Lista telefônica

Palmeira - Jornal Cruzeiro do Vale

Palmeira

28/10/2016

Euterpe edulis ou Palmeira Juçara, como é popularmente conhecida, é uma árvore nativa do Brasil, bem vista na região da Mata Atlântica. É muito cultivada pela extração do palmito, que é retirado de seu caule, e esse é um dos fatores que a fez deixar de integrar a lista de plantas ameaçadas de extinção.

Hoje, a extração desta palmeira é ilegal e causa prisão e multa. Mesmo assim, muitos roubos e extração ilegal da árvore ainda são registrados. Cada palmito de juçara cortado significa um pé morto e anos perdido. O tempo certo para o amadurecimento do palmito é, no mínimo, 8 anos. Além deste longo tempo, a árvore é muito importante na natureza, pois fornece alimento para muitas espécies de animais.

Algumas empresas têm autorização para vender, seguindo o que diz a Lei e as orientações do Ibama. Um dos itens diz que ‘a cada pé cortado, outro deverá ser plantado’. Porém, para diminuir a produção do juçara, já encontramos no mercado outros tipos de palmitos. O mais conhecido é o açaí. A qualidade é um pouco inferir e, diferente do juçara, quando seu pé é cortado, ele brota.

Outro palmito utilizado para comercio é a palmeira real, nativa da Austrália. Quando cortada, ela não brota. Porém, o tempo de amadurecimento é bem menor, igual ao açaí e a pupunha.

Tão importante para o meio ambiente quando para a nossa saúde, é nossa função saber de onde veio o palmito que estamos comprando. No caso da compra do juçara, certifique-se de que a venda está dentro da legalidade.

Dica

Ao comprar um palmito, evite águas turvas ou brancas. Se o palmito estiver flutuando, isto indica que o palmito pode se duro.

Edição 1774

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.