Lista telefônica

De onde vem a areia da praia? - Jornal Cruzeiro do Vale

De onde vem a areia da praia?

21/10/2016

Quem nunca se perguntou de onde vem a areia da praia?! Ela se forma a partir do desgaste de rochas das montanhas, que se despedaçam em pequenos grãos por auxilio da chuva e do vento. Depois com o tempo, esses grãos são levados para os rios, até chegar no mar. A montanha de origem pode estar em uma cadeia montanhosa perto ou a quilômetros de distancia da praia.

Podemos observas nas praias várias cores de areias e texturas. Isso acontece devido ao tipo de montanha que originou aquela areia. Por exemplo: a areia branca e fina, mais comum nas praias, é composta, principalmente, de um mineral chamado quartzo. Ele vem do granito, um dos tipos de rocha mais abundantes na serra do mar, que margeia o litoral do país, afirma estudos realizados na USP.

O mais interessante é que, depois de se acomodar na paisagem praiana por milhões de anos, os grãos de areia “morrem”. Na praia, eles são empilhados pelo peso das novas camadas de areia, que continuamente chegam à costa, e os grãos descem a centenas de metros de profundidade e voltam a ser pedra, formando o assoalho oceânico.

Edição 1773

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.