Editorial - Jornal Cruzeiro do Vale

Editorial

Num futuro bem próximo, todos os passos dos candidatos poderão ser facilmente acessados pelos eleitores. A ideia é aumentar a transparência a cada eleição, principalmente no que diz respeito aos gastos públicos e aos financiamentos de campanha.

Há muito a ser questionado no aspecto financeiro das campanhas. O uso do Fundo Eleitoral, apesar de legal é indecente num país que não consegue erradicar a fome e a pobreza de milhões de brasileiros. A doação de pessoas físicas nem sempre é lícita, muitas vezes o dinheiro tem origens suspeitas e alimenta a corrupção e a troca de favores. E o caixa 2, que é crime eleitoral e cada vez mais difícil de rastrear.

Essas preocupações são alvo de ações cada vez mais efetivas por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, o portal do candidato recebe os dados atualizados com os gastos de campanha, origem das doações, documentos e demais informações que colaboram com a transparência do processo eleitoral.

A promessa é de punir cada vez mais candidaturas que apresentem problemas na prestação de contas ou na declaração de doações. Quando todos jogam sob as mesmas regras, a democracia agradece.

 

Edição 1976

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.