político, mas da patronagem. Esta foi a diferença dos outros anos. Mas, política não faltou nas conversas. Inclusive de que o PT não leva as próximas eleições e entre os próprios amigos do poder. Então...
Herculano
21/05/2015 08:33
PSDB RECEBE PARECER CONTRA PEDIDO DE IMPEACHMENT DE DILMA

Conteúdo do jornal O Estado de S. Paulo. O senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, recebeu nesta quarta-feira, 20, do ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Junior, um parecer recomendando que a legenda desista de pedir no Congresso Nacional a abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A estratégia apresentada pelo jurista, que foi ministro da Justiça do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é entrar com um pedido de ação penal contra a presidente no Ministério Público Federal pelas pedaladas fiscais, manobra que consiste em atrasar repasses do Tesouro Nacional aos bancos federais para o pagamento de benefícios sociais.

O parecer tentará demonstrar que a manobra contaminou a atual gestão. O documento foi debatido hoje em uma reunião em Brasília com os senadores Aloysio Nunes Ferreira (SP), Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB no Senado, e os deputados Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara, e Bruno Araújo (PE), líder da minoria. O PSDB submeterá o parecer aos presidentes do partidos de oposição em uma reunião na manhã desta quinta-feira, 21, no gabinete de Aécio no Senado.

A opção escolhida pelo PSDB frustra a bancada do partido na Câmara, que pressionava a legenda por um pedido direto no Congresso. Essa tese perdeu força depois que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sinalizou que arquivaria o pedido.
Herculano
21/05/2015 08:18
O MORTO E OS MUITOS VIVO, por Bernardo Mello Franco para o jornal Folha de S. Paulo

Nem José Mojica Marins, o lendário Zé do Caixão, seria capaz de inventar essa. Com a Lava Jato na cola de aliados, o presidente da CPI da Petrobras anunciou a exumação do cadáver de um ex-deputado. O objetivo, explicou, era investigar se o paranaense José Janene realmente morreu de infarto, em 2010.

Hugo Motta, o peemedebista que comanda a CPI, levantou uma suspeita de outro mundo. O finado, ou supostamente finado, teria simulado a própria morte para fugir da prisão. Seria o último e mais espetacular golpe de um político que conseguiu inscrever seu nome nos dois maiores escândalos da última década: o mensalão e o petrolão.

"A viúva disse que o caixão chegou lacrado e existem fortes indícios de que ele possa estar vivo. Ninguém viu Janene morto", disse Motta. "A suspeita é que ele possa estar vivo. Seria um personagem a ser trazido para a CPI", prosseguiu, acrescentando que o ex-deputado poderia estar escondido na América Central.

A teoria foi ironizada até por deputados do PP, o partido de Janene. "Sou um fã do Sherlock Holmes, li 53 livros do Arthur Conan Doyle, que escrevia coisas assim. Mas nunca vi nada parecido na política", me disse o catarinense Esperidião Amin.

"É uma fantasia que só desmoraliza a classe política. O Janene morreu no Incor, que é um hospital respeitado e jamais participaria de uma fraude", afirmou Paulo Maluf. "Aliás, você sabe quem fez o Incor? Foi o governador Maluf que fez", emendou.

O circo só foi desmanchado no fim da tarde, quando a viúva de Janene foi localizada por repórteres. Ela desmentiu o presidente da CPI e disse que a suspeita nunca existiu: "É absurdo, estou enojada. Esse trabalho perdeu a credibilidade", desabafou.

Se a história era tão frágil, por que Motta lançou a ideia da exumação? "Isso fez a gente passar o dia todo falando sobre um morto", constatou o deputado Júlio Delgado. "Mas serviu para tirar o foco dos investigados, que estão muito vivos."
Herculano
21/05/2015 08:11
FALTAM PEDIATRAS

A prefeitura do PT que mantém o Hospital de Gaspar sob intervenção, aparelhado e instrumentalizado politicamente, inaugurou na semana passada a toque de caixa, a pediatria que já existia.

Fez propaganda enganosa, mais uma vez, pois se trata de uma franquia nacional de sacanagens.

Pediatra que é bom, está faltando. Na Câmara, a bancada do PT diz que isto será resolvido na semana que vem.

Então qual a razão para reabrir uma ala antes de contratar ou disponibilizar profissionais médicos especializados para o atendimento de crianças.

Aqui é assim. E tem gente que não enxerga. Acorda, Gaspar!

Paulo Roberto
20/05/2015 21:28
Rafaela.

Na sua lista, o PT de Gaspar sai na frente com duas chapas: uma com o Lovídio, aquele que sai no tapa dentro da secretaria, talhado para perder a não ser que o povo goste de incompetentes e um que o PT, prevendo o desastre, está disfarçando de oposição, o tal do Marcelo Brick.

Rafaela
20/05/2015 21:13
Com declarações de hoje estão postas as cartas para o ano que vem!

PT
PDT
PR
PSOL
PRB, Candidatos a Prefeito; Lovídio, Amarildo e Mariluci

PMDB
PTB
PV
PSDB. Candidato a Prefeito; Kleber

PSD
PHS, Candidato a Prefeito; Marcelo

DEM
PP
PSC
PPS. Candidatos a Prefeito; Andreia e Lú.

Dados as cartas façam suas apostas e surpresas de última hora, so se o Sr. Herculano se candidatar!
Ai pergunta-se por qual agremiação?
João João Filho de João
20/05/2015 20:14
Sr. Herculano:

Do jornalista Políbio:
A CPI da Petrobras na Câmara vai pedir a exumação do corpo do ex-deputado José Janene (PP-PR), por suspeita de que ele ainda está vivo. Os deputados receberam informações de que Janene estaria atualmente na América Central. A viúva do ex-deputado, Stael Fernanda Janene será convocada para prestar depoimento à CPI.

"Vai ter a exumação do corpo. Vou montar uma comissão de deputados para acompanhar a exumação, colher o DNA da família e ver se é ele mesmo que está lá sepultado", disse ao Estado o presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB).

Janene morreu em 14 de setembro de 2010. Réu no processo do mensalão por suspeita de ter recebido R$ 4,1 milhões quando presidia o PP, Janene era acusado de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro."

Herculano, será que o vereador Hilário Melato recebe mensagens dele?
Joaquim Filho
20/05/2015 20:04
Herculano, eu gostaria de tirar uma dúvida. Houvi falar que o pré-candidato a prefeito aqui na nossa cidade, Kleber Wan-dall, está trabalhando na Regional de Blumenau. Soube que está recebendo um super salário. O que o cidadão já trouxe pra Gaspar, nunca trabalhou pela cidade e ainda está mamando na teta. Nunca fez nada por Gaspar. Ano que vem vai aparecer como bom moço!
Juju do Gasparinho
20/05/2015 19:56
Prezado Herculano:

Em breve nas telinhas do PC.
Do Blog Gente Decente:

"Em breve, muito breve, na telinha do seu PC manchetes sobre um novo e sensacional escândalo, envolvendo os personagens da quadrilha de LuLLa e dos mercenários do Brasil-PMDB".

Estou curiosíssima, tens alguma ideia do que seja?
Violeiro de Codó
20/05/2015 19:53
Sr. Herculano:

Porque lá é diferente do que aqui? Às 19:35hs
Já visse bandido falar bem de polícia?
Já visse bandido temer as leis?
Fui!
Herculano
20/05/2015 19:35
POR QUE LÁ É DIFERENTE DO QUE É AQUI?

A prefeitura de Chapecó foi multada pelo Ministério Público Estadual em 318 mil reais por não cumprir Termo de Ajustamento de Conduta, que tratava de normas de segurança nas escolas e creches do município.

A ação da Promotoria de Justiça foi motivada por denúncia do vereador Cleiton Márcio Fossá, PT, que fiscalizou os estabelecimentos.

Aqui a denúncia foi feita pela vereadora Andreia Symone Zimmermann Nagel, DEM. E a prefeitura do PT de José Amarildo Rampelotti e Pedro Celso Zuchi, seu cunhado Antônio Carlos Dalsocuio acham que ela é uma intrometida, e mandaram uma banana. Acorda, Gaspar!
Pernilongo Irritante
20/05/2015 19:34
Tão discutindo por causa de vereador?
Em Gaspar temos 2 vereadores, um é o Lu e o outro é a Andrea.
Padre Apócrifo
20/05/2015 19:32
Sr. Herculano:

Já disse em outra oportunidade que sou leitor assíduo do seu Blog, não tão comentarista como queria. Mas, tem hora que sou instigado pela circunstância.
Veremos: se o novo vereador (empossado hoje), vai ser o mais novo "amigado" do partido bandido, quadrilheiro do Luladrão como é o caso do coxinha Brick, da PaTeta Iracema Marli, da dupla casca-grossa
Melato e Kirchner e do abestalhado Giovanio, só o tempo dirá se nesta lista constará o nome de Charles Petry, o que seria mais um PaTeta inútil que não serve pra ser oposição e ficar ao lado do povo.

O idiota é refém da sua própria ignorância.
Herculano
20/05/2015 19:26
CANDIDATURA POSSÍVEL, por Lauro Jardim, de Veja

O tempo passa, o tempo voa e o prestígio de Joaquim Barbosa continua inalterado.

Barbosa terminou agora há pouco uma palestra na da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em São Paulo, onde falou sobre a ética nos negócios.

Foi uma chuva de palmas quando seu nome foi anunciado. E tome de aplausos ao final da última pergunta da plateia a que respondeu.

O tema é recorrente: a possibilidade de virar candidato em 2018. Mas Barbosa, desta vez, ao menos admitiu a possibilidade, algo que não é do seu estilo.

- O senhor vai nos dar o privilégio de ser o presidente da República em 2018?

Respondeu Barbosa:

- Tornar-se um presidente seria a honra suprema, mas acho que antes preciso ter essa vontade. Até agora não tive. Isso não quer dizer que daqui a alguns anos eu não possa vir a ter.
Herculano
20/05/2015 19:24
OS PETISTAS DEVERIAM FUNDAR O PMMM, O PARTIDO DO MI-MI-MI. OU PARTIDO-FANTASMA DE MILITANTES-FANTASMAS, por Reinaldo Azevedo, de Veja

Antes mesmo que o programa do PSDB fosse ao ar no horário político, os funcionários do PT já estavam trabalhando para emplacar no Twitter a frase: "PSDB seu passado te condena". Assim, com erro de gramática e tudo. Tudo bem! O erro moral dessa gente sempre será maior.

Ah, sim, claro! A frase chegou a ser uma das mais mencionadas nas tais redes sociais. Quem não conhece a turma que compre a versão, não é? O PT dispõe de um troço chamado MAV - Movimento de Ambientes Virtuais. Trata-se de profissionais especialmente contratados e treinados para espalhar mensagens na Internet, recorrendo, inclusive a robôs, como deixou claro documento oriundo da Secretaria de Comunicação do governo.

O PT também plantou na imprensa a patacoada de que pensa em recorrer à Justiça contra o programa do PSDB, como se um partido de oposição cometesse alguma irregularidade ou ilegalidade quando critica o governo e a principal legenda que o sustenta.

Incrível, né? Houve um tempo em que esse tipo de tolice funcionava. Hoje, ninguém mais dá bola para essas bobagens. E os petistas conseguem ser não mais do que patéticos.

Militância virtual? Ora, ora? Isso tem lá a sua graça. Pergunta óbvia: por que os petistas não convocaram um panelaço enquanto o programa do PSDB ia ao ar? Se eles são mesmo muitos milhões, por que não dão as caras ou não mostram ao menos suas panelas - muitas delas compradas, certamente, com o nosso dinheiro?

Hoje, o PT é um partido fantasma, de militantes fantasmas, com teses fantasmas. E não são menos fantasmagóricas as figuras que aparecem para falar em nome da legenda.

Fico muito impressionado que os valentes não percebem que essa vitimização, escancaradamente falsa, já não cola, já não convence ninguém. Ninguém mais aceita ver o PT como um coitadinho.

Ademais, as palavras fazem sentido. Quando os petistas dizem, em sua gramática troncha, "PSDB seu passado te condena", está querendo dizer, no fundo: "Nós somos iguais". Ou ainda: "Nós somos você ontem". Bem, se é assim e se ser assim não é bom, os petistas fazem, obviamente, uma confissão de culpa.

A maioria das pessoas pode não atentar para os meandros do raciocínio, mas consegue perceber o mea-culpa involuntário. E, em narrativas dessa natureza, culpados nunca são vítimas.
Herculano
20/05/2015 19:16
NO FAROESTE AMERICANO, OS BANCOS SÃO ASSALTADOS. NO FAROESTE À BRASILEIRA, UM BANCO USA O DINHEIRO DE GENTE HONESTA PARA FINANCIAR A BANDIDAGEM DE ESTIMAÇÃO, por Augusto Nunes, de Veja

Se letra fosse gente, o post de Branca Nunes sobre a farra multibilionária do BNDES inundaria este espaço com uma catarata de consoantes possessas, vogais de cabelos em pé e sílabas de trabuco na mão, todas decididas a enquadrar os responsáveis pela abjeção: o antigo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social não existe mais. Subjugado há mais de 12 anos pela seita lulopetista, foi reduzido a avalista de genocida africanos, mecenas de tiranias cucarachas e padroeiro de gigolôs dos cofres públicos.

Privatizado pelo clube dos cafajestes, o BNDES perdeu o rumo, perdeu a vergonha e não para de perder dinheiro arrancado do país que presta. Não é um banco nacional. É propriedade do PT. Cuida do Desenvolvimento Econômico de ditaduras companheiras (e da engorda de contas particulares dos parceiros de pilhagens). O Social acrescentado ao nome de batismo foi sempre um adereço implorando pela guilhotina. O S que completa a sigla é um $ que foge da polícia.

A gastança bancada pelos pagadores de impostos assumiu proporções de tal forma repulsivas que os articuladores das vigarices acharam prudente transformar em segredos de Estado negociatas mais cabeludas. Foi por isso que os contratos fechados pelo BNDES com Cuba e Angola caíram na clandestinidade. Só no fim da próxima década deixarão de ser sigilosas as tenebrosas transações que enterraram o que é nosso em mausoléus stalinistas.

Sem que se saiba quanto já foi pelo ralo, o governo e o BNDES querem mais, muito mais, mesmo que para tanto seja preciso saquear o FGTS. Haja cinismo. E haja deboche, berra a peça publicitária que celebra a "transparência" do banco que negocia nas sombras e assina acertos nas catacumbas. Confira o vídeo acima: ensina que poucos segundos bastam para aplicar uma humilhante bofetada no rosto da nação.

