Lista telefônica

Dicas para iniciantes na cozinha - Jornal Cruzeiro do Vale

Dicas para iniciantes na cozinha

12/02/2016
Dicas para iniciantes na cozinha

A culinária cada vez mais ganha espaço entre os hobbies e as paixões dos brasileiros. O crescimento da gastronomia e o número cada vez maior de ingredientes a serem explorados em novos pratos faz com que muitas pessoas que sequer passavam perto da cozinha despertem interesse em encarar o misterioso e enigmático fogão.

Mais do que necessidade, cozinhar também pode ser um programa divertido quando se tem filhos pequenos, para reunir amigos ou mesmo aproximar casais. Mas quando o assunto é cozinha, cada um tem um método, uma dica infalível e um jeito de agir, o que às vezes acaba inibindo eventuais aspirantes a chefs de fim de semana.

Mais do que conhecer o ponto correto de uma fritura ou a forma de fazer o arroz soltinho, algumas outras dicas que se aplicam a qualquer experiência na cozinha podem ajudar iniciantes a terem calma e perseverança para se darem bem nas primeiras experiências na cozinha. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar nos primeiros contatos com a cozinha.

1 - Evite fugir da receita. Sobretudo para os iniciantes, tentar incrementar a receita pode aumentar muito os riscos de erro no preparo. Fazer bem o básico já é um excelente começo.

2 - Valorize a mise en place. O termo em francês que significa “pôr em ordem” nada mais é do que separar os utensílios e ingredientes na forma e quantidades exatas que serão utilizados. A organização diminui muito a chance de erro e torna a atividade de cozinhar mais prazerosa.

3 - Cozinhe em fogo baixo. Assim você conseguirá acompanhar melhor o preparo sem correr o risco de queimá-lo em frações de segundos. Pressa costuma ser um ingrediente dispensável. E lembre-se de não desistir caso algo dê errado. Tente descobrir o que não deu certo para corrigir em uma futura tentativa.

 

Edição 1736