Lista telefônica

Dicas para deixar os cães sozinhos em casa - Jornal Cruzeiro do Vale

Dicas para deixar os cães sozinhos em casa

22/01/2016
Dicas para deixar os cães sozinhos em casa

Antes de adotar um animal, as pessoas não costumam dar muita importância ao fato de necessitarem deixá-lo em casa. Hoje, muitos cães ficam em casa sozinhos quando os seus donos vão trabalhar e não morrem por isso. Mas, quando começam a surgir coisas estragadas, objetos partidos ou necessidades espalhadas pelo chão da casa, o caso muda de figura.

Punir o animal só vai agravar a situação e acrescentar mais stress a todo o stress que o animal já tem acumulado de quando fica sozinho.

Os animais têm um tipo de memória diferente. Eles não conseguem olhar para trás e perceber que o que eles fizeram há uma hora é a razão de o seu dono estar zangado com eles.
O principal problema com as saídas de casa é que animal não sabe se a ausência é temporária. Fechar a porta de casa e sair para o trabalho é uma experiência normal, mas pode ser muito estressante para os animais que ficam para trás.

Os cães são animais extremamente sociáveis e com uma notável ligação ao ser humano, pelo que não se sentem confortáveis quando deixados sozinhos.

A solidão e o estresse podem mesmo desencadear uma crise em que os cães ficam “traumatizados como crianças abandonadas”, tal como referiu o investigador John Bradshaw, diretor do Instituto de Antrozoologia da Universidade de Bristol, que estuda o comportamento de animais de estimação há 25 anos.
Essa ansiedade pode desencadear uma série de comportamentos que naturalmente não desejamos que eles tenham. Tais como ladrar incessantemente, necessidades fora do sítio, roer móveis, revirar lixo, lamberem-se incessantemente (provocando feridas), entre outros.

Provavelmente o seu cão nunca vai apreciar a ideia de ficar sozinho, no entanto, com algumas dicas é possível reduzir significativamente o problema.

 

Edição 1733