No faroeste americano, bancos são assaltados por bandidos. No faroeste à brasileira, um banco assalta gente honesta e entrega o produto do roubo aos quadrilheiros de estimação. A CPI do BNDES vai matar de inveja os recordistas do Petrolão.
Belchior do Meio
20/05/2015 19:14
Sr. Herculano:

Se a Operação Lava-Jato provar que o tesoureiro do PT usou dinheiro do Petrolão na campanha de Dilma, a lei eleitoral determina que ela seja cassada. A lei federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, que dispõe sobre as eleições, diz, no parágrafo 2º do artigo 30-A: ?Comprovados captação ou gastos ilícitos de recursos, para fins eleitorais, será negado diploma ao candidato, ou cassado, se já houver sido outorgado?.

By Ricardo Setti

Cassem a bandida vermelha.
Anônimo disse:
20/05/2015 14:02
Herculano, postado às 13:01hs. Ao lado da Camargo Correa, a Odebrecht é uma das empreiteiras mais corruPTa do país.
Tirou zero no relatório da Transparência Internacional e, agora, quer se passar por vítima. É só o MPF dar uma espremidinha que sai "facim,
facim" o tráfico de influência do Cafajeste Mor da Nação.

Lugar de bandido é na cadeia (todos já estão careca de saber, mas não custa repetir).
Juju do Gasparinho
20/05/2015 13:50
Prezado Herculano:

Fiquei com dó da Mariazinha.

A pessoa quando não tem argumentação, passa a se comportar igualzinho a você, cara!
João João Filho de João
20/05/2015 13:43
Sr. Herculano:

MPF pede agenda de Lula e contratos da Odebrecht para investigação.

Postado por Polibio Braga:

"O Ministério Público Federal determinou uma série de diligências para instruir investigação preliminar para apurar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticou tráfico internacional de influência para beneficiar a construtora Odebrecht, um dos alvos da Operação Lava-Jato. Segundo despacho da procuradora Mirella de Carvalho Aguiar, o Instituto Lula deverá fornecer a agenda completa do ex-presidente após deixar o Palácio do Planalto, entre 2011 e 2014, ?ressaltando, em cada caso, se houve a apresentação de palestras e quem contratou e remunerou."

Enfim, o canalha, na frente do delega!

E falando do jornalista Políbio, ele tem uma frase que me lembrou servir como carapuça para Tadeu de Oliveira Schmitt, " só crentes,
inocentes úteis, broncos ou chapa branca, levam ao pé da letra o que dizem os políticos".

Arara Palradora
20/05/2015 13:26
Querido, Blogueiro:

Nooosssaa!!! O ódio do Tadeu contra a Mariazinha é gritante.
Tanta agressividade não deve ser só ideológica. Tem fundo de estética também ...

Voeeeiii...!!!
Herculano
20/05/2015 13:26
NÃO TEM JEITO. É UM MANTRA. A QUEM ESTA GENTE PENSA QUE ENGANAM?OS ESPERTOS MANIPULAM MAIS UMA VEZ OS ANLFABETOS, IGNORANTES, DESINFORMADOS E ALIMENTAM OS FANÁTICOS. O QUE SE DESCOBRIU? QUE LUCRO DA PTROBRÁS NO PRIMEIRO TRIMESTRE FOI INFLADO POR "PEDALADA CONTÁBIL".

Estatal usou um evento ocorrido no dia 7 de maio, 37 dias depois de encerrado o trimestre, para reduzir as despesas no demonstrativo financeiro, diz jornal.

A Petrobras usou um artifício contábil para inflar em 1,3 bilhão de reais o lucro da estatal no primeiro trimestre deste ano, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira. A companhia incluiu na conta um ganho obtido em evento do dia 7 de maio - 37 dias depois do fim do trimestre -, chegando ao lucro de 5,3 bilhões de reais. Na ocasião, o valor surpreendeu o mercado que esperava um resultado menor.

Especialistas ouvidos pelo jornal afirmaram que a manobra descumpre regras contábeis. "Um evento que ocorre depois do fechamento do balanço deve ser registrado em nota explicativa, mas não deve afetar o balanço", afirmou Eric Barreto, professor do Insper e sócio da M2M Escola de Negócios. Já o professor de finanças Marcos Piellusch classificou a ação como uma "pedalada contábil". "Não poderia ser feito, porque é um fato gerador referente a outro trimestre. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) deve analisar a legalidade da manobra. O caso pede esclarecimento", afirmou.

Na semana passada, a Petrobras informou ter reavaliado o risco de receber um calote de 4,5 bilhões de reais do setor elétrico. As empresas elétricas têm uma dívida com a estatal referente ao fornecimento de gás e combustível para alimentar as usinas térmicas.

A reconsideração de não receber os valores devidos do setor - que são incluídos na demonstração contábil como despesas - ocorreu por causa de um contrato assinado com a Eletrobrás. Nele, a estatal pedia para reverter 1,3 bilhão de reais da dívida oferecendo como garantia créditos do subsídio da conta de luz. Acontece que o contrato foi assinado no dia 7 de maio.

O estrategista chefe da corretora XP Investimentos, Celson Plácido, afirmou que a decisão não é errada, mas diminui a credibilidade da companhia. "A empresa perde confiança. Mexer em provisão de devedores é recorrente no setor bancário, mas não em empresas", disse.

Questionada sobre por que usou um evento de maio para calcular o demonstrativo financeiro relativo ao primeiro trimestre, a Petrobras respondeu que apenas "trabalha para a recuperação da totalidade das dívidas de terceiros".
Mariazinha
20/05/2015 13:22
Seu Herculano:

Diz pra alma penada que o camarote está lotado.

Bye, bye.
Juju do Gasparinho
20/05/2015 13:15
Prezado Herculano:

Estava com saudades do Aécio Neves entrando aqui em casa.
Homem elegante, correto, bonito, inteligente (ele tem mestrado, doutorado e pós doutorado). Um HOMEM, não os ratos petistas. Horrendos por fora e por dentro, cafonas, sem brio, sem elegancia...
E os peemedebistas do rançoso e seboso Kixna, sem esquecer o mau filho (segundo sua própria mãe), que de tão mau, é um político caco.

Ah! os LADRÕES do Brasil, os ratos petistas querem processar o programa do PSDB? Deixa eLLes processarem.
Quantos tesoureiros PeTralhas foram presos por corrupção mesmo?
Herculano
20/05/2015 13:01
MAIS PERTO. PROCURADORIA PEDE ESCLARECIMENTOS A LULA, BNDES E ODEBRECHT

Conteúdo do jornal O Estado de S. Paulo. O Ministério Público Federal pediu esclarecimentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à construtora Odebrecht e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apurar suposto tráfico de influência do ex-presidente.

Em parecer emitido na segunda-feira, 18, a procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar, prorrogou por mais 90 dias a notícia de fato - fase que antecede a abertura formal de investigação. De acordo com a procuradora, as informações são necessárias para que o órgão decida se abrirá ou não investigação formal contra o ex-presidente.

De acordo com parecer de Mirella "esta notícia de fato merece aprofundamento, com a realização de diligências visando à aferição de sua verossimilhança, para só então, na hipótese de efetiva colheita de indícios dos fatos narrados, aferir-se se encontram adequação típica no ordenamento jurídico nacional, caso em que poderá ser instaurada ou requisitada investigação, com a definição da estratégia investigatória".

Foram pedidos o envio de ofício do Instituto Lula para informar, em 15 dias, a agenda oficial do ex-presidente em viagens para a América Latina e África entre 2011 e 2014. A procuradoria pediu ainda que o órgão informe se houve apresentação de palestras durante as viagens e, se sim, quem fez o pagamento. A informação que deu início às investigações foi revelada pela revista Época.

À Odebrecht, o Ministério Público pediu informações se a empresa pagou viagens internacionais a Lula e, em caso afirmativo, se elas tinham relação com investimentos da empresa. A construtora terá de esclarecer ainda nome de seus representantes que possam ter acompanhado Lula nos compromissos. Além disso, são solicitadas informações sobre se foi firmado algum contrato entre o Instituto Lula e a Odebrecht entre 2011 e 2014. É preciso ainda esclarecer se contratos firmados receberam recursos do BNDES.

Ao banco de fomento foi solicitado o envio de documentos referentes a contratos de financiamento para execução de obras ou fornecimento de bens ou serviços pela Odebrecht em países da América Latina e África entre 2011 e 2014. O BNDES deverá indicar ainda os recursos que foram liberados em cada contrato, a taxa de juros incidente, o prazo de pagamento e as garantias exigidas no fechamento dos empréstimos.

Um último pedido foi feito ao Ministério de Relações Exteriores para que sejam encaminhadas cópias de telegramas ou despachos telegráficos que tratem de viagens ao exterior cujo conteúdo mencionem os nome do ex-presidente Lula, Cuba, República Dominicana, Venezuela, Panamá ou Angola.

Um procedimento foi aberto no MPF para apurar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu tráfico de influência internacional. A investigação tem como base uma representação recebida pelos procuradores no fim de abril. A suspeita é de que Lula teria ajudado a construtora Odebrecht a obter contratos na América Latina e na África com recursos do BNDES. O tráfico de influência teria sido iniciado logo após Lula deixar a presidência da República, em 2011, e durado até 2014.
sidnei luis reinert
20/05/2015 12:24

De Ronaldo Caiado:

Dilma está deixando 178 mil jovens de fora do Fies para não arcar com custo de R$ 7,2 bilhões a mais no programa. Mas para o BNDES sempre tem. A MP 663, que aumenta limite do repasse de incentivos pela União ao banco em R$ 50 bilhões, acabou de ser aprovada no Senado. Isso tudo em plena crise. Dilma prefere economizar em educação a deixar BNDES sem recursos para financiar aliados internos e externos que sustentam o PT no poder.
sidnei luis reinert
20/05/2015 12:16
PT e Lula tomam na CULT com críticas de Frei Betto à "governabilidade pelo mercado e pelo Congresso"


Edição do Alerta Total ? www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A petralhada está muito pt da vida com Frei Betto - aquele que sempre foi considerado um "grande amigo de Lula". A entrevista " A vocação literária de frei Betto", feita por Manuel da Costa Pinto para a revista Cult (edição 201), é uma pedrada na alma do PT e nas incoerências da esquerda no Brasil. O ideólogo mais barulhento da Teologia da Libertação, que deixa sempre o Vaticano de orelha em pé, faz uma advertência muito pertinente sobre a perigosa despolitização da juventude brasileira.

Na crítica que faz da esquerda, o frei dominicano e escritor Carlos Alberto Libânio Christo pega pesado com o PT: "Não é fácil ser de esquerda em um mundo tão sedutor quanto o do capitalismo neoliberal. Daí o problema do PT, que foi perdendo o horizonte histórico de um projeto Brasil e trocando-o pelo horizonte imediato de um projeto de poder". Frei Betto resume qual foi o erro maior de Lula-Dilma: "É um governo que fez a inclusão econômica na base do consumismo e não fez inclusão política. As pessoas estavam consumindo, o dinheiro rolando e a inflação sob controle, mas não se criou sustentabilidade para isso. Agora a farra acabou, está na hora de pagar a conta e chama-se o Joaquim Levy [ministro da Fazenda]".

Frei Betto aponta a ferida: "O erro do Lula foi ter facilitado o acesso do povo a bens pessoais, e não a bens sociais ? o contrário do que fez a Europa no começo do século 20, que primeiro deu acesso a educação, moradia, transporte e saúde, para então as pessoas chegarem aos bens pessoais. Aqui, não. Você vai a uma favela e as pessoas têm TV a cores, fogão, geladeira, microondas (graças à desoneração da linha branca), celular, computador e até um carrinho no pé do morro, mas estão morando na favela, não têm saneamento, educação de qualidade".

Frei Betto identifica quando o PT abandonou seu projeto inicial: "Isso desaparece na campanha de 2002, quando o PT faz a opção de assegurar a governabilidade pelo mercado e pelo Congresso ? daí as alianças e a Carta aos Brasileiros, que na verdade é a carta aos banqueiros. Ali, o PT abandona sua matéria-prima, que são os movimentos sociais pelos quais deveria ter assegurado a governabilidade, como fez Evo Morales na Bolívia (...) O PT optou pelo mercado e pelo Congresso. Agora, está refém dos dois e pagando um preço muito alto. Tanto que chamou um homem do mercado para ver se melhora a economia e entregou a parte política para o PMDB".

Frei Betto relata sua decepção: "Achei que a Carta aos Brasileiros fosse uma coisa tática, que, uma vez eleito, o PT faria reformas estruturais, tributária, agrária, algum tipo de reforma. Estava altamente entusiasmado. Sempre fui convidado para trabalhar em administração, mas nunca quis trabalhar nem para a iniciativa privada nem para governos. Gosto dessa vida cigana, solta. Quando Lula foi eleito e me convidou para o Fome Zero, achei que trabalhar com os mais pobres entre os pobres ? os famintos ? se enquadrava em minha perspectiva pastoral e tive todo apoio de meus superiores dominicanos e até de Roma".

Frei Betto prossegue: "Fiquei dois anos e, de repente, o governo matou o Fome Zero para substituí-lo pelo Bolsa Família. Tive então a certeza de que essa opção contrariava a tudo aquilo que o PT vinha pregando desde a fundação. O Fome Zero era um programa emancipador, o Bolsa Família é compensatório. O Fome Zero ia mexer na estrutura do país e por isso foi boicotado pelos prefeitos. Era coordenado por comitês gestores municipais, não passava pelos prefeitos, não havia como usar os recursos para fazer jogo eleitoreiro, então os prefeitos se rebelaram, pressionaram a Casa Civil, que pressionou Lula. No fim, Lula cedeu e eu caí fora".

Na entrevista, Frei Betto também não vê clima para uma intervenção militar no Brasil: "Não me preocupam ameaças de impeachment ou golpe. Não há caldo de cultura. Os militares nem saem de farda na rua. Militar, no Brasil, antes andava orgulhosamente de farda, até para arrumar namorada? O que me preocupa é a despolitização da juventude brasileira. Os segmentos de esquerda deveriam estar preocupados com a politização, como houve imensamente nos anos 70 e 80. Não há mais formação de consciência crítica ? e aí o pessoal vai no emocional, no oba-oba da volta dos militares, sem ter ideia do que foi a ditadura, que pode parecer que foi tranquila, mas é porque havia uma censura brutal. Estamos voltando a esse nível de desinformação, a esse horror à política".

