Lista telefônica

Vinhos para harmonizar com a ceia - Jornal Cruzeiro do Vale

Vinhos para harmonizar com a ceia

11/12/2015
Vinhos para harmonizar com a ceia

Pensar em quais pratos irão compor a ceia de Natal e a noite de Ano Novo é uma das tarefas de grande parte das famílias brasileiras durante o mês de dezembro. Entretanto, os momentos de festividades não são marcados apenas pelos famosos pratos típicos. As bebidas também ganham importante espaço nas celebrações. Além de permitir um brinde ao Natal ou ao ano que está por vir, as bebidas ganham um espaço ainda maior quando harmonizam perfeitamente com o jantar. Para saber quais rótulos de vinhos e espumantes combinam com os pratos típicos de Natal e Ano Novo, o sommelier da Decanter, importadora de vinhos de Blumenau, Sidney Lucas, dá algumas dicas.

Tradicional no cardápio de muitas famílias, o leitão assado pode harmonizar com alguns vinhos tintos. “A preferência é para tintos estruturados e frescos em acidez para interagir com a gordura da carne”, explica.
Já para as famílias que preferem uma proteína mais leve, como o peixe, Sidney indica combinar uma deliciosa bacalhoada com vinhos brancos encorpados ou tintos leves e frescos em acidez, devido à quantidade de azeite que o prato leva. “A bacalhoada é ideal para ser acompanhada com o vinho tinto Rubizzo Rocca dele Macie ou com o branco De Martino Gallardia del Itata Muscat”, ressalta.

Os pratos mais conhecidos, como o peru, lombo suíno assados, chester e tender também podem combinar com vinhos. Segundo o sommelier, os vinhos brancos de médio corpo ou os tintos leves e redondos são ótimas sugestões. “Os pratos podem ser harmonizados com o branco Abadal Picapoll ou com o tinto Luigi Bosca Pinot Noir”, sugere.

Doces

Uma ceia natalina ou um jantar para a última noite do ano só fica completo com a sobremesa – e elas também podem ser acompanhadas de um bom vinho. Para Sidney, o panetone e a rabanada ficam ainda mais deliciosos se harmonizados com vinhos brancos levíssimos e com um pouco de doçura. Entre os rótulos indicados, estão o Amalaya Blanco Dulce e o Curatolo Arini Tonino Bianco. Os espumantes também têm vez nas celebrações e podem ser harmonizados com frutas, tortas, nozes e castanhas. “Para as frutas e tortas, indico os espumantes doces, como o Bossa nº 4 Moscatel. Para as nozes e castanhas sugiro os espumantes secos, como o Lírica Brut”, orienta.

 

Edição 1728