Burocracia emperra crescimento - Jornal Cruzeiro do Vale

Burocracia emperra crescimento

15/06/2010 10:31

 

Não é uma questão de hoje. É histórica. E sintomática. Por mais boa vontade que se tenha, a burocracia sempre acaba emperrando o sonho do povo. Primeiro, tem a questão político-partidária, depois a questão ideológica, depois vêm os interesses pessoais, a burocracia e, por fim, o bem público. Quantos milhões de reais ficam no fosso entre o planejamento e a execução? Pontes, anéis de contorno, viadutos, distritos industriais, escolas, ginásios, tudo isso fica prejudicado com o atual modelo brasileiro.


No cenário local, a situação não é muito diferente. Em função da burocracia e de uma representação contra o processo licitatório, que significa ir contra a execução da obra em si, a Prefeitura de Gaspar já noticiou que vai atrasar a drenagem pluvial no bairro Santa Terezinha. A obra estava no planejamento para acontecer na próxima semana.

O projeto já havia recebido liberação da Caixa Econômica Federal, mas foi questionado pelo Tribunal de Contas em função da representação. Não há uma previsão para o início da obra, mas os recursos estão garantidos e os trabalhos iniciam nos próximos meses. Que pode ser 2011.
Na próxima semana, represententes da Prefeitura e da Associação de Moradores se reúnem para discutir a situação. A Prefeitura vai pedir que os moradores esperem mais um pouco. Como se eles fizessem outra coisa nos últimos anos.

A obra deve solucionar os constantes alagamentos da região. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e recebeu mais de R$ 6 milhões do Governo Federal. O município investiu RS 324 mil. Mas tudo está parado porque a burocracia - ou a falta de competência em manter a lisura do processo - podem ter contribuído para o problema.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.