Frei Betto identifica o problema em sua visão ideológica: "O principal problema filosófico hoje é a desistoricização do tempo. Isso se reflete na esquerda mundial, que está perdendo o horizonte histórico (não tem utopia, não tem projeto), e também no plano pessoal ? a dificuldade de se ter projeto pessoal na vida profissional, artística, afetiva (todos ficam vulneráveis a qualquer dificuldade na relação conjugal). Isso está nos levando à falta de esperança, e faz com que a discussão política desça do racional ao emocional. Sempre participei de discussões políticas e nunca vi nível de animosidade tão forte como agora, porque se apagou o horizonte histórico".
Miguel José Teixeira
20/05/2015 10:55
Senhores,

Dalírio Beber assume mandato de Luiz Henrique

A Mesa do Senado empossou nesta terça-feira (19) Dalírio José Beber (PSDB-SC), que assume o mandato de senador no lugar de Luiz Henrique (PMDB-SC), morto no último dia 10 em decorrência de infarto. Dalírio Beber exercerá o mandato até janeiro de 2019.
Dalírio Beber foi conduzido pelos senadores Dário Berger (PMDB-SC), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Paulo Bauer (PSDB-SC) à Mesa, onde prestou juramento constitucional.
? Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu, e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil ? afirmou Dalírio Beber, sendo em seguida empossado no cargo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.
Em nome dos companheiros do PSDB, o presidente do partido, senador Aécio Neves (MG) deu boas-vindas ao suplente de Luiz Henrique. Ele destacou a sua ?absoluta coerência de princípios, a defesa intransigente da liberdade e da democracia, e a luta incessante pela justiça social?. Presente em Plenário, Claudio da Silveira Filho, filho de Luiz Henrique, também foi chamado à Mesa para cumprimentar Dalírio Beber.
Perfil
Dalírio Beber, de 66 anos, nasceu na cidade de Massaranduba (SC), mas se mudou na juventude para Blumenau. Formado em Direito, foi um dos fundadores do PSDB em Santa Catarina, chegando a presidir o partido no estado. Hoje, é o presidente de honra da legenda naquele estado.

No governo estadual, foi presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), no segundo mandato de Luiz Henrique como governador (2007-2010), e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), no primeiro governo de Raimundo Colombo (2010-2014).

Beber foi eleito como primeiro-suplente em 2010, quando Luiz Henrique teve 1,78 milhão de votos, ficando com a primeira das duas vagas em disputa para o Senado. O segundo-suplente do mandato é o advogado Antonio Marcos Gavazzoni, atual secretário de Fazenda de Santa Catarina.Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Miguel José Teixeira
20/05/2015 10:17
Senhores,

Enquanto o líder da República Vermelha Chinesa, ostentava uma gravata azul, a representanta da Nação Verde, Amarela, Azul e Branco, trajava vermelho, a cor dos corruPTos e ícone do retrocesso.

Salvador da pátria que não salva
Fonte: Correio Braziliense, hoje, na Coluna do Ari Cunha

Entre os infinitos problemas para quem amarra a política de Estado à política de governo está, além do estreitamento das relações econômicas internas e externas, o perigo de submeter o futuro da nação às limitações traçadas pelo estatuto e pelo manual ideológico e míope do partido.

Há mais de uma década, o governo decidiu virar as costas aos EUA e ao mundo desenvolvido em geral, impondo de cima para baixo novas parcerias comerciais e políticas ao país. O custo do novo alinhamento, feito com base no receituário alienígena do foro de São Paulo, tem sido alto para o Brasil e consumirá outra década, caso o país resolva retornar ao ponto de origem. Nem mesmo a sinalização clara trazida por todos os indicadores econômicos atuais, apontando o erro da trajetória suicida tem sido suficiente para demover o governo de conduzir um país.

Observam-se as complexidades do Brasil como se fosse uma republiqueta perdida na selva tropical. O anúncio, feito com ares de festividade, da chegada do premiê chinês, Li Keqiang com um cheque de U$ 53 bilhões para investimentos em infraestrutura no Brasil, demonstra, além da inocência do Executivo com relação às boas intenções do parceiro asiático, afoiteza em assegurar, o quanto antes, esses recursos para recuperar os escombros da economia.

Chamado pelo Palácio do Planalto de salvador da pátria, o líder chinês chega com mala vistosa cheia de dinheiro em uma das mãos. No bolso interno do paletó, estão guardados do público os contratos que deverão ser assinados pelas autoridades brasileiras. Ninguém precisa conhecer o mandarim e o ethos do povo chinês para saber que os conceitos de capitalismo naquele país são levados ao extremo, muito se assemelhando à Europa no período da revolução industrial. Ao contrário do que acreditam os membros do governo, o baú de dinheiro não é o salvador da pátria.
Herculano
20/05/2015 09:00
A CASA DA MÃE DILMA, por Carlos Brickmann

Imagine o caro leitor que esteja andando na rua e, por algum motivo, pegue uma pedra e a atire na janela de uma casa. Na hipótese de haver algum policial por perto, o caro leitor será preso e, no mínimo, terá de prestar declarações na delegacia mais próxima - isso se tiver sorte e não apanhar antes de ser levado.

Pois bem: o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, MST, invadiu ontem, em Brasília, o Ministério da Fazenda - nada mais justo, porque fazendas é exatamente o que querem invadir. Quebraram janelas, arrombaram portas, causaram prejuízos que serão pagos com dinheiro de nossos impostos. Impediram o ministro Joaquim Levy, por quase meia hora, de entrar em seu gabinete. Foram fotografados, filmados, gravados. Nenhum militante foi preso, nenhum militante detido para averiguações, a ninguém se pediu o pagamento pelo prejuízo. Foram embora, enfim - em direção ao outro Ministério, o do Desenvolvimento Agrário.

Todos os cidadãos são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros. Há os que têm direito de depredar a Câmara dos Deputados, como fez o grupo liderado por Bruno Maranhão, dirigente petista de nobre estirpe; há os que têm direito de invadir institutos de pesquisa e destruir espécimes desenvolvidos por mais de dez anos. Há os que invadem áreas próximas ao Pico do Jaraguá, em São Paulo, recebem determinação judicial de deixar a área mas têm direito à proteção da Funai para descumpri-la.

São os que, como o agente 007, dispõem de licença oficial para agir à margem da lei.

São os hóspedes queridos da casa da Mãe Dilma.

A PÁTRIA EDUCADORA
Nunca dantes na História deste país aconteceu fato semelhante: o Governo Federal ainda não pagou os livros comprados para escolas públicas em 2014 pelo PNLD, Programa Nacional do Livro Didático. Todos os Governos dos últimos 30 anos pagaram os livros em dia, sempre em janeiro. E não é tudo: já se sabe que, nas licitações de setembro e outubro, a Pátria Educadora cortará fundo as verbas destinadas a livros didáticos. Como disse um líder educador, ler dá azia.

A PÁTRIA TRANSPARENTE
Informação da coluna Cláudio Humberto (www.diariodopoder.com.br): apesar da Lei de Transparência, a Presidência da República segura as informações sobre o cartão corporativo de Rose Noronha, que chefiou seu escritório em São Paulo.

Pediu 45 dias para copiar e entregar o relatório dos gastos da servidora.

DILMA, AO VIVO
Inauguração de três edifícios do Minha Casa, Minha Vida no Rio. Dilma caprichou: começou chamando o ministro interino dos Esportes, Ricardo Leyser, de "Gleyser". E chamou-o de ministro dos Transportes. Claro: com 38 ministérios, não vai lembrar todos os cargos que distribuiu nem o nome das Excelências. Em seguida, garantiu que muitos dos beneficiados pelos apartamentos pagavam "de R$ 300 mil a R$ 400 mil" de aluguel. Um dos condomínios foi chamado primeiro de Recanto das Gaivotas e, depois, de Jardim das Gaivotas. Na terceira virou Vivenda das Gaivotas, o nome certo.

Mas Dilma foi aplaudida assim mesmo. E o Gleyser que já foi Leyser e era ministro de outra pasta puxou as palmas.

ADEUS, TÂNIA
Uma grande advogada, mulher de fibra, lutadora. Mas a maior característica de Tânia Lis Tizzoni Nogueira, que morreu anteontem em São José dos Campos, foi outra: era gente, gente como todos deveriam ser. Como advogada, corajosa, jamais esteve ao lado do poder. Amiga, mestra (e anjo da guarda), até mais ver.

O DESTINO DO DINHEIRO
A Prefeitura paulistana paga, pelas salsichas que compra para a merenda escolar, mais caro que o produto da mesma marca e categoria encontrado em qualquer rede de supermercados. O Governo paulista já foi surpreendido ao pagar, pelo leite entregue à então Febem, o mesmo preço de varejo cobrado por padarias caras de classe média alta.

O Governo Federal está comprando Guaraná de dois litros por R$ 5,34 a garrafa. No comércio, o preço habitual é de R$ 4,25. E, nas promoções de supermercados, este colunista já pagou R$ 3,00. O detalhe curioso é que as compras dos Governos são feitas por licitação.

Não estaria na hora de investigar como é que são feitas as licitações? Se é assim em produtos do dia a dia, como será em compras de mercadorias de uso específico?

JUSTIÇA A UMA BRASILEIRA
Margarida Genevois, ativista de Direitos Humanos, ex-presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo (escolhida pelo então cardeal d. Paulo Evaristo Arns), recebeu ontem a Legião de Honra, maior condecoração francesa. A Legião de Honra, criada em 1802 por Napoleão Bonaparte, não pode ser conferida a mais de 75 pessoas - entre elas, Margarida Genevois.

A condecoração foi entregue pelo cônsul-geral da França em São Paulo, Damien Loras.

COMEMORE!
Dentro de poucos dias, em 31 de maio, o caro leitor concluirá seu período de trabalho anual dedicado exclusivamente ao pagamento de impostos. Foram 151 dias destinados ao sustento da máquina estatal. A partir de 1º de junho, o caro leitor poderá trabalhar para seu próprio sustento e o de sua família.

Viva!
Herculano
20/05/2015 08:42
TRANSPARÊNCIA EM RESPEITO AO CIDADÃO, por Rodrigo Garcia, advogado, secretário de Habitação do Estado de São Paulo, em artigo publicado no jornal Folha e S. Paulo

Com acesso a informações sobre as finanças do governo e os salários dos servidores, o cidadão pode cobrar mais e os serviços públicos melhoram

Foi publicado nesta Folha, em 23 de abril deste ano, um texto sob o título "STF diz que é legal divulgar salário de servidores na internet".

Julgo que esse foi o reconhecimento de uma decisão acertada, tomada em junho de 2009, quando --à frente da Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização de São Paulo-- colocamos no ar, no portal da prefeitura, o De Olho nas Contas, ferramenta capaz de transformar o cidadão em fiscal da administração, um verdadeiro portal da transparência.

À época, a iniciativa gerou polêmica. Com apenas alguns cliques, era possível ter acesso a uma série de informações sobre toda a vida financeira da prefeitura.

Todos podiam saber onde trabalhava cada funcionário, quanto ganhava e quantos pagamentos cada órgão da prefeitura fazia, para quem e para qual tipo de produto ou serviço. Esse portal trazia a transparência esperada pelo cidadão.

Tivemos naquele momento a sensibilidade de nos antecipar ao que hoje a população exige das autoridades Brasil afora, indo às ruas e pedindo mais transparência e zelo com a coisa pública.

Já naquela época estávamos sintonizados com essa necessidade. Para nós, era nada menos que o respeito ao cidadão, com a prestação completa de contas do que é feito com o dinheiro público.

Como toda mudança, ainda que benéfica para a população, a medida encontrou resistência. A tensão se concentrou na publicidade do nome dos servidores e de seus respectivos salários, sob o argumento de constrangimento moral.

Vários funcionários cujos nomes constavam da lista acionaram a Justiça. Conseguiram liminar no Estado de São Paulo, suspendendo a divulgação das informações. Agora, a questão chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal), que considerou legal a divulgação.

Muito embora pareça difícil determinar os limites entre o direito das pessoas à informação e o direito do servidor à privacidade, entendemos naquela situação que o interesse público era mais importante.

O servidor, diferentemente do funcionário da iniciativa privada, trabalha para o Estado, que tem como "patrão" os cidadãos. Assim, saber como o Estado paga seus funcionários é um direito legítimo. Isso nada mais é que seguir o princípio da publicidade, expresso no artigo 37 da Constituição Federal.

É natural que talvez alguns considerem desconfortável uma "lupa" sobre si. Ao falarmos em recursos públicos, no entanto, a transparência não pode ser castigada em detrimento da privacidade. No meu entendimento, desde o início, quando tive de ir ao Ministério Público depor sobre a iniciativa, não houve, e não há, choque de direitos.

Como ressaltado pelo ministro Marco Aurélio Mello no julgamento da questão, entre o interesse individual e o coletivo, prevalece o coletivo. Há, inevitavelmente, uma prevalência entre os direitos, e a decisão do STF consolida o entendimento que já tínhamos em 2009.

Acredito que esse é o caminho: mais transparência, colocando os recursos da tecnologia da informação a serviço do cidadão, com acesso total às questões públicas, como as finanças dos governos e os salários dos seus servidores. Mais informado, o cidadão pode cobrar mais e melhor. Assim, a qualidade dos serviços públicos melhora. Investir na transparência, sem ressalvas, é aprimorar a nossa democracia
Herculano
20/05/2015 08:40
PT MOBILIZA REDESSOCAIS CONTRA PROPAGANDA TUCANA

Conteúdo do jornal Folha de S. Paulo. Texto de Bela Megale. O PT recorreu às redes sociais para rebater o programa que seu principal rival, o PSDB, exibiu em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta terça (19).

Em mobilização convocada pela direção do PT, a frase "PSDB, seu passado te condena" foi a mais citada no Twitter no Brasil e ficou em quinto lugar no ranking mundial da plataforma.

A orientação foi para iniciar a campanha a partir das 19h --o programa do PSDB foi ao ar às 20h30, quando a frase de contra-ataque dos petistas já estava entre as mais mencionadas na rede social.

As publicações vinham vinculadas a notícias negativas sobre a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de outras lideranças tucanas, como o senador Aécio Neves (MG). Ambos estrelaram o comercial do PSDB. Os casos mais citados foram o mensalão mineiro e as privatizações.

O PT cogita ir à Justiça contra o PSDB. Entre as opções estão um pedido de direito de resposta e até a solicitação da suspensão do direito do PSDB de exibir nova propaganda no segundo semestre.

No início desta tarde, após assistir na internet ao programa tucano, o PT optou por não tomar medidas imediatas, com receio de que a oposição explorasse o caso como um exemplo de censura.

A propaganda tucana desta terça foi considerada a peça mais ofensiva já produzida pelo PSDB desde a chegada do PT ao poder, em 2003.

Na peça, FHC critica a "roubalheira" na Petrobras e diz que a "raiz da crise" atual está na eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Herculano
20/05/2015 08:36
CASO BNDES TEM CINCO JUÍZES FEDERAIS ATUANDO, por Cláudio Humberto na coluna qu publicou hoje nos jornais brasileiros.

O Ministério Público Federal (MPF) adotou uma estratégia diferente, nas investigações que realiza há meses nos negócios do BNDES. Em vez de concentrar todas as iniciativas em um único magistrado, como na Operação Lava Jato (coordenada pelo juiz Sérgio Moro, titular da Vara Federal de Curitiba), desta vez o MPF diluiu os seus mais de 60 pedidos de prisão, no caso do BNDES, entre cinco juízes federais.

Pente fino no BNDES
Os negócios do BNDES passaram por pente fino: o MPF examinou cada contrato, os detalhes e a procedência de dezenas de denúncias.

