Consciência negra - Jornal Cruzeiro do Vale

Consciência negra

18/11/2011 11:11

Apesar de proibido por lei, o preconceito ainda existe e muitas vezes está mascarado em um olhar desconfiado, em um bom dia não dado, ou em uma recusa para uma vaga de emprego. Discriminação racial é crime e é preciso combatê-la. Para conscientizar a população brasileira sobre a importância do negro na formação da cultura do país, foi criado o Dia da Consciência Negra, que leva até as escolas e à sociedade orientações sobre a cultura africana e sua influência na sociedade.

O colégio estadual Honório Miranda está dando um bom exemplo de ação pela comemoração da data. Os estudantes do Ensino Médio estão envolvidos em apresentações de dança, teatro e desfiles de trajes típicos. Tudo para levar a toda a escola informações sobre a cultura africana e mostrar como ela está presente no dia-a-dia da sociedade. O grupo também vai receber um importante líder do Movimento Cisne negro, que luta contra o preconceito na cidade de Blumenau, para uma conversa aberta sobre o tema.

Levar aos estudantes estes e outros tipos de informações é mais do que importante, é essencial. Crianças nascem sem saber o que é preconceito e é conhecendo o valor do outro que vão sempre olhar para todos como iguais, sem distinções ou diferenças de credo, cor ou raça. É preciso acabar com este preconceito escondido, mascarado, que insiste em fazer parte de uma sociedade dita moderna e avançada. 

Edição 1344

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.