Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

18/12/2009

 

Lixo

Este assunto não está encerrado. Ao contrário. Ainda vai custar mais caro e gerar mais dor de cabeça. O Consórcio, em Timbó, que aceita provisoriamente o lixo de Gaspar, por falta de planejamento dos daqui, não está muito interessado em ter o nosso município como sócio. É que se Gaspar colocar o seu lixo domiciliar em definitivo lá, vai diminuir a vida útil do aterro sanitário em 12 anos. A projeção inicial de funcionamento daquele aterro era para até 2030. Ou seja, pelo jeito e como vão as negociações, vai começar tudo de novo. Acorda, Gaspar.

Ladeira I

O PSDB de Santa Catarina está ladeira abaixo. E só ele (as pessoas) pode deter o tombo se assim quiser e se estruturar profissional e inteligentemente para isso. Há um acordo para o vice-governador Leonel Pavan assumir o governo no dia Cinco de Janeiro de 2010. Às vésperas, só as vésperas, o Ministério Público o colocou sob sérias suspeitas. Há tempo suficiente para mais estragos. Então sob que condições ele assumiria? Sangrando? Exposto? Enfraquecido? Defendendo-se? Acusando? O governador  Luiz Henrique da Silveira, PMDB, cumpre um papel institucional, político e de imagem pública: garante o cumprimento do acordo. Está em campanha.

Ladeira II

O PSDB de Santa Catarina está num dilema e dos grandes. As vésperas de uma campanha nacional e estadual importante, PSDB está sem líder (e quiçá, sem rumo). O PSDB tinha todas as fichas em Pavan. Então é preciso revê-las, é preciso re-fundar o partido e urgentemente. Pavan é vítima do seu estilo autônomo, centralizador, autêntico, definitivo e despojado, mas sem equipe qualificada, de confiança e profissional que o exercício e a disputa insana do poder requerem nos dias de hoje. Há no mundo político espaços para estadistas, audazes, comprometidos e os eficazmente assessorados ou protegidos. Pavan desafiava esta lei de sobrevivência. Agora, agora, na hora de comer o bolo, paga caro.

Ladeira III

Hoje, o PSDB poderá ficar sem o vice, o crédito, a força, o governo e a candidatura majoritária que  desenhou. Só falta mesmo arrumar culpados, entre eles, a imprensa e colunistas para tudo isso. O outro perigo é o PSDB ficar envolvido neste assunto, sem resolvê-lo,  e assim perder a ímpar de oportunidade de se reestruturar para não criar novos órfãos. O partido corre o risco de ficar mais fragilizado nas possíveis futuras negociações.  Até agora, nenhuma  alternativa. O corpo do PSDB também sangra, menos aos olhos de seus próprios líderes. O DEM e principalmente o PMDB, comemoram. O PT e o PP vêem as suas chances se clarificarem. O jogo começou e o PSDB saiu atrasado.

FICÇÃO

O retorno do ICMS vai caírem 2010. Mas, a prefeitura na peça orçamentária, ela considerou em que o ICMS vai aumentar. Este orçamento de Gaspar aprovado pela Câmara é, na minha opinião, uma peça de ficção. Quer saber mais sobre este assunto? Leia "Gaspar vai ter retorno do ICMS menor em 2010", no blog www.olhandoamare.wordpress.com.

ÉLCIO

A filiação do cartorário Élcio de Oliveira está cancelada judicialmente desde 7 Dezembro, segundo os registros da inscrição 020964530965, no Tribunal Superior Eleitoral. Basta clicar no site no TSE. Ele era filado no partido desde  19/11/2005 (depois que deixou o PSDB onde foi fundador em Gaspar). Élcio esclareceu que se trata de desencontros de papeis na Justiça Eleitoral na troca de filiação. Tem gente que acha que ele não quis resolver esses " desencontros" por conta de novas mágoas e desta vez com pessoas do partido.

Hospital

A reinauguração do Hospital de Gaspar amanhã é um marco significativo para a cidade. Os médicos foram à Justiça para fechar o Pronto Atendimento. Moribundo, endividado, sucateado, mal gerenciado, desacreditado, mas usado politicamente não só o PA fechou, mas o Hospital. Sob críticas, descrédito e com muita gente torcendo contra, inclusive os médicos, ele reabre após dois anos em obras. Acig, a Bunge e Celso Oliveira têm muito a ver com o resultado. Incrível. Mas, já tem gente que o vê como cabide de empregos e uma catapulta política. Será que a história vai se repetir? Reconstruir paredes foi difícil, mas acabar com o assistencialismo e o amadorismo parece ser mais difícil. Acorda, Gaspar.

NOVA RÁDIO

O Bela Vista pode em breve ter uma rádio comunitária. O proprietário não é do bairro e ele está negociando  um imóvel lá. Quer caracterizar uma das exigências da concessão.

ENXURRADA

Há uma enxurrada de processos na Procuradoria Geral do Município. Pois não é que nesta Quarta-Feira, a enxurrada foi de água sobre os papeis da procuradoria? Foi uma correria. Falta manutenção nos canos no prédio antigo da prefeitura a causa do acidente.

Comentários

antonio pedro
19/12/2009 20:09
Dr. Herculano nas vielas estreitas e sombrias do paço municipal, alguns estam dizendo que este é um preludio de que o navio só começou a fazer agua, pois a tripulação já começou a ver o movimentos dos ratos, que iram começar a pular fora do navio em breve.

Pois se à movimentação dos ratos nos porões do navio é porque a agua esta subindo, e o naufragio é coisa certa.
Marcelo
18/12/2009 17:49
Eu acho interessante a possibilidade de uma rádio comunitária no Bela Vista, mas por um "zoiudo" como o q estah a frente e como vc falou nem no bela vista mora, se ha uma exigencia da concessao pq nao barraram já no início entaum?
Só que a comunidade nao acorda, quando acordar vai ser tarde, igual a eleição da Associação de Moradores no ano passado, tava marcada, houve a catastrofe, os que se beneficiariam nao cancelaram a eleição e houve votação assim mesmo "nao sei de que maneira , mas houve" com o aval do nosso amigo que pretende abrir a rádio aqui no bairro, pois nao acredito que a ata e outras coisas mais estão OK.
Outras coisas "prefiro nao comentar".
Paulo Henrique Hostert
18/12/2009 08:30
Parabéns a todos os que se envolveram e viabilizaram a reabertura do Hospital N.S. do Perpétuo Socorro, é muito bom saber que a população de Gaspar poderá contar novamente com seus serviços. Está ai um exemplo de que quando as coisas são feitas com profissionalismo, sem melindres e com espírito público os grandes desafios e os sonhos são conquistados! Comemora GASPAR, porém não nos esqueçamos de fiscalizar e cuidar desse patrimônio! Mais uma vez parabéns a todos os responsáveis por esse recomeço! Feliz Natal e um excelente 2.010 a todos!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.