Escondendo o jogo
O Tribunal de Contas da União não consegue examinar os contratos do BNDES. Alegam "sigilo bancário" para mantê-los secretos.

Lula ainda não
Ainda não é investigada a denúncia de que Lula teria obtido obras para a Odebrecht no exterior oferecendo financiamento barato do BNDES.

Caixa preta
A oposição já tentou este ano abrir a "caixa preta" do BNDES propondo CPI no Senado, mas a maioria governista inviabilizou a investigação.

Reforma política tira nanicos do fundo partidário
O texto do relator da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), propõe impedir acesso de metade dos partidos aos R$ 868 milhões anuais do fundo partidário. Pela proposta, os partidos devem obter, no mínimo, 2% dos votos válidos do País, para deputado federal, e 1% em 9 dos 27 Estados. Se a proposta já estivesse em vigor, partidos como PCdoB, PSOL e PRTB não teriam acesso ao butim do fundo, este ano.

Nanicos e lisos
Seriam excluídos do fundo partidário, na reforma política, PHS, PTdoB, PSL, PTN, PRP, PEN, PSDC, PMN, PTC, PSTU, PPL, PCB e PCO.

Sem visibilidade
Além de ficar de fora da partilha do fundo, o texto prevê que os partidos com menos de 2% não têm direito à propaganda gratuita no rádio e TV.

Água no chope
A mudança acaba o lucrativo negócio de políticos como Gilberto Kassab (Cidades), que cresceu ao inventar o PSD e agora recria o PL.

Oito na fila
Após a Serpros, fundo de pensão do Serpro, na semana passada, oito fundos de pensão estão na fila de intervenções da Previc, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Senado mandou bem
A rejeição do bolivariano Guilherme Patriota, ontem, no Senado, livrou o Brasil da presença de um adorador do aspone Marco Aurélio Top-Top Garcia na OEA, a Organização dos Estados Americanos. Xô.

República das montadoras
Provocou comoção no governo a demissão anunciada de 500 pessoas na Mercedes Benz. Em Brasília, com a economia paralisada, o setor de construção civil demitiu 5 mil, entre janeiro e abril, e ninguém protestou.

Vida difícil
Foi bem mais fácil para Joaquim Levy negociar com os invasores pela manhã, para conseguir entrar no prédio do Ministério da Fazenda, do que convencer parlamentares, à tarde, a apoiar seu ajuste fiscal.

Primeira derrota?
Deputados federais que têm medo do "distritão" se articulam para tentar impor ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, sua primeira derrota, rejeitando essa proposta. E encalacrando a reforma política.

Estelionato e falsidade
Não passam de um punhado de sindicalistas e algumas dezenas de pobres diabos (que recebem uns trocados, camiseta e boné da CUT) para posar de "manifestante" os "agricultores familiares" que invadiram o Ministério da Fazenda e na véspera bloquearam rodovias em Brasília.

Viúva otária
Enquanto o governo se esquiva do dever de punir os vândalos que promoveram quebra-quebra no Ministério da Fazenda, caberá ao contribuinte otário pagar o prejuízo que eles deixaram, de R$ 15 mil.

Tudo dominado
O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), nomeou mais de vinte comissionados na Secretaria de Comunicação (Secom). Incluindo jornalistas da emissora afiliada da Globo e do seu portal de notícias.

Pergunta no serpentário
Com a rejeição do Senado ao seu protegido Guilherme Patriota, para ser embaixador na OEA, o aspone Marco Aurélio Garcia fez "top-top"?
Herculano
20/05/2015 08:28
JUSTIÇA CEGA, por Bernardo Mello Franco para o jornal Folha de S. Paulo

Na Roma antiga, a Justiça era retratada como uma deusa de olhos cobertos, que não enxergava para ser imparcial ao decidir. No Brasil de hoje, a Justiça também se diz cega, mas parece usar a venda para não ver a crise no país.

Enquanto os trabalhadores comuns sofrem com demissões e cortes de direitos, o Judiciário quer aumentar o salário de seus servidores em 31,4% neste ano. O plano prevê reajustes até 2017. Em quatro anos, custará R$ 25,7 bilhões ao Tesouro, calcula o Ministério do Planejamento.

A bomba ameaça implodir o ajuste fiscal, mas ganhou o apoio militante do presidente do STF, Ricardo Lewandowski. "Nós precisamos sempre [de reajuste]. Quem é que não precisa pagar o supermercado, já que houve um aumento do preço dos produtos?", disse, nesta segunda.

Para azar do contribuinte, o ministro não está sozinho na cruzada corporativista. Em setembro passado, seu colega Luiz Fux determinou o pagamento de auxílio-moradia de R$ 4.300 a todos os juízes do país.

A benesse foi aplaudida pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Roberto Nalini. "Não dá para ir toda hora a Miami comprar terno", afirmou. "O auxílio foi um disfarce para aumentar um pouquinho. E até para fazer com que o juiz fique um pouquinho mais animado, não tenha tanta depressão, tanta síndrome de pânico, tanto AVC."

Nesta terça, a Assembleia Legislativa do Rio começou a discutir mais um benefício para os magistrados fluminenses: um "auxílio-educação" de até R$ 2.860 ao mês. Com o sinal verde de Lewandowski, está aberta uma nova corrida por privilégios.

****

Além das mordomias para os juízes, a única coisa que cresce no país é a coleção de gafes presidenciais. Nesta segunda, Dilma Rousseff chamou o ministro Edinho Araújo (Portos) de Edinho dos Santos. O prefeito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, foi rebatizado de Rodrigues.
Herculano
20/05/2015 08:25
MANCHETE DE HOJE DO JORNAL DE SANTA CATARINA, DE BLUMENAU. CÂMARA DE VEREADORES DE TIMBÓ ACABA COM O PAGAMENTO DE DIÁRIAS

O autor da resolução é o vereador e presidente da Câmara Marcelo Luiz Ferrari (PT). Ele conta que decidiu apresentar a proposta porque entende que os parlamentares já recebem pelo trabalho de representar a Casa em eventos, cursos ou viagens a trabalho.

- O meu pensamento é de que o vereador não recebe salário, mas um subsídio, uma verba de representação para fazer seu trabalho, e estar em nome da Câmara em determinados momentos já está incluído nisto, então não acho correto que, além do valor mensal, recebam pagamentos por essas viagens.

Volto. O PT de Gaspar está desafiado, pois o de Blumenau que manda no daqui, está até querendo aumentar o número de vereadores por lá e sofre uma rejeição ata da comunidade. O PT daqui ainda poderia ir mais longe: cortar as altas diárias do prefeito quando ele vai a Brasília, para assuntos repetidos e que não tem nenhuma solução, ou que um estafeta de um deputado pode fazer sem custos para nós. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/05/2015 08:17
GOVERNO RETOMA PRÁTICAS QUE DÃO EM LAVA JATO, por Josias de Souza

A reiteração de grandes escândalos - o petrolão sucedendo o mensalão - significa que o governo não aprende com seus erros. Em vez de buscar o caminho da moralidade, afunda-se nos velhos vícios. Politicamente enfraquecida, Dilma Rousseff reativou o toma-lá-dá-cá em pleno governo de continuidade. Levou ao balcão uma centena de cargos. E cuida para que os chefes partidários sintam-se contemplados com "espaços" na administração pública. Pode não dar em nada. Mas esse é justamente o tipo de prática que costuma desaguar em operações como a Lava Jato.

Nesta terça-feira (19), o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP federal, emplacou o ex-deputado federal Felipe Mendes na presidência da Codevasf, a Cia. de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Foi uma espécie de prêmio de consolação. Nogueira ambicionava a presidência do Banco do Nordeste. Mas para essa cadeira Dilma nomeou o economista Marcos Holanda.

Trata-se de um apadrinhado do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE). Marcos Holanda tomou posse há cinco dias. Ao discursar, agradeceu sua nomeação a Dilma, ao ministro Joaquim Levy e a Eunício, cuja malograda campanha ao governo do Ceará ele coordenou, no ano passado. A coisa começa assim. Se desandar, os padrinhos renegam os afilhados. E a madrinha diz "eu não sabia".

Suprema ousadia: eleita com a promessa de transformar o Brasil, Dilma torna o país cada vez mais igual ao que sempre foi. E fica moralmente cada vez mais parecida com Lula, em cuja administração a Petrobras foi ao balcão. Muitos críticos do sistema sustentam que os partidos não têm jeito. Verdade. Mas essa não é a principal encrenca. O problema começa em quem oferece vantagens. PMDB, PP e congêneres apenas jogam o jogo que lhes foi proposto. Nesse ritmo, Dilma acaba extinguindo o direito do brasileiro de ser otimista.
Herculano
20/05/2015 08:14
A CONTA ESTÁ BARATA PARA O PSDB, por Elio Gaspari para os jornais O Globo e Folha de S. Paulo

Complacência que amparou e viciou o PT quando ele estava na oposição hoje ampara e vicia os tucanos

O governador tucano Beto Richa chamou de "bandido" o auditor da Receita paranaense que acusou a caixa da última campanha do PSDB de ter recebido R$ 2 milhões de uma quadrilha de servidores que fraudava crimes tributários. Luiz Antônio de Souza, o autor da acusação, está preso e vem colaborando com o Ministério Público. Ele é réu confesso num crime de corrupção de menores, mas, no caso das fraudes, há outros 14 servidores envolvidos e o ex-inspetor-geral de fiscalização da Receita estadual passou duas semanas na cadeia depois de permanecer foragido por quarenta dias. Deixou a penitenciária encapuzando-se.

Souza confessou ter praticado bandidagens na Receita, amealhando um patrimônio de milhões de reais. Pedro Barusco, o "amigo Paulinho" e os empresários que vêm colaborando com as investigações das petrorroubalheiras também são delinquentes e o comissariado petista atolou-se tentando desqualificá-los. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Souza não citou o governador nominalmente. Mencionou um pedido que recebeu do ex-inspetor-geral e apresentou a nota fiscal de uma compra feita com seu CPF para que 70 divisórias fossem entregues no comitê tucano. Richa preferiu a retórica dos comissários petistas, desqualificando o denunciante. Antes, havia representado sem sucesso contra o promotor que conduz a investigação das fraudes.

O PT está pagando hoje pela promiscuidade em que se meteu ao tempo em que as boquinhas de seus quadros limitavam-se a mordidas em concessionários de serviços municipais. Coisa do século passado, fortaleceu hábitos que desembocaram no escândalo da Petrobras. Quem foi complacente ao julgar as roubalheiras petistas daquela época vê hoje o tamanho de seu engano.

Nenhum grupo político tem o monopólio da virtude, mas todos são responsáveis pela maneira como se comportam diante do pecado.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que "nunca se roubou tanto em nome de uma causa". O tucanato paulista, contudo, ainda carrega nas costas o escândalo do cartel de equipamentos ferroviários. Em 2008 a Siemens reconheceu que participava de um contubérnio para fornecimentos ao Metrô de São Paulo e demitiu o presidente da sua filial brasileira "por grave contravenção de diretrizes da empresa". Isso era resultado de uma faxina interna da Siemens e nada tinha a ver com política. Quando ela resolveu colaborar com as autoridades, o governador Geraldo Alckmin anunciou que pretendia processá-la: "As outras empresas não confessaram, mas a Siemens já confessou". Sendo "ré confessa" devia devolver "centavo por centavo". Sobrou para quem estava ajudando a Viúva. Passados sete anos, José Dirceu pegou uma cadeia, o "amigo Paulinho" está de tornozeleira, mas ninguém foi em cana pelo velho caso paulista. Até hoje não apareceu prova de que dinheiro arrecadado pela quadrilha tenha ido para a caixa do PSDB. Seria um roubo sem causa.

Rápido no gatilho ao reprimir manifestações de professores, Beto Richa conseguiu o impossível: rivaliza com a doutora Dilma em matéria de desgoverno. No caso das fraudes ocorridas na Receita estadual nos últimos dez anos já há 62 pessoas denunciadas pelo Ministério Público.
Roberto Sombrio
19/05/2015 22:49
Oi, Herculano.

Para completar o que queria postar, Gaspar não foi avaliada pela Controladoria Geral da União porque não existe nota para definir ou avaliar.
Mesmo zero seria uma nota altíssima.
Roberto Sombrio
19/05/2015 22:45
Gaspar não foi selecionada para ser avaliada. Ah, bom! Seguramente estaria entre as de nota zero.
Tadeu de Oliveira Schmitt
19/05/2015 21:34
Mariazinha

Começou a baixaria o nosso mais novo vereador nem bem assumiu e você que não passa de um recalcado começa a agredir. Herculano o SR que não admite essas barbaridades não deveria colocar esse tipo de comentário de pessoas invejosas no seu blog. É muita baixaria vai arrumar alguma coisa pra fazer o vereador assumiu hoje como pode ter gente desse tipo em Gaspar.
Herculano
19/05/2015 20:50
FACHI NO STF: VITÓRIA DE DILMA E DERROTA DE RENAN, por Fernando Rodrigues

O nome de Luiz Fachin foi aprovado pelo Senado nesta terça-feira (19.mai.2015) para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Do ponto de vista político, foi uma vitória relevante da presidente Dilma Rousseff e uma derrota do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ganhou também o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, que defendeu o nome de Fachin de maneira pública nas última semanas.

A vitória do Planalto, entretanto, não foi como poderia ter sido em condições normais de temperatura e pressão. O placar foi de 52 votos a favor e 27 votos contra. O Senado tem 81 senadores.

Em votações para aprovar nomes para o STF, em geral, é comum o indicado ter 60 votos ou mais.

Só que o governo passa por um momento delicado. Há muitos senadores (deputados também) ainda em dúvida sobre se devem manter o apoio ao Palácio do Planalto em todas as votações.

Nesta terça-feira, o sinal mais claro de que a solidez dos governistas é incerta e oscilante foi na rejeição ao nome do diplomata Guilherme Patriota, que seria embaixador do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington, nos Estados Unidos. O placar foi de 37 votos pela aprovação e 38 pela rejeição.

Tudo considerado, em situações mais tensas e menos arriscadas para os senadores, os 52 votos a favor de propostas do Planalto são desidratados para apenas 37.

Na cabeça dos 81 senadores sempre está presente o seguinte pensamento quando votam uma indicação para o Supremo: "E se eu votar contra e o nome for aprovado mesmo assim? Apesar de o voto ser secreto, sempre fica mais ou menos claro quais foram os que se posicionaram contra. E se um processo meu no futuro cair nas mãos desse ministro e ele se lembrar que eu fui contra?".

Esse pensamento decorrente do instinto de sobrevivência de qualquer político dá muita tração para o voto a favor de uma indicação ao STF. Quantos dos 52 senadores que aprovaram Fachin o fizeram por medo de enfrentar o nomeado mais adiante como ministro no STF? Impossível saber. Uma conta possível: 52 ? 37 = 15. A diferença entre os votos favoráveis a Fachin (52) e a Guilherme Patriota (37) para a OEA.

