O Procon de Gaspar divulgou nesta segunda-feira, dia 11, o ranking de atendimento entre agosto do ano passado e deste ano, período em que o órgão passou a utilizar o sistema informatizado para registrar os casos atendidos. No total, foram mais de 5,7 mil atendimentos e pouco mais de 100 processos abertos, a maioria em razão de falta de devolutiva das empresas às solicitações de informações feitas pelo Procon.
A exemplo do que ocorre na maioria dos municípios há muitos anos, as empresas do ramo de telefonia permanecem na liderança das estatísticas de problemas com o consumidor. Das cinco primeiras empresas do ranking de Gaspar, todas elas têm em comum a atuação no ramo de telefonia e TV a cabo. Os dados retratam o péssimo serviço oferecido por boa parte das operadoras do ramo, que não obstante costumam ter problemas ligados à área de cobranças.
Com os dados em mãos, a expectativa que fica é de que o Procon possa planejar mais detalhadamente sua atuação, para ganhar cada vez mais autonomia mediante as empresas. Com poder de sanções como multas e restrições de vendas, como a que ocorreu recentemente em todo o Estado, o órgão de proteção ao consumidor terá mais chances de ser eficiente em sua principal função e, assim, reduzir o abismo existente entre os inúmeros deveres que são impostos ao consumidor e aos direitos constantemente negados por determinadas empresas.
Edição 1613
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