Lista telefônica

Luzia, a primeira brasileira - Jornal Cruzeiro do Vale

Luzia, a primeira brasileira

09/12/2016

Luzia é o nome que foi dado ao primeiro e mais antigo fóssil humano (homo sapiens), encontrado nas Américas.

A parte encontrada foi um crânio, achado em Belo Horizonte, em 1975. Somente alguns anos depois de encontrado ele foi estudada pelo arqueólogo Walter Neves, que fez descobertas surpreendentes: os traços anatômicos de Luzia nada tinha em comum com o de nenhum outro habitante conhecido do continente.

A medição dos ossos revelou um queixo proeminente, crânio estreito e longo e faces estreitas e curtas. Após o uso dos mais avançados aparelhos tecnológicos, os cientistas reconstruíram uma provável fisionomia para Luzia.

O resultado foi muito mais parecido com os habitantes de algumas regiões da África e da Oceania do que com os atuais índios brasileiros. O que comprava uma das teorias que esses povos saíram da África por algum motivo e se espalharam.

A história da evolução humana é muito ampla e complexa. Um ponto importante que temos que entender para encaixar esse quebra-cabeça é que ao contrario do que nos ensinaram na escola nós humanos não viemos dos macacos, e sim compartilhamos ancestrais em comum.

Edição 1780

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.