Em resumo, a aprovação de Fachin foi 1) uma vitória importante para Dilma Rousseff; 2) uma vitória de Ricardo Lewandowski (que enxerga Fachin se alinhando a ele e não a Gilmar Mendes, no Supremo); 3) uma derrota para Renan Calheiros, que não conseguiu viabilizar seu plano de constranger o Planalto; 4) deixou explícito que o governo começa a recompor sua articulação política, mas a solidez do apoio no Congresso ainda é incerta (como o foi na rejeição a Guilherme Patriota).
Herculano
19/05/2015 20:46
SENADO: NO CRAVO, FACHI; NA FERRADURA, PATRIOTA, por Josias de Souza

O Senado Federal deu uma no cravo e outra na ferradura. Aliviou para Dilma Rousseff ao aprovar a indicação do advogado Luiz Edson Fachin para o STF. Mas, minutos antes, rosnou para a presidente da República ao rejeitar o indicado dela para o posto de representante permanente do Brasil na OEA, a Organização dos Estados Americanos.

Os operadores do Planalto contabilizavam 51 votos a favor de Fachin. Por pouco não acertaram no olho da mosca. O novo ministro vai à cadeira que foi de Joaquim Barbosa com um placar de 52 votos a favor e 27 contra. Além de evitar um novo dissabor para Dilma, os senadores impuseram uma constrangedora derrota a Renan Calheiros. Investigado no STF por suspeita de receber propinas no escândalo da Petrobras, o presidente do Senado pegou em lanças contra Fachin. Ficou demonstrado que dispunha mais de gogó do que de infantaria.

Guilherme Patriota era um vexame esperando para acontecer. Ele passara raspando na sabatina da Comissão de Relações Exteriores: 7 a 6. Desde então, não mereceu do governo os mesmos cuidados dedicados a Fachin. E arrostou no plenário um novo placar apertado. Dessa vez contra a indicação: 38 a 37.

"É a primeira vez que um diplomata tem seu nome rejeitado", criticou o senador Lindbergh. "É lamentável". Autoconvertido em aliado da onça do governo, Renan Calheiros, fez pose: "Para além de ser um ato lamentável, é uma decisão soberana do Senado, que tem que ser respeitada."

De fato, a aprovação de embaixadores e ministros do STF é atribuição do Senado. Bem verdade que os senadores poucas vezes a exerceram com a soberania evocada por Renan. Mas nunca é tarde para se redimir.

Líder do PSDB, o senador Cássio Cunha Lima (PB), realçou que, tomado por seu desempenho na sabatina, Guilherme Patriota representaria melhor a Venezuela do que no Brasil na OEA. Nem só de ideologia foi feita a derrota de Patriota.

Guilherme Patriota era o número dois na Missão Permanente do Brasil na ONU. O número um, chefe do posto, é o irmão dele, o ex-chanceler Antonio Patriota. Guilherme tornou-se nacionalmente conhecido quando foi pendurado nas manchetes como feliz ocupante de um apartamento alugado na região de Upper West Side, em Nova York. Coisa fina, com custo mensal de US$ 23 mil. Despesa coberta com verbas públicas. Dinheiro seu, meu, nosso. Não fosse por outras razões, já seria suficiente para a rejeição do nome.
Herculano
19/05/2015 20:42
SENADO APROVA COM FOLGA LUIZ EDSON FACHIN COMO NOVO PRESIDENTE DO SUPREMO, INDICADO POR DILMA E ELEITOR DO PT

Conteúdo do jornal O Estado de S. Paulo. O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira a indicação do advogado Luiz Edson Fachin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga de Joaquim Barbosa, que se aposentou voluntariamente em julho do ano passado, o nome do jurista foi aprovado com 52 votos favoráveis e 27 contrários.

A indicação do advogado, permeada de polêmica, ocorreu em meio a uma turbulência política que o colocou na mira de ataques que têm como alvo principal a presidente Dilma.

A sabatina do jurista, de 57 anos, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, procedimento meramente formal para indicações de autoridades, durou mais de 10 horas, uma das mais longas da história da Casa.

Durante o questionário de senadores, Fachin teve de responder sobre os mais variados assuntos, inclusive alguns temas controversos --posições vistas como liberais em relação ao Direito de Família-- já abordados por ele em artigos e textos acadêmicos, chegando a ser acusado de ser a favor da poligamia, o que negou.

Fachin tem ligações com o PT, o Movimento dos Sem-Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e apoiou publicamente a eleição de Dilma em 2010. Mas no decorrer de sua sabatina na CCJ, negou que tenha qualquer filiação partidária. Ele reconheceu, no entanto, que trabalhou no passado na equipe de campanha de José Richa ao governo do Paraná e ainda que gravou um depoimento a favor de um aluno que se candidatou a deputado pelo PPS.

Chancelado pelos senadores nesta terça-feira, Fachin ocupará a cadeira que era de Joaquim Barbosa, que se notabilizou como relator do processo do mensalão, e poderá participar do eventual julgamento de políticos acusados de envolvimento no bilionário esquema de corrupção na Petrobras, investigado pela operação Lava Jato.

Gaúcho de Rondinha, Fachin é professor de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) e diretor do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), entidade que defende no Supremo temas que desagradam lideranças religiosas.

A atuação do jurista como advogado enquanto ocupava o cargo de procurador do Estado do Paraná, de 1990 a 2006, foi outro dos pontos que provocou polêmicas e recebeu críticas de senadores.

Fachin argumentou que exerceu a dupla função após consulta ao procurador-geral do Estado na época, amparado pelo decreto de sua nomeação que vedava apenas a advocacia contra a Fazenda Pública, e ainda à Câmara da Ordem dos Advogados do Brasil, que chancelou sua atividade.

Além de toda bancada federal paranaense, o nome dele recebeu o apoio da OAB e da ABDConst, entidade que tem entre seus membros catedráticos, por exemplo, o ministro do STF Luís Roberto Barroso.
Anônimo disse:
19/05/2015 19:27
Herculano, postado às 12:33hs pelo Sidnei, vão chegar no chefão.
Por isso a tal falta de "brilho no olhar".
Na Papuda, vai ter que "obrar" de cócoras, é apenas questão de tempo...
Mariazinha
19/05/2015 19:09
Seu Herculano:

O novo vereador do Belchior- Charles Petry - é um velho bobão, babão como o Quixná? Dois iguais, ninguém merece...

Bye, bye!
sidnei luis reinert
19/05/2015 18:08

De Ronaldo Caiado:

Recebi há pouco no meu gabinete as maiores lideranças da cirurgia cardiovascular do País que vieram ao Senado expor, em uma audiência pública, a situação caótica dos pacientes que precisam de assistência cirúrgica no Brasil. Os meus colegas médicos trouxeram números alarmantes do desmonte do atendimento a milhares de pacientes que precisam de cirurgia. Um deles mostra que as intervenções cirúrgicas caíram entre 2010 e 2014 de 102 mil para 92 mil e a situação mais crítica está na pediatria. Os dados apresentados revelaram que as cirurgias cardiovasculares em crianças reduziram de 8 mil, em 2002, para 5,7 mil, em 2014, curiosamente bem no período da era PT. Infelizmente relatei que o prognóstico para este governo é ainda pior com a vigência da emenda constitucional que engessou os investimentos para a saúde e vai repercutir até em queda dos recursos já aplicados. A saúde, queixa maior da população, é uma das mazelas da situação de ingovernabilidade que vivemos hoje no Brasil. Não podemos fechar os olhos diante de um quadro que pode nos levar a desobediência civil. Esse governo não tem mais condições de propor nada, a população não aceita.

E EM GASPAR ESTÁ DIFERENTE??
Miguel José Teixeira
19/05/2015 17:39
Senhores,

Nos corredores do Congresso Nacional hoje, os comentários eram de que a vacinação dos parlamentares contra a gripe foi um sucesso: todos tomaram a vacina no braço, exceto os PeTralhas que tomaram na bunda. . .
Herculano
19/05/2015 17:13
editado das 17.08

O HOSPITAL DE GASPAR CONTINUARÁ SOB A INTERVENÇÃO DA PREFEITURA.

Agora a tarde, o PT comunicava aos seus pares que a intervenção do Hospital de Gaspar já estava decidida pela equipe do governo de Pedro Celso Zuchi. Ela se prorrogará por mais seis meses. Oficialmente isto poderá ser anunciado daqui a pouco.
Herculano
19/05/2015 15:21
OS HAITIANOS QUE O PT NÃO QUER NO ACRE E OS EXPORTA PARA SÃO PAULO, PARAM EM GASPAR.

Relatos dão conta que todos os meses estão chegando Haitianos para residir em nossa cidade. Vem do Acre e também estão entrando pela Argentina. Muitos de forma ilegal.

Aqui a Secretaria de Assistência Social os ajuda a regularizar a documentação, inclusive os transportando em carro oficial para Itajaí (Policia Federal).

Cada núcleo que chega tem seu "comandante". Quando se vai falar com algum deles sempre deve-se reportar ao "chefe" ou falando popularmente "coiote". Estão alocados no bairro Coloninha, Santa Terezinha, Sete de Setembro, Figueira. Tudo com consentimento e conhecimento da Pastoral que tem na secretária Maristela Cizeski, a sua defensora e representante.
Arara Palradora
19/05/2015 14:19
Querido, Blogueiro!

Não sei qual é o retorno de dignidade que dá a uma empresa que faz uma festa onde os prestigiados são bandidos da mais alta periculosidade. Uma quadrilha infiltrada no poder, que rouba a merenda das nossas crianças, a escola de nossos jovens, os remédios de nossos doentes ..., ou a súcia foi apenas convidada por "educação"?


Voeeeiii...!!!
O gaúcho
19/05/2015 14:11
Blogueiro do Olhando a Maré.

Buênas, Tchê!

Falando em boi no rolete, como anda o charco dos bombachinhas?
Mas, pra festa do pantano tô mais animado que lambari de sanga!

Saudações do Extremo Sul!
Juju do Gasparinho
19/05/2015 14:05
Prezado Herculano:

Escrito por Manoel Santos.
"Dona Mercedez-Bens não brinca em serviço.
Mandou para casa mais de 7 mil trabalhadores. Parou a produção de caminhões.
Juntando com a Volks (8 mil), são 15 mil trabalhadores de férias."

As montadoras obedecem porque quem mandou dar férias foi a dona Anta.

Postado às 11:55hs, mostra que a vaca está cagando e andando para
o velho arrocho pra cima dos brasileiros.

Postado às 08:02hs, Haddad na fogueira. Elle está para São Paulo assim como Zuchi está para Gaspar. 2 PaTetas com a mesma cara de idiota.
Herculano
19/05/2015 14:00
O GOVERNADOR RAIMUNDO COLOMBO, PSD, FOI A BLUMENAU E DEIXOU LÁ R$24 MILHÕES. E PARA GASPAR? ZERO. TAMBÉM COM A REPRESENTATIVIDADE QUE TEMOS AQUI E A NOSSA MANSIDÃO DIANTE DO APARELHAMENTO QUE EXISTE EM TODAS AS INSTITUIÇÕES, QUEREMOS O QUE?

O que o governador veio fazer em Blumenau? Participar na posse do novo presidente da Acib, uma entidade livre, centenária e plural. Em Gaspar temos a Acig que já fez até o presidente da Facisc, hoje ela só tem um presidente de fato. O direito se discute ainda num ato provocado pelo aparelhamento.

Esta é a diferença.

No Teatro Carlos Gomes ele anunciou R$ 12 milhões para a manutenção e reforma do Hospital Santo Antônio, e outros R$ 12,6 milhões para as desapropriações necessárias ao prolongamento da Rua Humberto de Campos -dinheiro que em vez de ser recolhido como ICMS pelo Estado será repassado diretamente à empresa que executa a obra como acontece aqui no Macucos -, R$ 2 milhões para a conclusão do Centro Empresarial de Blumenau (CEB), que está sendo erguido na Rua Antônio Treiss, bairro Vorstadt e que vai abrigar a sede de entidades empresariais, como a própria Acib, e sindicatos patronais, como o Sintex e Simmmeb, e R$600 mil para o programa Entra 21. Ele capacitará mais jovens para o mercado de tecnologia da informação. Acorda, Gaspar!
Herculano
19/05/2015 13:39
BELCHIOR TERÁ DOIS VEREADORES

Assume daqui a pouco, temporariamente, a vaga de Ivete Mafra Hammes, PMDB, o primeiro suplente da coligação, Charles Petry, PV.

Ele é do Belchior e o bairro terá dois representantes: ele e Jaime Kirchner, PMDB. Ivete está licenciada para tratamento de Saúde.
sidnei luis reinert
19/05/2015 12:33
Documentos que comprovam que OAS bancou obra do triplex de Lula no Guarujá podem incluí-lo na Lava Jato


Edição do Alerta Total ? www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Sabe aquele triplex de luxo, no edifício Solaris, na belíssima Praia das Astúrias, no Guarujá (litoral de São Paulo), financiado pela problemática Cooperativa Habitacional dos bancários (Bancoop) e cheio de benfeitorias bancadas pela empreiteira OAS? A crença maior nos bastidores do Judiciário é que este seja o maior calcanhar de Aquiles de Luiz Inácio Lula da Silva - proprietário do imóvel junto com o filho Fábio (que odeia ser chamado de Lulinha pela mídia adversária ou inimiga).

Lula tem grandes chances de ter o nome efetivamente envolvido em algum processo da Lava Jato, caso dirigentes da construtora baiana entreguem ao Ministério Público Federal as planilhas das obras que beneficiaram o rico patrimônio da família da Silva. A mídia petista tentou negar, mas Lula comprou o imóvel, ainda na planta, em 2006, pela bagatela de R$ 47.695,38 por Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa Marisa Letícia. Em 2010, cada morador desembolsou mais R$ 120 mil para a OAS terminar a obra. Hoje, apê de Lula, reformado pelo filho Lulinha, com 297 metros quadrados, á beira mar, com elevador privativo a partir do 16o até o 18o, vale em torno de R$ 1,5 milhão. Há corretor que avalie em R$ 1,8 milhão.

Ainda persiste o temor de que o dirigente Léo Pinheiro, da OAS, revele detalhes sobre como ajudou a bancar a obra no triplex de Lula. Quem também tem um apê no mesmo prédio é o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que presidiu a cooperativa habitacional dos bancários, respondem a processos por problemas durante sua gestão. Também são investigados os ex-dirigentes da cooperativa que desde a sua fundação (em 1996) participaram da gestão da BANCOOP: Ricardo Berzoini, como Diretor Financeiro, João Vaccari Neto, que chegou a presidi-la e o já falecido Luiz Gushiken.

Desastrada operação da República dos Sindicalistas do PT, a Bancoop pegou mais de R$ 100 milhões, de 15 mil famílias, e simplesmente quebrou, sem concluir os empreendimentos imobiliários de Torres de Pirituba, Casa Verde, Butantã, Ubatuba e Praia Grande. A cooperativa quebrou, deixando uma dívida de R$ 86 milhões (em valores atuais). Pelo menos 3.100 cooperativados reclamam, judicialmente, de obras que não ficaram prontas ou que não receberam posso definitiva ou escrituras dos imóveis.

