Debate aquém do esperado - Jornal Cruzeiro do Vale

Debate aquém do esperado

07/10/2014 10:41

Se em Santa Catarina o resultado das urnas praticamente homologou o que todas as pesquisas de intenção de voto traziam desde o início da campanha, na corrida presidencial a contagem dos votos surpreendeu. A atual presidente Dilma Rousseff se manteve no patamar indicado pelas últimas pesquisas, mas o principal oponente, Aécio Neves (PSDB), confirmou a arrancada dos últimos dias e angariou mais de 30% da preferência do eleitorado, relegando Marina praticamente aos mesmos 20% que já havia conquistado em 2010.

Os números abrem verdadeiramente uma nova eleição já a partir desta semana. Além a disputa pelo espólio de Marina, a necessidade de manter o capital de votos e tentar atrair eventuais abstenções deste domingo farão os candidatos adotarem linhas ainda mais agressivas do que as do primeiro turno. O que acontecerá é certamente uma incógnita.

A emoção também esteve presente na apuração dos votos para deputado estadual e deputado federal. Na região, destaque negativo para o desempenho de Joel da Costa (PMDB) e Amarildo Rampelotti (PT). Se não faltou esforço na divulgação da campanha nas ruas, parece ter faltado respaldo do eleitor, que mais uma vez conferiu aos candidatos de Gaspar números semelhantes a candidatos da cidade em outras oportunidades.

A tímida renovação, que contrasta com as manifestações de 2013, é um dos destaques desta eleição, mesmo com bons nomes que acabaram se elegendo com forte apelo popular. A torcida, a partir de agora, é para que as agendas dos mandatos dos eleitos seja mais profunda e coerente do que a agenda das campanhas, onde a maior parte do debate foi superficial, trazendo poucas perspectivas de mudanças nas áreas mais esperadas pela população.


Edição 1629
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.