Viagens para novos temperos - Jornal Cruzeiro do Vale

Viagens para novos temperos

27/11/2015
Viagens para novos temperos

Nada melhor do que viajar no fim de cada ano para recarregar as baterias e também aproveitar para conhecer hábitos e costumes de outras localidades. Assim como a cultura e as belezas naturais, a gastronomia é uma das áreas irresistíveis em muitos destinos, capaz de proporcionar experiências marcantes até mesmo em viagens a locais já conhecidos.

Para ajudar na busca por novas descobertas gastronômicas durante viagens, confira abaixo algumas dicas para quem vai pegar a estrada nas próximas semanas e passar alguns dias em locais diferentes.

Mercados públicos e feiras de rua
Uma boa dica é visitar mercados públicos ou feiras de rua na cidade para a qual você vai viajar. É uma ótima oportunidade de conhecer novos ingredientes, temperos e aromas da região. Claro, sem falar nas boas opções de lanche e refeição que barracas, lanchonetes e restaurantes costumam oferecer próximo a esses locais.

Ingredientes típicos
Pesquise quais os ingredientes, temperos ou pratos típicos do local para onde você está viajando e não deixe de experimentá-los ao menos uma vez. A culinária é parte da cultura das regiões e, como tal, pode ser absorvida e também ampliar os horizontes com os quais você está acostumado em sua região.

Jantar especial
Reserve tempo e algum dinheiro para visitar ao menos um restaurante bem conceituado na gastronomia da região ou indicado por moradores e profissionais da localidade. Se as recomendações forem boas, esses estabelecimentos podem render almoços ou jantares que você provavelmente vá lembrar por muito tempo, e nem sempre a preços tão salgados.

Circuitos temáticos
Em alguns locais, há verdadeiros circuitos gastronômicos voltados aos turistas. Neles, é possível conhecer como são preparos alguns ingredientes usados na cozinha local ou nacional, e também bebidas, como vinho, na Serra Gaúcha, ou chope, no Vale do Itajaí. É uma forma rápida e saborosa de conhecer elementos importantes da culinária e também da cultura das regiões.

 

Edição 1726