Dos 57 empreendimentos tocados desde o ano 2000, 14 ainda estão inacabados. Por isso, João Vaccari Neto, ex-presidente da cooperativa, responde pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. O MP denunciou que a cooperativa desviou dinheiro para o PT. O promotor José Carlos Blat define que "a Bancoop era um verdadeiro balcão de negócios a serviço de uma organização criminosa".

Uma outra operação da Bancoop também chamou a atenção do MP. O braço direito de Lula, Freud Godoy, recebeu da cooperativa pagamentos de R$ 1,5 milhão, entre os anos de 2005 e 2007. Freud teve sua empresa contratada por Vaccari para prestar serviços de segurança aos empreendimentos (a maioria então inacabados) da cooperativa. Freud tem excelência no assunto, pois prestou os mesmos serviços na sede nacional do PT, em Brasília. Freud tem importância na história petista pois era um dos amigos do prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel.
Herculano
19/05/2015 12:03
HAITIANOS - DILMA, CARDOSO E TIÃO VIANA SE COMPORTAM COMO "COIOTES". OU: O HAITI É MESMO AQUI!

Uma nova leva de haitianos já tomou o rumo de São Paulo, oriunda do Acre. Ao todo, serão quase mil imigrantes. O primeiro ônibus, com 44 pessoas, deixou Rio Branco na quinta-feira, informa a Folha. Ao todo, serão 22 viagens, duas por dia, ininterruptamente. Quem as financia, ao custo de R$ 1 milhão, é o Ministério da Justiça, cujo titular é José Eduardo Cardozo.

É espantosa a delinquência política a que se dedicam nesse caso, ou também nesse caso, o governador do Acre, Tião Viana, e a presidente Dilma Rousseff, ambos do PT. Mais uma vez, o governo daquele estado começou a despachar os haitianos para São Paulo sem nenhum aviso prévio. A Prefeitura da capital paulista, administrada pelo correligionário Fernando Haddad, a quem compete fazer o primeiro atendimento aos imigrantes, não recebeu nem sequer um aviso.

A política implementada pelo governo brasileiro, nesse particular, sob o pretexto de dar abrigo humanitário aos haitianos, é criminosa. O país, na prática, estimula a imigração ilegal, que é comandada, como sempre acontece, por traficantes de pessoas. O Acre é a porta de entrada. Ali eles recebem um documento de permanência no país, mas não têm onde ficar. Então Tião Viana os exporta para São Paulo. Em abril do ano passado, Eloísa Arruda, secretária de Justiça do Estado, reclamou dessa prática. Viana a classificou de "higienista" e atacou a "elite paulista".

Pois é? Desta feita, quem demonstra sua insatisfação é a secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo: "Sem notificação e prazo para planejamento e mobilização, nem por parte do governo do Acre nem por parte do governo federal, nossa cidade terá dificuldades para receber em sua rede assistencial essa quantidade de pessoas".

O mais espantoso é que, quando indagado se a administração municipal foi avisada, Nilson Mourão, secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, afirmou o seguinte: "Nosso papel é fazer os imigrantes chegarem ao destino final. Isso [ir para São Paulo] é uma opção deles. Eles não vêm para ficar no Acre, mas para [ir a] outros centros".

Entendi! Tião Viana, Mourão, Dilma Rousseff e José Eduardo Cardozo se contentam em se comportar como coiotes.

Paulistanos que passam hoje pela há muito degradada região da Baixada do Glicério constatam a sensível piora da área. Para lá migram a maioria dos haitianos e imigrantes de países africanos que chegam à cidade. A depauperação do Glicério nada tem a ver com a origem ou com a cultura dessas pessoas. Não tendo como pagar moradia digna e sem emprego, elas têm de se abrigar em cortiços, que se dividem em cubículos ainda menores, multiplicando-se. Há um óbvio declínio das condições sanitárias e de salubridade das vias públicas. Com o PT no poder no governo federal, no Acre e na cidade de São Paulo, o Haiti, definitivamente, é aqui. Cadê o Ministério Público?

Não pensem que há apenas incompetência nisso tudo. Há também ma fé e ideologia vagabunda. Em 2012, os alunos que prestaram o Enem foram obrigados a fazer uma redação exaltando as qualidades da gestão petista - embora isso não fosse explícito, era o espírito da coisa. Os estudantes foram convidados a demonstrar que o crescimento da economia brasileira havia revertido o fluxo migratório, de sorte que o país tinha parado de exportar pessoas e começado a recebê-las. Vale dizer: os petistas se orgulham de sua obra.

Os milhares de imigrantes que chegam a São Paulo sem nenhuma preparação nem apoio do governo federal, que se limita a pagar os ônibus que os transportam, oneram os sistemas de saúde, de educação, de segurança e de zeladoria. Podem até manter aqui um padrão de vida superior ao experimentado em seus países de origem, mas são jogados na pobreza e na miséria e tornam ainda pior a vida dos pobres e miseráveis nascidos no Brasil.

Trata-se, reitero, de uma ação criminosa.
Herculano
19/05/2015 11:55
DILMA ACENA COM CARGOS AO PMDB POR AJUSTE FISCAL. E QUEM PAGA A CONTA DA IRRESPONSABILIDADE QUE SE TENTA CORRIGIR AGORA, SOMOS NÓS COM OS PESADOS IMPOSTOS, INFLAÇÃO, DESEMPREGO E ECONOMIA ESTAGNADA

Conteúdo do jornal O Estado de S. Paulo. Numa operação que envolveu boa parte do primeiro escalão nesta segunda-feira, o governo Dilma Rousseff prometeu, nos bastidores, mais cargos ao PMDB e sugeriu, publicamente, que o tamanho dos cortes orçamentários depende do Congresso Nacional. Basta que o fim das desonerações na folha de pagamento, um dos mais importantes itens do ajuste fiscal, seja aprovado pelos parlamentares e aplicado em 2015.

O Palácio do Planalto colocou essas cartas na mesa após a Câmara mudar, nas duas últimas semanas, as medidas provisórias que restringiam acesso a direitos trabalhistas (MP 665) e previdenciários (MP 664). Com as alterações, a economia do ajuste fiscal prevista com as MPs caiu de 18 bilhões de reais para 14,5 bilhões de reais anuais. Ao tentar manter a essência do texto do projeto de lei sobre as desonerações, Dilma tenta economizar mais 6 bilhões de reais neste ano.

O governo negocia com o PMDB o comando da Companhia Docas no Rio (que administra os portos do Estado) em troca da manutenção do texto da desoneração. O relator do projeto é o líder da bancada do partido na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ). Fiel escudeiro do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Picciani queria adiar para 2016 o fim das desonerações. A justificativa era a de que empresas precisariam se adaptar.

Na noite desta segunda, ele foi demovido após reunião de mais de uma hora com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), ministros e senadores. Até o titular da Fazenda, ministro Joaquim Levy, falou com Picciani.

Ajuste fiscal deve ser garantido com aumento de impostos

O líder do PMDB topou aplicar o fim das desoneração neste ano, mas ressaltou que vai propor o escalonamento do aumento dos tributos aos empresários. O texto enviado pelo Executivo, entre outros pontos, prevê o aumento das alíquotas de recolhimento das empresas incluídas no regime de desoneração de 1% para 2,5%, principalmente para setores da indústria, e de 2% para 4,5%, para setores de serviços. São esses índices que Picciani pretende escalonar.

A votação do relatório do peemedebista deve ocorrer na quarta-feira. Dentro da estratégia do governo, Levy também anunciou o tamanho do contingenciamento do Orçamento deste ano. Afirmou que o corte poderá variar de 70 bilhões de reais a 80 bilhões de reais. O tamanho do corte influi diretamente nos gastos dos ministérios controlados por aliados e também atinge as emendas parlamentares.

O valor final só será definido após a votação do projeto das desonerações. "Mais do que o corte estamos fazendo uma disciplina nas despesas discricionárias e estamos tentando manter os níveis de 2013", disse Levy, para quem 2014 foi um ano de "certos excessos". Ele passou o dia no Palácio do Planalto e se reuniu, primeiro, com Dilma e sua coordenação política. À tarde, participou de reuniões com Temer e os líderes dos partidos da base no Senado e na Câmara. À noite, as negociações prosseguiram, desta vez em jantar no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente.

O valor do corte no Orçamento vem sendo usado publicamente pelo primeiro escalão do governo Dilma como uma moeda de troca no Congresso. Mas a definição de seu custo também tem outro pano de fundo: uma guerra política interna na administração petista.

De um lado está o titular da Fazenda. De outro estão os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Ambos defendem que o corte orçamentário fique abaixo dos 70 bilhões de reais, torcendo para que ele varie entre 65 bilhões de reais e 67 bilhões de reais. Levy, por outro lado, quer 78 bilhões de reais.

Nos bastidores, muitos ministros têm se queixado sobre o impacto do corte na execução de programas oficiais, temendo a paralisia do governo. No Congresso, para além do medo de ver suas emendas congeladas, aliados reclamam que a política econômica se resume a cortar.

Até a bancada do PT na Câmara encampou o discurso de que só o ajuste fiscal não será suficiente para a recuperação da economia. Os petistas cobram do Palácio do Planalto o lançamento de uma agenda positiva que se contraponha à retenção de despesas.

O governo, por sua vez, diz que a injeção de ânimo virá, por exemplo, com medidas como o pacote de infraestrutura que Dilma planeja anunciar e com o início das novas etapas do Minha Casa Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Herculano
19/05/2015 11:48
RENAN E CUNHA PASSAM A ATUAR JUNTOS. PARA AZAR DO PLANALTO, por Fernando Rodrigues



Presidentes do Senado e da Câmara já têm 2 encontros nesta semana. Cada um tem uma agenda, mas nenhum é simpático ao Planalto

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), telefonou ontem para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os dois terão dois encontros importantes nesta semana.

Nesta quarta-feira (20.mai.2015), Renan e Cunham vão recepcionar juntos mais de 20 governadores de Estado no Congresso. Depois, na quinta-feira (21.mai.2015), Renan vai sair do tapete azul (no Senado) e caminhar até o tapete verde (da Câmara) para fazer uma visita a Cunha.

"Vou retribuir a uma visita que o Eduardo [Cunha] me fez na semana passada", diz Renan ao Blog. "Nada aqui é contra ninguém. Estamos falando sempre", afirma Cunha também ao Blog.

Os presidentes das duas Casas do Congresso tiveram um momento de fricção há algumas semanas. Agora, parece que o clima entre ambos melhorou. No encontro de quinta-feira, a pauta oficial é para que a Câmara aponte dois nomes para o Conselho de Comunicação Social, um órgão consultivo cuja inciativa de instalação foi do Senado. Outro item seria recompor uma comissão de regulamentação de leis e artigos da Constituição que permanecem sem regras para serem aplicados na prática.

Já amanhã, quarta-feira, tanto Renan como Cunha pretendem dar voz aos governadores de Estado, que estão insatisfeitos com a baixa arrecadação de impostos ?por causa da estagnação econômica. A maioria vai reclamar da forma como a presidente Dilma Rousseff está conduzindo o ajuste fiscal.

"Vamos ouvi-los", diz Renan, um dos idealizadores do palco para os governadores vocalizarem suas críticas, todos juntos, em Brasília. "Vai ser um chororô", prevê Cunha.

Tudo considerado, o encontro de governadores na quarta-feira será um evento no qual o Palácio do Planalto e Dilma Rousseff serão o alvo predileto para ataques. E poucos estarão ali para defender a administração federal.
Herculano
19/05/2015 10:54
CASO RENAN: STF PEDE DADOS AO FISCO E AO BC, por Josias de Souza

Em ofícios enviados à Receita Federal e ao Banco Central, o ministro Teori Zavascki, do STF, requisitou informações para instruir o inquérito aberto contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) na Operação Lava Jato.

A Polícia Federal havia requisitado a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Renan e Aníbal. Mas como o processo corre em segredo de Justiça, não se sabe quais os dados que Teori solicitou, informa a repórter Carolina Brígido.

A exemplo do que ocorreu com a quebra dos sigilos do senador Fernando Collor de Mello, a decisão que envolve o processo estrelado por Renan foi tomada na semana passada. Porém, os ofícios com as ordens de Teori só foram repassados ao fisco e ao BC nesta segunda-fiera (18).
Heculano
19/05/2015 10:36
AMORAL DOS COITADINHOS, por Luiz Felipe Pondé, filósofo, para o jornal Folha de S. Paulo

A democracia contemporânea tem como um dos seus eixos a crença num contrato social baseado numa contabilidade de direitos. Todos querem direitos. Existe uma fé muito clara de que o direito a qualquer coisa que seja "é por si só um direito".

Filósofos britânicos dos séculos 18 e 19, entre eles Edmund Burke e Jeremy Bentham, integrantes do que a historiadora americana Gertrude Himmelfarb chama de iluminismo britânico, suspeitavam que uma democracia de direitos poderia levar à dissolução da relação entre direitos e deveres. E, por aí, a uma dissolução da noção de responsabilidade moral. Em termos contemporâneos, uma democracia de coitadinhos que pedem direito a tudo.

Os britânicos colocavam essa separação entre direitos e deveres na conta do delírio jacobino. A ideia dos britânicos era que se você trabalha muito (dever), você tem direito ao descanso. Se você é corajoso (dever), você tem direito à reverência daqueles que gozam da vida graças à sua coragem. Se você cuida bem de sua família (dever), você tem direito ao reconhecimento por parte daqueles cuidados por você.

Esses britânicos, que segundo Himmelfarb faziam uma sociologia das virtudes, entendiam que direitos e deveres são objetos da moral e jamais da política. Os jacobinos achavam que a política é que devia gerir os direitos. Para os britânicos, ao tornar isso objeto da política, os franceses eliminavam o fator esforço (dever) do ganho (direito).

Os franceses teriam inventado a ideia de que existem direitos "inalienáveis" do homem, pelo simples fato de que são homens. Acho a ideia fofa, mas continuo pensando como os britânicos: se dissociarmos direitos de deveres, viramos bebês chorões que só sabem exigir direitos.

Dito isso, vamos ao caso dos coitadinhos de hoje, no espírito de uma antropologia do ressentimento, a melhor ciência para compreendermos o espírito contemporâneo.

Vejamos o caso dos homens (gênero, não espécie) que estão começando a reclamar dos deveres masculinos. Na base dessa queixa está o bom e velho ressentimento.

Uma das demandas desses homens é o direito ao "aborto social". O termo é derivado de coisas como "nome social" para se referir a nomes transgêneros (ou seja, aceitos pela sociedade, mas sem referência ao sexo biológico, como uma menina que quer ser homem e passa a se chamar Roberto em vez de Alice, seu nome de nascimento).

