Jogo dos sete erros caninos - Jornal Cruzeiro do Vale

Jogo dos sete erros caninos

13/11/2015
Jogo dos sete erros caninos

Muitas vezes os donos tentam acertar, mas acabam agindo errado com os cães em casa, reforçando comportamentos que não gostariam nos pets. O adestrador gasparense Evandro de Souza e Silva, o Mister Dog’s, destacou para a reportagem do Cruzeiro do Vale alguns dos erros mais comuns de donos de cães de companhia:

1) Mudar de lugar a cama e o espaço para xixi e cocô
Trocar o cantinho com os objetos do cão por causa do frio, dos latidos ou de outros comportamentos do cão pode fazê-lo associar a mudança ao comportamento e fazer com que ele torne a fazê-lo quando quiser mudar de lugar. O ideal é manter os objetos do cão em um mesmo local para facilitar a fixação.

2) Oferecer o espaço da casa inteira ao filhote e depois restringi-lo a um cômodo
Levados pelo encanto e fofura dos filhotes, os donos costumam deixá-lo livre pela casa nas primeiras semanas, mas depois, com o crescimento e os primeiros estragos, a estratégia passa a ser reduzir seu espaço, o que acaba estressando o animal. O ideal é fazer o caminho inverso, partindo de território menores para maiores.

3) Não fazer boa socialização nos primeiros meses
Segundo o adestrador gasparense Evandro Souza e Silva, o Mister Dog’s, o período de filhote, quando ainda está recebendo as vacinas, é quando o animal mais precisa entrar em contato com outros animais e pessoas para que fique mais sociável e menos agressivo quando adulto. Procure ambientes públicos livres de animais sem vacinas e visite familiares para permitir a chamada generalização de ambientes e também socializar melhor o cão.

4) Passar tensão para o cachorro na hora do passeio
Por insegurança, alguns donos tendem a retrair a guia sempre que veem um cão de maior porte, mesmo que seja manso. Essa postura pode passar a tensão para o cão, fazendo com que ele se sinta desprotegido.

5) Levar ao veterinário apenas para vacinar e medicar
O adestrador Mister Dog’s defende que os donos levem os cães ao veterinário ao menos uma vez por semestre para conferir peso, pelagem e saúde física e psicológica do cão, prevenindo doenças e identificando alguns comportamentos com antecipação.

6) Depois do Pet Shop, pode tudo
Por estar de banho tomado e cheiroso, muitos cães ganham privilégios como subir na cama e no sofá, mas os mimos duram menos que o perfume do pet shop. Ser gentil é bom, mas é importante definir o que o cão pode e não pode em casa, sem tratá-lo de forma diferente quando vai ou vem do pet shop.

7) Não dar ao cachorro uma rotina de exercícios
Segundo o adestrador gasparense Mister Dog’s, cachorro gosta de rotina. Pode ser apenas nos fins de semana, mas o cão assimila que sábado e domingo é dia de exercício e folia com o dono. Se o obstáculo for períodos de chuva, vale uma tosa maior para permitir os passeios na rua. “As pessoas se preocupam muito com a saúde física do cão, mas esquecem da saúde mental, e para isso uma rotina de atividades é fundamental”, ressalta.
Evandro Souza e Silva, o Mister Dog’s, adestrador gasparense

 

Edição 1724