Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

30/10/2009

 Polícia

A Polícia Federal começou a intimar políticos e eleitores envolvidos com a denúncia de uma possível compra de votos na Marinha (Jardim Primavera), em Gaspar. Isto aconteceu na campanha municipal do ano passado. Os depoimentos serão dados em Itajaí. A Polícia tem 60 dias para concluir o inquérito.

Terras para o INSS

Agora é lei. O Executivo propôs e a Câmara aprovou a doação pelo Município de uma área comunitária de num loteamento residencial, o Augusto Debortoli, no Bairro Sete. É para o INSS construir aqui ali a sua agência (atividade comercial). A expressão residencial está na própria lei 3.150, de 26.10.09. Ela foi publicada no Diário Oficial dos Municípios, aquele que se esconde na internet, agora no dia 28. Se o próprio Executivo não respeita o Plano Diretor e o Estatuto das Cidades, como exigir dos cidadãos e cidadãs o cumprimento dessas leis? Acorda, Gaspar.

Servidor

O caso da nomeação política de João David de Borba, residente em Blumenau, feita  para ser o Diretor do Núcleo das Associações de Bairros de Gaspar, mas que por um decreto foi cedido para trabalhar no Ministério Federal do Trabalho, em Blumenau, quando aqui falta gente e dinheiro na prefeitura, foi parar na Justiça Federal. Este foi o despacho do Juiz Cássio José Lebarbenchon  Angulski, da Comarca local à Ação Popular proposta pelo advogado Aurélio Marcos de Souza.

Mal Estar I

A senadora Ideli Salvatti, PT vem hoje a Blumenau, Gaspar e Itajaí assinar convênios. Vem retomar a campanha depois que se viu envolvida em más notícias no Planalto e em Santa Catarina. Em Gaspar  assina para a obra de Drenagem do Bairro Santa Terezinha. Coisa boa. Esta notícia, entretanto, já tinha sido dada em junho quando o prefeito afirmou que foi a Brasília DF, para assinar tal convênio.  Opa, vão assinar o mesmo convênio duas vezes? Propaganda? Factoide? Um mal estar sem tamanho. E ai a senadora resolveu substituir o papel da Assessoria de Comunicação de Gaspar e disparar nas rádios. Explica, mas não esclarece. Leia no blog www.olhandoamare.wordpress.com o artigo "Assessoria prova erro, mentira e faz propaganda política".

Mal Estar II

O PT de Gaspar está digerindo aos poucos a derrota que sofreu na Câmara no projeto que mudava espertamente o gabarito e o comprimento da rua do Poço Grande. O próprio presidente do PT, Lovídio Carlos Bertoldi, subestimou em reuniões internas a capacidade de união e liderança do pessoal do bairro. Cobrado, achou culpados, como a imprensa, vereadores e alguns "mal agradecidos". Triste. Todos, menos eles próprios que resistiram o tempo todo ao diálogo, à transparência e à negociação que o bairro queria com o pessoal da prefeitura.  E o mal estar não parou ai. Tiveram que voltar atrás e engolir o PV com o vereador Rodrigo Boeing Althoff, na presidência. Alguém acordou e não foi no PT ainda.

Rua fechada

A prefeitura começou a recuperar os acessos do novo Hospital e que foram mudados pelo ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, PSB, num daqueles acessos de se fazer tudo diferente num dia só. Faz mais de dois anos que estava lá o improviso. As novas obras foram inspecionadas pelo próprio Pedro Celso Zuchi, PT, que viu uma outra obra sua, atrapalhar o trânsito da região: o fechamento por  meio de um muro sobre a Rua Cecília Joanna Schneider Krauss. Acorda, Gaspar.

Conflito

Corretores e imobiliárias não se entendem. Aquele terreno no Gaspar Mirim que o município comprou do empresário Oswaldo Schneider, o Paca, está dando o que falar. Primeiro foram os moradores que disseram  surpreendidos, mas estão divididos. Tem imobiliária que afirma que o terreno não vale o preço pago  com o dinheiro vindo da Defesa Civil. Outras discordam. Esse caso pode também não terminar bem. Tem gente que já botou as barbas de molho.

Ifet

A senadora Ideli Salvatti, PT, programou para hoje uma visita para o Ifet. A obra re-prometida para este final de ano caminha bem. É um marco educacional na história de Gaspar. É uma vitória dos jovens e da educação especializada. Ainda não é certo que em março que as aulas comecem. Uma pena. Mas, a obra, já (e há muito)virou propaganda política do atual governo municipal e do PT. Errado. O Ifet veio para Gaspar com a participação decisiva da senadora, é verdade. Todavia com aquiescência de Blumenau (que tinha a preferência)e a participação fundamental de Ricardo Stodieck, ex-presidente da Acig e hoje na SC Parcerias, bem como de Samir Buhatem, presidente da Acig.

Olho do Tribunal

Lembram daquele pregão presencial  94/2009 que contratou prestadores de serviços para a ExpoGaspar e o Festinver?   Pois é. O Tribunal de Contas do Estado acatou a denúncia de possível irregularidade. O Ministério Público junto ao Tribunal é quem deu parecer favorável pela admissibilidade da denúncia. Os réus são o prefeito Pedro Celso Zuchi e seu secretário de Administração e Finanças, Evandro de Assis Muller. Esta coluna e o blog anteciparam que este assunto era complicado e poderia da dor de cabeça, como está dando. Todos na prefeitura me ridicularizaram. Agora, correm o risco de uma punição. Ah! O beneficiário do pregão, Rodrigo Fontes Schramm, secretário de Turismo, Indústria e Comércio está assistindo de camarote (por enquanto) tudo isso. Acorda, Gaspar.

Comentários

Helena da Silva
31/10/2009 09:01
Perguntar não ofende:
Cadê a Escola Angélica Costa que iria ser construida pela Bunge.
Será se Administração e o Secretário de Educação esqueceram deste compromisso.Coitado das crianças.
Herculano
30/10/2009 18:15
Emerson
Tudo isso se chama falta de transparência, respeito e cidadania. Em fevereiro o secretário de Planejamento era o verde Rodrigo Boeing Althoff e que me parece tem compromissos com o Bairro Bela Vista (inclusive via o partido). Era um casamento "perfeito" com o PT. A exclusão do Bela Vista do PAC drenagem, a princípio não pode ser creditada a "carreira" solo do agora vereador Rodrigo (e o voto contra as estrepolias deZuchi na semana passada). Ai teve outra questão e outro dedo... Falta a prefeitura explicar, desde junho quando o prefeito foi a Brasília para "assinar" o contrato que hoje voltou a ser assinado para a propaganda política, e será assinado mais uma vez quando for conhecida a empresa que vai verdadeiramente fazer a obra no Santa Terezinha
emersom
30/10/2009 13:53
Sr. Herculano.

O único projeto que tinha em fevereiro de 2009, era o projeto de drenagem do B; Bela Vista, foi feito um projeto a toque de caixa da margem esquerda e do Sta. Terezinha, com muitas horas extras de toda a equipe de planejamento.
Com isso, o que é mais engraçado se copiaram o projeto do Bairro Bela Vista, como o outro ficou melhor?
Ou o projeto já existente era de alguem e não pode ser contemplado, ai a população que sofre, e o lema do PT é a não perseguição.
A exemplo dos "verdes que foram mandados em bora" devido o voto contra o vereador, o que fica claro com isso, o que importa não é a competência e sim a manutenção de um esquema.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.