"Aborto social" refere-se ao direito dos homens recusarem legalmente a paternidade de uma criança. Se o direito pega, o chamado "golpe da barriga" acaba. Nem a mãe nem a criança podem pedir grana (que é o que se pede, normalmente, em casos como esse, apesar de dinheiro não ser a coisa mais importante do mundo...).

A verdade é que, hoje, muitos homens mais jovens se sentem coitadinhos diante de mulheres superpoderosas. E já que as mulheres podem abortar os filhos, biologicamente (poder único da mulher), os homens reclamantes exigem o direito de abortar "socialmente" o feto. Sinto cheiro de ressentimento e vingança nessa, você não?

Mas existem fenômenos mais "sofisticados". Logo uma namorada vai ouvir do parceiro: "Você deve buscar funções que remunerem bem porque eu não estou disposto a arcar com o peso da obrigação de ser o provedor".

E aí, meninas superpoderosas, o que fazer com esses coitadinhos que não aguentam o peso e a solidão das obrigações? Nada a fazer, pois cobrar do homem o papel de provedor é "opressão", não?

Nada de ser professora de criança, nem de fazer artes plásticas, nem de trabalhar meio período, nem de trabalho "como escolha". Apenas a dura obrigação de prover. O trabalho deixa de ser uma opção existencial e se torna maldição cotidiana.

Claro que muitas meninas já vivem isso. Resta saber se estão confortáveis nesse lugar. Sendo a mentira a base de grande parte do pensamento público hoje, pouca gente tem a coragem de reconhecer a fria em que se meteu.

Ninguém quer deveres, só direitos. Mas são os deveres que sustentam a formação de vínculos; os direitos apenas geram demandas, por isso servem para políticos e embusteiros.
Herculano
19/05/2015 10:31
AÉCIO QUESTIONARÁ NO PROGRAMA DO PSDB DE HOJE A NOITE QUEM ROUBOU, QUEM MANDOU E QUEM SE CALOU

O conteúdo é do 247, o canal de comunicação do PT. O senador Aécio Neves, PSDB-MG, decidiu radicalizar ainda mais o discurso contra o Partido dos Trabalhadores e o governo da presidente Dilma Rousseff.

Nesta terça-feira, a propaganda eleitoral reservada ao PSDB mostrará um duríssimo ataque. "O Brasil precisa saber definitivamente quem roubou, quem mandou roubar e quem, sabendo de tudo, se calou ou nada fez para impedir", dirá o tucano na TV.

A primeira cena do programa será a de um panelaço, como ocorreu no último programa exibido pelo PT. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também adotará um discurso moralista. Dirá que "nunca antes na história desse país se roubou tanto em nome de uma causa", numa alusão ao ex-presidente Lula, a quem considera ser o nome mais forte do PT para 2018.

"O que já se sabe sobre o petrolão é grave o suficiente para que a sociedade condene todos os que promoveram tamanho escândalo, tamanha vergonha", dirá ainda.

Na Lava Jato, o senador Aécio bateu na trave. Ele foi citado pelo doleiro Alberto Youssef como 'dono' de uma diretoria em Furnas, durante o governo FHC, que pagava mesadas de US$ 100 mil a US$ 120 mil a diversos parlamentares.

Aécio quase foi investigado, mas seu caso, que ainda pode ser reaberto, foi arquivado pelo procurador-geral Rodrigo Janot. Como ficou de fora da Lava Jato, sente-se à vontade para liderar uma oposição cada vez mais barulhenta.

FHC, por sua vez, esteve envolvido num dos maiores escândalos ligados a "um projeto de poder": a compra de votos para a reeleição, que mudou as regras do sistema político no Brasil e o beneficiou diretamente.
Herculano
19/05/2015 09:59
NÃO TEM JEITO. VIRA E MEXE A NOTÍCIA SE REPETE EM QUALQUER LUGAR. VERBAS PARA A SAÚDE PÚBLICA E HOSPITAIS USADAS POR POLÍTICOS SÃO QUESTIONADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

Conteúdo do Sol Diário, da RBS Itajaí. O texto é de Camila Guerra. O Ministério Público vai instaurar inquéritos civis em Balneário Camboriú e nas cidades vizinhas que utilizam os serviços do Hospital Municipal Ruth Cardoso. O anúncio foi feito pelo titular da 6ª Promotoria de Justiça, o promotor Rosan da Rocha, durante audiência pública que discutiu o custeio e manutenção da unidade na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú na tarde desta segunda-feira.

Hoje o hospital - 100% público - é mantido com recursos da prefeitura, que injeta R$ 1,9 milhão mensais e do Governo Federal, que envia R$ 907.858 por mês, por meio das redes Cegonha e de Urgências, e da tabela de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prefeitura de Balneário Camboriú já admitiu que está com dificuldade de sustentar a unidade e, apesar de cerca de 40% dos atendimentos realizados no Ruth Cardoso serem feitos em moradores de Camboriú, Itapema, Itajaí, Porto Belo, Bombinhas e Tijucas, nenhum desses municípios contribui com a manutenção do hospital.

No encontro, os prefeitos de Itapema, Rodrigo Bolinha, de Porto Belo, Evaldo Guerreiro, de Tijucas, Valério Tomazi e de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, alegaram não ter condições de injetar recurso no Ruth Cardoso, mas se colocaram à disposição do prefeito Edson Piriquito para pressionar o governo do Estado a assumir parte do custeio da unidade.

Para o promotor, no entanto, os prefeitos têm que comprovar ao Estado que mantém uma rede eficiente de Atenção Básica (atendimentos em postos de saúde, programa Saúde da Família) e que estão investindo em saneamento básico, antes de pedir dinheiro ao governador Raimundo Colombo. Rocha argumenta que se os municípios estivessem fazendo o "dever de casa", a demanda em atendimentos de urgência e emergência do Ruth Cardoso poderia ser menor.

_ Cabe ao município fornecer a saúde básica, não adianta pedir dinheiro ao Estado se não cumpro meu dever. Hoje o que mais tenho visto nas cidades vizinhas é falta de investimento na saúde básica. Essa rede tem que estar bem satisfeita - disse.

O objetivo, conforme Rocha, é fazer um inventário em cada uma das cidades que utiliza os serviços do Ruth Cardoso para saber o quanto cada uma está gastando com os programas de saúde primária e com o saneamento básico. Somente depois disso, de acordo com o promotor, o Ministério Público vai se manifestar em relação as cidades terem ou não o direito de reclamar da falta de investimento do Estado.

- A saúde começa pela água e pelo esgoto, se os municípios investissem nessas áreas, eliminaríamos 30% dos atendimentos no hospital - alega Rocha.
Herculano
19/05/2015 08:58
CONGRESSISTAS PRESSIONA DILMA A REVER APERTO FISCAL

Conteúdo do jornal Folha de S. Paulo. Texto de Natuza Nery, da sucursal de Brasília. Políticos do PMDB e do PT sugerem reduzir meta de 1,1% para 0,8% do PIB. Objetivo estabelecido pela equipe liderada por Joaquim Levy é impossível de realizar, afirmam governistas

Congressistas do PMDB e do PT buscam, nos bastidores, uma forma de reduzir a meta de aperto fiscal fixada para este ano pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A medida poderia reduzir em até R$ 20 bilhões os cortes de despesas e aumentos de impostos que o governo Dilma Rousseff precisa fazer.

A proposta em articulação prevê que o superavit primário - a poupança destinada ao abatimento da dívida pública - a ser atingido cairia de 1,1% para 0,8% do PIB (Produto Interno Bruto). Em valores absolutos, a meta cairia de R$ 66,3 bilhões para algo próximo de R$ 46 bilhões.

Para petistas e peemedebistas, o objetivo estabelecido por Levy é impossível de realizar. O ceticismo é compartilhado pela maior parte dos analistas de mercado.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), concorda com a tese, embora a articulação não tenha chegado ainda à sua mesa.

"O mercado quer é saber se o governo está indo na linha certa, não acertar o número da loteria. Se o governo fizer primário de 0,8% este ano e 1% no ano que vem, é melhor do que fazer 1,2% este ano e 1% em 2016", disse à Folha.

Como, por ora, o Ministério da Fazenda não pode ouvir falar em redução do esforço fiscal, integrantes da base política de Dilma querem alterá-la por meio de votação no Congresso Nacional.

O plano é fazer a mudança por meio da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2016, que definirá os objetivos e prioridades da administração pública para o ano. Técnicos do Senado afirmam que a manobra é possível, mesmo a meta sendo a deste ano.

Trata-se de uma ameaça que ainda não havia entrado no radar Ministério da Fazenda, contrário a qualquer mexida nesse sentido.

Por ora, a operação corre à revelia do Palácio do Planalto, mas a expectativa do grupo que defende a redução é de que o governo se convença, em algumas semanas, a apoiar a medida por simples falta de opção.

Até lá, Dilma precisa concluir a votação do pacote fiscal, projeto para sanear as contas do Executivo, e anunciar o tamanho do corte que fará nas despesas para cumprir a meta de 1,1% do PIB.

MAIS SUOR
Os patrocinadores da mudança da meta argumentam que, como houve um deficit primário de 0,6% em 2014, o esforço fiscal para chegar a 1,1% em 2015 será maior, equivalente a 1,7%, pois parte de uma base negativa. E, sair do negativo, é ainda mais sofrido para quem precisa juntar dinheiro.

"O governo vai cair na real. Tem um 'delay' [atraso]. Isso vai acontecer a partir de junho", disse um importante representante do PMDB, sob condição do anonimato.

Estudos feitos por consultores do Congresso mostram que uma economia dessa magnitude teria potencial para agravar o quadro de recessão --o mercado prevê encolhimento de 1,2% do PIB este ano, conforme o relatório Focus, do Banco Central.

O Ministério da Fazenda pensa diferente, e só vê condições de retomada do crescimento se as medidas de arrocho atingirem a meta plena.

De olho nesse objetivo, Levy levou para a presidente Dilma uma proposta de cortar mais de R$ 70 bilhões em despesas do governo, incluindo programas sociais. O tema, tampouco o patamar, não é consenso na Esplanada.

A ala mais política do governo pressiona por um corte próximo a R$ 60 bilhões para evitar uma paralisia do governo federal.

O PT deve entrar na disputa pelo primário menor com mais ênfase nos próximos dias. As correntes mais à esquerda do partido começam a produzir posicionamentos contra o tom do ajuste.
Pagando Brabo
19/05/2015 08:53
O detalhe é que a antiga pediatria que foi fechada era uma das mais belas pediatria da região, agora querem fazer politica com os desavisados. Agora o mais interessante desta inauguração é não estar na foto o senhor Gean, Presidente do Conselho de Saúde, não aparece na foto, ou não foi convidado, ou se foi e não pode ir deveria ter mandado representante. O mais certo é que não foi convidado, pois o mesmo esta sendo colocado de lado pela administração Ptralia, que no intuito de aparelhar o conselho de saúde, elegeu Gean como presidente, mas o mesmo não se dobrou as imposições do paço municipal e frequentemente tem batido de frente nas reuniões, inclusive com denuncias de irregularidades, tanto que já fez o novo secretário perder a compostura em uma reunião do conselho quando foi indagando sobre possíveis irregularidades, e detalhe o mesmo ainda não faz parte do conselho de saúde como titular, mas mesmo assim tentou ameaçar os conselheiros que estavam detonando as artimanhas da saúde. Infelizmente aqui é assim, bateu de frente entra na lista negra
Herculano
19/05/2015 08:38
FELIZ ARROCHO VELHO, por Vinicius Torres Freire para o jornal Folha de S. Paulo

Mais importante do que os chutes disparatados e ociosos sobre o corte de 2015 é o ajuste de 2016

MAIS IMPOSTO. Sem mais imposto, não será possível fechar as contas do governo federal neste ano na medida em que prometeu e deseja o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

O mesmo Levy tem assoprado, desde a semana passada, que virão mais impostos ainda neste ano, aqueles que podem ser decididos com uma canetada pelo governo. Para a diversão da galera, um desses impostos seria cobrado dos bancos, segundo o rumor que circula pelo menos desde abril.

O governo pode catar alguns dinheiros adicionais por meio da venda (privatização!) da área de seguradora da Caixa, do direito de receber a folha de pagamentos do funcionalismo federal, concessões de infraestrutura antigas e de petróleo, também segundo o rumor que circula pelo menos desde abril.

Tudo isso com o objetivo de entregar um superavit primário de 1% no governo federal (trata-se de receita menos despesa, excluído o gasto com juros), em tese. E se o superavit for de 0,8% do PIB, como estimam alguns bancões brasileiros? Errar a meta não vai fazer muita diferença, parece, pelo menos neste ano ("o que importa é a tendência").

Mas do que se trata? 1% de qual PIB? Aquele estimado na lei orçamentária, o que é sempre precário e ficou ainda pior depois que o IBGE reviu os dados do PIB? Do PIB de uma economia que vai encolher 0,9%, como previsto oficialmente pelo governo, ou 1,5%, tal como estima gente pessimista mas ainda assim ponderada?

Obviamente, tais confusões e os Imponderáveis de Almeida badernam Orçamentos de qualquer ano, ainda mais no Brasil de estatísticas inzoneiras e voláteis. Mas, também obviamente, a barafunda deste ano é ainda maior.

A gente sabe ainda menos de quanto será a arrecadação do governo nesta primeira recessão feia em duas décadas, a gente não sabe o que restará do arrocho no Congresso e não sabe quanto do gasto deste ano é a conta da pendura de Dilma 1. A gente não conhece nem estimativas recentes do governo para esses números, sendo tudo velho de quase meio ano.

Logo, essa conversa de que o corte será de R$ 60 bilhões, R$ 70 bilhões ou R$ 80 bilhões, ou sabe-se lá o número, é chutão feio, fofoca irrelevante ou coisa de gente aritmeticamente prejudicada (e corte de quê?). De resto, trata-se de diferença de R$ 10 bilhões como se isso fosse troco. Desde quando? Em 2014, foi o dinheiro de uns 40% do Bolsa Família, que alimenta cinco dezenas de milhões de pessoas, favor prestar atenção.

Embora 2016 seja ainda mais nebuloso, claro, a gente sabe que, para o ano que vem, está prometido um superavit primário de mais ou menos o dobro do que se pretende fazer neste 2015. Está previsto que a economia cresça no máximo para tapar o buraco deixado pela recessão deste ano. Sim, haverá a receita integral de vários arrochos baixados neste ano.

Um pedação do superavit deste ano está sendo feito a machadadas, por falta de opção imediata, de talhos horrendos no investimento. Não dá para repetir a violência em 2016 sem que se prejudique ainda mais a economia.

A pergunta que fica dessa brenha fiscal é: qual vai ser o aumento de imposto para 2016 (ou, improvável, qual vai ser a reforma que vai talhar gastos)?
Herculano
19/05/2015 08:26
ELE ESTÁ ENCANTADO

"Não serei candidato na próxima eleição. Estou com uma missão em Roraima e encantado pela possibilidade de ajudar a desenvolver um estado que precisa. Vamos deixar a tempestade passar e depois decido se vou participar do pleito daqui a três anos. Enquanto isso, estarei diretamente trabalhando nos bastidores para ajudar o partido a fazer o maior número de prefeitos e vereadores".

A declaração é do ex-deputado federal e ex-presidente do PP de Santa Catarina, João Alberto Pizzolatti Júnior, e envolvido com a Operação Lava Jato, o qual continua negando frontalmente qualquer insinuação sobre isto. A declaração acima foi feita à Osires Reis, do Jornal de Santa Catarina, da RBS Blumenau.
Herculano
19/05/2015 08:21
PRESENTE

O massarandubense Dalírio José Beber, PSDB, assume hoje em Brasília a cadeira do blumenauense Luiz Henrique da Silveira, PMDB, no Senado, morto em Joinville, sua terra de projeção, no dias das mães.

Terá três anos e meio para saborear este presente
Herculano
19/05/2015 08:18
JORNALISMO POLÍTICO: AS COISAS TÊM NOME, por Carlos Brickmann

O PSDB, nos tempos de Fernando Henrique, aprovou o Fator Previdenciário, que na prática reduz o valor das aposentadorias. Agora vota para extingui-lo, porque as circunstâncias socioeconômicas da dialética do pós-moderno se modificaram. Os petistas, que se esgoelaram de tanto protestar contra o Fator Previdenciário, porque na prática reduz o valor das aposentadorias, agora votam para mantê-lo, porque é necessário pagar menos aos aposentados para reequilibrar a economia e mantê-la em condições de garantir os avanços sociais da população mais carente que deixou de ser menos carente graças à sábia política de avanços estratégicos polissegmentados, mas pode voltar a ser mais carente se a lei não for feita conforme a orientação dos setores esquerdistas comandados por Joaquim Levy, Kátia Abreu e a ala mais avançada do Partido Progressista, o PP.

Os meios de comunicação, no geral, publicam essas besteiras, e fingem que as levam a sério. E toca a descrever as divergências de Renan e Eduardo Cunha com Mercadante, nebulosas conversas de que os repórteres não participaram em que políticos falam mal de aliados e manifestam sua desesperança, a divulgar declarações de Carlos Lupi a respeito de sua luta esquerdista, em defesa dos trabalhadores, a comentar a disputa entre Força Sindical e CUT sobre as melhores maneiras de garantir os assalariados neste mundo cruel. Tudo bem: se os meios de comunicação querem levar tudo isso a sério, que o façam. Difícil é pedir que os consumidores de informação acreditem em Papai Noel (e Mamãe Noela) e paguem para ler bobagem.

Papel é caro, tempo de rádio e TV é caro. Por que não dar nome às coisas, deixando de lado toda a baboseira de interesses nacionais que, considerando-se quem diz defendê-los, são sempre exclusivamente pessoais?

>>O PSDB e parlamentares da oposição votam contra o governo, mesmo que o governo adote medidas que eles mesmos tomariam se tivessem poder para isso. Seu objetivo é enfraquecer a presidente Dilma e seus aliados e mantê-los fracos até as próximas eleições presidenciais;

>> O PT e parlamentares da situação votam a favor do governo, mesmo que sejam contra as medidas propostas. A chefe falou, está falado. Seu objetivo é derrotar a oposição e enfraquecê-la, para que o governo ganhe força e tenha mais condições de ganhar as próximas eleições presidenciais.

>> Há um ponto fora da curva: rejeitar a indicação de Luiz Edson Fachin para o Supremo seria uma derrota feia para Dilma, e no entanto o PSDB não parece muito interessado em rejeitá-lo. O senador Álvaro Dias, um dos mais frequentes oradores tucanos, recomendou a aprovação de Fachin; o governador paranaense Beto Richa foi com Fachin ao Senado (se bem que sua presença, depois dos últimos eventos em Curitiba, talvez seja uma forma maquiavélica de destruição de imagem). Três senadores tucanos dos mais importantes, Tasso Jereissati, José Serra e Aécio Neves, trocaram a sabatina de Fachin por mais uma homenagem a Fernando Henrique Cardoso, em Nova York, com direito a bons jantares e excelentes vinhos.

Por que esse desinteresse? Basta verificar quantos senadores e deputados estão no alvo da Operação Lava Jato e serão julgados pelo STF para avaliar a disposição de Suas Excelências de ficar mal com seus ministros - que já estejam lá ou que possam logo vir a estar. Melhor deixar pra lá.

Enfim, a reportagem em Brasília conhece tudo isso. Mas talvez tenha perdido o hábito de chamar as coisas pelo nome que as coisas têm. Até Fernando Henrique está chamando a ladroeira de "malfeito". Repórter também.
Herculano
19/05/2015 08:11
MPF INVESTIGA BNDES E PEDE MAIS DE 60 PRISÕES, por Cláudio Humberto na coluna que publicou hoje nos jornais brasileiros

Após minuciosa investigação no BNDES, uma força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão de mais de 60 suspeitos. O caso é tratado sob sigilo, mas, segundo fonte ligada às investigações, o MPF devassa operações do BNDES no Brasil e também no exterior, além dos aportes bilionários que o tornaram sócio de empresas. Os pedidos de prisão incluem executivos do banco e de grandes corporações.

Mais que Lava Jato
Ainda não há estimativa dos desvios ocorridos no BNDES, mas representariam várias vezes os R$ 6,2 bilhões roubados da Petrobras.

Expectativa
A Justiça pode não atender os mais 60 pedidos, mas espera-se que muitas prisões sejam decretadas na investigação do BNDES.

Esmiuçando
O MPF esquadrinha os principais negócios realizados à sombra ou com recursos tomados pelo BNDES junto ao Tesouro Nacional.

Tudo é investigado
Além de desvios, são objetos da investigação denúncias de tráfico de influência e de pagamentos indevidos a executivos e a políticos.

Para Cristovam, PDT se sente um "marido traído"
A reunião do PDT para discutir o rompimento com o governo Dilma teve uma divergência curiosa. Primeiro o senador pró-governo Telmário Mota (RR) fez uma comparação de gosto duvidoso ao afirmar que o afastamento parecia coisa de "marido que abandona a mulher com câncer". Cristovam Buarque (DF) divergiu. Para ele, o PDT se sente na verdade na posição de marido traído, e com quatro "amantes".

Quatro "ricardões"
Cristovam enumerou os "ricardões" do PDT: o vice Michel Temer, o ministro Joaquim Levy (Fazenda), Renan Calheiros e Eduardo Cunha.

Embromation
A executiva nacional do PDT tem 30 dias para examinar se é caso de continuar apoiando o governo, mas a decisão final será em agosto.

Oportunismo
O PDT não quer perder boquinhas no governo. Vai observar a evolução do desgaste de Dilma, mas só romperá se o declínio dela não reverter.

Estranho silêncio
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, não comentou notícia da revista Veja de que o dono da UTC, Ricardo Pessoa, acusou seu filho Tiago Cedraz de receber dinheiro para "abrir os caminhos no TCU" na obra bilionária da usina nuclear Angra 3.

Enrolação
A Presidência da República estica o quanto pode o prazo para entregar os dados do cartão corporativo de Rosemary Noronha. Pediu 45 dias para ceder relatório da gastança da amiga muito íntima de Lula.

Caravana da lorota
Numa tentativa de minimizar o desastre anunciado do PT nas eleições municipais de 2016, o ex-presidente Lula andará pelo País afirmando que uma coisa é o PT, outra o governo Dilma. Como se não fossem indissociáveis ou que um estivesse menos desgastado que o outro.

Apertando o cerco
Para ficar na crista da onda, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, avisou vai descontar ausências de deputados nas sessões de segunda e de sexta-feira. E ainda ameaça perícia para atestados médicos.

Briga de foice
O PMDB atribui ao ministro Aloízio Mercadante a suposta "plantação" de notícias negativas contra o presidente do Senado, Renan Calheiros. Seria a reação do chefe da Casa Civil à campanha para derrubá-lo.

Enfado
Amigos do ministro Vital do Rêgo dizem que o Tribunal de Contas da União (TCU) lhe dá enfado. O cargo é vitalício, uma beleza, mas a vida de senador era mais emocionante. E se sentia mais poderoso.

No ataque
O pastor Silas Malafaia ainda faz campanha contra Luiz Edson Fachin, indicado ao STF. Passa o dia convocando a todos "que defendem os valores da família" a pressionar os senadores para rejeitarem o jurista.

Ela não é o cara
Enquanto Dilma levou mais de cinco anos e cinco mil mensagens para atingir os 3,5 milhões de seguidores no Twitter, o presidente dos EUA, Barack Obama, bateu um milhão de fãs em cinco horas e dois tweets.

Pensando bem...
...com o BNDES seguindo Obama no Twitter antes do Itamaraty, fica claro que grana tem prioridade sobre diplomacia, no governo Dilma.
Herculano
19/05/2015 08:02
HADDAD NA FOGUERA, por Bernardo Mello Franco para o jornal Folha de S. Paulo.

O PT nunca pensou que seria fácil reeleger Fernando Haddad. Mas agora começa a viver um cenário de pesadelo, em que o prefeito de São Paulo não conseguiria nem ir ao segundo turno em 2016.

Se a eleição fosse hoje, avaliam dirigentes do partido, Haddad correria sério risco de amargar um humilhante quarto lugar. Ficaria atrás de Celso Russomanno, Marta Suplicy e do candidato do PSDB, que ainda não foi definido.

Haddad está na fogueira por dois motivos: a rejeição ao PT em São Paulo e o desempenho errático de sua gestão, que não consegue empolgar nem os aliados na Câmara.

No primeiro caso, o prefeito tem pouco a fazer. Embora seja visto como um petista light, ele pagará o preço da irritação com o partido. O último panelaço, que abafou um discurso de Lula na TV, deixou claro que a ira dos paulistanos não é dirigida apenas a Dilma Rousseff.

O prefeito também enfrenta a insatisfação com seu desempenho no cargo. Na última pesquisa Datafolha, em fevereiro, 44% classificaram a gestão como ruim ou péssima.

Para um dirigente da campanha de 2012, Haddad prometeu ser um prefeito do futuro, mas se atrapalha ao lidar com problemas do presente. Dos três hospitais que anunciou, dois não devem ser entregues. Outros projetos, como o Arco do Futuro, foram esquecidos no mundo encantado da propaganda. Já a aposta nas ciclovias teria pouco impacto entre os eleitores mais pobres.

É na periferia, que costuma dar as maiores votações ao PT, que a situação do prefeito parece mais dramática. Sem muitas obras para mostrar, ele tende a perder espaço para Russomanno e Marta. O deputado acaba de se eleger com 1,5 milhão de votos, e a senadora está ansiosa para dar o troco nos petistas.

A favor de Haddad, deve-se dizer que ele também largou mal em 2012. No início do ano, oscilava entre o sexto e o sétimo lugar nas pesquisas. Em outubro, venceu a eleição.
Herculano
19/05/2015 07:58
CIDADES NAS SOMBRAS, editorial do jornal Folha de S. Paulo. Ele se encaixa perfeitamente a caso de Gaspar e cuja observação está numa pequena nota na coluna impressa e reproduzida acima.


Vigência da Lei de Acesso à Informação completa três anos; levantamento da CGU mostra que municípios ainda têm muito a avançar

Divulgado a propósito dos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI), no dia 16 de maio, levantamento realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que, se a norma avança na esfera federal e no âmbito dos Estados, ainda há pouco a comemorar no nível municipal.

A CGU analisou 465 cidades com até 50 mil habitantes (selecionadas de forma aleatória), além das 26 capitais e do Distrito Federal. Considerou dois aspectos: se a legislação federal havia sido regulamentada em cada uma dessas localidades e se suas ferramentas, quando existentes, se traduziam em serviços efetivos para o cidadão.

Descobriu um cenário desalentador. Nada menos que 63% dos municípios mereceram nota zero no índice criado pela controladoria com vistas a avaliar a implementação da LAI no país; 85,6% deles receberam nota dois ou pior, e apenas São Paulo e Apiúna (SC) alcançaram o máximo da escala de 0 a 10.

Na maioria expressiva das cidades, portanto, quem pedir informações aos órgãos públicos encontrará diversos empecilhos no caminho da transparência, desde inexistência de regras estabelecidas pela prefeitura responsável até ausência de canais de comunicação, passando pelo descumprimento de prazos e por respostas em desacordo com a solicitação.

Quando se consideram apenas as capitais (incluindo Brasília), o quadro melhora: somente quatro (15%) obtiveram nota dois ou inferior, ao passo que 12 (44%) ficaram com índice sete ou superior.

Entre os Estados, novo avanço: só Amapá e Rio Grande do Norte ficaram na pior faixa de desempenho, enquanto 12 (44%) tiveram nota acima de oito - São Paulo e Ceará chegaram a dez.

As diferenças registradas pela CGU refletem, de certa forma, dificuldades intrínsecas à implantação da LAI. Considerada uma das mais avançadas do mundo, a norma brasileira é também uma das mais abrangentes e ambiciosas.

Com escopo mais restrito, a regulação britânica, por exemplo, estabeleceu cinco anos de preparação; o Brasil se deu seis meses, prazo que acabou faz tempo.

Compreende-se que, nos municípios com menos recursos, a tarefa de se adaptar à cultura da transparência consuma mais tempo. Trata-se, no mínimo, de treinar servidores, catalogar documentos e criar meios de acesso.

Tais problemas, contudo, devem ser tomados como obstáculos a serem superados, e não desculpas para gestores que, tratando como coisa privada o que é público, preferem manter suas administrações nas sombras.
Herculano
19/05/2015 07:45
PROPAPANDA ENGANOSA

"Prefeito participa de inauguração da ala pediátrica do Hospital de Gaspar". Este é o título do press release da prefeitura no dia de ontem e que faz manchete na imprensa hoje.

1. Mas o Hospital de Gaspar nunca teve ala pediátrica? O que era aquilo que a Coopervida fechou?

2. Então ela foi reaberta, e não inaugurada.

3. O que diz o dicionário, que se o pessoal da assessoria de imprensa da prefeitura não tiver ignorância, ou por maldade a usou para enganar analfabetos, ignorantes e desinformados

Inauguração: Cerimônia com a qual se mostra, se apresenta pela primeira vez ao público uma obra, um monumento, uma instituição, com que se procede oficialmente à abertura de uma exposição etc.
Início de exercício; implantação.

4. E para finalizar: quantos pediatras tem o Hospital de Gaspar do PT para cuidar da ala pediátrica "inaugurada" pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, sua vice Mariluci Deschamps Rosa, o secretário da Saúde, Cleones Hostins e o interventor do Hospital e presidente de fato da Acig, José Eduardo de Souza?

Não vale o sobreaviso. É preciso plantão presencial e atendimento no Pronto Atendimento. Ainda voltarei ao tema. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.